Limite de Banda (Impossivel?)
Amigos, tenho a seguinte estrutura de rede ..
http://nova.quedinet.com.br/estrutura.jpg
estou tentando fazer uma coisa que parece impossivel mas como nada é impossivel vim aqui pedir socorro..
a ideia é a seguinte .. no meu Subserver tenho um proxy (squid) queria que o acesso aos clientes wireless fosse limitado (64K) somente quando o usuario tivese que sair para a internet (eth0) , caso a informação que ele procura estivese no proxy (eth1) teria acesso a ela em velocidade total entende? estou usando o bandlimit para fazer o controle de banda, mas ele nao tem (ou eu nao encontrei) uma forma de faze-lo funcionar da forma que descrevi acima.
ALGUEM PODE DAR UMA LUZ?
Qual distro que vc tá usando!? No FreeBSD tem como vc setar o IP para a interface desejada usando ipfw... não sei se compensa pra vc mudar de distro... mas... se for o caso..
T+
Olá Wagner.... eu vi q vc colocou algumas maquinas as "CLiente LAn" Ligadas direto nu HUB, e pelo q percebi ta fazdo o controle de Velocidade nos "Server", q tambem ta ligado no mesmo hub?!?!?1 :roll:
Isso funciona?!?!?! :?: :?: :?:
Já q se as maquinas estao ligadas no hub e num tem nenhuma maquina entre elas e a net só o hub, q pelo pelo q entendo num pode fazer nenhum tipo de controle!??! :?: :!: :?: :!:
ate onde eu sei voce nao pode limitar o que entra e sim o que sai... logo o que ta indo pro seu server ta indo a full speed... entao nao vejo o problema em sim :)
faca o teste... ah ficou legal o desenho :)
spider: tudo depende de onde as maquinas enviam os pacotes ok ? default gateway eh uma coisa vital.
Usa o CBQ para controlar a banda... acho que no próprio squid tem jeito, utilizando de delay pools mas eu nunca fiz...
Abraços
doidoht
Opa .. to usando o CL8 tanto no servidor quanto no Subserver
spider
nao .. nao controla, mas o objetivo é so controlar clientes Wireless .. os clientes da lan nao serao limitados
xstefanox
Não sabe onde eu poderia achar documentaçao sobre isso?
Mano oq eu faria era colocar uma maquina (Pent.100) ou seu próprio serve (200.xxx.xxx.226 ..dependendo.... ) entre o Sub Server e o HUB (Com duas placas de redes) rodando CBQ ou o próprio BandLimit pq vc teria acesso rápido até o Sub-Server através do AP ai vc sairia para NET e dai em diante o controle de banda faria o resto só limitaria a banda entre o Sub Server e o PCzinho rodando o controle.......a rede do AP ficaria rodando normal sem nenhum limite..
Valeu se eu tiver viajando, por favor, me corrijam.....
OBS: Mandou bem no desenho...
Aqui:
https://under-linux.org/modules.php?...ticle&artid=86
E usa o LANFLOW pra fazer esses deseinhus que fica bonitinhu também =) haeuhaeuhaeuhea.
Abraços!
Citação:
Postado originalmente por lacierdias
Mano oq eu faria era colocar uma maquina (Pent.100) ou seu próprio serve (200.xxx.xxx.226 ..dependendo.... ) entre o Sub Server e o HUB (Com duas placas de redes) rodando CBQ ou o próprio BandLimit pq vc teria acesso rápido até o Sub-Server através do AP ai vc sairia para NET e dai em diante o controle de banda faria o resto só limitaria a banda entre o Sub Server e o PCzinho rodando o controle.......a rede do AP ficaria rodando normal sem nenhum limite..
Valeu se eu tiver viajando, por favor, me corrijam.....
OBS: Mandou bem no desenho...
Opa .. milha primeira tentativa foi o server ter duas placas de rede .. a eth0 para o hub e a eth1 para o subserver... o subserver com duas placas de rede .. a eth0 em crossover com a eth1 do server .. e a eth1 do subserver em crossover com a AP .. eu tentei controlar os clientes no server ..mas nao tem como .. ai mudei a extrutura de rede para essa que postei a imagem ..
Então coloca uma terceira maquina na rede... uma só para fazer controle de banda entre o HUB e o Sub-Server pq ai vc vai deixar o trafego limitado apenas entre a Maquina q controla a banda e o Sub-Server todo o restante tem velocidade normal...
Valeuuuuu
Citação:
Postado originalmente por lacierdias
Então coloca uma terceira maquina na rede... uma só para fazer controle de banda entre o HUB e o Sub-Server pq ai vc vai deixar o trafego limitado apenas entre a Maquina q controla a banda e o Sub-Server todo o restante tem velocidade normal...
Valeuuuuu
O problema da solução por você citada é que eu controlaria a banda de todos ao mesmo tempo entende .. tipo .. nao poderei selecionar os clientes em 64K e 128
Isso é verdade....então não sei como vc vai fazer.,.rsrsrsrsr
Qndo descobrir avisa...Valeu...
Qndo for ai na sua cidade dou uma passada no seu Prov para conhecer....
Abraço e boa sorte
Citação:
Postado originalmente por xstefanox
Já tentou o CBQ?
Abraços
ja .. mas nao deu nada ..
Eu toh usando um sistema muito parecido com esse daih... mas soh q limito todo mundo com o cbq, junto com sfq, e transparent proxy com o squid... pra limitar a velocidade somente quando não está na cache, eh um pouco mais complicado... eu andei fazendo uns testes aqui e naum consegui um resultado muito bom!
Jah q toh usando o cbq, ele naum sabe se o squid tem ou naum tem na cache o objeto requisitado pelo cliente, entaum ele controla tudo quando eh velocidade, estando ou naum na cache do proxy. Limitei todo mundo e pronto! A velocidade ficou boa... ninguem reclamou, pelo menos!
O squid tb controla banda... porém nunca futuquei o bastante pra ver como funciona, e naum sei se ele controla somente o q vai buscar fora da cache, ou se faz igual ao cbq.
Atualmente estou testando o ingress, mas naum consegui muito resultado! (falta d tempo!)
Qualquer dúvida sobre cbq e sfq, talvez eu possa resolver...!
Se eu conseguir algo ainda essa semana com o squid, mando algo pra vc!