-
Citação:
Postado originalmente por
Carlosaps
Zucchi Rico.[emoji2]
Hheauheuahuehauea eu contei a pinga, deixa eu contar o tombo agora:
Fechei 2 setores com clientes, pedi desculpas, perdi dinheiro. Peguei todos os SXT e UBNT da vida e vendi tudo. Ai comprei Cambium. Atendo poucos clientes com muita qualidade e zero reclamação. Agora que estou respirando vou voltar em um dos bairros... e creio que até o fim do ano outro.
Citação:
FMANDU
@
Zucchi me explica uma coisa. Você diz q ele não utiliza 802.11, então e um sistema proprietário como o NV2 e airnax? Esse equipamento pode ser comprado com o BNDES?
O NV2 e o Airmax são os protocolos proprietários de sincronização para tentar resolver ou mitigar os problemas do 802.11 o que claramente não conseguiram visto os problemas batendo na nossa porta ai a quase 1 década...
O ePMP é um protocolo proprietário que recentemente (Março/Abril) adicionou a compatibilidade do modo "WIFI" para permitir a migração de redes concorrentes. Ele é todo com algoritmos proprietários desenhado para o mercado de operadoras/provedores.
Infelizmente não é possivel fazer a compra dele via BNDES :(
-
Re: ePMP - O Guia Definitivo
Estou muito tentado a investir nessa solução, mas uma coisa e certa, não vale a pena investir para usuários de baixa renda pelo alto custo, que são nossos principais clientes. Estou pensando seriamente em comprar um setor pra uns 30 clientes para Planos a parir de 5Mbps e ver no q vai dar.
-
Po @Zucchi , que relato mais realista. E exatamente isso que acontece e quando eu reclamo de instabilidade com mikrotik tem gente que nao acredita.
As vezes ate comentam de forma sutil que precisa entender de canalizacao, frequencia , energia, etc. mas o que vejo e que trocando por outro igual resolve por um tempo. Me parece problema com qualidade de componentes.
Nao duvido que alguns tenham redes estaveis com radios mikrotik ou ubnt. Mas esta nao e a realidade de muitos. E como voce ja disse em outro topico, so trocou o equipamento. Se fosse na estrutura de energia ou cabos ou canalizacao, o problema se repetiria no cambium.
E para voces vwerem como o tema e de interesse de muitos, e so olhar no pe da pagina a quantidade de usuarios que ja acessou o topico.
Pode ter a certeza que os relatos de quem esta usando vai surtir um grande efeito no futuro proximo
-
Citação:
FMANDU
Estou muito tentado a investir nessa solução, mas uma coisa e certa, não vale a pena investir para usuários de baixa renda pelo alto custo, que são nossos principais clientes. Estou pensando seriamente em comprar um setor pra uns 30 clientes para Planos a parir de 5Mbps e ver no q vai dar.
Então... depende um pouco do ponto de vista.
Se o seu ticket for baixo vai demorar meses para que você realmente tenha aquele retorno (ROI) mas em compensação você não vai ter mais nenhum custo com aquele cliente ao longo dos anos. Nem de reclamação nem de manutenção. É instalar e esquecer. Rede de Telecom se paga ao longo prazo até pq é um serviço ad-eternum ou seja, seu cliente não vai cancelar NUNCA. É igual energia e agua... não tem como o cara cancelar e viver sem. Ele pode até chorar no preço, reduzir o plano, pedir desconto... mas é um serviço que ele não fica sem mais. Acaba compensando pela paz e por você nunca mais ter que pisar lá.
Estou acompanhando a leitura do tópico sobre o WOW e estou de boca aberta. 1 bilhão de tentativas e o pessoal insistindo e insistindo e querendo que o negócio funcione quando ele NÃO FOI FEITO para o que está sendo usado. Não adianta insistir, brigar, bater cabeça, reclamar... não tem solução. Mas a galera insiste pq custa 180 reais.
Não estou aqui falando mal da Intelbras de forma alguma. Faço N projetos com as câmeras deles e pago muito pau mas essa parceria com a Ligowave foi um tiro no pé. Muito suporte e pouco retorno. O mesmo falo de UBNT. Pago pau para as câmeras deles, para a linha EdgeMax, Router, Air Fiber (sim...) e para as BaseStation. Mas a linha Airmax sai correndo. A linha AC, sai correndo. Já na Mikrotik eu tenho ODIO hahaha. CCR que trava, 2.000 versões software por ano, resolve um pau aparece outro... ahhh para mim não dá mais não. É muito tempo gasto (que no fim é dinheiro) para arrumar um negócio que não tem concerto. É o que normalmente falamos @1929 "é brincar de telecom". Imagine se uma operadora tem tempo de ficar resolvendo esse tipo de pepino. Se fosse assim eles teriam 130.000 funcionários para cuidar de milhões de clientes rs!
-
Hoje eu vou escrever, to inspirado.
Há quem diga ser utopia uma rede estável com Ubiquiti ou Mikrotik, ou seja lá qual for a marca. Eu tenho uma rede 100% NanoStation, e não tenho do que reclamar. Absolutamente NADA. Tenho estabilidade de conexão, latência controlada e tráfego condizente à realidade do equipamento.
Óbvio, não dá pra explorar o equipamento em uma realidade diferente do que ele foi projetado. Esses rádios são simples, limitados, pra uso doméstico. A Ubiquiti é muito boa em marketing, e fez parecer que os produtos são pau pra toda obra, no mesmo patamar de Motorola, Radwin e outros, e não é. Mikrotik a mesma coisa.
Meus projetos de ampliação e atualização de infra-esturutra são pautados pela escalabilidade, não por uma necessidade imediata. Velocidade de tráfego mais alta, maior quantidade de usuários por setor instalado, menor influência de interferências externas, menor suscetibilidade a defeitos. Se existir uma solução assim eu vou apostar nela sim. Quem não quer algo melhor para a empresa e para os clientes?
Sem perder o fio do assunto, um ponto sobre estratégia de negócios: equipamento de uso doméstico é pra cliente de renda mais baixa, com um nível de exigência mais baixo. O contrário também é válido, equipamento de alto nível é destinado a um mercado mais exigente, e que paga por isso. Eu prefiro 10 clientes pagando 59,90 mensal do que 30 clientes que paguem 29,90/mês. Então, a escolha da infra-estrutura é determinada pelo público alvo que você quer atingir. Senão acontece esse loop eterno de troca de equipamento, de marca, de tempo, de dinheiro...
Agora, sobre a Cambium, continuo afirmando o que escrevi antes: na teoria é uma solução maravilhosa, desenvolvida para redes de telecomunicações aplicadas, de alto nível. O uso prático é sempre mais exigente, e na maioria das vezes desmente o fabricante. Eu compreendo perfeitamente o receio dos amigos empresários em investir em uma reestruturação de infra-estrutura baseada em uma solução de custo alto. Quantos já apostaram milhares de reais e se arrependeram porque não obtiveram os resultados que os fabricantes prometeram?
Esse segmento é injusto com o empresário, porque parecemos cobaias dos fabricantes. Particularmente, eu não invisto mais antes de comprovar que vale a pena pelas experiências dos outros. Não vale a pena arriscar tempo e dinheiro, até porque não invisto só em internet. Como disse o Felipe, não tenho disponibilidade pra brincar de telecom.
-
@Zucchi me esclarece uma dúvida. A função GPS é para ajudar no alinhamento AP/Cliente ? como funciona essa função ainda não entendi. Desculpe a pergunta besta.
A configuração deles é mais fácil ? os intelbras pra ajustar bem é complicado.
-
3 Anexo(s)
Citação:
NielsonPadilha
@
Zucchi me esclarece uma dúvida. A função GPS é para ajudar no alinhamento AP/Cliente ? como funciona essa função ainda não entendi. Desculpe a pergunta besta.
A configuração deles é mais fácil ? os intelbras pra ajustar bem é complicado.
@NielsonPadilha sinta-se a vontade para perguntar.
A configuração dele é bem simples e rápida, sem segredos. Qualquer coisa posso te ajudar.
O GPS é utilizado para sincronizar as transmissões e até mesmo as retransmissões ou seja, todos os AP's da sua rede transmitem em uma mesma fatia de tempo e recebem em uma mesma fatia de tempo. Isso faz com que ele elimine completamente a própria interferência (conhecida como auto interferência) em suma se você tiver 1 ou 20 AP's cobrindo a sua cidade toda ai, todos vão transmitir e receber no mesmo tempo, sincronizados. Quando existe o sincronismo você pode utilizar menos canais em um POP/ERB ou até mesmo na cidade toda.
Veja o exemplo:
Anexo 60072
Acompanha a imagem abaixo:
Os APs que estão em verde no canto direito superior estão transmitindo e os que estão em azul estão recebendo, ou seja, uma bagunça.
Logo abaixo o que está em verde são os "slots" de DOWNLOAD e em azul, "upload". Cada um transmitindo e recebendo como quer.
Anexo 60073
Agora abaixo com GPS, todos os AP's transmitem e recebem ao mesmo tempo de forma ordenada.
Anexo 60074
Deixe-me saber se consegui responder sua pergunta de forma satisfatória ;)
-
Zucchi a versao integrada consegue fazer 10 full em 2km?
edit:Outra coisa quantos pps epmp suporta e qual o seu l2mtu maximo?
-
Citação:
JonasMT
Zucchi a versão integrada consegue fazer 10 full em 2km?
edit:Outra coisa quantos pps epmp suporta e qual o seu l2mtu maximo?
10mbps/10mbps em 2km? Faz sim sem problemas, alias, vai fazer bem mais.
Quanto ao MTU o máximo é 1700.
Quanto a quantidade de PPS vou te falar a informação correta amanhã pois só tenho aqui a informação da linha PTP650 :(
-
Citação:
Zucchi
Quanto a quantidade de PPS vou te falar a informação correta amanhã pois só tenho aqui a informação da linha PTP650 :(
Otimo!
Fico no aguardo sobre os pps
-
Citação:
Zucchi
Top d+ Zucchi. Mas não da trabalho configurar pra conseguir boa performance?
-
Citação:
Carlosaps
Top d+ Zucchi. Mas não da trabalho configurar pra conseguir boa performance?
Carlos, considero o ePMP (e até mesmo a linha PTP usado por N operadoras no mundo) muito fácil de configurar. É tirar da caixa, atualizar a firmware, subir na torre, rodar analisador de espectro, escolher a frequência e alinhar. Só. Ele mesmo ajusta a potencia e a modulação. Rápido e fácil.
Claro que ele tem mais opções como MIR, QoS e etc. Pode-se fazer individualmente nos rádios ou usar o CNS/Wireless Manager (free) e gerenciar toda a rede por lá mas em resumo, você pode tirar 1 ou 1000 ePMP, fazer a instalação fisica, acessar todos eles e fazer as modificações. Considero o deploy de uma rede ePMP muito rápida.
Citação:
Arthur Bernardes
@
Zucchi, fiquei interessado em saber mais sobre como a Cambium trata o MTU de seus equipamentos.
A MikroTik trata dois tipos de MTU, o de Layer 2 e o de Layer 3 (o tão falado L2MTU).
Como a Cambium trata?
Agora você me pegou mesmo, sem dó nem piedade :D
Permita-me pesquisar a respeito com a equipe da Cambium e te responder.
-
@Zucchi onde posso comprar a antena setorial original da cambium para usar com epmp com gps para ap?
-
Citação:
Zucchi
Mais ela faz isso somente usando a integrada? ou precisa de alguma antena?
Digo isso porque o provedor aqui na cidade que ta usando esse equipamento poem esse tipo de antena(essa é parecida) neles http://intlimg.demandmedia.com/DM-Re...630&crop_min=1
Por que seria ? Obrigado
-
Citação:
Zucchi
Em célula de 2km até 88 clientes com 25mb de down por 5 de up.
@Zucchi a linha Cambium é a solução para quem ainda não quer investir em fibra?
-
Citação:
JonasMT
Zucchi a versao integrada consegue fazer 10 full em 2km?
edit:Outra coisa quantos pps epmp suporta
Jonas, referente ao PPS é o seguinte:
Se forem utilizados um par de ePMP com GPS ou Gigabit - 30k PPS
Se forem utilizados um par de ePMP Integrado/Conectorizado (com porta Fast) - 17k PPS
(para efeitos de comparação a linha PTP650 faz 900.000 PPS)
Citação:
alexcom
@
Zucchi a linha Cambium é a solução para quem ainda não quer investir em fibra?
Alex, na minha opinião sim pois considero o seguinte:
Rede em FIBRA é para seguir a estratégia da VIVO em SP por exemplo. Vender no MÍNIMO 50mbps. Vejo o pessoal passando fibra e vendendo 2, 5, 10mbps e tirando o fato de ter uma rede pronta para crescimento futuro, considero o custo de fazer o negócio legalmente (pagando o poste, com projeto e etc) muito alto para bandas muito baixas. Quantos X anos não vai demorar para que o provedor ofereça planos maiores a preços acessíveis?
Ok, a Fibra é uma paz mas o custo é mais alto. O ePMP também é uma PAZ e com planos de até 25mbps vai redondo. Tem que avaliar sua região. Em 80% do Brasil não é viável uma rede de fibra AINDA. Quem passa fora deste cenário é quem tem muita grana e que está pensando em longuíssimo prazo.
Citação:
NielsonPadilha
Mais ela faz isso somente usando a integrada? ou precisa de alguma antena?
Digo isso porque o provedor aqui na cidade que ta usando esse equipamento poem esse tipo de antena(essa é parecida) neles
http://intlimg.demandmedia.com/DM-Re...630&crop_min=1
Por que seria ? Obrigado
Nielson, no caso do ePMP o Integrado tem antena de 13 dbi. Você pode adicionar o Dish de 6dbi, logo, o sistema tem um ganho total de 19dbi.
Anexo 60115
Nos 2km citados para PTP ela faz sim. Eu tinha um PTP com 2 integrados aqui a 2km (tem o print em algum tópico aqui do fórum) fazendo 70/70mbps.
Citação:
NielsonPadilha
@
Zucchi onde posso comprar a antena setorial original da cambium para usar com epmp com gps para ap?
Nilson, nós temos elas aqui mas ainda não colocamos no site pois é o dobro do valor de uma BS da UBNT por exemplo. (as as BS da UBNT são divinas). 60, 90 ou 120º vc quer?
Pessoal, aproveitando o topico vou fazer uma propaganda aqui:
Semana passada fiz a certificação da linha ePMP. Foi a primeira turma do novo curso de ePMP da Cambium no Brasil.
http://community.cambiumnetworks.com...p/41949#U41949 (sou o primeiro do lado esquerdo de camisa rosa :p )
O instrutor é o Thiago Tossi da Deal4B http://www.deal4b.com.br/ . Ele ministra o treinamento da linha ePMP, PTP, Redes, IPV6, etc. O cara é um show a parte. A primeira turma estava lotada e tinha gente do Brasil inteiro. Minas, MT, Pará, Sul, etc.
A sala de aula é muito bem equipada, o prédio é proximo a hoteis e/ou fácil de estacionar/entrar e sair ou seja, é bem tranquilo. Vale os 2 dias de curso (bem intenso inclusive).
-
Bonita a camisa hem @Zucchi :aetsch:
Sobre a fibra, eu to achando uma baita modinha. Quem mais lucra sãos os fornecedores de equipamento, e nós somos as cobaias de teste. Além disso, se todo mundo resolver largar o wireless e partir para cabeamento vai faltar poste no Brasil.
Qual será a nova geração das "interferências" que uma empresa vai causar na outra? Quebra de cabos? Sabotagem em ferragem pra derrubar a rede alheia? Provedor sempre dá um jeito pra ferrar o outro, ao invés de se unir. :shot:
Brincadeiras a parte, o wireless como alternativa as conexões cabeadas ainda tem muito o que crescer. Ainda vão surgir muitas Cambium da vida dando novo gás para as redes sem fio.
-
Concordo com vc @Jadir, E não é brincadeiras a parte viu! aqui eu decidi investir em um provedor 100% wifi justamente porque os cortes de cabos aqui é muito alto, vejo os provedores de cabo aqui na região se matando, um cortando cabo do outro, é uma violência! kkkkkk, rsrs e tambem vejo aqui alguns lançando fibra pra oferecer 5mbps ao cliente, rsrs, sinceramente viu! E o pior é que vive caindo a conexão. Recebo algumas ligações toda semana de clientes cotando preço querendo sair do provedor de fulano, rsrs e quando vejo o cara tem uma fibra na rua passando e não tem a devida qualidade pra manter seu cliente.
Eu não acredito no fim das redes WiFi, pelo contrario acho que em alguns cenários é e sempre será mais viável usar rádios. Uma rede wireless bem dimensionada atende fácil uma grande quantidade de clientes, se optar por pequenos POPs, para fugir da interferencia, esse provedor vai longe!
-
acho que 90 seria o ideal devido ele suporta mais clientes em até 2 km. quais você recomenda de 90? e de 120 qual você recomenda ?
-
Movido pro novo fórum Analises Técnicas. Muito Obrigado pela ótima Analise :)
-
@Zucchi, você não sofre aí com dificuldade para manter o SNR dentro de limites aceitáveis? Imagino que uma antena de 13dBi em um cenário com espectro totalmente poluído não conseguirá manter uma conexão estável sem uma potência absurda no AP.
Há alguma informação da Cambium sobre planos para lançar ePMPs integrados com maiores ganhos (16dBi e 22dBi, por exemplo)?
-
Citação:
Jadir
Bonita a camisa hem @
Zucchi :aetsch:
Sobre a fibra, eu to achando uma baita modinha. Quem mais lucra sãos os fornecedores de equipamento, e nós somos as cobaias de teste. Além disso, se todo mundo resolver largar o wireless e partir para cabeamento vai faltar poste no Brasil.
Qual será a nova geração das "interferências" que uma empresa vai causar na outra? Quebra de cabos? Sabotagem em ferragem pra derrubar a rede alheia? Provedor sempre dá um jeito pra ferrar o outro, ao invés de se unir. :shot:
Brincadeiras a parte, o wireless como alternativa as conexões cabeadas ainda tem muito o que crescer. Ainda vão surgir muitas Cambium da vida dando novo gás para as redes sem fio.
Aiiiii que tudo, você reparou ?! (aheauheuahuuehaea).
Brincadeiras a parte em SP, Campinas, RJ e algumas cidades já falta poste. Tem ruas de São Paulo que estão uma verdadeira vergonha. As fachadas dos prédios são só cabos, voltas e mais voltas na frente dos postes. Um absurdo!
OBS: Em algumas cidades do interior o que você falou de sabotar o cabeamento é amplamente utilizado o que é acima do lamentável,
-
Citação:
NielsonPadilha
acho que 90 seria o ideal devido ele suporta mais clientes em até 2 km. quais você recomenda de 90? e de 120 qual você recomenda ?
Recomendo utilizar 45º, 60º ou 90º.
120 em casos esporádicos e com poucos clientes - como o atendimento de uma região de chácaras ou rural. Já a OMNI NUNCA.
Acho tão ruim antena omni que não vendo no site de jeito nenhum. Ela é prejudicial a qualquer empresário rs!
Citação:
TsouzaR
@
Zucchi, você não sofre aí com dificuldade para manter o SNR dentro de limites aceitáveis? Imagino que uma antena de 13dBi em um cenário com espectro totalmente poluído não conseguirá manter uma conexão estável sem uma potência absurda no AP.
Há alguma informação da Cambium sobre planos para lançar ePMPs integrados com maiores ganhos (16dBi e 22dBi, por exemplo)?
@TsouzaR, não tive problemas até o presente momento e aqui na cidade a coisa é feita, mas muito feia mesmo.
o ePMP faz controle automático de potencia tanto dos CPE (clientes) quando do AP. Ele mesmo se ajusta dentro das regras de cada país/country code.
Referente a planos de lançar antenas/CPE com ganho maior eles não tem pois a linha cobre.
Exemplo: Para o caso do integrado, se você precisar de mais ganho tem de adicionar o DISH que adiciona 6dbi de ganho.
Se você precisar ainda mais o correto é utilizar um ePMP Conectorizado (com porta FAST) + uma antena de 25dbi da própria Cambium.
-
Citação:
Zucchi
Fica bom sim com a Dish de 30, com uma ALGCOM de 22dbi (blindada) e até mesmo com a de 25dbi da Cambium.
Mas qual você acha que realmente tem um desempenho melhor? Com a Algcom blindada ou a própria Cambium?
-
Nao sou o @Zucchi mas da nem pra discutir algcom<<<<all
-
ATENÇÃO AMIGO.. nao querendo ensinar padre a resar missa mas tem um lance que observei....
Citação:
Posso utilizar meus Patch Panel FAG, VOLT, etc?
Sim, pode. O ePMP trabalha com até 30V. Pode continuar utilizando seu Patch Panel VOLT, FAG, ToughSwitch, Edgemax ou qualquer outro Switch POE sem problemas.
ATENÇÃO: A CAMBIUN USA CLASSEA (se nao me engano) QUE O POE É COM A POLARIDADE INVERTIDA EM RELAÇÃO AO UBIQUITI E MIKROTIK OU SEJA.. no par marron do cabo de rede onde ubiquiti e mikrotik é energia negativa ele usa positiva. e no par azul onde geralmente é positiva ele usa negativa.
-
Citação:
katraka
Mas qual você acha que realmente tem um desempenho melhor? Com a Algcom blindada ou a própria Cambium?
ALGCOM realmente é indiscutivel.
Faço apenas a observação:
Se você tiver um ruído/interferência muito alta, diria para ir de ALGCOM de olhos fechados.
Se você não tiver esse problema, pode ir com a Antena da Cambium pois o ganho é maior que uma de 22 (Algcom 22dbi, Cambium 25dbi).
-
Citação:
mpsnet
ATENÇÃO AMIGO.. nao querendo ensinar padre a resar missa mas tem um lance que observei....
ATENÇÃO: A CAMBIUN USA CLASSEA (se nao me engano) QUE O POE É COM A POLARIDADE INVERTIDA EM RELAÇÃO AO UBIQUITI E MIKROTIK OU SEJA.. no par marron do cabo de rede onde ubiquiti e mikrotik é energia negativa ele usa positiva. e no par azul onde geralmente é positiva ele usa negativa.
Sim, correto. Aqui fiz vários testes tanto que, nos primeiro eu clipava diferente os ePMP que ligava nos Patchs. Depois de um tempo parei de fazer e nunca tive problemas também.
O @JonasMT tbem não clipou diferente né?
Clipava a ponta que ligava no Patch desta forma:
Branco Verde - Verde - Branco Laranja - Marrom - Branco Marron- Laranja - Branco Azul - Azul
-
@Zuchhi sim a chamada ponta "diferente" tanto faz se vai conectada ao patch panel ou direto no radio epmp funciona igual.
edit: Testei até 75mts de cabo telcom blindado.
-
se os epmp vem com polaridade invertida, e voces nao estao clipando mais com a ponta (diferente) quer dizer q estao injetando negativo no pino 7,8 (mesmo padrao da mikrotik) e o epmp esta funcionando normalmente como se fosse uma ubiquiti??
esta duvida me surgiu pq cambium usa padrao IEEE 802.3at enquanto mikrotik e ubiquiti usan 802.3af
-
@Zucchi vou começar o provedor dentro de 1 mês, já comprei tudo que é tipo de rádio(ubnt, mk, intelbras) mais sempre acho que o sinal(sinal alto e variando) não fica bom e o ccq vária muito. Estou pensando em comprar da cambium o epmp com sync gps e epmp integrado, você me ajuda a deixar a configuração redondinha para instalar no cliente e esquecer dele ? Você vende também ?
==========
Aqui na cidade já tem um provedor grande usando esse equipamento, posso usar sem problemas ? Será se ele não vai me causar interferências ou algo do tipo ?
==========
Qual melhor antena setorial para atender em um angulo de 90 graus? e você recomenda trabalhar até quantos km para ter uma excelência com esse equipamento e ao atingir esse perímetro deve-se criar um novo pop?
Se puder me indicar onde comprar(rádios e antenas), já faço o pedido. Obrigado
-
Citação:
NielsonPadilha
@
Zucchi vou começar o provedor dentro de 1 mês, já comprei tudo que é tipo de rádio(ubnt, mk, intelbras) mais sempre acho que o sinal(sinal alto e variando) não fica bom e o ccq vária muito. Estou pensando em comprar da cambium o epmp com sync gps e epmp integrado, você me ajuda a deixar a configuração redondinha para instalar no cliente e esquecer dele ? Você vende também ?
==========
Aqui na cidade já tem um provedor grande usando esse equipamento, posso usar sem problemas ? Será se ele não vai me causar interferências ou algo do tipo ?
==========
Qual melhor antena setorial para atender em um angulo de 90 graus? e você recomenda trabalhar até quantos km para ter uma excelência com esse equipamento e ao atingir esse perímetro deve-se criar um novo pop?
Ajudo sim sem problemas. Só me chamara aqui ou no skype. Depois do primeiro os outros é basicamente só colocar no local e sair para o abraço. Ele faz tudo sozinho !
Vendo sim via site - www.connectivitatelecom.com.br/epmp
Pode usar sem problemas, alias, se todos usassem o ePMP ia sobrar canal para trabalhar.
Com antena de 20/21/22 dbi pode trabalhar tranquilamente até seus 4/5km com as unidades integradas. Sou fã das Base Station da UBNT. É a melhor relação custo vs beneficio vs VSWR
-
Citação:
mpsnet
esta duvida me surgiu pq cambium usa padrao IEEE 802.3at enquanto mikrotik e ubiquiti usan 802.3af
O modelo com GPS é 802.3af
Os demais são 802.3at
-
qual antena da ubnt de 90 você recomenda ? pode me dizer o modelo ?
Funciona bem com a AM-5G20-90 e AM-V5G-Ti?
Os conectores são os que vem na antena mesmo ?
------------------------------
Comprei 3 epmp integrado, agora quero comprar o epmp com sync gps. Você tem ele com porta giga ?
Você não teria o ePMP Deflector Dish que serve para o epmp integrado ?
Abraços
-
Citação:
NielsonPadilha
qual antena da ubnt de 90 você recomenda ? pode me dizer o modelo ?
Funciona bem com a AM-5G20-90 e AM-V5G-Ti?
Os conectores são os que vem na antena mesmo ?
------------------------------
Comprei 3 epmp integrado, agora quero comprar o epmp com sync gps. Você tem ele com porta giga ?
Você não teria o ePMP Deflector Dish que serve para o epmp integrado ?
Abraços
Nielson, sim, os conectores são os mesmos e funciona bem sim com ambas as Bases que você citou. Se você for comprar uma BS Titanium recomendo então que usa a BS AC http://www.connectivitatelecom.com.b...-5ghz-21dbi-60
Mas... ela é de 60º. 90º só mesmo a Titanium.
O ePMP com GPS é com porta Giga (utilizado para Ponto MultiPonto).
O ePMP com porta GIGA mas sem o GPS vem somente com o enlace eFORCE :( que é esse aqui:
http://www.connectivitatelecom.com.b...-25dbi-200mpbs
O Dish Refletor ainda não mas deve entrar no site na semana que vem. Ele está em fase de cadastro.
O Dish serve para você acoplar o ePMP 1000 Integrado na frente dele e adicionar ganha. 13dbi do Integrado + 6 dbi do Dish = 18 dbi. Serve para instalações com muito ruido ou longas distancias.
-
Certo mais o epmp com gps já é giga lan certo? Vou pedir agora
-
Citação:
NielsonPadilha
Certo mais o epmp com gps já é giga lan certo? Vou pedir agora
Sim, correto. ePMP com GPS é giga
-
Zucchi mais tem muita diferença da titânio AC para a AM-5G20-90?
Tenho uma AM-5G20-90 e um shield de inox da computech para ela.
-
@Arthur Bernardes mais mesmo usando o shield de inox para proteger as laterais e traseira essa diferença ainda é grande ?
-
Citação:
NielsonPadilha
Zucchi mais tem muita diferença da titânio AC para a AM-5G20-90?
Tenho uma AM-5G20-90 e um shield de inox da computech para ela.
Se compararmos a BaseStation Titanium para a AM-5G20-90 a diferença fica mesmo na blindagem e pelo fato de que a linha Titanium tem regulagem de abertura / ângulos. (o que também aumenta/diminui o ganho).
Teoricamente a diferença é só mesmo a blindagem.
-
Citação:
NielsonPadilha
@
Arthur Bernardes mais mesmo usando o shield de inox para proteger as laterais e traseira essa diferença ainda é grande ?
Tutu me corrija se eu estiver errado.
Em tese as BS AC são mais bem construidas.
O "problema" de usar o shield a parte é a dificuldade e o peso na instalação.
-
Se for só a blindagem será se fica tão bom quanto usando ? o shield que tenho é esse:
http://www.computechloja.com.br/resi...e/true/979.jpg
-
Citação:
Arthur Bernardes
Zucchi, o @
JonasMT comprou um par das de 60° e disse que a blindagem dela é sensacional, ele inclusive mediu a espessura da blindagem de alumínio.
A isolação que falo é a tal "polarização cruzada", mas com essa blindagem das novas Basestation a relação frente-costas é ainda melhor.
Citação:
NielsonPadilha
Depois do que o Arthur falou (pois ainda não peguei uma ao vivo e a cores na mão) e da complexidade de instalar e subir um Shield, eu iria só na BS AC @NielsonPadilha sem duvidas.
Fica uma instalação inclusive mais bonita.
Falando nisso alguém lembra qual era e como fazia aquele esquema de medir o ângulo de abertura aproximado no Google Earth ? Quem me ensinou isso uma vez foi o @vitorfagundes mas ele anda sumido :(
-
Único problema das BS AC é que só tem até 60 graus. De 90 só as normais ou titanium.
-
Só o shield das basestation já faz muita diferença na performance da celula, pelo fato que cada antena não afeta as demais do setor evitando a interferência.
-
@Zucchi qual os planos(velocidade de conexão dos clientes) que você atendo usando cambium?
Procurei o skype, mais não achei.
-
Citação:
NielsonPadilha
@
Zucchi qual os planos(velocidade de conexão dos clientes) que você atendo usando cambium?
Procurei o skype, mais não achei.
Me fala como te acho lá que eu te add.
Hoje entre o plano básico de 10mbps e o plano máximo de 25mbps.
-
add nielson.padilha ([email protected])
-
@Zucchi aqueles rádios da linha PMP da cambium quais diferenças da linha epmp?
-
Citação:
NielsonPadilha
@
Zucchi aqueles rádios da linha PMP da cambium quais diferenças da linha epmp?
Da linha PTP você diz?
A linha ePMP é projetada para até 24km. Faz mais? Faz sim, porém, não com o mesmo desempenho do que foi projetado - 24km. Eu só aprendi isso na certificação.
A linha PTP tem a latência medida em NS e não em MS. São rádios para longas distancia, podem transportar E1 diretamente e tem alta capacidade. Tem enlace de PTP 650 com 118km instalado passando 180/180mbps. O PTP 650 por exemplo faz 900.000pps. Alguns rádios da linha PTP tem certificação para instalação próximos a materiais perigosos ou contaminantes, certificação militar e etc. (O PTP650 tem MTBF superior a 50 anos rs...)