Como fazer Backup agendado.
Saudações Pessoal,
Estou precisando fazer um backup diario em um servidor slack 10.2 de segunda a sexta ele tem que ser incremental e aos sábados ele tem que fazer um geral.
O backup é várias pastas e de um BD mysql.
Eu andei pesquisando mas achei pouca coisa, nao sei se pesquisei certo, achei muitos scripts mas nada especifico para o meu problema, por isso resolvi postar.
Se puderem me ajudar, agradeço desde já.
acho muito dificil voce achar exatamente para o seu problema !
garanto que existe milhoes de scripts para isso na net!
mas vou te ajudar ...1
qual o cenario ? backup local ?? remoto ??
O cenário eh o seguinte:
2 Servidores: Um onde esta rodando o sistema principal e outro para receber o backup.
Estao em rede local.
o servidor 2 precisa receber os backups do server principal diariamente. De segunda a sexta incremental e aos sabados geral.
são algumas pastas e um database do mysql.
eu tenho um esquema bem modesto...criei um arquivo
ex.: 'backup'
coloquei neste arquivo o seguinte:
v_data=`date '+%d%m%y%H%M%S'`
chmod 777 /seu diretorio que vai fazer o backup
no meu caso uso o firebird
/opt/firebird/bin/gbak -b -user sysdba -password masterkey /home/banco.gdb /home/banco$v_data.gbk
cd /home
chmod 777 banco$v_data.gbk
gzip banco$v_data.gbk
cp banco$v_data.gbk.gz /u1/Terra/gbk/
neste caso /u1/Terra/gbk/ é a máquina backup , compartilhando o disco via nfs com o linux...
depois de feito o arquivo coloque ele no cron , nele voce definira os dias,horarios, que quer fazer seu backup.
ok, espero que ajude,pois para mim não preciso mais do que isto.
tem um artigo do paulino no vivaolinux que me pareceu bom:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos...php?codigo=882
:twisted:
Você pode usar o comando abaixo para fazer o backup, na verdade ele sincroniza os dados... o problema é que vai pedir senha toda a vez.
rsync -Cravzpg arqvos_do_backup user@máquina_q_receberá_backup:/home/backup_server
Outro forma seria usar o comando:
scp arqvos_do_backup user@máquina-q-recebe:/home/backup_server
este porém vai copiar toda vez todos os arquivos novamente para a máquina de backup, assim o diretório do backup poderá ocupar muito espaço, este comando também cai na questão da senha.
pra resolver o problema da senha dá uma olhada neste link, só pra mim não ter que passar todo o tutorial pra cá...
http://br-linux.org/tutoriais/002249.html#002249
Eu prefiro o rsync que daí fica sempre apenas uma cópia de backup e sempre atualizada.
se ainda restarem dúvidas avisa pra juntos resolvermos.