Uso switch encore e mymax a mais de 1 ano e sem problemas.
D-Link, nem vassoura eu uso.
Versão Imprimível
Aqui Encore e LG rolam de boa... sem problema algum... voce deve estar usando os Encore de 2ª linha que so vem com 4 contatos no conector... eles sim, sao fuleiragem.Citação:
Postado Originalmente por lfaria https://under-linux.org/forums/image...s/viewpost.gif
Aproveitando o gancho, não use encore, muito ruim e costuma dar instabilidade na rede com o tempo. LG=não conheço. Costumo usar DLINK, pois tem modelo BBB (Bom, bonito e barato).
estou gostando do tópico, bastante interessante.
agora no seu caso amigo damacenoneto, sem quere ser o pessimista do tópico, neste caso a anatel ja vai considerar onde tem esse cliente recebendo o sinal em 5.8 e distribuindo, como sendo uma estacao. ai teria q registrar, pagar TFI e anuidade.
mas o topico está muito legal mesmo.
vou continuar por aqui, vamos ver se conseguimos juntar as experiências para podermos por em prática e fugir da interferência enorme em 2.4Ghz.
aqui na minha cidade tenho um concorrente que esta jogando internet via cabo para os clientes dele. mas nao sei como ele esta se resolvendo com a companhia elétrica (dona dos postes) e nem que tipo de equipamento esta usando (switch gerenciável ou nao).
olhem ai amigo uma solucao legal para redes Wireless e principalmente a cabeada, CIANET networking
Xandemartini onde posso encontrar uma min-dslam para comprar e como funcionaria com esse equipamento. não acho caro 4.500 uma de 24 portas, ou seja, 187,50 por cliente. Cada cliente teria que usar um modem ADSL ? e uma dslam maior por quanto vc acha que ficaria ? Qual a distancia que uma dslam consegue jogar o sinal nos cabos ?
Estou pensando seriamente em uma solução de cabos seja cabo lan ou par metalico, vou optar pelo que me de menas dor de cabeça.
Se mais alguem tiver uma informação a respeito pode deixar o seu cometário.
Amigo da uma olhada neste link aqui vc tera mais informações
Ynoma tecnologia.negócios.parceria - (11) 3743-3737
Abraços
Clecio
https://under-linux.org/forums/mikro...-new-post.html
Nesse link aí tem as informações!
Hummm, agora que eu saquei você injeta corrente alternada no cabo!!
Sim, aí você compensa com uma fonte maior para resultar numa voltagem apropriada para o hub.
Engenhoso... 2 :-)
Os calculos que eu me referi são para POE em corrente contínua, com a fonte de alimentação da sede.
Eu também já pensei em fazer isso, mas pela legislação atual você teria que pagar 1 TFF e 1 TFI para cada ponto em que vc colocasse 1 AP para recepcionar e retransmitir aos clientes. Logo, pelo meu pensar, ficaria muito caro pra vc implamtar esse sistema, se vc quisesse fazer tudo dentro da lei ...
Tem equipamento específico, e barato, pra isso na TurboLink Turbolink Telecom - Switch Long Reach SLR4T4 10/100Mbps , um "hub" para 1,3 KM.
UAU ... que legal esse link --> Ynoma tecnologia.negócios.parceria - (11) 3743-3737
DSL até 6 km levando em consideração que pode ser em uma raio de 360º a partir do ponto principal .. isso sim eh interessante !
Penso diferente em relação ao cabeamento, se for pra investir neste sistema, utilizaria as soluções da CIANET por exemplo, que permitem levar TV, monitoramento, VOIP, etc... acho q a questão TV é um diferencial, como a NET esta fazendo... Internet + TV Aberta + Fone por R$ 39,90... solução para as classes C,D e E que movimentam este país.
Isso nunca aconteceu... ja aconteceu dum caminha passar e partir os fios, mas nao da pipoco nenhum nao...Citação:
Jah pensou se um técnico da Oi cortar o seu fio pensando que eh de telefone ??? Vai dar um pipoco na cara dele e a sua rede vai parar ... sem contar que pode queimar uma série de switch ???
O tecnico seria muito lerdo pra cortar um fio que esta junto com um azul sem saber o que é... (se bem que tem tecnicos lerdos mesmo)
Citação:
Descrição do Produto
Os DAS-32xx são assim mini DSLAMs IP com 16/24/48 portas ADSL/ADSL2/2+ que possuem os mesmos recursos que os DSLAMs de grande porte, isso significa que ele atende às mais rigorosas exigências de confiabilidade e recursos de provisionamento e gerenciamento.
Os DAS-32xx podem ser empilhados, de forma que até 8 equipamentos podem ser cascateados para serem gerenciados como um único equipamento com um único endereço IP. Através dessa empilhamento até 384 usuários DSL podem ser atendidos através de uma única conexão com a Internet.
Para os usuários os DAS-32xx funcionam de modo transparente, como uma bridge ou um switch. No entanto essa transparência ao usuário não significa falta de controle, muito pelo contrário: controle de banda por usuário, isolação por VLAN, Spanning Tree, IGMP Snooping, 802.1x,
Entre os recursos avançados, os DAS-32xx suportam DHCP (ele pode tanto se comportar como servidor DCHP como utilizar um servidor DHCP da rede), isolação de usuários (evitar que um usuário invada a rede do outro), gerenciamento in-band e out-of-band, autenticação por servidor RADIUS. Por suportar os padrões ADSL, ADSL2 e ADSL2+ os DAS-32xx suportam os modens DSL tradicionais de mercado e também está pronto para os novos modens ADSL2+, com velocidades de até 24Mbps. Isso significa proteção de investimento para os próximos anos.
24MBps ??? humm . .. isso eh bom !
Quanto deve tah custando uma dessas de 48 portas ???
Os preços são os seguintes:
IP DSLAM COM SPLITTER INTEGRADO
DAS-3216 IP DSLAM com 16 portas ADSL/2/+2 (splinter integrado) e 1 porta 10/100 BaseT 2.950,00
DAS-3224 IP DSLAM com 24 portas ADSL/2/+2 (splinter integrado) e 2 porta 10/100 BaseT 3.950,00
DAS-3248 IP DSLAM com 48 portas ADSL/2/+2 (splinter integrado) e 1 porta 10/100/1000 BaseT 7.900,00
CABOS E ACESSÓRIOS
Cabo Telco50 24 pares sem terminação 10 mts 110,00
O DAS-3248 IP DSLAM com 48 portas ADSL/2/+2 usa 2 cabos desses
MODEMS ADSL
DSL-500B Modem router/bridge com protocolos ADSL/ADSL2/ADSL2+ 99,00
Abraços
Clecio
Entaum eu to fora ... pq o q tem de gente que roubam esses cabos aki no RJ nem se fala ... a Telemar sofre com esses ladroes safados ... tem um bairro próximo aki que toda semana vagabundo rouba os cabos ... e olha que eles tem segurança a paisana que anda por ai de noite só vigiando isso ... imagina se eu coloco esse cabo ai e vagabundo vem e me rouba ??? afff... naum gosto nem de pensar !
isso depende do hub sim,
se dois vizinhos tiverem o sistema e colocarem ips /24 vao sem duvida montar uma rede interna em cima de seu equipamento,
só será bloqueado no servidor se o cliente manter o ip ou pppoe que o provedor destinar, mas como os clientes podem sim possuir conhecimento e alterar o ip e usar os seus cabos para transferir arquivos.
Att.
mesmo que os encore da vida custem apenas 40/50 8portas, o custo que vai ter com dor de cabeça, manutenção, etc, etc, etc,...
um gerenciavel de 24p custa entre 800 e 1200. (dependendo do fornecedor), e aqqui você poderia fazer VLANs normalmente, e isolar as portas. evitando o uso de sua estrutura pra outras coisas, como arquivos e jogos.
seria uma ótima saída para quem nao queira usar DLAM, pois o custo no final é bem maior. DLAM + CABOS + SPLITERS + MODEM.
Há quem diga (como ja li muito aqui) que o DSLAM é muito bom mesmo.
Mas se eu fosse fazer algo do gênero com DLAM faria no padrao, com cabo TELCO e tudo mais. Aí o projeto saíria bem mais salgado.
Ja com switch, ainda nao consegui visualizar algo que seja viável em termo de baixa manutenção.
Mesmo TV Aberta precisa de licença ?? Eu nao vou vender pacotes de TV, simplesmente vou agregar serviço a internet... a minha cidade temos 5 canais de TV, pelo que sei canais abertos passam de 12... o serviço seria semelhante a parabolica... temos assim a anatel não permite ??
É viável, mas lembre-se que teria um switch a cada 100 metros. O pulo do gato é fazer um bom projeto. Onde a mescla do mapa, do posicionamento dos switchs e o uso intercalado dos gerenciáveis, pode viabilizar de fato o projeto.
A "culha", sem se preocupar com o acesso entre os usuários, já é outra história.
Concordo com vc ... estou pesquisando varias tecnologias que utilizam o cabo como meio de transmissão ... mas quando a vantagem eh custo alto a manutencao sai barato e quando a vantagem eh custo baixo a manutencao sai salgadissima ! Pesquisei HPNA3.0, DSLAN ... e outros ...
Concordo com vc ... prefiro gastar mais um pokim do que ter dor de cabeça .... aqui no Rio o Switch 3com de 8 portas tah 79 reais ... e qualidade e o acabamento eh de outro mundo ... vem em neon azul com o embrema que acende branco ... show .. essa semana eu comprei dois e substitui os planet que tinha lah na empresa !
Tah ai a questão de registrar os pontos de recebimento de sinal ... e bla bla bla ... cada um fala uma coisa ... agora eh que entra a questão :
Alguém ai trabalha dessa maneira ???? Alguém jah sofreu fiscalização trabalhando desse jeito ???
Isso jah deu muito pano pra manga aki no forum e eu continuo confuso ainda ... querendo saber quem tah certo ...
Muito se discutiu e não se chegou a uma unanimidade. Eu aqui por via das duvidas tenhos todas as minhas bases cadastradas, nao por ser certinho e talz, mas é sou um cara muito nervoso hehehe. Nos entido de preocupação mesmo. Pra ter uma idéia, mesmo assim, com todas as bases cadastradas e tudo homologado, tenho certeza q se um dia a anatel vier aqui vou suar frio na frente deles... Imagina se eu tivesse algo ilegal como seria!
Desculpa discordar, mas segundo a Anatel, tem que registrar sim. Todo lugar, onde vc tiver ponto-multiponto, seja com uso de radio frequencia ou não. A Anatel considera como uma estação. Então está sujeita a TFI sim.
Isso foi totalmente esclarecido aqui em minha cidade em uma reunião na Anatel daqui, com documentos enviados de Brasília.
Tenho aqui os documentos todos.
A quem interessar tais documentos, anexo o mesmos...
Não vou mudar o assunto do tópico, mais eu tenho aqui em mãos um documento assinado pelo Dirceu Braviera...(acho que é esse o nome) da Anatel de Brasília deixando claro que não prescisa cadastrar. Se eu tiver que cadastrar terei que fechar as portas, pois tenho apenas 130 clientes, ainda começando com muita dificuldade.
concordo com vc no seguinte quesito, eu tinha esse documento também. mas preste bem atenção no que ele diz.
ele deve ter um trecho que diz mais o menos o seguinte...
"... que utilizem apenas equipamentos de radiação restrita ... não precisam ser registrados ..."
quando você coloca um switch na história, essa alínea perde a validade.
A cianet tem switch gerenciável de 7 portas por aproximadamente 300,00.
É mais caro, mas dependendo da aplicação vale a pena.
Entaum se alguem tem esse documento ai poe ai que eu quero imprimir !
A CIanet me ligou essa semana e a mulher lah disse que tem uma solução que cobre 20km ... com cabo ... porem seria solução ponto a ponto ... isso eh interessante !
Alguem tem alguma informação sobre utilização de fibra optica ? Por quanto ficaria os custos e qual equipamento utilizar nos clientes e no provedor, qual seria o custo para eu cabear por fibra uns 2 Kms ?
Acho que seria uma das melhores opções haja vista não precisar de switch nos postes.
Há uma empresa aqui na minha cidade que trabalha dessa forma, oferecer o serviço de TV e Internet, www.cabonatal.com.br
Pessoal quanto a legalidade do serviço, os switchs e cabos tem que ser homologados é claro, mais podemos utilizar cabos UTP para fazer a comunicação (cliente, provedor), haja vista que estes cabos são de uso interno,
Eu tinha minhas conclusos a repeito mas um amigo meu falou que não era legal utilizar estes cabos de UTP, no caso de uma fiscalização da ANATEL eu seria lacrado, haja vista eles serem para uso indoor ai fiquei na duvida.
Alguem poderia da a sua opinião a respeito. Alguem que já usar essa solução já tevi fiscalização da ANATEL.
Pessoal poderia usar fibra óptica para colocar um switch para comunicar com o outro?
ou pegar e só colocar um equipamento q muda de fibra para cabo de rede?
To pensando em colocar tudo na fibra, assim pode fazer de boa né?
Aguem poderia da uma ajudinha?
Obrigado, Antonio Neto - ATA Informática On-Line.
Como esta pensando em fazer tudo na fibra e os clientes como ia fazer?????