Samba, me ajudem por favor
Pessoal, tenho o samba, e gostaria de fazer o seguinte:
Criar tres pastas, uma para cada grupo aonde somente o usuario de cada grupo teria acesso a sua pasta e nao as dos outros dois grupos.
Alguém tem alguma ideia de como posso fazer isso?
Pois o samba, to fazendo uns testes, criei dois usuarios e estes esta compartilhando pastas diferentes, mas nem sempre dá certo, as vezes o win xp nao encontra o servidor e da uns erros.
Alguem, por favor, encarecidamente, poderia me ajudar, qualquer ideia e muito bem vinda.
Muito obrigado
Andre
Re: Samba, me ajudem por favor
Alguém por favor poderia me ajudar nisso?Fazer com que cada grupo de usuarios acesse uma pasta na servidor?
Tente o seguinte:
[Diretorio1]
comment = Primeiro diretorio
path = /path/do/dir1
valid users = user1 user2
public = no
writable = yes
printable = no
create mask = 0765
[Diretorio2]
comment = Segundo diretorio
path = /path/do/dir2
valid users = user3 user4
public = no
writable = yes
printable = no
create mask = 0765
E assim por diante....
mtec :-o :-o :-o
Blz, vou cadastrando os usuarios aqui no linux conforme o grupo.
Voce comentou aqui valid users = user3 user4 tem como eu colocar mais de dois valid users, como por exemplo valid users = user5 user6 user7?
E tem como liberar por ip?
Desde já agradeço....
voce pode botar mais sim
voce pode colocar o grupo inteiro tb... assim?
[]'s
Realmente... não tinha me ligado neste detalhe. Colocar o grupo ao invés de usuário por usuário, funciona perfeitamnte.
Vai depender mais do que realmente vc precisa. Acho que limitar por grupo é a melhor opção (se entendi bem sua necessidade).
Até
mtec 8-)
Ok, pessoal to fazendo conforme voces estao me dizendo, mas porque nas minhas maquinas winXP o compartilhamento no linux aparece mas ele nao está acessivel ou se está acessivel, quando eu saio e entro de novo na rede, ele nao deixa mais entrar.
Isso acontece quando eu reinicio o servidor samba ou faço alguma modificação.
Gostaria de saber o que posso fazer para deixar sempre acessivel nas maquinas windows.Alguem tem alguma ideia do que acontece?
Segue uma parte do meu smb.conf ( Tenho os users cadastrados )
[Diretorio1]
comment = Primeiro diretorio
path = /home/gtis
valid users = @gtis
available = yes
browseable = yes
public = no
writable = yes
printable = no
create mask = 0777
Agradeço a ajuda pessoal...
Caro colega de uma estudada no http://focalinux.cipsga.org.br/guia/...ch-s-samba.htm
aqui vc vai conseguir sanar muitas duvidas. Boa sorte.