Problemas com particionamento...
:D
Galera é o seguinte, tenho uma máquina parada e gostaria de coloca-la pra rodar linux, porem ela tem um HD de 10Gb e com Windows 95, sendo que o HD está particionado em 4 cada um com 2Gb, se eu instalar o Linux ele reconhece os outros 2Gb?
Porque já ouvi falar que no HD só pode ter 4 partições e se esse for o caso terei de quebrar alguma partição...
PS:_ parece que o Windows 95 só reconhece até 8Gb...
Alguem pode me dar uma luz no que posso fazer sem mexer muito no HD?
:?:
As 4 partições q vc está falando se não me falha a memória é o limite de partições primárias q podem ser suportadas num particionamento via fdisk do Win. O partition magic permite manipular mais q 4 partições primárias em um HD (pelo menos a versão 8).
Agora qualquer vc muda uma partição de primária pra lógica e instala o Linux sem problema, porque ele não precisa ser instalado numa partição primária necessariamente.
fricardo
sim ele reconhece e vc vai poder gerenciar as outras partições normalmente
Então o Linux consegue reconhecer estes outros 2GB e trabalhar legal !!!!!
Citação:
PS:_ parece que o Windows 95 só reconhece até 8Gb...
Não seria a BIOS de sua placa-mãe que não reconhece mais de 8GB?
ahn!!?
seria altamente recomendavél que vc atualizasse sua bios!!
Peraê gente!!!
tá acontendo uma grande confusão neste tópico...
funciona assim:
todos os HDs só podem ter 4 partições primárias independente do sistema operacional, para se acrescentar mais que 4 partições em 1 HD, temos que driblar o sistema, criando 3 partições primárias e a quarta a gente cria como extendida ocupando o tamanho testante do disco, e a partir daí, cria-se o restante das partições como lógicas em cima da partição extendida que foi criada sejam elas quantas forem (qualquer dúvida quanto a isso entrem em contato que eu explico melhor) e voltando ao assunto principal do tópico, o que determina quanto do seu HD é reconhecido pelo sistema operacional, quem é responsável por essa tarefe é a BIOS da placa-mãe, vc pode atualizar sua BIOS ou então fazer uso de um Disk Mananger, que tb não depende do sistema operacional!
e acho que por enquanto é só!!!