-
re: Programa para Gerar Configuração do Balanceamento PCC
Citação:
Postado originalmente por
freitascs
Amigo darioeluan para que o site saia apenas por um dos links é só adicionar o ip do site no IP > FIREWALL > ADDRESS LIST aperta no sinal de + em NAME você escolhe qual link o site vai sair em ADDRESS é o ip do site que você pingou vai em comment bota o nome do site pra você saber que aquele ip é do site e aperta OK e pronto o site irá sair apenas por um dos link preferencialmente usamos sempre ip de bancos por causa de segurança que eles tem entre outros tambem.
Vamos por parte, colocando no address list apenas esta criando uma lista ouum grupo de IPs que deverão receber tratamento em outros módulos do Mikrotik.Ex. Nat, Filter...
O que acontece no caso do balanceamento é se criar antes da marcação nomangle uma regra de IPs que estão fora do balanceamento dos links.
Para evitar a repetição de regras e deixarextenso o seu administrador deve ter criado o tal grupo no address list. Nestecaso ele fará o apontamento para este grupo em sua regra.
No caso especifico do "ping" que é um pacote icmp basta criar umaccept para ele em firewall nat. Com isso ele sairá pela rota default.
-
Olá "interhome" a sua dica realmente faz sentido, fiz e aparentemente deu certo, Obrigado! Tenho uma outra dúvida que já estou a meses tentando fazer e até agora não obtive sucesso que fazer o scripts de down e up funciona, na verdade funciona só que preciso tirar o cabo de rede do meu roteador ou micro que compartilha para meu pcc onde recebo os dois links, só que vem uma dúvida que ninguém ainda conseguiu, se for feito assim o ip do meu roteador sempre vai responder a não ser que tiremos o cabo de rede dele certo, só que dessa forma está errado o certo é ele saber se tem ou não net, a única solução seria que ele respondesse de outra maneira para poder entender que tem ou não internet vc me entende? Agradeço
-
Citação:
darioeluan
Olá "interhome" a sua dica realmente faz sentido, fiz e aparentemente deu certo, Obrigado! Tenho uma outra dúvida que já estou a meses tentando fazer e até agora não obtive sucesso que fazer o scripts de down e up funciona, na verdade funciona só que preciso tirar o cabo de rede do meu roteador ou micro que compartilha para meu pcc onde recebo os dois links, só que vem uma dúvida que ninguém ainda conseguiu, se for feito assim o ip do meu roteador sempre vai responder a não ser que tiremos o cabo de rede dele certo, só que dessa forma está errado o certo é ele saber se tem ou não net, a única solução seria que ele respondesse de outra maneira para poder entender que tem ou não internet vc me entende? Agradeço
Quando se trata de uso de links que fazem uso de conexão Pppoeisso acontece de forma natural. Quando se usa link com Ip fixo. Cria-se uma regrapingando para depois dele. Caso o ping não seja bem sucedido ele toma ação dedesabilitar a rota e ativa-la quando o ping se restabelecer.
-
NTurbo, desculpa a minha ignorância, mais é que eu baixei o programa e só dei uma olhadinha rápida e queria tirar algumas duvidas, o fato é o seguinte tenho um Load Balance PCC configurado em uma Rb 750G tudo configurado manualmente conforme o link em anexo https://under-linux.org/f227/pcc-bal...r-m4d3-131343/ rodando tudo direitinho pelo – menos eu acho!! rss meu único problema é com os vídeos da globo, já fiz regra de lookback (EX: add action=accept chain=prerouting comment="SEM BALANCE" disabled=no dst-address-list=sem_balance in-interface=EthClientes), resolve por alguns dias mais depois volta a dar problema, foi ai quer pesquisando alguma solução pra meu problema vi que tem esse programa. Então vem minha duvida, pra mim configurar a minha RB tenho que dar um reset nela? Tenho que tenho que esta na mesma rede? Todas as configurações que eu colocar no programa vão ser exporta automaticamente para a RB?
agradeço desde já!!
-
Boa tarde pessoal. Estou usando o PCC Balance versão 1.3 e o mesmo está funcionando bem, só que está sobrecarregando demais o Link0, ou no caso qualquer que esteja sendo o preferencial. Enquanto o preferencial usa 3 mbps, o secundário usa 300 kbps. Hoje vou refazer o mesmo seguindo o exemplo do "freitascs" de ir escrevendo o mesmo na mão prá ver se resolve o problema.
Uma outra coisa que tenho percebido, isso quanto ao fato de uma conexão cair e a outra assumir, no meu caso, uso 2 ADSL e 1 Dedicado, tudo da mesma operadora, e no caso dos ADSL, eu percebi que eles pegam em sua maioria o mesmo "dst. address", mostrando assim no Routes: DAC > Dst. Address = 200.206.120.217 | Gateway = adsl_1 reachable. adsl_2 reachable | Distance = 0 | Routing Mark = "em branco" | Pref. Source = 210.13.63.15 (que no caso é o meu link preferencial no momento que está usando MUUUITO mais que o outro ADSL). No momento estou usando somente os ADSL para ver como que eles se comportam para depois eu ativar o Link Dedicado também. O fato de estar usando o mesmo "dst. address" pode estar influenciando nisso, e se um dos links cai, ele sempre irá responder por ser o mesmo IP, sendo nesse caso necessário desativar a placa?
Agradeço a ajuda dos parceiros. Até mais.
-
Amigo com certeza tem algo de errado na sua configuração por que não éra pra ficar puxando mais de um link e outro ser menos utilizado você verificou se no discador PPPoE ta desmarcado a opção ADD DEFAULT ROUTER nos dois ADSL por que aqui no meu loadbalance os dois link ficam sempre igualados, qual quer coisa tenta minha configuração ou analiza com a sua e ver se tem algo diferente faz o download aqui LoadBalance 2ADSL Bridge 100%.txt - 4shared.com - document sharing - download
e outra coisa tambem estou pra colocar um Dedicado Full de 1Mega no meu loadbalance quero ver como que vai ficar um amigo aqui tem um Dedicado Full de 2Megas da NQT com mais 2 ADSL e ta perfeito agora só to esperando a NQT instalar aqui no provedor prazo de 15 dias
-
bom eu tenho um dedicado de 5 megas e 2 adsl de 4 megas como ficaria a configuração!!
-
Srs. Desculpe minha ignorância, mais olhando bem para as configurações não consegui ainda raciocinar como devo fazer para que o scrips do UP e DOWN consiga entender para fazer automaticamente tal tarefa, caso um dos meus links caia, lembrando que não trabalho com PPOE e sim com dois Links dedicados possa se dizer assim, então fico em muitas dúvidas se alguém poder de ajudar como fazer isso para que possa o testes e até mesmo postar aqui para o grupo se funcionou ou não. Estrutura:
Link 1 : 200.228.93.32
Link 2 : 200.228.93.35
Link 3: 200.228.93.40
Como devo fazer para que quando o Link 2 cair ele automaticamente use o scripts de down e assim que voltar faça o scripts up, claro que pelo que imagino ele fará uma checagem pelo tempo que eu determinar é isso mesmo? e assim mantenha todos on line no decorrer da necessidade. Se possível coloque aqui o scripts aqui que pego adapto e faço o testes para ver se o mesmo vai funcionar. Lembrado que se colocar o Ip no HOST de cada regra que criar em NETWATCH ele vai derrubar se eu tirar o cabo de rede, o ideal que ele fizesse alguma jogada de resposta para um IP externo independe para cada LInk para checar e assim descobrir se o mesmo está respondendo ou não, estou certo ou errado ? Agradeço aqueles que poderem me ajudar e com certeza tirar dúvidas de quem procurar ajuda no forum; Obrigado!
-
Acompanhando. Implantarei num futuro proximo.
-
ninguem observa os script's???
-
tem alguma nova versão em desenvolvimento?
-
ola pessoal sou novo aqui e estou precisando uma grande ajuda.
tenho 2 link adsl ip fixo nos 2, sendo uma de cada operadora 1 oi outro gvt, um de 15mb outro 5mb.
hoje uso eles numa 433auh, se cai um entra outro certo, autencicaçao hotspot, entrego 1mb para clientes.
hoje com 50 60 logados minha rede esta ficando lenta.
dai to fazendo o seguinte estou comprando 2 rbs 450g para por la, pois uso 4 basestation de 20dbi com rockets m5,
pois queria fazer o balance numa rb450g sendo que 1 link fizesse so navegação msn, e outro downloads p2p certo, dai com os links balanceados colocava eles para switch, hi do switch para outros pop hi para outra Rb450g onde esta vai fazer o hotspot
desde ja obrigado por toda ajuda amigos
-
Olá Pessoal!
Depois de muita procura e consulta em alguns forums, seguir o raciocionio que está neste link (https://under-linux.org/f227/problem...namico-135520/) e acabei chegando a conclusão que de fato me atendeu executando automaticamente o UP e DOW quando um dos meus links cairem sem precisar ficar 100% de olho e sem redirecionar tráfego de porta para um link melhor para mim está atendendo era o que eu queria muito e fiquei feliz de ver funcionando. Meus links possa se dizer que são todos Roteados.
Para chegar a esta conclusão foram feitas várias pesquisas e entender a forma que trabalhamos na nossa estrutura e depois de muita confusão e ninguém entendendo o que estava falando cheguei a conclusão que postarei abaixo que na verdade precisava apenas de duas regras a mais no IP Route e usar o Netwatch para fazer a checagem e assim executar automaticamente o UP e DOW dos Links que desejava que o próprio programa do Scan já faz inclui no \System\Scripts cada um dele. Toda esta estrutura minha funcionou abaixo pq uso Link possa se dizer como Roteado
1 – Vamos para solução do problema primeiro ir em IP Route e adicionar as rotas que faltam até pq o programa do Scan da forma que uso já fez tudo.
add check-gateway=ping comment="Serve para que o IP 8.8.4.4 saia apenas pelo Link SAT2 e assim saber se tem ou não Internet nele para fazer processo de dar UP e DOWN." disabled=no distance=1 dst-address=8.8.4.4/32 \ gateway=192.168.2.1 scope=30 target-scope=10
add check-gateway=ping comment="Serve para que o IP 8.8.8.8 saia apenas pelo Link SAT1 e assim saber se tem ou não Internet nele para fazer processo de dar UP e DOWN." disabled=no distance=1 dst-address=8.8.8.8/32 \ gateway=192.168.1.1 scope=30 target-scope=10
Lembre-se que os ips “192.168.1.1 e 192.168.2.1” são da minha rede que tenho como roteada e são meus gateway.
2- Segundo ir no Tools\Netwach e adicionar as duas rotinas que quer fazer no meu caso como uso dois links além do meu principal , precisei fazer duas somente e o seu caso são mais do que isso é só seguir o raciocínio.
/tool netwatch
add comment="" disabled=no down-script="/ip firewall filter set [find comment=\"Link1\"] disabled=yes;\r\
\n/ip firewall nat set [find comment=\"Link1\"] disabled=yes;\r\
\n/ip firewall mangle set [find comment=\"Link1\"] disabled=yes;\r\
\n/ip route set [find comment=\"Link1\"] disabled=yes;" host=8.8.8.8 interval=10s timeout=1s500ms up-script="/ip firewall f\
ilter set [find comment=\"Link1\"] disabled=no;\r\
\n/ip firewall nat set [find comment=\"Link1\"] disabled=no;\r\
\n/ip firewall mangle set [find comment=\"Link1\"] disabled=no;\r\
\n/ip route set [find comment=\"Link1\"] disabled=no;"
add comment="" disabled=no down-script="/ip firewall filter set [find comment=\"Link2\"] disabled=yes;\r\
\n/ip firewall nat set [find comment=\"Link2\"] disabled=yes;\r\
\n/ip firewall mangle set [find comment=\"Link2\"] disabled=yes;\r\
\n/ip route set [find comment=\"Link2\"] disabled=yes;" host=8.8.4.4 interval=10s timeout=1s500ms up-script="/ip firewall f\
ilter set [find comment=\"Link2\"] disabled=no;\r\
\n/ip firewall nat set [find comment=\"Link2\"] disabled=no;\r\
\n/ip firewall mangle set [find comment=\"Link2\"] disabled=no;\r\
\n/ip route set [find comment=\"Link2\"] disabled=no;"
Link2 ( SAT2)
LINK1 ( SAT1)
Se vc observar que coloquei o timeout em 1500ms é pq meus links secundários são muito ruim por isso que coloquei assim caso a resposta do Host seja acima deste valor o mesmo irá automaticamente derrubar e testará a cada 10 segundos se o link voltou ou não, isso vai depender da sua latência se for na faixa de 200ms e queira colocar como 300ms como padrão fique a vontade.
Obs: Estes scripts que foram adicionados em cada campo do UP e DOWN, na verdade nada mais é do que está na opção System\Scripts\ lá já vai ter criado como padrão o UP e DOWN para cada Link usando o programa scan
Ai foi só clicar duas vezes em cada um dele que lá vai ter o campo “SOURCE” que vão ser as regras que Servem para que o UP e DOWN sejam executadas automaticamente, claro que colocando as mesmas no Netwatch em cada campo para fazer o serviço, feito isso está pronto. Então só ficar observando nos detalhes para que a regra funciona.
Pessoal aqueles que quiserem que envie até o print screen da minha configuração, só postar aqui no forum seus emails que envio para assim facilitar a vida de vcs.
Fiquei quase 1 ano atrás dessa solução e sempre empurrando com a barriga, até que fiquei chateado de um dos meus links cairem e meus clientes ficarem sem acesso pq não ter executado automaticamente o DOWN
Obrigado
-
Citação:
nosf
Concordo plenamente.
Não quero ser ressusitador mas gostei muito mesmo..... Vamos continuar mesmo? Eu tb quero ajudar
-
Citação:
scan
Não está abrindo. O que houve...??? Só falta querer cobrar agora....rs
-
darioeluan
pelo que entendi na sua regra vc colocou a checagem de ping dos dns, se nao pingar ele desativa o link fiz um teste aqui com sua regra e funcionou meu problema foi, os ips dos sites marcados para sair no link q foi desativado ficarao sem abrir, ai vi que o script faz uma busca pelo comentario Link0, 1, 2, 3 dependendo de quantos links vc tiver, e ele busca este comentario em filter, nat , mangle e route e o encontrando desativa ou ativa a regra pelo programa que gera o script de pcc ele só comenta com esta observação no route as outras regras pelomenos no meu ele nao criou o comentarios, ai a duvida é, em qual delas que tenho que adicionar o comentario para o pcc parar de buscar os sites na lista de ip e jogar vamos supor na rota padrao? e quando a rota padrao para, como redirecionar o IPs que estao nela para nao fazer balanceamento e sair somente por outra rota sem balancear, só falta definir isto no meu pcc para ele ficar 100% funcional, no meu caso tenho 3 links 1 lp da telefonica 1 mega full, 1 adsl da telefonica de 2 mega e um cable modem da virtua de 10 mega (LP ip fixo, speedy empresarial ip fixo, net virtua veio o modem com roteador e wireless entao ele joga ip fixo invalido tbm)
-
Olá!
antonoel, é o seguinte, o que entendi da regra que apliquei e resolveu o meu problema é que ele só faz a checagem de pingue para ver se no LINK tal ele tem navegação, caso não tenha o mesmo para ou se voltar ele ativa. Quando ele para quem assumi todo o trafégo é o meu Link principal, o Ip Route coloquei os DNS 8.8.8.8 e 8.8.4.4 apenas para checagem só isso que ele faz nada mais, na hora que ele não encontra resposta desativa e automaticamente redireciona o tráfego para a Rota Principal até as outras voltarem.
Quanto a pergunta dos comentário não entendi sua posição, me explique melhor.
Até mais!
-
cadê o amigo SCAN para fazer mais essa atualização no programa!!
-
Pessoal, bom dia!
Estou tentando realizar a seguinte configuração:
tenho 2 links adsl:
192.168.2.1-2mb
192.168.1.1-11mb
estou com ip estático nesses modens, pois eles são wifi, e como utilizo para outras funções gostaria de deixalos como ip fixo.
tenho 2 clientes via wifi em um roteador tplink com uma antena direcional.
qual seria meu propósito, usar um load balance, limitador de banda por cliente e futuramente usar autentificação cliente em pppoe, ou algo do genero.
Porem, usando o programa, não consegui fazer com que funcione o load balance.
gostaria inclusive que a rb750g, fosse o servidor dhcp da rede, o que não consegui de maneira alguma.
Alguem pode me dar uma luz?
-
ótimo eim...meus parabés...só faltou para netvirtua, ou seja dhcp client!
Grato,
-
pô lê o topico desde o começo que vc vai saber o que fazer!!
-
Pessoal, li todo o tópico e não achei nada a respeito... tenho 3 pcc já rodando com o script gerado pelo programa do scan... todos funcionam muito bem, 100%. Só que em 1 desses balanceamentos (um link de rádio, e uma adsl ambos com pppoe) tem uma vpn usando o protocolo l2tp. Essa vpn se conecta no link de rádio e as 2 pontas tem ip fixo. Quando estou com os 2 links ativos, nao funciona a vpn, nao conecta. Então estou com o link de adsl desativado no momento, só usando o rádio e com a vpn funcionando. Tentei criar a regra no address Lists pro ip cliente da vpn sair só pelo link de rádio mas pelo que vi "o buraco é mais embaixo"hehe... ele cria uma nova interface"l2tp" e nao funcionou a regra...
Alguem sabe de alguma solução p/ isso? São 2 clientes que conectam nessa vpn, ai nao posso fazer o server na outra ponta, pq os links sao pequenos e o maior tá aqui onde tem o pcc.
-
não entendi bulufas nenhuma, vc tem clientes dentro do seu load???
-
tenho o load balance funcionando e escutando requisições l2tp, tem 2 clientes dessa vpn que conectam nesse load, mas não funciona, tenho que deixar só a wan principal ativa, pra aonde os clientes da vpn apontam.
-
Duvida tosca:
Tenho 4 link adsl:
1° devo criar uma rede e add os 4 link!?
ou
2° Devo criar 4 rede e add 1 link por rede?
Ps: Fiz como a opçao 1 e esta funcionando sussa... É apenas para desencargo de consciencia...
-
Olá, amigo você criar uma Rede de Saída e Balancear 4 Links de entrada.
-
Entao freitascs, foi isso que fiz 1 rede ex:
1 Rede tendo como gate 192.168.254.1 e nela add os 4 link
ps: Usando both-addresses-and-ports achei que o desempenho e nivelamento de link fico melhor que both-adresses
-
isso mesmo você está correto no que fez, e aqui eu também uso desde que botei loadbalance com both-addresses-and-ports o desempenho realmente é melhor e não dar problema ficou perfeito.
-
Caros amigos, devo estar errando em algo. Minha situação é a seguinte. Tenho uma rb750g com configuração padrão (nova) que será o balance. Nela irei colocar um link full 3mb e 2 adsl 4mb (bridge). Para controlar os clientes uso um pc com mikrotik 5.5. Como devo configurar o programa?
Já fiz 3 tentativas e nenhuma navegou.
Agradeço desde já.
-
Andre Posta o que tu vez para a galera analizar!!
abç!
-
rapaz se vc seguir o programa vc consegue agora vc tenque ver a configuração de entrada do seu servidor!!
-
Meus Parabens Otimo mesmo cara, mas so me respode uma coisa? o seu programa define a interface apenas de entrada? tipo eu tenho uma sugestão: add tambem links de saida, tipo vc ja fez com os links de entrada, agora coloca os links de saida, de acordo com a configuração do usuario, eu sei que vc consegue, vai lá amigão, meus parabens
vlw
-
Faz tempo que não acompanho o tópico.....alem de tudo esta bem extenso.
Gostaria de saber qual esta sendo a melhor configuração utilizada dos Both-address e também como estao utilizando o DNS.
-
Muito legao vou testar mas desde ja agradeço a sua disponibilidade
-
Bom dia!
Faz tempo que não apareço aqui, e, esta semana qundo tive de fazer um balanceamento eu fui a usar o programa PCC 1.3 no qual percebi que precisa de alguns upgrades para melhorar o manuseio do mesmo e correção de alguns erros de gravação de configurações.
Ao mesmo tempo me veio a pergunta:
Corrigir a versão atual ?
Ou criar uma nova versão Web ?
por isso venho a vcs perguntar o que achão mais prático ??
Att.: Scan
-
OBS:
lembrando que a versão web, possivelmente não tera a possibilidade de gerar um arquivo de configurações que vc possa upar posteriormente e fazer alterações.
-
Ola Scan
uso o seu programa faz um tempo, desde qdo vc postou as primeiras, na minha opiniao ficaria melhor corrigir, como mencionou a versao web, nao há possibilidade de copia para colar.
abraços
-
ja vi e utilizei algo parecido em php direto no site q ele tinha opção de copiar e colar.
-
esse seu programa ja me salvou varias veses, eu acho melhor vc atualizar ele. ja usando as novas regras pcc
-
Boa tarde!
Primeiramente obrigado pelos comentários, e, vou corrigir a versão atual do programa.
Lembrando que se tiverem alguma novidade do pcc para atualizar, me postem para que eu possa analizar e posteriormente implantar no programa.
-
Citação:
scan
Boa tarde!
Primeiramente obrigado pelos comentários, e, vou corrigir a versão atual do programa.
Lembrando que se tiverem alguma novidade do pcc para atualizar, me postem para que eu possa analizar e posteriormente implantar no programa.
A versão 1.3 ta legal, Se possível arrume aquela falha onde o MSN fica caindo (reconectando)... Não sei se é limite de conexão do provedor ADSL ou se o PCC fica jogando o MSN de um link para outro.
Abraços
-
bom caro scan e amigos do topico volto a ressaltar que os scripts não estão funcionando, tipo dá uma olhadinha lá em System>script sempre ta ficando zerado vocês poderiam analizar ou sou eu que estou viajando na maionese!!!
-
Bom dia!
teletanbs, acho que viajou na maionese, pois os scripts gerados pelo programa não ficam em system/scripts .... e sim, configuram o mikrotik em (ip address, ip route, ip firewall filter, ip firewall mangle)... o unico script que pode aparecer em system / script é o de up/dow de links.... mas é claro, se vc mandou o programa gerar o mesmo, caso contrário não vai aparecer....
espere a nova versão 1.4 que vai vir com umas correções de gravaçoes de arquivos, erro este que pode ser o causador de erros na hora de gerar o script, pois ele gera mais de um e errado...
-
Valeu pela atenção Scan, outra as vezes quando eu gero os script preenchendo tudo corretamento o programa deixa de gerar a regra do magle, filtro trancerout e HTTPS fora do load, mais isso é só as vezes, outra você conhece um pouco do LOAD NTH?? se conhecer gostaria de saber o pq do load PCC não balancea as cargas por igual assim como o NTH faz!!
-
Bom dia!
Realmente teletanbs, verifiquei que esta ultima versão tem uns problemas de gravar e gerar as configurações, para tanto já estou trabalhando na versão 1.4 do programa, frizo ainda que pode vir a demorar um pouco pois estou a corrigir a manipulação de arquivos XML do programa.
Desde já, grato pela atênção de todos.
-
Valeu Scan tem pressa não, obrigado mesmo pela sua iniciativa!!
-
bom dia!
Segue link da nova versão do programa PCC, versão 1.4...
http://www.saocarlosnet.com.br/downloads/PCC_1.4.zip
OBS:
nesta versão corrigi problemas de gravação dos arquivos de configuração, ou seja, quando há mudancas na configuração o mesmo grava corretamente, outro problema corrigido é o de gerar códigos, que estava misturando códigos de uma rede com outra rede, e não gerando de forma idenpendente.
-
OBS:
Nesta versão 1.4, caso queiram começar do zero, basta excluir todos os arquivos de configuração do sistema, deixando é claro o executavel PCC.exe, ao executar novamente o programa recria as tabelas automaticamente.
-
aqui da erro ao executar o programa. e falta um arquivo dll. MIDAS.DLL
-
bom dia Snake_jp!
no primeiro posto, fala sobre este arquivo midas.dll, lá vc encontra um download do mesmo.
Esta dll é utilizada pelo programa, e no seu caso, seu windows não tem a mesma, ao baixar e instalar, vai funcionar conserteza.