Deleção de arquivos não altera espaço livre
Pessoal,
No meu sistema possuo uma partição que uso para compartilhar com as máquinas windows. Ela atingiu 100% do espaço dsponíovel. Quando fui deletar algumas pastas, em torno de 500 Mb, ele não atualizou a saida do comando df -h
O que pode estar ocorrendo ??
O sistema de arquivos e ext3..
Ja tentou reiniciar o server e ve se continua com o mesmo problema??
falows
Não posso fazer isso. É um servidor de produção.
Cara ja tive isso de deletar arquivos e no df -h não mudar, so mudou depois de reiniciar, olhou os logs para ver se continua gerando mensagens de erro??
falows
Tudo que eu tento copiar para a partição ele me retorna como espaço indisponivel
Então na real ta certo, tem alguma coisa que assim que vc apaga o espaço ela ja consome o espaço, ja tentou dar uma olhada qual o tamanho que ta seu diretorio de logs?? fez esquema de partiçonamento separado ou so criou um /?
para checar o espaço dos logs: du -sch /var/log/
falows
Os log's ficam em uma outra partição.
Parei os serviços do samba, do nfs, desmontei a unidade, remontei-a e o espaço não foi liberado.
Mostre seu esquema de particionamento, a saida do df, se possivel, e quantos megas o du -sch pega em cada diretorio do /
falows
[root@mail backup]# df -h
Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on
/dev/sda1 16G 12G 3.3G 78% /
none 504M 0 503M 0% /dev/shm
/dev/sdb2 5.7G 524M 4.8G 10% /var/qmail
/dev/sdb1 11G 8.4G 2.1G 80% /nlandim
O problema estava na partição sdb1.
Eu deletei 500 Mb na partição de 11 Gb, ele mostrou zero espaço livre,quando eu deletei 2 Gb ele mostrou mais espaço livre.
Não entendi o que aconteçeu.
Cara alguma coisa deve ta gerando um arquivop grande nessa partição, da uma olhada e ve se acha o arquivo, pode tentar um du -h /nlandim ae usar um grep pra definir as configurações da filtragem.
falows
O arquivo está sendo usado em algum processo
Caros,
Descobri a pouco tempo que quando deletamos um arquivo que tem algum processo usando o mesmo, o espaço dele não é liberado.
É necessário, matar o processo e depois deletar o arquivo.
Sei que já resolveu o problema, mais vale só como comentário blz.
Deve ter acontecido isso aí.
Falow fui..
Justamente, tive problemas semelhantes com o mysql... ele tava gerando log's grotescos, removi os logs mas a partição permaneceu cheia, restartei o mysql e ele liberou o espaço :-D
Restarte apenas o serviço que está gerando os logs
O que o Jim falou esta correto, o file descriptor precisa ser liberado, deletar um arquivo aberto só libera espaço após o file descriptor (fd) correspondente ser liberado pelo processo.