Processo para tirar uma SCM propria
Para entrar com o pedido e ortoga SCM a Anatel pede uma série de documentos sobre a empresa e também um projeto básico, mas esse projeto básico é necessário ser feito por um engenheiro ou somente o projeto para registro das estações deve ser feito por um genheiro?
Portela
Aqui eu fiz tudo o engenheiro so vinha e assinava e carimbava os papeis leva em media 18 a 24 meses para fazer tudo, da uma dor de cabeça grande, se tiver condições pague alguem que saiba fazer eu pagaria hoje pra alguem fazer na época nao tinha condições e achava carro o que as empresas cobram hoje depois do tempo que perdi e da dor de cabeça que tive acho isso barrato , hehehe na verdade vc tenque pagar um engenheiro mensalmente contrato minimo de 20 horas perante o Crea sao 6 Salarios, eu sei porque eu pago isso tb, os 9 mil não é o que mais custa.
Citação:
Postado originalmente por vanderleimt
Pagar um Engenheiro de Telecomunicações/Eletrecista mensalmente é facultativo, porque tem vários engenheiros que assinam esse projeto por R$: 650,00 em uma única vez, vale para o ano todo, aí então no próximo ano tem que renovar a ART, aí vc paga mais uns R$: 600,00 que valerá por mais um ano e assim sucessivamente.
Provedores pequenos não tem condições de pagar mensalmente um engenheiro de telecomunicações ou eletrecista nesses valores. E os administradores de provedores por ausência de conhecimento se sugeitam a esses absurdos.
Att.
Vanderlei.
Só que a empresa precisa ser registrada no CREA (exigência da Anatel para obtenção da SCM) e para isso o CREA exige um engenheiro que seja responsável pela empresa.
Pessoal posso contratar um engenheiro de qualquer lugar ou é obrigatório ser do mesmo estado onde o provedor estar instalado?
No site da Anatel tem informando que o processo para a legalização total do provedor é composto de 3 fazes:
» FASE I - DA AUTORIZAÇÃO
I - Habilitação jurídica:
II - Qualificação técnica:
III - Qualificação econômico-financeira:
IV - Regularidade fiscal:
DO PROJETO BÁSICO
Art. 1º O Projeto Básico, elaborado pela pretendente, e que fará parte do termo de autorização, deve conter pelo menos as seguintes informações:
I - caracterização da área de prestação de serviço, relacionando as localidades geográficas abrangidas e a Unidade da Federação;
II - âmbito da prestação;
III - radiofreqüências pretendidas e a respectiva polarização, quando for o caso;
IV - pontos de interconexão previstos;
V - descrição geral do sistema pretendido, incluindo:
a) a indicação dos principais pontos de presença;
b) descrição sistêmica indicando os principais blocos constituintes do sistema e suas funções, com diagrama ilustrativo simplificado;
c) descrição operacional.
VI - cronograma de implantação da rede.
» FASE II - DA INSTALAÇÃO DO SISTEMA
Depois que a ortoga sai você vai instalar o sistema
» FASE III - DO LICENCIAMENTO DO SISTEMA
Depois de instalado você tem de registrar as estações
Agora tenho uma dúvida, para a elaboração do projeto básico, que será enviado a anatel junto com toda a documentação da empresa, e necessário que o mesmo seja feito por um engenheiro ou vou precisar de um engenheiro somente quando estiver na fase II?
Portela
Logo na 1ª fase (apresentação de documentação) vc precisa apresentar a comprovação de que sua firma está inscrita no CREA. Para obter essa inscrição no CREA, o mesmo exige que a firma tenha um engenheiro responsável por ela.