Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?
Citação:
Postado originalmente por
Nilton Nakao
Faz duas semanas que o sinal da Vivo, Tim e Claro está instável, no caso da Vivo é como se tivesse perdido a potência; coincidência ou não começou quando estas compraram praticamente a massa falida da Oi celular.
Aqui já faz 1 mes que a Tim e Oi tá com problema de sinal a 1 km com visada direta pra torre compartilhada. A Tim passa horas sem sinal. A potencia de sinal da Tim tá acusando 90 a 100dBm de sinal, o que antes era por volta 70dBm. A Tim não sossega em 4G!
Citação:
tuberculo
Prezados, estou com problemas com o sinal em área rural e gostaria de saber se vocês podem ajudar.
Instalei um Amplimax no alto dum mastro (sem antena externa). Estava funcionando bem com sinal 4G da Vivo. Porém, desde a semana passada, não conecta mais no 4G. Depois disso, eu desabilitei o 2G para não ficar muito ruim, mas o sinal 3G é muito fraco e instável. Eu sei que o sinal 4G ainda está lá, porque aparece quando faço a busca-cega. Alguém sabe o motivo de não conectar mais no 4G?
Esse aparelho tem vários "bugs", e um deles é ficar perdendo conexão da 4G em frequencia de 700Mhz. Acho que terá que usar uma antena externa yagi de 20dbi. Mas, o Amplimax tem que ser instalado com um cabinho curto no mastro, embaixo da antena yagi!
Citação:
tuberculo
Mas ele não está perdendo a conexão em 4G. Desde começou a dar problema, nunca mais conectou em 4G, nem esporadicamente.
Quando funcionava, a frequência de operação era 1800 MHz. Será que a Vivo mudou para 700 MHz? É possível isso?
Ahhhh taaaaaa! Voce tem que usar uma antena externa de grade de 1800Mhz, pois essas frequencias altas são problematicas para certas distancias!
1 Anexo(s)
Não tem nada a ver não, pois a 3G tá em 850Mhz e a 4G em 1800Mhz. Quando coloca a antena externa, tem um botãozinho embaixo do Amplimax para mudar para a antena externa, e depois de mudado, só fica funcionando a frequência da antena externa. Essa porcentagem indicada nesse aparelho não tem muito a ver não, pois, o que vale mesmo é a potência em dBm indicada dentro da configuração do aparelho. Essa potência tem que estar entre -55 ~ -100dBm. Um amigo tem esse aparelho em 700Mhz em 4G com uma antena yagi de 20dbi, mas ele só conseguiu um sinal com potência de -106dBm, e o sinal não segura, hora funciona, e hora não. O pessoal tá usando muito essa adaptação para melhorar o sinal!