Problemas com compartilhamento DHCP
Olá, primeiramente gostaria de agradecer a todos que me ajudaram na ultima dúvida que tive.
O problema que tenho agora é o seguinte; Estou usando o Mandrake 10, tenho um modem Intel Han (o qual esta instalado e funcionando certinho). Eu quero compartilhar minha conexão que uso no Mandrake com outro computador, fiz o compartilhamento via DHCP pelo assistente do Mandrake, ocorreu tudo bem a rede esta funcionando os computadores trocam informações entre si, mas só tem um problema, o outro computador não consegue navegar na Internet.
No outro computador estou usando o Windows XP, configurado para obter as configurações de rede via DHCP, já fiz o teste usando o Kurumin pra ver se o problema era com o Windows, mas vi que não era.
Alguém poderia me ajudar a solucionar este problema.
usa isso aki tb:
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
Se a sua rede for pequena, eu o recomendo a não utilizar DHCP, você vai arrumar mais problemas do que soluções.
Defina IP's estáticos para a rede e faça o que o amigo ali lhe disse.
Abraços
Citação:
Postado originalmente por 1c3_m4n
usa isso aki tb:
Certo, mas como estou iniciando agora nem faço idéia de onde coloco esses comandos. :oops: :oops:
De todo caso já agrdeço pela atenção.
Você tem que digitar os comandos no seu console ou criar um script que seja executado quadno você inicia a máquina.
O seu problema não é tão difícil de resolver, uma rede de duas máquinas não precisa de DHCP!!
Não sei como vc está ligando o modem e os computadores, mas acredito que o modem esteja numa placa de rede e o a rede interna(o outro comp) em outra.
Configure a placa de rede onde esta o modem pra pegar o IP pelo DHCP. A outra placa vc configura com um IP invalido 192.168.1.1, por exemplo.
O outro computador com o Ruindows vc configura para tambem ter um IP fixo, do tipo 192.168.1.2. No DNS desta maquina aponte para o DNS do provedor. No gateway aponte para a maquina com o Linux (192.168.1.1).
Beleza, execute os comandos para as placas de rede trocarem pacotes
E acho que isto resolve teu problema, se a rede for ampliada para ateh umas 5 maquinas um hub resolve.
PS. perguntas do tipo: nem faço idéia de onde coloco esses comandos, podem ter respostas escuzas!!!!!!!
Citação:
Postado originalmente por icatorze
O seu problema não é tão difícil de resolver, uma rede de duas máquinas não precisa de DHCP!!
Não sei como vc está ligando o modem e os computadores, mas acredito que o modem esteja numa placa de rede e o a rede interna(o outro comp) em outra.
(...)
A conexão desse computador que estou tentando compartilhar não é ADSL é discada, estou usando um winmodem (Intel HAM). Já procurei algumas coisas na Internet a respeito mas só achei como compartilhar ADSL, nunca achei nada explicando como se faz o mesmo quando usando uma conexão discada.
Usando os comandos que o 1c3_m4n passou consegui fazer com que o compartilhamento funcione. Agora vou configurar os IPs fixos pra não ficar tendo problemas.
Valew a vocês todos que se interessaram em me ajudar com o problema.
As vezes minhas perguntas possam ter parecido bobas pra alguns, mas é que estou começando agora, e saber que tem gente disposta a ajudar igual ao pessoal aqui do fórum Underlinux é sempre algo muito importante, e faz com que mais pessoas se interessem pelo assunto. :wink:
tipo, eu não vejo problemas em utilizar dhcp em rede pequena, roda normalmente, até mesmo por questão de mobilidade e alterações, é mais fácil tranquilo usar dhcp.... caso queira ligar um notebook ou outro pc é só espetar o cabo e já está funcionando....
eu utilizo a regra iptables acima para compartilhar a conexão.... e configurei meu dhcpd para fornecer IPs para cada máquina, não esquecendo de fornecer dados corretos de DNSs(para que as máquinas possam acessar a net pelos dominios) e endereço de Gateway.
E nunca uma duvida é boba, ainda mais se tratando de aprendizado linux...
todos passamos por isso um dia....[/i]
como disse o amigo PiTsA é interesante que vc configure o seu servidor para ser um serve dhcp .. pois alem de estar aprendendo o funcionamento de um servidor dhcp na rede, vc ainda vai ter uma agilidade enorme na hora de conectar uma nova maquina.
Eu concordo com a galera quanto a DHCP em redes pequenas, sempre coloquei dhcp, ateh pra duas maquinas apenas. O caso é configurá-lo certo. Para passar as informaçoes de maneira correta sem enrosco.
Para o nosso colega Ninja, pensei melhor que ele tivesse primeiro configurado seu modem , esquecendo em primeira mão do DHCP, pois depois com tudo rodando, instalar o DHCP sera mais facil!!! :wink: