Opa.. blza,, que noticia boa,, seguinte,, pra te ajudar na distancia entre a torre e os teus clientes,, use o google heart,, ele vai te dar a medida exata entre a casa do teu cliente e a torre.. ai não tem erro.
boa sorte.
Versão Imprimível
Galéra tenho visto que muita gente aqui tem apanhado para os bulets no que tange á estabilidade da rede. Entendam que o equipamento precisa escutar e não falar alto, ou seja, de nada adiantar aumentar a potência de qualquer AP se o mesmo não tem a sensibilidade tão boa para enxergar o sinal da rede com potência baixa. No caso dos bullets com 12dBm de potência, tenho o mesmo instalado no alto de um prédio servindo 5 clientes, o mesmo está como AP+WDS, configuradinho e setado com 12dBm, a distância é de 2,5Km. Lembrem que espetando o bixinho em uma grade de 25dBi, sem pigtail e nem nada, a perca é praticamente 0%, por isso a necessidade de se diminuir o maximo a potência do bullet, vá ajustando o mesmo de acordo com a nescessidade, pois se todo mundo começar a espetar bullet em grade de 25dBi á 20dBm, o espectro vai ficar tão poluído que não existirá mais nenhum equipamento 2.4GHz que suporte tamanha poluição espectral. Abraços!!!
achei um defeito , legal , a fonte q tva vindo , nao tava dando os 12v ai peguie uma original da nano e acabo os poblemas obg pela atencao de todos
ta falndo la q suporta 24 v so ve qts amperes suporta vai por mas q vai derreter o bullet
amigo vc pode colocar 1 milhao de amperes que nao vai derreter seu bullet, vc nao pode e ultrapassar a voltagem do equipamento.
vc pode usar tranquilo a fonte de 24v.
É isso ai Jociano,, voce tem toda a razão e sabe o que fala.. Eu atualmente só estou usando bullet nos clientes e o único que precisei almentar a postencia pra 18 dbi foi um que estava proximo a uma repetidora de concorrente,, aqueles que usam amplificador e tudo mais. Até as antenas melhor usar as de 19 DBI e não de 25,, principalmente se estiverem proximos da torre.
Bom, prode se dizer que de nada adianta usar bullet nos clientes, e na torre por exemplo usar cartão da senao,Ap Ovis link, Ap router ou sei lah qual otra marca diabo.
Ou voce tem por exemplo XR2 na sua torre e BULLET2 no cliente
OU PROXIM, WAVION, CISCO equipamentos de qualidade na sua torre ou nem instale BULLET no cliente.
EU POR EXEMPLO USO XR2 e BULLET2 pra atender usuarios VOIP e nao apenas internet e nao tenho doque me queixar consigo PING de 50 de ttl com 50000 bytes. e no maximo 3 ms sem pacotes maiores em distancias superiores a 5 quilometros com vizada direta e area de afastamento descente.
Você disse q precisou aumentar a potencia pra 18 dbi em um caso especifico (sendo Nodefault 20 dbi)...... mas geralmente você deixa em qto essa potencia ?
Exemplo : suponhamos que a maioria dos clientes fiquem entre 800 metros e 2 km no máximo sem grandes interferencias com visada limpa......qual seria a potencia média que você usaria em seu bullet ?
Nota: Aqui tenho deixado em default 20dbi.
Concordo plenamente com o conteúdo que amigo falou. Tem que existir sincronia de qualidade. Nem adianta usar material bom na torre se no cliente você acaba usando outro de péssima qualidade.
Torre bem estrutura em equipamento, cliente com material bom é sinônimo de sono tranquilo e sinal de que a preocupação é apenas em pagar o link. rsrsrsr.
Flws.:withstupid:
Quando você diz, "distancia real", você está se referindo ao ajuste de ACK, nao?
Como tenho também Nanos numa célula de repetição, o que notei é que na célula tive que deixar os Nanos com 26dbm. E nos clientes então fui ajustando para baixo até que mantinha a conexão.
Quanto mais baixa a potencia e menor o ACK (dentro da distancia), o CCQ fica mais alto em 100%.
Se baixo a potencia na célula, daí preciso aumentar um pouco nos clientes de média distância para compensar. Na verdade a distância não é tão grande assim, o mais distante fica a 1.5km. Mas o terreno é muito dobrado. E como tem árvores nesta cidade!!!
Não que caia a conexão quando baixo na torre, mas fica mais instável naqueles casos mais distantes ou com algum obstáculo.
Então seguindo o raciocínio de que quanto menos potência menos interferência, optei por ter uma potência mais alta na torre que são só 4 Nanos e ter todos os usuários com baixa potencia.
Acho que assim polui menos.
Ou não?
Isso msm, foi assim que resolvi meu problema sua tese está correta. O CCQ aqui tbm subiu pra 100% e houve queda brusca no ACK. E ainda consegui melhorar mais minha rede fixando meus ap´s 11Mb como foi descutido em outro post aqui msm no UnderLinux....... Agora ficou Show de bola.... Se vc quizer dar uma olhada nesse port que comentei aqui está.....
https://under-linux.org/f130360-r52h...uitos-clientes
Eu tenho aqui mais de 100 Bullets 2.4 em clientes funcionando perfeito. Mas cerca de dez unidades já queimou a porta LAN. Por causa disso, eles estão encostados aqui. Alguém sabe se tem conserto ?
Uma coisa muito importante na hroa de configurar as Bullets, e tmbm Nano....é ativar o QoS para que seja priorizado o trafego na transmissão da onda eletromagnetica.
Dessa forma o QoS trabalha com priorização no sinal de acordo com o serviço trafegado.
Procura na www.mcosta.ind.br
Companheiro, eu não tenho feito isto, pois deixo o controle no MK. Até nunca abri a opção para ver.
A única coisa que faço é limitar a velocidade no Nano, mesmo que já esteja limitada no MK.
Mas se fizer isso no cliente vai ajudar? Explica melhor
Gustavinho.. tenho uns 100 nano na minha rede e nunca tinha reparado nisso.. vou testar para ver!!
Valeu... (vou agradecer de qualquer forma...ehehe)
hehehe é um recurso e tanto, isso ajuda na qualidade da aplicação que a onda esta portando.
Aqui eu deixo em Auto Priority.....mais existem 2 opções de Audio e Video priority.
Vocês podem definir qual vai ser a prioridade em relação a esses dois. No caso de provedor acho melhor deixar em auto priority, por saber que na rede trafegam tanto audio como video.
Então, se você tem um cliente que só assisti video o QoS WMM (Wi-Fi Multimedia como é conhecido 802.11e) vai priorizar os pacotes de video na transferencia.
E o mesmo para audio.
Isso varia de acordo com sua rede. No entanto recomendo todos setarem tanto no AP como na Station.
Abração!.....:burnout:
ola gostaria de um informação se alguém ja usou bullet em cliente ?
mais no meu caso pretendo com um antena 25 dbi e um bullet sai para um switch e dividir em 3 casas?
Pode usar sem medo,, tenho uns 300 instalados, alguns com hub pra dividir,, mas geralmente quando é pra dividir na casa do cliente entáo coloco um AP, pois sai o mesmo preço e náo vai hub. Quando é pra dividir com vizinhos eu não instalo. Pois o vizinho com certeza vai ser meu cliente pagante. Boa sorte.
obrigado pela informação ja to fazendo um teste com bullet e antena de 25dbi e ficou bom
Cara. Bullet 2 e antena de 25 é um tiro. Muito bom mesmo. Cheguei a usar nano loco mas a abertura dele é grande. São 60 graus. Fiquei com medo de gerar muita interferência.
Nanoque.. boa tarde amigo..
Eu também não uso nano,, só tenho um, o que está no pátio de uma de minhas torres. Os nanos abrem 60º. Imagine em um bairro com 50 clientes,, 60º de todos os lados, mais os concorrentes.
Minha dúvida, talvez alguem vai sanar ela??? Não vai acabar gerando interferencia pra nós mesmos.
Por isso só uso bullet com antena aquário de 25 e 20 DB, e Airgrid no 5.8.
Amigo conserto porta lan de todos os equipamentos da UBNT entre em contato [email protected]
Quantos clientes vc tem no mikrotik, pois ja coloquei 90 por radios, me passa o modelo de seus equipamentos que eu te ajudo
Amigo conserto porta lan de todos os equipamentos da UBNT entre em contato [email protected]