Alguem pode me dizer se existe algum programa que identifique o hardware que esta sendo usado na maquina, como modelo da motherboard, processador, memória, placa de vídeo..etc... mas to mais interessado pra saber modelo da MB...
vlws...
Versão Imprimível
Alguem pode me dizer se existe algum programa que identifique o hardware que esta sendo usado na maquina, como modelo da motherboard, processador, memória, placa de vídeo..etc... mas to mais interessado pra saber modelo da MB...
vlws...
Num sei se vai ter tudo oq vc quer mas lah no /proc tem varios arquivos com informacoes de hardware
e ae 1c4.... sumidão hein! =) tudo certinho?!
Blz cara e ae?
Intaum eu to voltando a ativa agora, vo fica no forum o dia inteiro, assim jah uso isso pra estudar pras certificacoes hehhehe
bem.. isto serve?
bash-2.05b$ /sbin/lspci
00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT82C598 [Apollo MVP3] (rev 04)
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT82C598/694x [Apollo MVP3/Pro133x AGP]
00:07.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT82C596 ISA [Mobile South] (rev 12)
00:07.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586/B/686A/B PIPC Bus Master IDE (rev 06)
00:07.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB (rev 08)
00:07.3 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT82C596 Power Management (rev 20)
00:12.0 Multimedia audio controller: Ensoniq ES1371 [AudioPCI-97] (rev 02)
00:14.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)
01:00.0 VGA compatible controller: Matrox Graphics, Inc. MGA G200 AGP (rev 01)
bash-2.05b$
vem com a maioria dos linuxes :D
Cara, o modelo da placa mãe vai ser difícil, pois comandos como o dito acima vão identificar no máximo o seu chipset
VT82C598 [Apollo MVP3] (do exemplo acima)
Só se você tiver um banco de dados que cruze as informações do tipo:
hum este cara tem chipse XXX
som onboard XXX
bridge XXX
rede XXX
A então só pode ser a mb
XXXX
Senão, acho que será impossível vc fazer isso
Pegue o modelo dela na primeira tela do boot, não souber como, é um número grande que aparece no canto inferior esquerdo da tela, quando ta contando a memória e reconhecendo hd e cdrom.
Pode parecer idiota mas eu mesmo só fui descobrir outro dia que se você apertar a tecla "Pause/Break" nesta hora o boot pára e você não precisa ficar bootando toda hora até conseguir anotar o número inteiro. É verdade eu já fiz muito disso.
Neste número consta a data da BIOS e o modelo da placa.
Se você colocar no google deve aparecer diversos sites com informações sobre a placa.
Uma outra forma é baixar o "SystemRescueCD" no site:
http://www.sysresccd.org/download.en.php
Ele é um Linux feito para manutenção de hardware, possui diversas ferramentas e uma delas é o AIDA.
Baixe o "SystemRescueCD" copie para um CD (ele cabe nequeles CD's bonitinhos de 200M e então de o boot com ele, na tela de prompt digite "aida" e voalá, ele vai reconhecer seu hardware.
Não deixe de ler sobre as demais ferramentas que ele contem pois já me quebrou muitos galhos.
meu interesse é saber se existem ferramentes no linux como o sandra, aida, e outros do windows...
não sabia que havia aida para linux... já utilizei aida no winxp...
mas esta versão do aida é uma versão do aida 16 bits for DOS, que é emulada com FREEDOS, ou algum outro... mas é legal... vou ver como é este system rescure cdrom....
fiquei interessado em testar este programa:
http://ezix.sourceforge.net/
Na verdade este aida não roda no linux.
Ele roda sobre um freedos assim como o particionador ranish que também está nas opções de boot.