No meu caso é falta de conhecimento e pratica, mas estou aqui para aprender, você conhece algum video, ou alguma imagem, que ensine, ou apenas mostre como funciona uma rede dessa ? Eu preciso realmente ver, para poder entender bem como funciona,
Versão Imprimível
POE reverso é uma idéia muito boa pra isso, é nos moldes que a Volt oferece:
http://www.volt.ind.br/uploads/produ...wnload_pdf.pdf
Na casa do cliente chega um cabo ethernet e ele precisa ligar uma fonte POE 16V na tomada. Só.
Se na saída lan dessa fonte POE ele plugará um AP wifi ou vai ligar direto em desktop é com ele.
Essa fonte POE de 16V manda os 16V pelo cabo ethernet até a caixa no poste, tem que ser menos de 100m pelos limites de rede 100M.
A caixa no poste tem um rele que é alimentado por esses 16V, o rele só fecha quando a fonte é ligada, o rele abre e fecha um contato dos 4 de dados do cabo ethernet, ou seja, com a fonte fora da tomada só tem 3 fios chegando no cliente, não dá rede (Você corta o TX do switch (RX do cliente)). O rele só faz isso, abre e fecha 1 terminal do cabo de dados, e o rele é alimentado somente pela fonte 16V lá na casa do cliente.
Depois do rele vai um diodo, pra isolar os 16V de um cliente os 16V de outro. Depois desse diodo há um circuito que carregar uma bateria 12V pequena, e um regulador de tensão ou conversor dc-dc que passa pra tensão do switch (5 a 12V, por isso a fonte precisa ser 16V, porque há queda de tensão e pra bateria precisa cerca de 14V))
Switch consome pouco, 4 ou 5W geralmente, tem modelos 8p de 3W, uma bateria 12V 5Ah duraria 20 horas com um switch green, mas usam geralmente baterias até menores, 12V 2,2A, e switch comum de consumo maior.
Como só depender da bateria é arriscado, também se faz uma ligação DC entre as caixas, de modo que a energia de uma caixa possa passar pra outra, é só colocar um diodo no caminho e ligar como se fosse um cliente, a queda de tensão entre uma caixa e outra seria tamanha que a tensão de outra caixa em 14V (Direto da bateria) seria bem menor que a tensão da fonte 16V, ou seja, só usaria energia de outra caixa quando nenhum cliente dessa caixa estivesse ligado na tomada.
É um circuito PASSIVO, bem simples, rede e diodos são a parte que "controla" a interação com o usuario. Aí precisaria um controlador de carga pra bateria, e separado um circuito pra controlar a tensão entre bateria e switch.
Fonte 16V não tem no mercado, fonte POE 12V você encontra no mercado aos montes, meus usuarios sempre quebraram muitas (Note bem: QUEBRARAM, não queimaram, desculpinhas tipo "Cachorro mordeu", ou "criança mastigou" (Criam filhos como cachorros?), "pisei em cima", "molhou").
Por isso sugiro fonte 12V. Vai ter tensão muito baixa chegando na caixa, mas tudo bem, existe conversor dc-dc pra isso, tipo:
http://www.ebay.com/itm/2PCS-DC-DC-A...-/310744534154
Você simplesmente coloca isso depois dos reles (Sentido cliente > switch), depois dos diodos, ele vai elevar de 6 ou 7V pra 16V. Aí você aplica isso num controlador de carga pra bateria ( Essa é a parte complicada pra quem não tem prática, não tem modulo pronto e barato no Ebay), depois passa a energia da bateria 12V pra 5 a 9V pra ligar no switch.
Porque 5 a 9V? Porque conversor dc-dc pra baixar a tensão é mais barato em modelo que exige diferença de entrada e saída de 1,5V, e a bateria descarregada chega a 10,5V, ou seja, o maximo que um dc-dc barato deveria suprir é 10,5 - 1,5 = 9V. Falo de conversor dc-dc desse:
http://www.ebay.com/itm/DC-DC-LM2596...-/291362318499
Esse trimpot azul com um parafuso tipo fenda é o ajuste de tensão, encosta o multimetro na saída e ajusta girando esse trimpot até ter a tensão do switch, seja 5V, 7,5V ou 9V.
MAS também dá pra usar fonte 12V no cliente e usar conversor dc-dc pra subir a tensão até 30V e carregar 2 baterias, já houve no mercado bateria 12V 1,3A por R$ 20 cada, poderia colocar 2 e fazer sistema 24V sem custo tão alto, com 24V poderia usar conversor dc-dc pra passar pra 12V sem medo.
(Isso que nem falei na possibilidade de ligar switch 12V direto na bateria, a maioria dos switch operam bem com 10,5 a 14V, mas como alguns pifam eu nem sugeri! Possibilidade existe, mas garantia mesmo com conversor dc-dc step-down passando pra 5 a 9V, switch de 9V tem muito no mercado)
O que sugiro é não modificar switch mas sim fazer tudo separado, uma placa com reles e diodos (Se for fazer placa aproveita e coloca protetor de surto em cada porta, sobe o custo uns R$ 10 mas evita queima por raio), o elevador de tensão sugiro comprar modulo pronto, esse sim dá pra modificar pra servir ao mesmo tempo de controlador de carga da bateria (Bota a saída dele ajustada pra 13,2V e deixa flutuando nessa tensão), e o step-down também sugiro modulo pronto. O que você precisaria construir é a placa com reles e diodos, seria basicamente 7 jacks RJ45 (RJ45 femea), 7 reles 12V, 7 diodos (Se for fazer protetor de surto seriam 70 diodos comuns e 7 diodos zener), 7 pedaços de cabo ethernet (2 pares) e 7 plugs RJ45 pra encaixar no switch. Sugiro isso pra poder trocar o switch em caso de lan queimada.
Sugiro modularidade pra facilitar reparo, você abre a caixa e vê led aceso em switch, pode ver tensão em bateria (Leva uma lampada pingo 12V 0,1A pra servir de teste de tensão, ou voltimetro barato, se precisar você pode trocar o modulo step-down, ou o ste-up, ou o switch, ou a bateria, ou a placa com reles, essas 4 partes e a bateria você pode levar na mochila facilmente, trocar na pressa e depois em bancada testar direito se tem defeito ou se era só mal-contato).
Eu não fabrico nada pra vender porque isso é função da industria (Bota o pessoal de Sta Rita do Sapucaí pra trabalhar), mas se precisar desenho de placae posso fazer, isso é bem simples (Incrivelmente simples, se comparar com eletronica de verdade tipo PIC e cia).
esse projeto que você colocou aqui, parece ser realmente eficaz, e seguro, se fosse fazer um calculo, cada caixa com um switch desse, ligando apenas 1 cliente, fica em torno de quanto mais ou menos ? Me interessei bastante, acredito que era exatamento isso que eu procurava, esse desenho ai, teria a possibilade de me disponibilzar algum ? Cara, muito obrigado !!! Tudo de bom pra vc,
Tópico rendeu viu kkk.
Bicho esqueça 220v Ac.
Esqueça 110v Ac.
Dinheiro você vai ganhar e muito, mais nada paga o risco de seifa uma vida.
Como já falaram, se o choque não matar a queda vai aleja.
Primeiro passo de tudo brow, defina qual modelo de Switch, o que ele vai usar 5v ? 12v ?
Sabendo o modelo, tente saber qual o máximo de variação suportada, intelbras suporta tranquilamente 9v a 24volts...
Agora que ja sabe qual o padrão de alimentação você vai ter que definir qual tipo de energia vai leva no trunk de sua rede...
160vdc ? 48v ? a cada 100 metros se perde quase 3 Volts usando Fe padrão de telefonia.
As fontes comum do switch aceita de 90v a 220v ou seja, você passa fácil de 3Km usando 160vdc.
Lembrando que não é porque é 160vdc que não mata, o fator da mortalidade vai vim da amperagem e a penetração da voltagem.
Se for usa 160vdc procure uma fonte com fusível e trafo, e se quiser fica em paz com DR.
Agora se grana não é o problema, faz uma rede 48v com Step Up/Step Down.
Siga os conselhos do mestre @rubem.
Tá aqui o grosso da idéia.
A placa a fazer teria visão superior assim:
Anexo 58487
A placa de circuito impresso a corroer (Google: Corroer placa circuito impresso, não é difícil) seria isso:
Anexo 58488
(ZIP porque é um BMP pra não ter erro em jpg e cia, compactação dá uns errinhos na definição (Distorção), a função disso é imprimir em impressora laser e aplicar na placa com ferro-de-passar pra corroer depois)
Pra colocar na placa vão basicamente 8 jacks RJ45, 6 reles 12V, 8 diodos comuns (1n4001, 1n4004, 1n4007), o 2 jacks P4.
Anexo 58489
Se usar bateria 12V pequena (Existe 12V 1,3A, 12V 2,2A, 12V 2,8A, etc) pode apenas usar um conversor dc-dc step-up elevando a tensão pra 13,2V ou 13,5V, ele pegar a tensão vinda dos clientes (9 ou 10V, dependendo da distancia) e passaria pra 13,2 ou 13,5V. Falo de conversor dc-dc barato tipo:
http://www.ebay.com/itm/DC-DC-Adjust...-/310717070508
O todo ficaria assim:
Anexo 58490
O rele impede que o pino 6 seja ligado ao cabo, o par 3 e 6 é o RX no cliente, ou seja, se ele plugar isso sem a fonte POE na tomada e plugar em DIGAMOS um switch, o switch lá no cliente não acenderá o led, mas na caixa o switch acenderá (Pois ele se baseia geralmente no par 1 e 2).
Se nenhum dos 6 clientes tiverem fontes ligadas é o que vier de tensão do switch anterior que vai alimentar o circuito. Se a tensão estiver baixa demais (Bateria acabando) aí é a bateria local que assume.
Essa solução tem seus problemas, a energia não vem do switch seguinte, pra poder receber tensão de qualquer lado seria bom colocar outro rele e outro diodo, rele que seria fechado quando algum os 6 clientes está mandando energia, nesse modo o rele acionaria um diodo no sentido bateria local > caixa seguinte e anterior. Com o rele fechado (Nenhum dos 6 clientes tem tensão) acionaria outros diodo no sentido caixa seguinte/anterior>step-up.
Não sei a realidade, se teria tanto cliente desligado. E depende da bateria usada também. A maioria dos switches consomem 4W (Com VLAN), isso é 0,3A, uma bateria de 1,3A duraria então 4 horas e pouco, mas o que deve ocorrer mesmo é uma madrugada toda desligado, então teria que partir pra ignorancia, bateria 12V 5Ah, que significa 16 horas alimentando o switch.
Nos clientes fonte poe 12V 1A barata, tipo:
http://produto.mercadolivre.com.br/M...-fonte-poe-_JM
Com o switch consumindo 0,3A, e a bateria dissipando na forma de calor uns 0,1A (Flutuação), teria 0,4A de consumo, e... mesmo que consumo da energia vinda do cliente seja de 1A (12V 1A), a queda de tensão em 80m de cabo seria de 4V, ou seja, chegaria 8V. Os conversor DC-DC step-up ele tranquilamento 8V pra 13,5V com rendimento ótimo (80% na pior das hipóteses, tipo passando de 6,5 pra 13,5V). Entre um switch e outro teria um diodo a mais, 0,7V de queda de tensão, então 13,2V com 0,7V de queda significa 12,5V na saída pro switch seguinte, poderia ocorrer do switch anterior alimentar o seguinte, e não o cliente, mas ACHO que o normal seria um switch a 70-90m de cabo do outro, mas os clientes a 40-60m de cabo, de modo que a tensão dos clientes deveria ser maior. Se esse problema ocorrer (Tensão dos clientes for menor que do switch anterior) teria que colocar mais diodos em serie, subsititui D8 por 4 ou 5 diodos em serie, pra ter queda de mais de 3V.
A idéia pode ter muitas melhorias, isso aí é só o basicão, é a solução mais simples e barata, mas dá pra acrescentar proteções, filtros, controladores e etc, é só pra ter idéia da simplicidade do básico.
Isso, esse "equipamento" iria na caixa, todas as caixas iguais.
Caixa hermetica, placa do projeto, plaquinha de step-up, bateria, switch. Só.
(Na plaquinha de step-up dá pra soldar o rabicho com conector P4, e no outro lado 2 rabichos com P4 e 2 conectores pra plugar na bateria, assim não teria cabo solto, uma placa tem os cabos RJ45 e a outra tem os plugs P4 e cia. Dá pra adicionar led por porta ou algo assim, como ninguém costuma abrir caixa só pra olhar eu achei irrelevante, acho melhor em caso de chamado ir com um AP POE barato e plugar no cabo do cliente, assim já vê se tem alimentação vindo dele (Despluga da placa, não do switch) e vê se o led do AP acende indicando rede)
No cliente iria só a fonte POE barata (Que no caso da Volt é uma de 16V meio cara pro meu gosto).
Acho que seria bom usar switch com Vlan, e recomendo não adaptar switch justo pra fazer a troca rápida em caso de problemas. As vlan's nos switch é que fariam o trabalho pesado (Alias, pesado mesmo seria pro servidor gerenciar isso, coisinha tipo RB750 não deve prestar com mais de 20 vlan.
Não não, é que VLAN pesa muito mais que outras opções mais simples tipo PPPoE.
O problema de switch comum é que teria uma rede com dados expostos, qualquer um troca (Vê) dados de qualquer um, as vlan's são pra impedir isso.
Bom, o que acho funcional é vlan com pppoe nesses casos, não apenas pppoe.
Minha duvida com rede apenas com subredes diferentes é: Sniffers são poderosos! Coisa boba tipo aparecer outros PC's na busca de rede do Windows realmente é coisa de rede super mal-feita (Nem bloqueia NetBios), mas bloquear tudo pra que nenhum sniffer enchergue qualquer coisa além do servidor isso acho mais complicado.
Não fico testanto ferramenta de invasão e cia mas já rodei em clientes de varias "internets" e muitas vezes algum sniffer começou a achar pacotes de terceiros, nunca explorei o que se pode fazer com isso mas quando se sniffa um pacote geralmente com tempo consegue capturar muuuuuitos dados.
Hoje os bancos indenizam cliente que teve conta limpa com acesso via web, mas acho que qualquer dia isso vai acabar, aí sim os clientes vão passar a olhar melhor pros malwares tipo Banbra e cia (Que antivírus populares deixam passar, seja lixinho tipo Avast ou seja ferramenta cara tipo Kaspersky), ACHO que já tive uns 10 clientes com transferencia bancaria "involuntária" (Não na minha internet, cliente de suporte/manutenção apenas) que depois removi malwares relacionados a bancos, alguns com AV's pagos e caros, mas malwares que só se remove em modo seguro e com antispywares específicos as vezes.
Dia que os bancos começarem a ver o prejuízo que usuario-topeira cria eles vão parar de indenizar transação online e vão passar a culpa pro usuario, que pode por meios forenses determinar se a rede é segura ou não (Comprovar uso malicioso da rede é outra estória, mas comprovar que ela é falha isso é fácil).
Não mecho com programação, me limito a usar alguns programas que pego no avaxhome.ws e softarchive.net (Unicas coisas que visito todo dia além do Under), e váááárias vezes rodei sniffer em rede que teoricamente isola cliente mas aos poucos foi surgindo pacote capturado de terceiros.
Usuario brasileiro geralmente é extremamente leigo e incompetente pra tudo, nem baixar um skype correto conseguem (Preferem ir no google ao invez de digitar skype.com), mas segundo a lei de Murphy se você tiver uma rede com uma falha você VAI ter um cliente que vai achar por acaso um software que explora justo aquela falha.
Eu acho apenas arriscado um pppoe simples, 99,8% dos usuarios não farão nada de errado nesse tipo de rede, mas o mundo está cheio de lammers que só sabem rodar ferramenta pronta pra fuçar por fuçar, mas alguns desses as vezes evoluem no uso dessas ferramentas prontas a ponto de conseguir capturar dados úteis pra algo, tipo pessoal que tem mesmo usuario e senha em diversos sites, até do ML talvez, com cartão de crédito salvo no ML, fica fácil alterar endereço, entrar no webmail pra confirmar alteração, fazer compra pra entrega no novo endereço, e depois apagar no webmail os rastros da compra, talvez até alterar o email e mudar senha pra não ter como "perceber" a compra antes da fatura do cartão chegar. Isso EU posso fazer com 2 vizinhos, bestas que usam mesma senha pra tudo ou que deixam wifi com senha 123456 (Pra qualquer um conectar e sniffar pacotes, até achar pacote não-criptografado de conexão com um sitezeco qualquer autenticando, é só colocar o mesmo usuario e senha nos webmails e serviços mais usados que é fácil conseguir acessar o que não deve, tudo por conta de cadastro em site comum, e o problema não é o site, mas sim a rede que permite sniffer capturando dado).
Bom, de qualquer forma mesmo com boa intenção, você desperta um monte de " monstrinhos" com esse relato.
Eu mesmo já esnifei minha rede algumas vezes para achar falhas , achei e corrigi, é uma excelente forma de dar mais segurança a rede, um sniffer é uma ferramenta poderosa.
O simples fato de usar um roteador na casa do cliente, é algo simples, mas como a maioria é leigo, já ajuda bastante.
Estamos vendo a possibilidade do uso de switchs vlan, porém ainda não usamos, pois temos interesse em fazer uma redundancia na rede, para que se de um lado, acontecer problema no poste, ou no cabo de rede, a gente liga em outro ponto, e o unico lugar que não vai ter internet vai ser onde aconteceu o problema, e não dali pra frente..se estivermos usando switch vlan, essa ideia já não funciona né..por isso ainda estamos estudando o caso..aqui para evitar problemas, apenas instalamos a internet se o cliente tiver um roteador, para evitar problemas de dhcp na rede e outros..
Funciona sim colega, aqui é tudo vlan e é assim. Use uma Rb 750 no lugar de 1 switch e dará certo.
A chegada da internet tem que ser na porta vlan certo ? Então nesse caso, se eu tentar inverter a rede, por um cabo que chega na porta 6 do switch vlan, provavelmente não vai funcionar, e se funcionar, tem alguma coisa errada, certo ? Porq a unica porta que tem comunicação com todas as outras é a vlan, sendo assim. Se chegar internet na porta 6 ela vai apenas se cominicar com a porta vlan, e as outras ficarão sem, é assim mesmo ou estou enganado ?
Sim, é assim! Porém o uso de uma Rb 750 escutando uma porta lan, e quando essa falhar ativar a outra é algo fácil de fazer, e ai o cenário que você deseja estará funcionando.
Não use switch comum (sem Vlan) no cabeamento, é um tiro no pé, você terá problema logo logo, e prejuízo.
Desculpa minha ignorância mas eu não entendi como funciona, onde devo colocar a Rb ? Ela funcionaria apenas a partir do primeiro switch pra frente ? como eu faço pra internet "voltar" distribuindo rede para os switchs vlans anteriores ? Nos normais da pra fazer blz, mas nos vlans da tbm ?
Na parte onde os entroncamentos de sua rede ''possam'' se encontrar, lá você colocaria uma Rb 750 antes do switch e a Rb escutaria os dois troncos, mas manteria uma porta desativada, quando um dos troncos falhar, a Rb ativa a porta do tronco que está desativada restabelecendo a conexão, dessa forma sua rede cabeada não pararia toda, pararia apenas em um pequeno trecho.
Ainda pode mandar e-mail de aviso ou até mesmo monitorar pelo dude, a aplicação serve para diversos cenários.
Irá funcionar para os setores feitos na rede, uma rede cabeada tem que ser (setorizada) e não uma infinidade de switchs, sendo assim, a cada setor tem que existir esse recurso, e dessa forma sua rede estará toda coberta por essa solução.
Isso eu sei amigo, a nossa rede aqui tem várias divisões, ..muito obrigado a todos pela a ajuda, sanei muitas duvidas com este tópico, e estarei montando uma rede em dc, para ver como me saio...logo logo eu coloco aqui pra falar como ficou... Abraços a todos..
Faz pouco tempo coloquei esse pra testar:
Anexo 58796
Tem uns modulos prontos (De R$ 70 cada unidade) com isso.
Mas o classico que sempre cito com diodos comuns (1N4001 que seja) e zener 10V é esse:
Anexo 58797
Isso é basicamente igual que o da L-com (Que também colocou centelhador duplo):
Anexo 58798
Tirando os centelhados, isso é igual, só uma ponte retificadora em cada par.
Outro modo de VER a ligação seria assim, caso use gigabit:
Anexo 58799
Se usar 10/100M e POE simplesmente não monte as pontes nos pinos 4, 5, e 7 e 8, só coloque um varistor entre eles (Junte 4 e 5, junte 7 e 8, e coloque varistor entre isso, se for fonte 24V eu colocaria varistor de 50V se achar. Se for alimentação 12V dá pra colocar varistor de 30V).
Se achar centelhador barato, pode usar isso:
Anexo 58800
Ou se quiser deixar POE de fora, use isso:
https://under-linux.org/attachment.p...6&d=1425444171
Acho mais fácil encontrar diodo do que centelhador no brasil, por isso ando usando só diodos.
Tem outras 2 coisas que ainda quero testar, QUANDO chegar os diodos zener que pedi do ebay (Ano passado...), isso:
Anexo 58801
Em teoria isso tem capacitancia mais baixa por isso deve operar muito bem. Mas os componentes nem sempre vão na escola pra aprender a teoria, só testando pra confirmar.
(E tem CI comercial usado em equiptos com esse tipo de sistema: http://www.dz863.com/datasheet-84076...et-Interfaces/ Isso é até mais simples, só um diodo e um zener, ainda mais barato. Só que acho que usam zener de tensão mais específica, tipo 2,8V, a intenção disso é cortar a crista das ondas com spikes, não sei bem como ficaria o throughput na rede usando diodos zener comuns no mercado (Digamos 3,2V 0,5W, com diodo 1n4148))
São muitas opções, mas.... são todas tão baratas que com os R$ 120 de uns protetores comerciais você pode montar TODOS :-)
É muito barato a montagem disso.
(Alias, o da UBNT é só 8 centelhadores simples, pode usar aquele sistema com 4 centelhadores duplos, mesma proteção)
E note que todos jogam tudo pro aterramento. Sem aterramento eles são melhores que nada, mas proteção efetiva só com aterramento (Que seja algo básico, tipo só 1 haste, ou mesmo o neutro de tomada em ÚLTIMO CASO.).
Muito bom Rubem! muito bem explicado, o material com certeza vai ajudar a mim e muita gente, ultimamente tivemos algumas queimas de switch, hoje temos aterramento com disjuntores e DPS somente nas pontas da rede, mais não dá resultado satisfatório, estamos buscando informações para desenvolver um sistema de proteção melhor, da forma que você explicou ficou ótimo, pois assim podemos escolher aquilo que se encaixa melhor em nosso cenário.
Obrigado!
Saudações.
Fiz esse modelinho já a algum tempo e ainda não coloquei em produção, mais vou postar aqui para quem quiser montar e ir testando.
Ficou meio grande porque coloquei uma ponte de diodos, agora é levar em campo para ver como vai se comportar com os raios.
o esquema foi feito em autocad, não consegui fazer em outros programas.
material
6 reles "usei sucata" 12V
8 jack rj45 femea
1 varistor 10D 391k
18 diodos in 1007
1 diodo zener 1 wat, 6 volts
1 regulador de voltagem set-up
4 conjunto porta fusiveis
4 fusiveis 2 amp
8 rabicho com conetor rj45
2 plug de alimentação da bateria e do switch
2 jack para entrada dos plug
1 switch sf800V intelbras
1 poe intelbras
1 bateria 12V 1,3 amp
.
Todos os créditos fica para o mestre @rubem que garimpou na net, criou e compartilhou todo o material.
Boa noite amigo! Duas questões me vieram à cabeça agora, a primeira seria: Se o cliente tentar ligar o cabo dele em um roteador, por exemplo, não funcionará, estou certo? A segunda, se um algum switch da rede travar então seria necessário subir no poste e desligar manualmente um por um para que o switch desligasse correto? Não teria como fazer algum esquema que fosse possível reiniciar uma parte da rede da central por exemplo? Sair com 160v da central tem essa vantagem, travou e é só desligar esperar um tempinho e ligar novamente...
Funciona sim desde que a alimentação desse roteador venha de um poe reverso.
Utilizamos switch intelbras, tivemos apenas um caso de travamento em um ano, mesmo com alimentação precária de 160 volts, portanto em uma rede com energia estabilizada não se deve esperar por travamentos.
A rede para por outros motivos, mesmo assim é fácil identificar o ponto parado, o status dos clientes que ficam conectados servem de referencia[/QUOTE]
O objetivo desse projeto é evitar o uso dos 160 Vdc.
Em relação ao custo benefício, qual a melhor voltagem a ser utilizada? 12,24,48v?
Pelo que já vi: 12v alimenta no máximo o próximo switch, porém é a mais baratas das opções.
24v: alimenta talvez dois switchs pra frente, tem que utilizar um step down para alimentar o switch
48v: tem que utilizar um step down de 48v p/ 12 e relés de 48v
Preços (média): Relé 12v R$ 3,00 ; 24v R$ 6,00 ; 48v R$ 15,00 + (frete via ml)
Step down 30v -> 12v R$ 10,00 + (frete via ml) (Muitos vendedores)
Step down 48v -> 12v R$ 28,00 + (frete via ml) (Poucos vendedores)
O projeto mais em conta que achei foi o do Adeilton no yt que usa apenas um relé. O que acham?
Se é sobre esse último sistema, com poe reverso, usando 24 ou 48V você precisaria colocar nos clientes fontes 24V ou 48V, que são muito mais caras que fontes POE 12V (Agora tá uns R$ 15 cada, em quantidade).
Realmente complica ter uma bateria, placa e conversor a cada switch, mas com produção própria isso fica barato. Bateria 12V de baixa corrente está uns R$ 30. Switch barato uns R$ 40. Step-down uns R$ 10. A placa, se comprar todos os componentes e a placa de fenolite ou fibra, dá uns R$ 15 em componentes. Se contar 7 clientes por switch, seriam 7 fontes POE 12V, uns R$ 105. Dá R$ 200 a cada 7 clientes.
(Se for só 3 clientes no switch, dá R$ 140, se for 4 vai pra R$ 165, etc)
Isso seria o custo total só de fontes 48V nos clientes.
A intenção desse circuito é ter só 1 step-up passando de 10-11V pra 13,5V (Pra bateria e switch), se nenhum cliente estiver ligado é o switch anterior que vai alimentar esse, e isso é "automatico" porque a tensão usada é a maior, ou seja, se tem um cliente a 20m de fio ele terá tensão maior e ele é que alimentará tudo. O switch anterior vai estar lá pelos 90m de fio, vai chegar com uns 8 ou 9V, o step-up pode perfeitamente usar isso pra manter o switch e bateria!
(Na verdade a bateria é quase irrelevante, só entraria em uso em caso de blackout na cidade toda)
Sobre como desligar tudo, vou fazer então um circuito com LM555 pra desligar o switch quando o led da porta 1 (Que vem do switch anterior) apagar, aí você na base desliga o cabo de rede (Ou remotamente manda a RB1100ahx2 reiniciar, isso desliga a lan do primeiro switch por uns segundos), isso desliga o primeiro switch, que desliga o segundo, que desliga o terceiro, e por aí vai.
A princípio é simples, o LM555 precisa mais de 0,8V no pino de reset, e os leds nos switch tem mais de 2V geralmente, vou ver como fica a parte do led piscar, todos os switch hoje piscam, vou ter que medir aqui se ele manteria mais de 0,8V num capacitor, senão o reset do 555 acionaria quando não devia (E um circuito com LM555 operaria bem entre 5 a 15V, ou seja, perfeito pra desligar switch alimentado por bateria 12V (Que vai de 10 a 13,5V).
Alias... acabei de enviar o post e o primeiro email que chegou foi de um produto pra essa mesma função:
Anexo 61745
Não analisando mérito ou demérito do produto, é só pra dar noção de preço por caixa.
(E nesse caso aí não estão inclusas as fontes nos clientes, caso use POE Reverso, e é gigabit e não 10/100M)
Se esse for o preço por caixa do sistema Volt com Poe reverso 100M, e a fonte 16V deles custa uns R$ 35 cada, daria pra falar em R$ 675 por caixa com 7 clientes onde o sistema proposto custa R$ 200 por caixa.
(Alias, R$ 240 se comprar uma caixa plastica bonitinha, mas de qualquer forma dá quase 1/3 do preço da solução comercial)
=================
Edit
Ops... só cabem 6 clientes, tanto no sistema caseiro como no da Volt.
O preço baixa pra uns R$ 185. Ou R$ 225 com caixa. Agora sím dá certinho 1/3 do preço do sistema da Volt.
Boa tarde Rubem!
Eu não sei de nada de eletrônica, mas tem um colega meu que manja e vou passar pra ele essas informações que você postou em relação ao reset, se ele conseguir postarei aqui. Eu assisti esse vídeo e a idéia do cara, ao meu ver, seria de uma solução bem mais barata, mas tem uma fragilidade que é aquela que se o cliente ligar direto no roteador (sem fonte no cliente) irá funcionar também... Segue o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3bGLby625Rs
Os relés de 24v achei no ml por R$ 2,40 cada. Já os de 48v só achei esses: http://lista.mercadolivre.com.br/rel..._OrderId_PRICE (R$ 15,00 cada)
Acho que seria mais barato um sistema com 24v mesmo. E em relação à baterias nos PDs, poderia ser colocado um par de baterias a cada 3 PDs para baratear o projeto. O que achas?
Pra evitar isso de ter internet mesmo sem fonte POE no cliente, é que tem os reles, aquela placa que o AlbinoGenivaldo postou ficou meio grande por isso, a função dos reles é só liberar ethernet se tiver energia vindo (E pode ser 9 a 15V).
Tem como simplificar tudo, dá pra ligar tudo colocando só um mísero diodo isolando cada cliente (Pra energia dos outros não voltar pra ele), usando o VRM de um switch decente que opera com 9-12V (A maioria dos que usam o MC63034).
Sobre usar 24V com POE reverso, pode usar 2 baterias (Alimentação 24V) mesmo usando fontes 12V nos clientes.
Esse módulo conversor de tensão opera tanto com 10V como com 23V, essa é a graça deles.
Ao inves de ajustar ele pra passar de uns 11-12V pra 13,25V, poderia ajustar pra passar pra 27V e mandar direto pra 2 baterias.
Mas e qual switch suporta 27V?
Switch comum e barato vem com capacitor de 16V, mal suportam mais de 15V, mas por precaução eu não passaria nem de 14V.
Pra usar switch comum (De R$ 30-38) você precisaria colocar um conversor dc-dc step-down com saída ajustava pra uns 12V. Ele custa uns R$ 10. São R$ 10 a mais.
Mas fonte POE 24V também custa mais caro, última cotação que fiz a 12V tava R$ 15 e a 24V uns R$ 25. São R$ 10 a mais por cliente (Se forem 6 clientes: R$ 60 a mais).
E eu estava pensando num modo de colocar essa fonte POE no cliente pra alimentar também o roteador wifi dele, geralmente é simples ligar os pinos 4/5 e 7/8 dum jack RJ45 pro outro de modo a ter tensão dos 2 jacks da fonte, tem roteador wifi barato que funciona via POE.
(E essa modificação nas fontes é rápida, gasta uns 5cm de fio (Pode ser de cabo de rede) e uns 4 minutos por fonte)
Se fizer uma fonte que seja comum ao roteador wifi do cliente e ao POE, dá pra remover o rele da placa.
Usando termo-retratil azul tem como fazer um splitter poe caseiro num cabo de 1,8m ficar mais bonito, pra ter só 1 cabo entre a fonte poe adaptada e o roteador do cliente, mais bonito que isso
http://e.cdn-hardware.com.br/static/....optimized.jpg
ou
http://1.bp.blogspot.com/-4uVV2ouLSB...SDC10157_2.jpg
Mas a idéia é a mesma, só muda o acabamento.
(E conector P4 está menor de R$ 1 cada, termo retrátil azul de 6mm deve estar uns R$ 3 o metro (E precisa só 15cm por cliente), mas se quiser comprar splitter POE comercial por R$ 10, a vontade (Só o da esquerda: http://mlb-s2-p.mlstatic.com/kit-ada...7_042015-F.jpg )
Seria algo assim:
Anexo 61779
Mas isso só vai funcionar bem pra quem obrigar o cliente a ligar a fonte quando quiser internet, por isso falei da idéia de modificar uma fonte POE comum e barata de R$ 15 pra ter tensão nas 2 portas, é só colocar um fio entre os pinos 4 e 5 dos 2 jack RJ45, e outro fio entre os pinos 7 e 8 dos 2 jacks RJ45, não leva mais que 1 ou 2 minutos por fonte se você sentar e fizer isso em sequencia numa noite.
Se fizer isso, pode colocar bateria só a cada 2 switch. Faz o MESMO circuito em todas as caixas, mas coloca bateria num sim e num não, talvez a cada 2 (Se forem lances de cabos curtos, tipo 70m), o conversor step-up se encarrega de passar de 7 ou 8V (Que chegaria do roteador vizinho, se nenhum cliente estivesse com eletricidade) pra 13,2V, o switch pode ter problemas com 8V, mas com 13,2V vai bem.
Isso se diferencia de um sistema com 12V saindo da base (E sendo elevado a cada switch) porque o conversor dc-dc opera com a fonte de maior tensão, que nesse caso será o cliente mais próximo (Com cabo menos longo), se o switch anterior está a 80m, e todos os clientes estão entre 30 e 50m, só virá energia do switch anterior se nenhum cliente tiver eletricidade. Note que tem 1 diodo em cada cliente, mas pro switch adiante tem 2 (Um na saída desse e uma na entrada daquele), ou seja, o cliente terá queda de 0,7V (12 - 0,7 = 11,3V) enquanto o switch anterior terá 1,4V de queda (13,2 - 1,4 = 11,8V), esses 0,5V são a diferença em queda de tensão de uns 30m de cabo. Mas se tiver um cliente a 80m de cabo aí realmente ele raramente alimentará o circuito.
E isso depende de ter roteador wifi no cliente (Se ele ligar direto no PC não adianta, mas quem faz isso hoje?), desse roteador rodar com POE (Senão, vai precisar fazer o splitter que citei antes).
E depende do switch se um normal 12V que opera com 10 a 14V (Os Intelbras que conheço operam).
Nesse caso o conversor dc-dc step-up (Não confundir com step-down, são 100% diferentes) deve ser ajustado pra saída na casa dos 13,2V. Eles precisam uma diferença entre entrada e saída maior que 1,25V então pra teste em bancada precisa ajustar pra uns 13,3V, sem problemas. Mas isso quer dizer: Só fonte 12V nos clientes, se colocar uma 24V o conversor dc-dc fica biruta.
É bem barato, mas tem esses condicionantes. POSSIBILIDADE existe, não digam que poe reverso é caro porque TEM COMO fazer ele bem barato e funcional, é só pegar prática com os circuitos.
Pra um sistema 24V seria só ajustar o conversor pra saída em 27V, mas... que switch aceita isso? Aí ia precisar um conversor step-down pra baixar das baterias 27V pra uns 12V, ia gastar mais com baterias, e mais com conversores.
===============================================================
A idéia do LM555 desligando o swtich quando o led da ethernet 1 apaga, é ligar os +3V do led no lugar dessa chave no circuito:
http://eduardopaulo.no.sapo.pt/esq%2...ador%20555.jpg
Hora que o led apagar a tensão será menor que 0,8V então o reset deve entrar em ação, tem que ver um valor calculado pro capacitor C1 pra ele desligar por uns 10 segundos. Enquanto não houver tensão no led ele ficaria ligando por 10s, desligando por 10s, infinitamente. Seria só tirar o cabo ethernet lá na base, esperar 2 ou 3s, replugar. Aí o switch já estaria desligado. Quando o LM555 religasse o rele depois de 10s o switch depois de 1 ou 2s ia acender o led (Já que você replugou a ethernet lá na base) e o reset ia impedir o circuito de desligar depois de 10s.
A intenção de montar desse jeito é que o rele FECHA quando o led desliga, ou seja, o estado normal e de menor consumo é com o rele aberto, em caso de defeito o rele aberto significa switch funcionando. Então caso o circuito falha por qualquer motivo, o switch fica LIGADO, e não desligado. É uma proteção mínima contra falhas.
Ainda não achei um 555 aqui pra montar e calcular direitinho os valores dos componentes mas o grosso da idéia é essa, usar os 2-3V do led da ether1 pra acionar um timer de 5 a 30 segundos.
(E se colocar em todos, de modo que a ether1 sempre venha do switch anterior, você produz uma reação em cascata que desliga todos por uns segundos, e eles religam sozinhos. Inclusive ajuda a diagnosticas switch pifado, se um está morto os leds não acendem, e nenhum switch pra frente dele liga, pelo próprio relato dos clientes ("O led da wan tá apagado") você descobre fácil qual switch em qual poste deu problema)
======================================
Se o circuito que sugeri é igual o do vídeo... foi mal... minha internet por sinal de fumaça aqui na roça não está abrindo vídeos hoje...
============================================
E sim, vários switch baratos podem ser modificados pra aceitar 27V (Com o MC34063 é só trocar o capacitor de 16V por um de 35V ou mais), mas... acho mais fácil modificar as fontes POE baratas pra ter POE nas 2 saídas, e essa opção 12V permite troca rápida de switch, fora que gasta menos (Só 1 bateria).
Se 1 bateria 12V 5A já pesa, imagina 2.
E... se conseguir switch que opere entre 5 e 7,5V (Tenho um LG e um Pacific assim) pode usar bateria 6V 4Ah, são mais baratas, com um regulador step-down a partir das fontes 12V dos clientes. Só que aí precisaria um step-up pra elevar a tensão pro switch adiante, apesar de simples na parte dos clientes, complica na parte de uma caixa alimentar a outra, obriga a usar um conversor extra, de uns R$ 12, custo que no sisteminha 12V não tem.
Tá certo que pra reiniciar tudo ia precisar soldar um fio no led pra aquele circuitinho com LM555, mas teria a possibilidade de usar LDR, hora que achar um lm555 eu testo as opções.
Boa noite!
Nível baixo para qualquer circuito integrado Cmos é menos 50% da alimentação, ou seja, nível lógico baixo de 5V seria 2,49
Por isso não pode usar as versões Cmos do 555, que são basicamete o 7555 e o C555.
(TLC555 ou LMC555).
Mas LM555, NE555 e TL555 não são Cmos.
E ainda fico na duvida se nas versões Cmos precisaria no pino trigger uma tensão tão alta, pra mim que é 0,8V também, não é uma porta lógica.
(No pino do reset é outra estória, mas a tensão do led dum switch não iria pra ele e sim pro trigger, talvez nem faça diferença nesse uso ser um 555 ou um C555)
Alias, tava vendo a wikipedia, e ela dá uma informação meio que inexata:
https://pt.wikipedia.org/wiki/CI_555
Fala que algo menor que 1/3 do Vcc (Que nesse caso seria 12V, portanto menos de 4V) aciona o biestável. Mas na verdade o comparativo é feito com a tensão no pino de reset (Pino 4).
Em uso típico o pino de reset vai no VCC, aí sim ele teria 12V e precisaria mais de 4V pra desarmar a oscilação. E realmente o circuito que eu queria mandar não use o pino 4 com Vcc, e sim algo assim:
http://www.sentex.ca/~mec1995/gadgets/555/555ex8.gif
ou
https://www.kitronik.co.uk/wp/wp-con...tasheet_04.jpg
Enfim, o pino 4 não precisa obrigatoriamente ir plugado no Vcc como na maioria dos esquemas, então o pino 2 pode operar com tensão mais baixa, não achei qual datasheet diz isso mas pra mim que o mínimo é 1,8V (E o led dos switch costuma ter bem mais que isso, uns 2,5V).
=================================
E a wikipedia em ingles diz melhor quais versões são Cmos:
https://en.wikipedia.org/wiki/555_timer_IC#Derivatives
E ela também fala no pino 2 precisando pelo menos 1/3 não do VCC, mas da tensão (De origem interna, pelo visto) no pino 5. Ou seja, a wikipedia em pt-br tá errada mesmo.
O pino 5 parece que aceita coisa maior que Vcc:
http://media.tumblr.com/tumblr_lig85gX6th1qf00w4.jpg
Internamente parece que tem um divisor resistir de modo a ter por default 2/3 de Vcc, mas... se tem o pino do lado de fora é porque isso pode ser alterado com tensão externa, o Vcc não é o limite.
Bom, a não ser que a tensão de referência ''interna'' seja alterada, ai sim, você poderia mudar de nível em uma porta com uma tensão superior a 50% do VCC.
O reset se dá geralmente mudando de nível, e para isso é necessário uma referência.
Em um amplificador operacional você pode facilmente alterar a referência para poder trocar de nível, bastando para isso modificar alguns resistores da forma que precisar.
Basta olhar o datashhet do circuito integrado, mas isso é fácil de analizar.
Porque não usa o Protheus, ao invés de ir atrás de um 555 na sucata.
Você poderia montar algo bem mais sofisticado e ''variável'' com diversos monitoramentos com um PIC por exemplo.
A sua ideia é muito boa. Tornando funcional venderia fácil, facilitaria a vida de muitos leigos.
Putz... já ví que eu não conhecia o 555 mesmo. 20 anos usando o bicho e nunca tinha olhado isso direito.
Tem que baixar realmente a tensão pelo pino 5.
Isso aqui me explicou o sistema interno:
http://www.wiringdiagrams21.com/wp-c...ic-diagram.png
Usando o pino 5 pra baixar a tensão de referência num comparador a gente baixa a necessidade de tensão no outro. São 1/3 e 2/3 o que tem presente naturalmente, mas parece que esses resistores tem 5K, tá fácil alterar a tensão nesse ponto.
Acho que o 1,8V que eu tenho na cabeça é que isso é pouco mais de 1/3 de 5V, tensão mínima de uso dele. Acho que já montei algo com 5V e ele precisava 1,8V por isso fiquei com o numero.
Mas eu acho que deve ter algo errado nisso, tá muito simples pra ser verdade, já paguei quase R$ 500 em sistema telefonico da Hamtronix pra reiniciar RB, porque não fiz isso antes? Deve ter algo errado na coisa.
A então usa um ''trimpot'' e a tensão de referência será a que você precisar. :)
Muito legal dialogar sobre isso, fazia anos que não tocava no assunto. sou técnico em eletrônica, meus certificados são da Sony, trabalhei em diversas autorizadas.
:)
Boa noite mestre.
http://produto.mercadolivre.com.br/M...dc-telerim-_JM
Encontrei este produto no mercado livre. Não penso em redes cabeadas, mas sim em atender sites específicos. Chegar ao local com uma CPE e ali atender uma pequena quantidade de clientes.
Infelizmente não tem fotos do projeto, mas talvez conheça o fabricante. Ao menos baseado no enunciado pode nos dizer se esta solução tem o mínimo necessário para funcionar bem? (Logo de cara sinto falto do aterramento. mas......)
Em resumo, irei utilizar um switch Vlan e o uplink da rede sera uma CPE (SXT, nano...). Esta solução disponibiliza um plug P4 em 12V e mais uma saída RJ45 com POE em 24V.
Pelo visto isso é um injetor POE modificado, a fonte nos clientes teria que ser de 24V (24V 0,5A pra um switch de 8p dá e sobra!), e essa caixinha preta em cima é um conversor dc-dc com saída em 12V.
Ou seja, vem pronto pra plugar num switch 8p que use 12V, e nos clientes vai ter que usar fonte 24V.
Pra solução comum isso serve bem, tranquilo. O sistema poe reverso é bem simples, a parte um pouco mais complicada é o uso de bateria e essa proteção de não entregar conexão se não tiver eletricidade vindo do cliente.
O problema é rede grande, sem bateria e sem alimentação vindo do switch anterior/posterior ele desligaria sem todos os clientes desligarem (Ou se um descobrir que não precisa plugar a fonte poe e pode meter o cabo direto no roteador/desktop/notebook.
Se usar isso só em empresa ou cliente que só você mexe, que eles nunca mexem em nada, tá tranquilo, vai funcionar bem.
Ele faz isso mas sem a bateria, e ao invés de aumentar a tensão ele diminui:
https://under-linux.org/attachment.p...9&d=1448306402
Rubem me da uma ajuda aqui, os switchs da intelbras vlan, aceita serem ligados em 24v sem precisar trocar nada, o capacitor ja vem de fabrica de 24v, pra eu fazer ele funcionar com poe reverso de 24v seria so eu adicionar os diodos nas portas que vem dos clientes? e como ele ja tem poe na porta 1 posso usar ela como poe mesmo ou teria que adicionar mais alguma coisa? queria cascatear a energia entre eles de ponta a ponta se o switch do meio nao tiver cliente ligado esse seria alimentado pelo switch que tah antes ou pelo que tah depois seria interessante usar assim? ah e qual diodo eu uso? Obrigado.
Isso, é só ligar os pinos 7 e 8 de todas as portas, e colocar um diodo de cada porta, dos pinos 4 e 5 rumo ao pino 4 e 5 da porta 1.
Qualquer coisa manda um foto do switch por baixo que eu desenho os componentes e fios por cima, eu ia fazer mas os switch que tenho aqui eu já fiz isso (Ou pra distribuir energia via poe) e já cobri com cola pra não dar mal-contato :-)
Anexo 62083
Ola Rubem, primeiramente, quero agradecer aos comentarios postados aqui nesse tópico que me ajudou muuuuuito.
Então, fiz esse switch aqui:
Anexo 62088
a porta 1 e a porta 8 estao sem diodos, assim elas enviam e recebem energia, mas aí vieram as dúvidas, vamos supor que em 10 switchs (1 a cada 30/40 metros, aqui uso 1 switch em cada poste com cabo 100% cobre) ligados em cascata e tendo 5 clientes com fonte de 24v/1a em cada switch, entao eu teria uma energia de 24v/5a no 1º switch, somando isso a cada switch eu teria uma energia no ultimo switch de aproximadamente uns 20a esse numero de amperes nao seria "prejudicial"? pois eu teria muita amperagem andando no cabo utp de um lado para o outro pq eles estarao interligados, e quando tiver com uns 30 ou 40 switch ligados, isso nao daria um "colapso" na energia nao?
O problema com corrente alta é a queda de tensão. Não tem como passar alta corrente nesses cabos e o problema não é cabo derretendo, o problema é que depois de alguns switch e umas centenas de metro a tensão cai abaixo do útil.
Se circular 1A, seja 12V, 24V ou 48V, em 50m de cabo ethernet a tensão cai uns 2V.
Se passar pra 2A circulando, a queda de tensão dobra, 4V.
Com 3A vai pra 6V de queda
Com 4A vai pra 8V. Isso só em 50m.
Calculadora: http://www.novanetwork.com.br/suport...nergia-poe.php
Se cada switch desse da foto deve consumir 4W, 4W em 24V são 0,166A (166mA), isso dá uma queda de 0,34V em 50m.
Mas 50m depois vai ter 2 switch, já vai ser 8W 23,6V, já são 338mA, aí a queda é de 0,7V.
Depois terá 3 switch, já são 12V, 23,6-0,7 = 22,9V, e 12W/22,9V=524mA. Em 50m cai 1,1V.
4 switch dá 16W, 16W/21,8V= 733mA, cai 1,53V.
5 switch = 20W, 20/20,3=985mA, 2V de queda
6 switch = 24W, 24/18V=1333mA, 2,8V de queda
7 switch = 28W, 28/15,2V = 1,84A, 3,8V de queda, aí já tá muito perto de 12V, depois disso a queda entregaria menos de 10V e o switch não ligaria.
Então não dá mesmo pra contar com a alimentação a partir da base, ela vai ficar insuficiente depois de meia duzia de switch, tem mesmo que contar com ao menos 1 cliente com fonte ligada a cada 1 ou 2 switch, de um switch pro outro a queda de tensão tá nesses 0,7V a 1V (50m do cliente até o switch, mais 50m até o outro switch), não é preocupante. Qualquer cliente no meio do caminho vai estar mais perto, então o consumo virá dele e não da alimentação na base. O consumo é feito de quem tem a MAIOR tensão, e com cabos longos quem tem a maior tensão é quem está mais PERTO.
Esse tópico ficou muito bom. Alguém fez mais algum teste? fez alguma modificação ou está usando alguma alternativa? Seria muito bom se postasse.
Caros colegas, fiz o procedimento conforme o detalhado, porém meu switch parou de funcionar a função VLAN das portas.
O detalhe é que tinha tirado alguns componentes para transformar ele em POE ativo antes. Será que tirei algum componente errado essencial para a função VLAN?
Pra saber, só dizendo que componentes tirou.
Mas a princípio só tem capacitor de desacoplamento nas redondezas dos conectores, tirar eles ia permitir alguma oscilação eventual em cabos longos ou ruidosos, mas não a ponto de desativar uma feature do chipset. Acho mais fácil a ESD do ferro de solda comum não-aterrado ou do trabalhador não-aterrado, ter afetado algo na Rom ou no chipset, eles são sensíveis a ESD.
Se fosse um roteador eu ia dizer pra tentar regravar o firmware, mas a maioria dos switch gerenciáveis só tem 1 firmware, o original, e não aceitam subir o mesmo arquivo (Precisa ser uma versão mais nova).