como fazer o squid funcionar como gateway?
ola!!!
tenho estações windows 2000 com um servidor squid, toda vez que um usuário novo loga, tenho que ir até a maquina para configurar o squid, como fazer isso configurando a máquina, para todos os usuários de uma vez? como um gateway?, se não vou ter que configurar máquina por máquina para cada usuário.
vc usa squid autenticado? Se usa, acho que vc vai ter que mexer no registro do windows das estações, do contrário, use estas regras de Iptables para tornar seu proxy transparente:
iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.1.0/24 -o ethX -j MASQUERADE
iptables -t nat -A PREROUTING -i ethY -s 192.168.1.0/24 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128
Onde ethX é a placa inet e ethY é a placa interna.
Nas estações vc terá que setar IP, mascara, gateway e DNS, eliminando a necessidade de configurar o proxy no borwser.
Meu, é como o Jimm disse....
Se voce usa squid com validacao por usuario, te recomendo (caso use uma rede com win2000 server e AD), que crie uma GPO no dominio para nao precisar configurar maquina por maquina. A GPO faz sozinha quando o usuario loga na rede.
MAS....
Se vc usa o squid com regras por ip, recomendo o que o Jimm disse. Use proxy transparente com aquelas regras de iptables q ele passou. Eu uso e é show !
Citação:
Postado originalmente por pedro_lemes
Se voce usa squid com validacao por usuario, te recomendo (caso use uma rede com win2000 server e AD), que crie uma GPO no dominio para nao precisar configurar maquina por maquina. A GPO faz sozinha quando o usuario loga na rede.
MAS....
Se vc usa o squid com regras por ip, recomendo o que o Jimm disse. Use proxy transparente com aquelas regras de iptables q ele passou. Eu uso e é show !
Dae amigo, perdoe a ingnorância.... GPO? Tipo... sempre mexi no gpedit.msc para configurar para todos os usuários (rede de w2k) mas não conheço GPO, poderia explicar ou passar algum tutorial?
Como monto essa GPO?
posso fazer com que quando um user log naestação ele ja ce valide no squid com essa opção:?????
Citação:
Postado originalmente por pedro_lemes
MAS....
Onde encontro documentação?
Olá Guardian, parece bom, mas ser pago...
Foi o único que achei que funciona em máquinas nt,w2k,xp pq se vc usar o config.pol só vai fazer efeito com máquinas w98, w95..
Como eu disse, nao conheço essa ferramente, de qualquer forma, valeu pela dica.