samba + cupsys, HELP-ME !!!
e ae galera, seguinte... to montando servidor de impressao, com cupsys + samba, uso debian, coloquei a impressora usb no servidor(192.168.0.1) e instalei o cupsys e adicionei a impressoa via browser na porta 631, tudo ok, mandei imprimir, tudo blz, agora eu preciso integrar o cupsys no samba, para que as maquinas clientes(ruin2000) posso adicionar a impressola via rede... ja tentei muita coisa pela net mas ate agora nada, meu printers ta assim:
[global]
printcap name = /etc/printcap.cups
load printers = yes
printing = cups
[printers]
comment = All Printers
path = /var/spool/samba
browseable = no
public = yes
guest ok = yes
writeable = no
printable = yes
create mask = 0666
bom, se alguem puder me ajuda, fico grato...
galera eu conseguir, so quando eu adiciono a impressora na maquina cliente, ela fica com status Access Danied, unable to connect
alguem tem alguma ideia?
O default é browseable = Yes
create mask não se aplica ao share printers (não que eu saiba, muito menos que eu use...).
Fui,
eu dexei assim
[printers]
comment = All Printers
path = /var/spool/samba
browseable = yes
public = yes
guest ok = yes
writeable = no
printable = yes
e ainda continua com mesmo status, agora quando abro o diretorio printers onde ta a impressora, ela fica com status ready, so quando adiciono ela na maquina ruin2000 ela fica com status, Access Danied, unable to connect
alguem pode me da uma luz?
Verifica se imprime mesmo assim (com o status denied)...
Já tem tópico aqui no forum que aborda esse assunto, procure pela palavra chave cups, que vc acha.
Para máquinas clientes win2000 e xp.. vc poderia adicionar a impressora que esta no linux em cups, diretamente .. como impressora disponivel pela internet.
Tipo impressora ipp. Para clientes win98, tem que baixar um programa da M$ e atualizar o registro para o win98 adicionar impressoras de rede por ipp.
Clique em adicionar impressora, adicionar impressora de rede,
e no endereco (URL) ao inves de \\computadorsamba\impressora
use
http://ipdoPClinux:631/printers/nomedaimp-nocups
Este samba é o pdc da sua rede ???
RoninDarkTemplar
adicionando a impressora com url funciono legal, só que, só meu usuario consegue adiciona na maquinas clientes, oq ta faltando... tem alguma ideia?
alguem ae já adiciono impressora que ta instalado em um servidor cupsys, e instalor essa impressora pela maquina cliente(ruindows2000) pela url?
ta faltando pouco :/
já descobri oq era, agora ta tudo ok, vlw a todos que me ajudaram, obrigado mesmo, vlw RoninDarkTemplar, vc foi ajuda muito mesmo, e o danilo montagna que me ajuda pakas pelo msn, e pra galera q tmb tenho ajuda, vlw a todos...
:)
agora so espera os dias passarem pra ver se vai firma o cupys :)