-
Re: O maior enlace de rondônia e região norte - 1.050 km interligando 2 estados com radwin
Vai fazer um curso de Radwin para você saber o que é Radio, você deve ser um daqueles provedorzinhos piratas que usam um ADSL para distribuir sinal e se julga provedor. Todos aqui percebem que você não tem a minima idéia do que é ser Provedor, então, me poupe amigo de seus comentários idiotas. Muda ai seu Apelido do under de leysle para Leso que combina mais com você. Criticar é fácil, o dificil é ser eu. Abraços.
Citação:
Postado originalmente por
leysle
amigo ja que vc vai colocar em 5,8 nao torre tanta grana assim compra rockt m5 titaniun que tem o mesmo hard do seu suposto "radinho profissional" e para locais no meio do nada que nao tem interferencia de satelite ele vai funcionar uma maravilha
as antenas sei que vc vai usar as as disk da ubnt de 34dbi sao as que a wdc vendem.
-
Re: O maior enlace de rondônia e região norte - 1.050 km interligando 2 estados com radwin
Se quer saber de Rendimentos amigo, pega uma prancheta e vai anotando o que gasta, liga nas empresas e vai pegando Orçamento, não estou aqui para falar de RENDIMENTOS e sim da parte técnica. Abraços.
-
não estou criticando pelo contrario seu ignorante faca sua merda com seu radinho que no seu cursinho vc fez teste em bancada agora depois no final do seu enlace quando vc nao conseguir passar de 50 megas com ping de no minimo uns 30 ms não reclama que não foi avisado.
seu cursinho não deve ter servido para muita coisa pq no site deles mesmo informa a banda que se consegue com cada tipo de antena
em cada distancia ,tem um gráfico la informando isso mais vc não deve ter visto ou não mostraram no cursinho
-
Citação:
leysle
não estou criticando pelo contrario seu ignorante faca sua merda com seu radinho que no seu cursinho vc fez teste em bancada agora depois no final do seu enlace quando vc nao conseguir passar de 50 megas com ping de no minimo uns 30 ms não reclama que não foi avisado.
seu cursinho não deve ter servido para muita coisa pq no site deles mesmo informa a banda que se consegue com cada tipo de antena
em cada distancia ,tem um gráfico la informando isso mais vc não deve ter visto ou não mostraram no cursinho
Amigo os Radwin funcionam muito bem, tenho em enlace com eles de 54km e passo 80 mega, entao antes de falar que um equipamento nao presta, pelo menos faça um teste antes.
Abraço.
-
Citação:
edsaboia
Amigo os Radwin funcionam muito bem, tenho em enlace com eles de 54km e passo 80 mega, entao antes de falar que um equipamento nao presta, pelo menos faça um teste antes.
Abraço.
80 megas com ctz não é full, quanto que fica o seu ping passando estes 80 megas
nao falei que ele nao presta apenas que nao pode ser comparado a um radio profissional em banda licenciada
comparar ASGA SIAE NEC SERAGON com radwin fala serio.
-
É meu caro Leso, ops leysle, você tem muito o que aprender ainda. Abraços
-
Citação:
leysle
nao falei que ele nao presta apenas que nao pode ser comparado a um radio profissional em banda licenciada
Amigo se vc acha que um Rádio pra ser profissional tem que ser banda licenciada, eu nem vou mais discutir com vc.
-
não é so banda licenciada mais radio profissional não usa MIMO como o radio que vcs estão defendendo tanto
-
Edcarlos, não adianta discutir com este Leso, ops lesyle, da para perceber que ele não entendo de Rádio, só está aqui para tumutuar. Deve ser algum provedorzinho de fundo de quintal.
-
Fundo que quintal é investir em fibra e radio profissional licenciado kkkk vc que nao sabe o que é provedor meu amigo vc ja esta acostumado com links de no maximo 2 megas quando vc trabalhar com bandar de verdade acima dos 100 megas vc vai saber o que eu estou falando.
-
Na boa,após os isentivos de sorte no exito do enlace,não vi nada que contribuí realmente com o tópico como conhecimento etc etc e etc, tsc tsc tsc :p
por parte do autor sim,dados e dicas inclusive adendos feitos por outros usuários.
-
Citação:
jailtonnetlink
Na boa,após os isentivos de sorte no exito do enlace,não vi nada que contribuí realmente com o tópico como conhecimento etc etc e etc, tsc tsc tsc :p
Faço suas as minhas Palavras Jailton...acho que a intenção desse tópico era discutirmos as capacidades desses enlaces com essa distancia toda, vamos aguardar para vermos os resultados, pelo oque eu vi desse projeto um ponto principal vai ser dimencionar as baterias, pois nessa região chega a chover por mais de uma semana seguida.
Abraço
-
aew galera, pra quem nao sabe a Radwin é da Ceragon... será se presta? http://www.ceragon.com/newproduct.asp?ID=12 eu uso ha um ano e nunca tive problemas, funcionando em um enlace de 115km
Citação:
leysle
-
-
Citação:
leysle
amigo ja que vc vai colocar em 5,8 nao torre tanta grana assim compra rockt m5 titaniun que tem o mesmo hard do seu suposto "radinho profissional" e para locais no meio do nada que nao tem interferencia de satelite ele vai funcionar uma maravilha
as antenas sei que vc vai usar as as disk da ubnt de 34dbi sao as que a wdc vendem.
Cara. Realmente voce nem faz ideia do que esta falando amigão. Os rockets são excelentes mesmo, mas não chegam nem perto do Radwin não. So pra ter uma ideia os rockets tem uma limitação real de trafego de 100 Mbps e os Radwin conseguem manter bem melhor do que isso. Os radwin aqui suportam 100 mbps full, pois testamos aqui com 100 Mbps full Embratel em ambas as pontas e não houve diferença.
Interferencia de satelite? Onde voce tirou isso? Todo o planeta é bombardeado diariamente por frenquencias satelites de todas as magnitudes.
Recomendo que voce monte um enlace com os Ropckets e depois com os Radwin e faça o teste. Aqui os Rockets nem sequer chagaram perto. Não menospreze algo que voce nem sequer conhece. Adquira um e faça os testes para depois chamar de "radinho". Parece coisa de quem conhece algumas "coisinhas" sobre oassunto.
-
Kracas bicho, to com edsaboia, rondonet e jailton, o objetivo aki e discutir a viabilidade técnica e não financeira, mesmo pq o forum se chama under-linux e não under-dolar é pra assunto tecnico e não financeiro.
Agora se fazem tanta questão de saber do financeiro os dados estão todos ai:
Quer saber quantas torres? divide 1050km / 50km cada torre = 21 enlaces
Quer saber o custo de cada torre? soma ai, radwin, paineis solares, torre, controlador, bateria, vai saber o custo de cada torre
Quer saber quanto ele vai ganhar? liga na embratel ou na OI, veja o preço do link e pense bem, tem relato aki neste post de gente pagando 19 mil por 2Mb, 8 mil/mb, se ele vender a 2mil cada mb tá muito barato pra aquela região, dá pra ganhar por baixo R$ 1500,00 pra cada mb vendido, isso ja descontados impostos e tudo.
Para e pensa galera, extremamente viável!
So faltava um cara com coragem e um com o dinheiro pra fazer, louvável a empreitada do pessoal da RondoNet, estão de parabéns!
Renato, uma sugestão, dê uma pesquisada a respeito do uso de energia eólica ao inves da solar pra aquela região, conheci pessoas que trabalharam na OI e Embratel naquela região e lá fica muitos dias sem sol nenhum, e com torre de 90m o vento que pega la encima é excelente, hoje um gerador eólico de 700w vai custar uns 2mil, transformar isso em 48v e depois injetar no controlador.
Uma opinião, é possível que você até ja tenha analisado esta hipotese, se ela não se tornou viável porta os motivos ai pra gente compatilhar o conhecimento.
-
Não tinha pensado na questão eólica, mas dar uma estudada aqui, obrigado amigo pela sugestao.
-
Amigo, boa sorte para vc, eu tambem tenho um elance de 350 km com Rockts M5, não é tarefa difícil não o dificil é montar torre o resto e moleza e com dois anos de uso nesse elance nunca um radio foi queimado por raio. Aterre a torre e não coloque para-raio (pois ele atrai) Se eu fosse vc eu iria de http://www.wi2be.com/lumina/ (lumina) mais caro que os radwin, mais é melhor sem contar q o suporte e fabricação é Brasileira e vc pode comprar pelo BNDS. Tem um radio q passa 350 megas se vc colocar dois na mesma antena vc vai p/ 700 megas.
Boa sorte meu amigo.
-
3 Anexo(s)
Olha sinceramente eu não entendo o motivos de tantos ataques assim.
Acho isto possível sim tanto financeiro como tecnicamente.
Não vamos esquecer o que e já foi dito anteriormente aqui, sobre link muito caro sobre somente satélite pagar 15mil 16mil.
Eu mesmo pagava 3.800,00 2mb, em uma ultima proposta foi me passado o preço de 5.800,00 por 2mb da operadora “OI”
Infelizmente ninguém gosta de gastar uma fortuna somente por gastar não. E sim porque estamos no ramo e possível mente enxergou algo de bom nisto.
Eu mesmo tenho uma rede de 200km sozinho minha, a qual depois dela tenho provedores que pega link comigo, que esta ai mais uns 500km a 600km de distancia de mim. A qual la nem link tem so de satélite pagava 16mil 1.5mb imagina isto, se o cara não vai fazer uma estrutura desta.
Bom em fim. Agora sobre os radio sim são em 5.8 alias 2.4 / 4.9/5.8 mais em comparação o que se tem no mercado em 5.8 se não for o melhor fica junto dos melhores.
Agora vir falar que melhor usar um rocket , mk, cartão sr71-15 ou nunca teve a oportunidade de colocar os 2 para rodar na mesma situação ou esta muito enganado mesmo. Agora eu posso afirma aqui e estão ai as fotos para comprava.
Tenho este link com radwin 2000c a 2 anos em funcionamento, passando 97mb de uso constante, Agora sim estou projetando minha rede para mudar para radio de frequência licenciada (rádios da WNI) motivo a qual vo precisar de mais banda. Mais trabalhei viabilizei com radwin e agora sim troca, agora imagina o valor deste radio licenciado e antenas a 2 anos atrás.
E “leysle” pare de falar tanta abrobrinha, e va se atualizar primeiro. (compara um rocket com radwin)
Anexo 39514
Anexo 39513
Anexo 39515
-
Ta ai meu amigo ... a distancia e o quanto ta passando... e ai passa ou nao passa ? o tal radinho como vc fala!!!! Tenta fazer isto ai com garantia com rocket e posta ai.
-
isto renato tem que ver isto, mais nao da para usar somente uma das tecnologia, eu particulamente uso as 2 turbina e paineis solar.
-
aos amigos que pegam o bonde andando
nao falei que rockt m5 era igual a radwin falei que o hardware do rockt m5 titaniun era o mesmo que radwin, nao falei de comparações de desempenho entre os 2 então não venham distorcendo os fatos
o que eu sugeri no poste inicial foi colocar rádios profissionais licenciados na frequência de 6.5 ghz com antenas de 1,20m que vc teria um trafego de 230/230 megas com 2ms de latência nao os 90/13 megas com ping 98 ms com este seu radio, ai a 2 anos atras claro que era ate viável mais hoje meu amigo nao é mais vc mesmo ja esta trocando
para se esta trocando é pq não serve mais para vc então pela diferençá de preço é bem melhor pegar um radio melhor licenciado do que pegar um radio com limitações que terão que ser substituídos, os rádios da WNI mesmo na configuração 4x0 passa ate 1.4gb full, de quantos radwin vc precisa para passar esta banda toda? ha outro detalhe 90/13 não é full não, full é 90/90
depois amigo que vc colocar os rádios da wni vc vai comprovar o que eu estou falando e dizer "minha nossa como pq eu nao usei isso antes"
-
Parabens Renato, espero que a Rondonet tenha sucesso nessa empreitada, se precisar de algo é só falar ja estamos levando para o Pará na cidade de Tucurui utilizando a rede da eletronorte e ja estamos em fase do projeto....
Boa Sorte são os Votos da Telnet
-
-
Citação:
rondonet
Amigo, Radwin é um Rádio Profissional, 80km não da visada, e o Radwin passa 100mbps.
Este Rádio que você está falando não fecha 80km, muito menos passa 200mbps full. Abraços.
E vc estava indo tao bem em seus comentarios ...
Citação:
leysle
aos amigos que pegam o bonde andando
nao falei que rockt m5 era igual a radwin falei que o hardware do rockt m5 titaniun era o mesmo que radwin, nao falei de comparações de desempenho entre os 2 então não venham distorcendo os fatos
o que eu sugeri no poste inicial foi colocar rádios profissionais licenciados na frequência de 6.5 ghz com antenas de 1,20m que vc teria um trafego de 230/230 megas com 2ms de latência nao os 90/13 megas com ping 98 ms com este seu radio, ai a 2 anos atras claro que era ate viável mais hoje meu amigo nao é mais vc mesmo ja esta trocando
para se esta trocando é pq não serve mais para vc então pela diferençá de preço é bem melhor pegar um radio melhor licenciado do que pegar um radio com limitações que terão que ser substituídos, os rádios da WNI mesmo na configuração 4x0 passa ate 1.4gb full, de quantos radwin vc precisa para passar esta banda toda? ha outro detalhe 90/13 não é full não, full é 90/90
depois amigo que vc colocar os rádios da wni vc vai comprovar o que eu estou falando e dizer "minha nossa como pq eu nao usei isso antes"
Penso que o colega foi muito feliz no comentário.
Jah que tah na chuva ...
Quem cala consente se ficaram calados é porque ficou tudo esclarecido.
-
Eu postei o enlace que estou fazendo com o intuito de vocês acompanharem, eu dispenso comentários negativos, como vou dar manutenção só diz a respeito a mim, se o Radwin presta ou não presta, se passa banda ou não passa, problema meu, dispenso comentários medilcres. Até porque a Empresa possui um avião caso seja necessário usar para dar manutenção. Grato
-
TAmbem fica todo mundo fazendo cada tipo de comentario, que pelo amor de Deus ne.
Quem esta na chuva e para se molhar.
Se esta fazendo, algo de bom nisto eu viu então pronto.
-
Não vamo apela galera. Parabens mais ainda pro cara que mesmo com comentarios negativos ainda se mantem com a ideia fixa e adiante positivo, pior que tem muita gente aqui que se acha brabo e abre as pernas no primeiro desafio. Na boa mesmo esse negocio de tu vem aqui e eu vou ai é coisa de ignorante. Aqui o pessoal era pra se ajudar e nao ficar fudendo e metendo o dedo nos olhos dos outros e isso sim acaba com a nossa classe.
-
Todos aqui deram conselhos ou fizeram criticas para poder ajudar, mais o senhor todo poderoso dono deste tópico que precisou fazer um curso para aprender a configurar um radwin "pelo amor de Deus um radio que vc só precisa configurar o ssid que o resto ele se vira sozinho" fechou se em sua ignorância e começou a agredir todos aqui no fórum que fala alguma coisa.
eu mesmo sugeri que em vez dele gastar 14 mil com radwin e antenas de 34db ele poderia gastar 17 mil em radio digital licenciado na frequência de 6.5ghz que no Brasil vc pode trabalhar com canalização de 40mhz o que daria uma banda de 245 megas fulll com antenas de 1,20m que o rendimento seria infinitamente melhor. No entanto ele deve estar com medo de perder o emprego por só saber configurar radwin que na distancia que ele pretende usar só vai passar estourado 120 half.
Bom que a empresa dele tem avião cobrando 130 pilas em 40k de internet eu também teria um rsrs, o senhor magaiver vai passar de avião pular de para-quedas em cima da torre resolver o problema e depois vai ser iscado novamente para o avião tudo isso em tempo cronometrado de 59 segundos.
-
o leysle pode ter sido infeliz em todas as suas colocações mas a ultima relação entre radwin e radios com frequencia licenciada e com antenas de 1,20 eu tenho que concordar, existem sim ao preço medio que ele passou no par de radios com antenas, agora sem detonar nao va de lumina apesar de falarem extremamente bem sobre os lumina, esse sim tem que puxar para o lado economico pois me pediram 32 k no par de radios e antenas. Agora se o lado financeiro deve ser deixado de lado e sim na viabilidade eu colocaria so lumina apesar do valor. Mas entendi que o colega nao veio pedir ajuda e sim somente postar resultados sobre o enlace e percebi que o mesmo so esta aceitando comentarios sobre aterramento e alimentação.
-
-
Citação:
rondonet
magaiver, adorei kkk.
kkkkkkkk sim amigo se fosse americano seria MacGyver e ele iria de helicóptero e faria o reparo em 29 segundos mais como é interiorano é Magaiver mesmo que vai de avião e pula de para-quedas.
-
Concordo com vc Marcio, porem pude ver que o mesmo não quer apenas elogios e sim ajuda não em equipamentos a serem utilizados no enlace propriamente dito uma vez que ele está ciente do que usar, e sim como aterramentos e energia. Acho que podemos partir desse ponto ja que um colega sugeriu a eolica e eu dependendo do caso ja sou a favor da solar. Mas depende do clima da região, pois existem locais que é de conhecimento de todos que chove por semanas tornando a solar um tanto problematica porem nao impossivel.
-
Citação:
Marcionetfast
Acho que está confundindo as coisas brother , eu fui bem claro,, NÃO É O UNDER QUE QUER SABER DOS RENDIMENTOS DE NINGUÉM E MUITO MENOS EU, AGORA EU , MINHA PESSOA, QUE PERGUNTEI SOBRE CUSTO BENEFÍCIOS , NÃO PERGUNTEI O RENDIMENTO DE NINGUÉM , AFIRMEI SOBRE RENDIMENTOS QUE CONHECIMENTOS PODEM NOS TRAZER,, grande parte de problemas que acontecem aqui no Under são por falta de interpretação nos termos que postamos.
Custo e benefício são duas variáveis utilizadas para mensurar viabilidade, economicidade... e não tem nada haver com conhecimento técnico e sei que você tem. Então, porque insistes em ser desagradável ou tens vocação para tal?
Há mais de 4 meses tomei ciência deste projeto, como conheço o trabalho, vocação comercial e seriedades desta empresa, acredito que concluirão o projeto. Se apresentar falhas técnicas e comerciais, não teremos nada com isto e nem motivos para importunar quem nos pede para acrescentar informações técnicas. Vamos se ater aos fatos!
Destrato é trato com a inveja.
-
Citação:
Marcionetfast
Em respeito ao fórum irei lhe responder amigo !
Ninguém aqui pois em xeque a reputação ou seriedade da empresa que aqui postou o tópico.
Como muito experiente que sou e como muitos aqui também são apenas questionei sobre a quantidade de torres necessárias para tal projeto e como seria a manutenção das mesmas.
Faça o seguinte Under-Linux Baby , pegue carona no avião do nosso amigo do tópico e vai dar um passeio por aí e colher mais experiências.
Vlw !
Under-Linux Baby, não vem a ser defeito, mais se achar muito experiente compete com seu comportamento todo tosco de ser. Vou respeitar o post do colega, não alimentarei sua insaciável sede de celeuma. Não mereceras mais nenhuma palavra minha...
-
Bom,sou mais um ninguem aqui,mas vamos la.O maior quationamento foi a parte finaceira.bom,vamos pensar um pouquinho.Pra montar estas torres a empresa vai gastar em torno de uns 60.000 por torre=total 1.260.000.Despesas mensais com aluguel e manutenção em torno de uns 10.000 mensal.Um link de uns 100 mb eles vão pagar uns 10.000, sai 100,00 o mb.La no Amazonas como ja disseram aqui ta quase 9.000 o mb.Se a empresa vender la o mb por 2.000,vai dar um valor bruto de 180.000.Tirando as despesas,que seja vai de 30,000,ainda sobra 150.000 por mês.Em menos de 10 meses o investimento se paga.Claro que não vai ser tão facil vender logo de cara os 90mb.Mas pra uma obra deste tamanho,com certeza ja teem tudo pranejado.Isso jama-se empreendedorismo.acho que se escreve assim,kkkkk.Com um pouco de pesquisa,estudos e um bom projeto com engenheiros e tecnicos da área,e é claro um pouco de $$$ pra dar inicio,consegu-se facilmente um financiamento pra isso.
-
Amigo, pelo que andei pesquisando o radwin com 90mb de trafego tem ping médio de 30ms. Com 20 repetições você já colocou a latência na conta?
-
Citação:
izaufernandes
Amigo, pelo que andei pesquisando o radwin com 90mb de trafego tem ping médio de 30ms. Com 20 repetições você já colocou a latência na conta?
isso eu falei com ele aqui mais deixa para la, por estar acostumado a usar link satélite deve achar ping de 500 ms uma maravilha.
-
So uma duvida, quais os equipmentos você esta colocando mesmo em cada torre? não estou falando de radios, mas de Nobreak, Router etc.
-
26 Anexo(s)
-
Cara nunca duvide de um Maluco da computação, dizer que é impossível, é apenas combustível para ativar mais ainda a sua ideia.
Mas eu ainda continuo achando duas coisas, primeiro deve ter grana publica ai de alguma forma, segundo isto irá baratear os link por ai, ou tão somente será mais um, e agora com nova lei da banda larga que tem que garantir minimo 20% na casa do cliente , será que tem com? qual seria o valor 1 um mega para o cliente final?
-
Cara esta casinha onde tem os painéis de energia solar, abaixo dela tem algumas caixas herméticas, o ideal ai seria construir um comodo de madeira, ou alvenaria, ai esta muito vulneral a roubo.
-
Cara, nessa distancia ae que 1050 Km que não tanta o ping de ponta a ponta não pode passar dos 30 a 70 ms. Os caras vão roubar esses equipamentos seu. Aqui roubaram de uma empresa que traz via Radio de Natal e Joinvile.
Ficaram 1 semana Offline e varios processos. Levanta isso na torre.
-
Cara quando eu era mais novo, tinha meus 15 anos eu era o capeta, ainda quando juntava minha patota, só dava merda,normalmente era eu que tinha as ideias, se agente via alguma coisa que era interessante agente futricava, até por que agente fazia eletrônica no senac, ai vc já viu, o que eu mais meus colegas desmontamos de equipamentos só para ver o que era não esta na historia, hoje com internet, Smartphone com aplicativos que vc so apota para o objeto e fala o que é para que serve e o valor, pode ter certeza que estes equipamentos ai não iram durar. Aqui em Belo Horizonte o pessoal arromba as torres e carrega os equipamentos imagina ai.
-
Este ficou 48km e passou 128mb full.
-
Parabéns,
Agora me diz uma coisa, os rádios são 48v??
Citação:
rondonet
Este ficou 48km e passou 128mb full.
-
São sim!
Citação:
endnet
Parabéns,
Agora me diz uma coisa, os rádios são 48v??
-
Cara, aproveitando o seu tópico estou observado que esta utilizando Radwin, aqui eu estou projetando um enlance de 50Km, e tenho pretensão de trafegar algo próximo de 200Mbps agregado, saberia me informa qual equipamento teria esta capacidade? Será que Airmux 400c valeria apena? estou perguntando por que vi um video feito pelo Luiz da Azlink, afirmando obter estes valores, como vc esta em uma empreitada e escolheu o Radwin, certamente é por que foi a melhor solução, custo beneficio.