Renovar IP automaticamente ?
Pessoal, estou enfrentando um probleminha, tenho coneção (Internet com ip dinamico) via Cabo, e quando a essa coneção resolve cair, eu perco o numero de IP, e quando a coneção volta a placa não pega o novo numero de IP.... queria saber se tem como eu ter alguma coisa... que quando essa coneção cai-se ela sozinha restartava a Placa de rede, e pegava o novo Numero....
Antecipo meus Agradecimentos !!!
que eu saiba nao tem como nao. Mas quem pega o ip, sua maquina ou o modem? Seu modem é roteável??
ROGGY, é a minha placa de rede que pega o IP, é uma coneção via cabo.. que não requer autenticação nenhuma, a unica coisa que preciso e se tiver como... que quando eu não tiver mais acesso ele tentar a restartar a placa de rede que esta ligado o MOdem do Cabo...!!!
Obrigado... pela atenção...
vc pode tenta
ifconfig ethX down
para derrubar a interface
depois
ifconfig ethX up
pra levanta ela novamente.
mas pra detecta se o link caiu, dai eu nao sei como faria isso.
Caro,
se existe essa opção eu desconheço plenamente!!
Falow!! :good:
Skorpyon, Vlw mesmo pela atenção, mas até ai sem problemas o problema maior é a identificação... se a coneção caiu
Obrigado por vossa Atenção !!!
pra vc saber se a conexão caiu dê um /etc/init.d/network status
Olha só tem uma regra por iptables, preciso ver direito mas que da pra identificar se a eth especifica nao esta transmitindo dados, por um determinado tempo. acho que é mais ou menos asim
GW=`route | grep default | awk `{print $2}´`
iptables -A INPUT -i eth0 -s $GW -p tcp ! -syn -j ACCEPT
vc. pode pedir para gravar em arquivo o resultado e fazer um monitoramento no arquivo talvez atraves de um .pl ai na hora que o arquivo mudasse ou aumentasse poderia reiniciar a maquina. algo nesse estilo acho eu.
ou quem sabe o simples ping talvez com grep e uma rotinazinha deve funcionar tbm.
Espero poder ter lhe ajudado...
o problema nosso agora é como fazer para detectar se o link caiu.
Como tua maquina pega o IP?
O DHCP tem a caracteristica de verificar o ip a cada n segundos.
Tenta descobrir por o acesso cai. Talvez seja por falta de trfego. voce pode usar um ping. de 5 em 5 segundos com um numero de bits razoavel.
Então tbm pensei em PIng, mas o Ping ele retorna alguma coisa... se ele esta obtendo retorno (True/False)
Agradeço a TDOS que estão discutindo o Assunto...!!!!
Obrigado...!!!
ifconfig <interface>
qnd está a correr aparece o seguinte..
UP BROADCAST RUNNING MULTICAST
qnd não está...
UP BROADCAST MULTICAST
então só temos de procurar por uma string num ouput do comando ifconfig. e essa string é RUNNING. nada mais simples de s fazer em Perl e colocar no cron :-)
aqui no meu server eu tinha esse mesmo problema ai fizemos uma rotina dessas qeu o portuga falou e esta tudo beleza .. ams o link nao caiu mais ... ... qeu esta caindo é as rotas . hehehe. qeu tambem pode ser por causa da rotina rodando..
Acho que um simples:
if [ `ifconfig ethX |grep -c "RUNNING"` = 1 ] ;then
echo "UP"
fi
Já deve funcionar para identificação
Abraços