Re: Acl tipo src x dstdomain
Citação:
Postado originalmente por pssgyn
Galera, bom dia a todos .......
Estou montando um servidor Slackware 10.1. No nosso servidor anterior um Conectiva 8, que foi instalada por terceiros, eles instalaram o Squid usando acl's do tipo src.
Só que a nossa rede ficou toda aberta e sendo bloqueada por palavras com outra acl do tipo url_regex. Só que, fica difícil monitorar usuários numa rede que tem cerca de 80 usuários, que todos os dias ficam descobrindo novos sites para burlar o squid. E quando descobrem, lá vamos nós do cpd colocar a palavra acessada na lista de bloqueios.
Estou agora montando acl do tipo dstdomain. Ou seja, colocar uma lista de sites permitidos. O que vocês acham melhor para bloquear ???
Acl do tipo src ou dstdomain ?
Desde já agradeço a todos que puderem me dar dicas .... :help:
Bem cara,
Dependendo da sua metodologia de controle , vc pode até criar uma ACL do tipo url_regex e bloquear TUDO (a-z,A-Z,0-9) e fazer outra ACL desbloqueando apenas os sites realmente necessários.
Um cliente meu fez essa solicitação para q os vendedores fizessem o acesso apenas nos sites determinados pela Diretoria (2 sites). E claro existiam outras ACL´s q podiam acessar qualquer coisa.
Portanto, depende muito da política de bloqueio.
Se vc pretende obter, por exemplo, uma lista de domínios proibidos, uma boa dica e vc instalar o SQUIDGUARD, ele possui um banco de dados enorme. Ou vc configura ele para rodar junto ao SQUID ou simplesmente faz uso do seu banco de informações.
Boa Sorte!