Configuração Servidor de Email
:evil: Galera to ficando meio bravo com meu servidor.
Tenho um servidor de internet com apache+php+mysql servindo net para todos os micros, e tb tenho um dominio rodando nele funcionando como DNS. ate ae tudo bem. O Sistema eh um debian 6.
So que quero montar tb um servidor de email tipo = eu@meu_dominio.com.
tenho sendmail instalado + exim. Jah peguei varios manuais e tutoriais, e nao consigo fazer ele rodar.
Alguem sabe como faço para configurar o servidor de email no debian?
E como faço para criar contas de email nele?
Quero uma manual de instalaçao e configurar e de usar ele.
Espero que me ajudem pois estou quase desistindo dele.
Vivaldo R. Felipe
Calma, Vivaldorf ! rs ... Não precisa desistir do servidor ... a galera aki da UnderLinux te ajuda ... :lol:
Você já viu se tem algum how-to / artigo aki no site ? Dá uma conferida pra ver se tem alguma coisa sobre sendmail ...
Mas a minha dica é a seguinte: instale o postfix. Eu não mexi com sendmail / exim ainda, mas se vc quiser, posso te ajudar a colocar o postfix pra funcionar ... ele não é tão difícil de configurar ...
Tenta aê ... apt-get install postfix ...
Depois dá uma olhada no /etc/postfix/main.cf ... chega a ser quase auto-explicativo se vc manjar alguma coisa de mta ...
Qquer coisa, poste novamente !!!!!
até + !
Jah tentou os comandos acima ???
apt-get install postfix
Hmm ... qual distro vc usa ???
O postfix usa as contas do sistema, ou seja, os usuários cadastrados em /etc/passwd ... os e-mails ficam armazenados em /var/spool/mail/nome_do_usuario ....
os itens básicos q vc deve verificar em /etc/postfix/main.cf são:
myhostname = nome_COMPLETO_da_maquina
mydomain = o_seu_domínio
mydestination = o_seu_domínio
mynetworks = a_sua_rede (ex.: 192.168.10.0/24)
Na opção mydestination deve ser informado o domínio para o qual o postfix responderá. E mynetworks indica a partir de onde o postfix aceitará os e-mails para enviar (no exemplo, sua rede interna) ...
Mas atenção: deixe o arquivo de configuração como está, só altere / adicione o q foi citado ... p. exemplo, em mynetworks adicione a sua rede após o 127.0.0.0/8 que já existe no arquivo ... as outras opções, vc substitui (se já não tiver sido configurado na instalação ...)
Para testar, crie um usuário no sistema e envie um e-mail para usuario_q_vc_acabou_de_criar@seu_domínio.com.br ... verifique se existe o arquivo /var/spool/mail/usuario_q_vc_acabou_de_criar ... o conteúdo desse arquivo deve ser o e-mail q vc enviou (com todos akeles cabeçalhos ...)
Bom ... por enqto acho q eh soh isso ... tenta aí ...... qquer coisa poste novamente (e avise caso dê tudo certo ! :D )
Até + !
Experimente colocar a opção mydomain ...
Dá uma olhada no meu main.cf:
Código :
command_directory = /usr/sbin
daemon_directory = /usr/lib/postfix
program_directory = /usr/lib/postfix
smtpd_banner = $myhostname ESMTP $mail_name (Debian/GNU)
setgid_group = postdrop
biff = no
append_dot_mydomain = no
myhostname = meu.dominio.com.br
mydomain = dominio.com.br
alias_maps = hash:/etc/aliases
alias_database = hash:/etc/aliases
myorigin = /etc/mailname
mydestination = dominio.com.br
relayhost =
mynetworks = 127.0.0.0/8, 192.168.0.0/24
mailbox_command =
mailbox_size_limit = 0
recipient_delimiter = +
smtpd_helo_required = yes
O seu está parecido ????
Puts, k-ra ... legal ... viu como é fácil ? :lol: E de pensar q vc ia desistir dessa beleza de servidor !!! :lol: Kkkkkkkkkk ....
Seguinte ... o postfix só envia os e-mails ... pra receber, vc precisa instalar um servidor pop ... existem vários ... eu uso o qpopper ... a instalação é muuuuito mais fácil q do postfix ... faz o seguinte:
apt-get install qpopper
Pronto ! Já tá funcionando ... daí vc configura o seu cliente para pegar os e-mails no ip da máquina mesmo ... ou então no nome completo do computador (p. ex., mail.dominio.com.br) ... mas o seu dns tem q estar legalzinho ...
Lembre-se q vc tem q abrir as portas 25 e 110 do firewall (se vc tiver) pra poder receber e-mails na sua rede externa !
Citação:
Postado originalmente por violinista
Puts, k-ra ... legal ... viu como é fácil ? :lol: E de pensar q vc ia desistir dessa beleza de servidor !!! :lol: Kkkkkkkkkk ....
Seguinte ... o postfix só envia os e-mails ... pra receber, vc precisa instalar um servidor pop ... existem vários ... eu uso o qpopper ... a instalação é muuuuito mais fácil q do postfix ... faz o seguinte:
apt-get install qpopper
Pronto ! Já tá funcionando ... daí vc configura o seu cliente para pegar os e-mails no ip da máquina mesmo ... ou então no nome completo do computador (p. ex., mail.dominio.com.br) ... mas o seu dns tem q estar legalzinho ...
Lembre-se q vc tem q abrir as portas 25 e 110 do firewall (se vc tiver) pra poder receber e-mails na sua rede externa !
:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
Quem és tu ???? Qual a finalidade desse post ???????
?????? nao entendi cara o q quis dizer cara ....
:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
:!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!:
Vivaldo R. Felipe
Poxa não estou conseguindo fazer isso no RH9.
O postfix esta instalado rodando, coloquei o ip dele no outlook mas ele não envia a msg.
Confira o seu main.cf ... vc pode tomar como base o exemplo anterior ...
Quais msgs aparecem nos logs ??? Coloque o seu arquivo de configuração aki ... senão não temos como saber o q pode estar acontecendo no teu servidor ... :roll:
Citação:
Postado originalmente por violinista
:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
Quem és tu ???? Qual a finalidade desse post ???????
esse mala tah fazendo isso em varios foruns... porra serah que nao tem mais nada pra fazer nao??? vai ver pagina de muie pelada intaum...
estou tendo algumas dificuldades no meu servidor também.. a princípio eu nem considerei o sendmail como alternativa, um amigo recomendou-me logo o postfix. eu instalei, instalei também o courier-imap (que faz o servico de pop e imap)... mas nao tou conseguindo mandar e-mails (nem internamente, por exemplo, de usuario1@localhost para usuario2@localhost) :/
o meu main.cf é muito extenso, e nao está organizado como o seu...
ah, e outra coisa. eu preciso configurar meu BIND. o que eu fiz: registrei um domínio e configurei pra ele redirecionar para o meu IP. e só isso :P
o apache aceita isso tranquilamente, se eu usar meudominio.com/~usuario aparece o conteúdo do /public_html do usuario, sem problema. mas li alguns how-to's e nao consegui configurar meu postfix +_+
quando eu uso o pine, aparece a seguinte mensagem: incomplete maildomain
sugestões?
Verificou se o seu main.cf tem os itens básicos do exemplo deste tópico ???
Sobre o bind ... vc configurou o seu domínio no named.conf ????? como ficou ???? criou o arquivo que vai guardar as informações do seu domínio (meudominio.bd, p. exemplo ...) ???????
violinista: cara, nao mexi no named.conf... quer dizer, eu ate' tentei, mas eu sou mto n00b nesses assuntos de administracao de sistema.
o quadro eh o seguinte:
eu + alguns amigos registramos o dominio, soh por diversao. mas jah que eu uso linux e ja' tenho o apache funcionando e tenho como (relativamente facilmente) botar um servidor de e-mail pra funcionar, eu achei que seria uma boa ideia pegar o postfix e o courier-imap (sugestoes de amigos)
mas nao tah dando certo. eu sei NADA, ZERO, CAPUT sobre o bind ou o named... eu ateh tentei alterar o named.conf mas nao deu certo e eu voltei `a configuracao original... se voce puder me dar uma luz no assunto, serei eternamente grato :D :D :D
obrigado pela atencao :P