som linux ajuda por favor!
nao sei fazer funcionar o som no linux
lspci :::
00:00.0 Host bridge: Intel Corp. 82845G/GL[Brookdale-G]/GE/PE DRAM Controller/Host-Hub Interface (rev 02)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corp. 82845G/GL[Brookdale-G]/GE/PE Host-to-AGP Bridge (rev 02)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corp. 82801DB (ICH4) USB UHCI #1 (rev 02)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corp. 82801DB (ICH4) USB UHCI #2 (rev 02)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corp. 82801DB (ICH4) USB UHCI #3 (rev 02)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corp. 82801DB (ICH4) USB2 EHCI Controller (rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corp. 82801BA/CA/DB/EB/ER Hub interface to PCI Bridge (rev 82)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corp. 82801DB (ICH4) LPC Bridge (rev 02)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corp. 82801DB (ICH4) Ultra ATA 100 Storage Controller (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corp. 82801DB/DBM (ICH4) SMBus Controller (rev 02)
00:1f.5 Multimedia audio controller: Intel Corp. 82801DB (ICH4) AC'97 Audio Controller (rev 02)
00:1f.6 Modem: Intel Corp. 82801DB (ICH4) AC'97 Modem Controller (rev 02)
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV17 [GeForce4 440 Go] (rev a3)
02:00.0 FireWire (IEEE 1394): Texas Instruments TSB43AB21 IEEE-1394a-2000 Controller (PHY/Link)
02:01.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)
02:04.0 CardBus bridge: O2 Micro, Inc. OZ6933 Cardbus Controller (rev 01)
02:04.1 CardBus bridge: O2 Micro, Inc. OZ6933 Cardbus Controller (rev 01)
qual modprobe eu devo dar ? o alsa naum funciona .... num adianta num da certo pelo alsa
eh um notebook satellite 1955
alguem ajuda por favor !!
você executou o alsaconf???
você executou o alsamixer e desmutou os canais ( Eles geralmente vem com um [M] em cima ) ?
Porque você não posta sua distro, versão do kernel e tudo mais pra galera ao inves de dar uma de desesperado? Digo mais, não adianta pedir "Alguem ajuda por favor", pois se alguem souber ajudar e tiver tempo para ajudar vai ajudar, ninguem ganha nada para responder posts...
mais consciencia na hora de postar ok =/
slackware 10.1
kernel original dele , o alsamixer num funciona .
você instalou os pacotes do alsa ?
erro do alsamixr
# alsamixer
no mixer elems found.
eu executei o alsaconf e apos selecionar o card de som ele falou q a instalacao ocorreu com sucesso tudo e q eu estava pronto para me "divertir"
e ao rodar o mpg123 musica.mp3 ele retorna
-> no such device !
como posso fazer pegar isso ?
obrigado
o alsamixer é para ajustar o volume.
você deve configurar sua placa de som com o alsaconf para depois rodar o alsamixer.
eu jah configurei meu som com o alsaconf
como dito , ele fala q esta configurado com sucesso , mas na pratica naum funciona , ao rodar arkivos de mp3 com o mpg123 ele fala " no such device" e naum roda ... .
só com o mpg123 aparece esse problema ou é com todos os players ?
com o xmms ele naum da nenhum erro , inclusive eu consigo abrir as musicas e colocalas para tocar , e fica ateh piscando falando q ta tocando e tudo mais ( aquelas barrinhas , spectrum do xmms ficao se mexendo conforme a musica ) mas o smo q eh bom nada !
na verdade acabei de identificar um erro do xmms ao tentar rodar as musicas ...
" warning - alsa_setup_mixer() : Failed to find mixer element
Sugestão
removepkg alsa-driver
removepkg alsa-utils
removepkg alsa-oss
removepkg alsa-lib
Depois no CD1 do salck na pasta slackware/l :
installpkg alsa-driver
installpkg alsa-lib
installpkg alsa-oss
Agora na pasta slackware/ap :
installpkg alsa-utils
Assim todo o pacote alsa estará instalado. É só rodar o alsaconf e mandar ver. Não esquece de rodar o alsamixer como os colegas falaram ele por padrão vem mudo.... 8)
Se ainda não der certo, vai no site http://linuxpackages.net/ e baixa a última versão do alsa, pode também fazer isso pelo swaret.... mas claro antes de instalar sempre é bom desinstalar primeiro o driver mais antigo...
amigo fiz tudo isto q vc me disse te desisntalar todos os pacotes do alsa e recolocar tudo de novov , e apos rodar alsaconf , e tive sucesso ao terminar de rodar , apos ,
alsamixer
"no mixer elements found"
.. . .. .
o mesmo problema
espero ajuda obrigado .
seguinte erro foi axado no SYSLOG
Jul 14 15:32:29 GlupFire kernel: ALSA ../alsa-kernel/pci/intel8x0m.c:415: codec_write 1: semaphore is not ready for register 0x54
Colega, de um: modprobe snd-via82xx e depois teste o audio ok?!
Valeu...
modprobe snd-via82xx
/lib/modules/2.4.29/kernel/sound/pci/snd-via82xx.0.gz: init_module: No such device
...
insmod erros can be caused by incorrect module parameters, including invalid IO or IRQ parameters
..
snd-via82xx: failed
..
insmod : snd-via82xx failed
=/
Tenho um pequeno probleminha ...
Uso o Kurumin 4, e ele incia sem som, rodo o alsaconf e tudo certo , o som fica ok, só que quando inicio ele novamente ... ele esta sem de novo . O que fazer ?
Cara entrou um micro aqui com a mesma mother (pelo menos a ponte norte e sul são iguais...) instalalei o slack 10.1 rapidinho rodei o alsaconf e saiu tudo funcionando certinho, verifiquei o alsamixer e estava tudo ok sem stress.... rodei o mpg321 com um som em mp3 e foi...Estranho mesmo por não estar funcionando para ti! :?