Instalação com outros sistemas
Pessoal,
Quero instalar um FreeBSD no meu micro, mas não quero perder o Linux e dois sistemas Windows que já estão instalados. Atualmente, o gerenciador de boot é o Grub do linux e tenho 10MB disponíveis para a instalação
Alguém sabe como instalar o FreeBSD e depois acessar conseguir acessar os outros sistemas?
Valois
nunca instalei nenhum BSD, mas ele deve ter um lilo ou qq cosia, mas em todo caso, naum se esqueca d criar discos d boot dos sistemas q vc tem instalados
qq problema, vc pode dar um boot d emergencia usando o cd da sua distro e reconstruir seu boot
[]'s
Quando voce instala o free ele te da a opção de instalar o BootMgr, depois quando voce ligar o pc da para escolher qual OS vai acessar ex:
F1 freebsd
F2 DOS
etc.
Agora...voce disse 10 MB disponíveis??
existe BSD in a floppy??
;)
cara na minha opiniao é perigoso vc instalar o freebsd nesse hd, se fosse vc fazia num hd frio. quando instalei o freebsd me enrolei na instalacao , que achei complicada.
quase mandei tudo para o espaco . heehe
Citação:
Postado originalmente por demiurgo
existe BSD in a floppy??
;)
Existe sim! PICO BSD
http://people.freebsd.org/~picobsd/
Parece que até uns outros lá...
Bom dia caro amigo Valois.
Chegou bem de viagem?
Bom você pode usar o gerenciador de boot do FreeBSD. Durante a instalação vai aparecer a opção do boot, observe que ele vai dar todas as opçoes de boot, do Windows, do Linux, e do proprio FreeBSD.
deixa eu aproeita o topico, e seu eu quiser utilizar meu lilo mesmo para bootar o bsd, quais sera as confs que tenho que colocar nele!?
Se o FreeBSD está em /dev/hda3, por exemplo seria:
Código :
other=/dev/hda3
table=/dev/hda
label=FreeBSD
Se for para outro HD vc acrescenta uma linha
loader=/boot/chain.b
Obs.: Isto segundo o Linux+FreeBSD mini-howto. Nunca tentei no LILO. Estou usandoGRUB.
fricardo
Bom dia.
Cara, eu nao lembro direito, nao estou mais usando o linux, que vem na maioria o lilo para gerenciador de boot, mas acredito que o arquivo seja:
#/etc/lilo.conf
o boot manager do FBSD conseguer dar boot nesses 2 SOs sem problema, basta instalar e craw. moleza.
Realmente, no FreeBSD, o gerenciador de boot(Boot Manager) dele detecta sem problemas, mas acredito que ele esta usando o gerenciador de boot do linux.
Entao reinstale o FreeBSD e use o Boot Manager do Free, durante a instalacao ele vai mostrar os sistemas instalados, apenas confira se esta aparecendo todos.
o boot maneger do FreeBSD 5.1 "reconhece" o Windows XP tranquilo?
quero instalar o FreeBSD 5.1 so que nao posso perder os dados e nem ficar sem o windows.
falou
8)
Sim, sem problemas, já instalei o FreeBSD num micro com o XP e funcionou blz com o gerenciador de boot do FreeBSD. Instale de preferência o XP primeiro, separa a particao pro Free e depois na instalação dele vc opta por instalar o gerenciador de boot.
Ele vai reconhecer os S.Os q vc tem e pronto.
Se vc tiver Linux vc pode usar tbm o GRUB pra fazer isto.
fricardo
valeu fricardo
vo fazer isso hj.
valeu pela ajuda.
falou
B)
Bom, ele reconhece a partição do windows sim.
Primeiramente posso afimar que o gerenciador de boot não vai sumir com seus dados, e sim um particionador, como o fdisk por exemplo, que vc usa durante a instalação.
Então se você não quer perder dados, vc terá que ter um espaço vazio no seu HD, que não seja a partição usada para seus dados, ou um outro HD.
Agora fico curioso em saber porque vc vai instalar o 5.1, pois já tem a 5.2.1 e a 4.10 unstable e a 4.9 stable.
Pessoal desculpa ter postado uma resposta novamente, não tinha observado a 2a pagina, foi mal.
Citação:
Postado originalmente por rEsEtbnu
Bom, ele reconhece a partição do windows sim.
Primeiramente posso afimar que o gerenciador de boot não vai sumir com seus dados, e sim um particionador, como o fdisk por exemplo, que vc usa durante a instalação.
Então se você não quer perder dados, vc terá que ter um espaço vazio no seu HD, que não seja a partição usada para seus dados, ou um outro HD.
Agora fico curioso em saber porque vc vai instalar o 5.1, pois já tem a 5.2.1 e a 4.10 unstable e a 4.9 stable.
Boot loader do freebsd é o mais estavel, o XP ele reconhece sem nenhum problema, e o mais interessante é que se vc adicionar um outro hd um windows por exemplo ele ja identifica e te da automaticamente a opção de boota-lo