@ab5x2,
acho até pior que isso. Sem base nenhuma, não dá nem pra ajudar.
Versão Imprimível
@ab5x2,
acho até pior que isso. Sem base nenhuma, não dá nem pra ajudar.
É complicado mesmo isso aí. Já vi gente com RB750 + bullet com Omni querendo abrir provedor buscando manuais na internet. Teve um colega que postou nesse tópico que pegou nojo do nome Mikrotik, e quer saber? Com muita razão! Nada contra os produtos da marca, que oferecem um excelente custo benefício na minha opinião (a maior parte), mas é como eu disse, o sujeito pega RB750 + radio e pronto, acha que é provedor de internet, sai fazendo cagada em espectro e precisa fazer manobras pra enganar cliente. Quando fiz o treinamento com o Rogerio Barion o que pude perceber é que a maior parte do pessoal não estava ali pra obter um entendimento do RouterOS e suas funcionalidades, mas basicamente pra vê-lo configurar determinadas coisas, o tópico do Load Balance PCC foi o mais demorado, o que mais recebeu questionamentos, mas o de Spanning Tree por exemplo não teve uma única pergunta, o sujeito só quer um meio de obter mais link e vender de qualquer jeito sem saber o básico de redes.
Há dois anos atrás quando entrei no provedor de internet o qual trabalho, eu sequer tinha subido num telhado na minha vida, nunca tinha pegado uma furadeira e furado uma parede, tinha visto Mikrotik umas 3 ou 4 vezes na vida e olhe lá, mas uma coisa a qual eu não me permiti fazer é me ater a soluções mastigadas. Entender o porque as configurações são como são, o que é um NAT, uma rota, uma bridge ajuda a evitar muita dor de cabeça em casa de cliente, e esse conhecimento só veio com muito estudo, e olha que eu ainda sou um zé ruela nesse meio. A revolta é mais do que compreensível.
Desculpem a sinceridade, mas Provedor vai muito, mas muiiito além de meras questões técnicas do tipo de qual rádio ou antenas usar, se vou usar fibra, rádio ou sinal de fumaça, provedor e uma EMPRESA e como tal tem suas obrigacoes, e vou mais além, se faltar agua, luz ou telefone, dificilmente ligamos para as concessionarias, mas se faltar INTERNET, a cobrança e na hora, no mesmo instante, ligamos e botamos a boca no mundo,os Provedores estao no topo da cadeia de informacoes, se falharmos, todos que dependem de nos falham também, por isso temos que ter pelo menos uma noção básica de quais setores compõem uma empresa.
De uma maneira geral as empresas são divididas em setores, a seguir os seis mais comuns
• Setor Técnico: responsável pela transformação dos insumos em produtos, os quais serão ofertados ao mercado consumidor.
• Setor Financeiro ou Contábil: tem como principal objetivo a obtenção de capital para que a empresa se mantenha, analisa lucros e riscos, controla todo o patrimônio da empresa, emite relatórios tanto à direção como aos órgãos do governo e instituições, faz orçamentos e levantamento de custos de tudo o que a empresa usufrui ou precisa como, por exemplo, aluguel, salários, matéria-prima, compras em geral, etc.
• Setor Comercial ou de Marketing: visa oferecer produtos aos clientes buscando satisfazer suas necessidades, traça estratégias de divulgação tanto da empresa como de seus produtos e/ou serviços, prospecta novos clientes e busca fidelizar os já conquistados.
• Setor de Gestão de Pessoas: responsável pelo recrutamento, seleção, contratação e treinamento dos colaboradores. Visa também a melhoria das relações internas e o crescimento do funcionário.
• Setor Administrativo: cuida de várias ferramentas de controle da empresa, sendo responsáveis pelo estoque, compras, bem como pelo planejamento estratégico.
• Setor Executivo: Composto por diretores, gerentes e supervisores que têm como missão transmitir aos colaboradores os planos dos superiores, coordenando as ações e orientando os colaboradores.
Antes de "montar" um provedor pense nisso, tente vislumbrar como se encaixa nesse molde acima, por menor que seja, antes de comprar determinado radio ou antena, tente ver como faz para tirar uma licença SCM e toda parte LEGAL do negocio e procure um bom contador porque vai precisar de um CNPJ, procure um bom engenheiro Civil e outro elétrico, ha já prepare um bom advogado, porque certamente vai precisar, afinal de contas todo mundo tem ganhar o seu e por ai vai, isso nao e brincadeira, se nao quiser fazer tudo legal, tranquilo, compra uma cartela de Lexotan para poder dormir a noite e nao ficar pensando quando a fiscalização vai bater na sua porta, mas seja feliz e persiga seus sonhos .
Olha, eu tenho uma opinião intermediaria com relação a tudo isso, mas difícil na realidade de nosso país vc começar uma empresa com todos minimos detalhes citados aí acima, com todo pessoal em cada setor definido. Conheço vários que começaram só e hj tão com sua empresa com sucesso. Raros são os que tem condição de começar tudo na perfeição, desde a gestão até a parte técnica. Todo provedor pequeno que conheço começou muito longe do relatado acima, mas hj tem seus escritorios e funcionarios, etc....agora uma coisa bato na tecla, estude ao menos a parte tecnica pra nao queimar seu filme e de outros, comece direito ao menos na técnica da coisa e não queime mais ainda a tecnologia usada pelos provedores wireless.
Enviado via LG-H818 usando UnderLinux App
pessoal aproveitando a ideia de montar um pop novo.
eu posso enviar internet via cabo coaxial do modem ate as antenas setoriais, substituindo o bom e velho cabo azul.
e que tipo de equipamento eu devo usar.
pois o cabo coaxial dura bem mais q os cabos normais.
abraco
aguardo os comentarios
O que acharam do meu projeto?
-----------------------------------------------
Equipamentos para o NOBREAK:
"Fonte Nobreak 24v/7a - Full Power 200w Volt 24v 7a" Para Alimentação dos Radios.
2 - "Baterias Estacionária Freedom DF700 (50Ah / 45Ah)" Ligadas em Serie Fazendo 24 Volts.
"No-break Convencional" para o servidor de autenticação PPPOE e Access Point.
Parte elétrica:
"Disjuntor Geral caso seja preciso desligar o sistema".
Segurança dos equipamentos:
"Dispositivo de proteção contra surtos (DPS)"
Evitando assim que os equipamentos não sofra danos causados por raios
Equipamentos:
"Pacth Panel - MaxLink"
"MIKROTIK ROUTERBOARD RB 2011UAS-RM L5" servindo como Access Point.
"MIKROTIK RB450G" para Autenticações dos clientes via PPPOE.
Antenas:
4 - Antenas "UBIQUITI AIRMAX BASESTATION AM-5G17 17DBI 90º 5GHZ" cobrindo assim 360º.
4 - Radios "Ubiquiti Airmax Rocket M5 Mimo"
As babás dos bebês, gente tem que desmamar os bezerro se não o nível do fórum vai cair, já foi falado em outro tópico,
A newsletter no email nem anima mais, cadê o povo falando de ospf, bgp, mpls, rotas internacionais, config de olt ou dslam, agregação de link, interconexão entre provedores e tal
Minha opinião só.
Eu entendo que não é que "este forum" seja assim. O que faz o forum são os participantes. E se formos analisar mais a fundo, este "fenômeno" que acontece não é privilégio nem culpa do Underlinux. Todos os outros foruns passam pelo mesmo problema.
Eu participo de um forum sobre fotografia e encontro a mesma situação.. O que me parece que está mudando é a forma das pessoas se comunicarem. Com a internet veio junto o imediatismo na vida do ser humano. Todo mundo quer respostas e soluções imediatas. Faz parte do dia a dia.
Cabe a nós participantes saber filtrar o que dá para responder e o que é melhor ficar calado..
Antigamente até uma simples configuração de ap no modo B era novidade para a maioria. Muitos de nós viemos aqui e aprendemos sobre muita coisa deste universo que é o wireless, rede, provedor, etc etc. Não havia e continua não tendo outro local para nos informarmos. Outros foruns surgiram com o mesmo intuito, mas o que se firmou mesmo foi o Underlinux.
Muitos dos participantes cresceram e contribuiram com o Underlinux por um tempo. Depois pelos afazeres do dia a dia, pelo crescimento profissional ficou para alguns difícil continuar participando de forma constante. Afinal, com o crescimento as responsabilidades aumentaram e talvez os impeça de participar. Ou até mesmo os assuntos mais corriqueiros sejam tão banais que não incentivam a participar. Gente que está noutro patamar com BGP, OSPF e outros recursos mais profissionais..
Antigamente se chegava num forum e acompanhava o desenrolar, procurando respirar o "ar" da comunidade. E só depois que se aventurava a dar algum comentário, normalmente pedindo alguma orientação mais específica. Mas hoje não é mais assim. Tudo e todos são muito do momento. Soluções são pedidas para ontem. Não critico a nova geração. Faz parte do ambiente que vivemos. Ou nós aprendemos a conviver ou então ficamos na retranca.
Uma coisa que gosto de olhar é no final do tópico onde mostra o número de visitantes no tópico. Muitas vezes um tópico parece não ter muitos comentando, mas lá embaixo dá para ver que dezenas passaram por ali e não se manifestaram... faz parte...
Acho que antes de qualquer coisa, você deveria fazer um curso básico de redes, fuçar o fórum e o Youtube p/ DEPOIS, comprar os equipamentos testar em bancada para aí sim depois começar oferecer seu serviço. Ser um provedor de verdade não é só comprar equipamento.
Quando comecei em 2010 primeira coisa que fiz foi me inscrever aqui no fórum, acompanhar ( E MUITO) o que os mais conceituados diziam, depois de juntar uma grana, comecei a comprar as ferramentas e equipamentos. Me lembro ainda da primeira compra...rsrsrsrsr:
01 Antena Omni 15 Dbi 2.4Ghz Aquário R$ 225,00
03 Access Point 2.4Ghz B/G Zinwell G220 R$ 660,00
03 caixas plásticas R$ 60,00
02 Antenas de Grade Aquário de 25 Dbi c/ pig tail de 2m R$ 110,00
01 Link de 2MB ADSL da Oi (Mensal) R$ 190,00
Passei 2 meses com a rede em testes, tinha uns 10 clientes apenas, mas como estava em "testes" cobrava apenas 50% da mensalidade.
PTP de 8KM com esses equipamentos... Ô tempo difícil...kkkkk
Depois substitui as grades do PTP por um par de Zirok 27Dbi 5.8Ghz e um par de 433 com XR5, e daí fui crescendo Graças à Deus! Mas foi MUITO difícil no começo, como todo negócio lícito no Brasil aliás. Tenho muito a agradecer a Deus primeiramente e em segundo lugar à esse fórum.
Zinwell g220. ..kkk E quem desta época nao tentou assim? Nesta époco pouco se falava em Ubiquiti... Mikrotik já era usado, mas um bicho de 7 cabeças....
É, os tempos mudaram. Hoje já dá para começar bem melhor...
Obrigado mano, e obrigado pela dica ai do Nobreak!
A da RB vo fazer diferente nesse Projeto, inicialmente vo usar ela para fazer a autenticação via PPPOE e receber o link essas coisas!
Depois mudar para uma CCR que vai fazer tudo sozinha.
Mas esse é o projeto final... Vou usar uma MIKROTIK- AP OMNITIK U-5HND, uma MIKROTIK- ROUTERBOARD RB 2011UIAS-RM, e uma Fonte Nobreak 24v/7a - Max Energy 200w Volt com 1 Bateria Estacionaria Freedon 12V (caso ocorra queda de energia)
Um Mini projeto só pra iniciar nos negocios e ir pegando o Jeito antes de iniciar o projeto final ali.
Cara, me veio à mente agora umas raridades que não me trazem saudades alguma kkkkk... Edimax 7206, Gi-Link, Air Live 5000 Ovislink, Cartões Wintron CM-9 e CM-10, EMP 8602, AP Router WR-254, D-link Di 524 (comprei pra colocar na omni que enviava o sinal para os clientes depois troquei pelo zinwell, obs este dlink é o PIOR equipamento eletrônico já produzido pelo homem até hj). PC Comum com mk crackeado versão 2.2.97 com placa de rede D-link DWL G520... Noss... Hj olho e me pergunto como que isso funcionava...kkkkk
Mano, nesse tempo aí acho que tive uns 10 clientes apenas e os planos praticados eram: 128k de down e 64k de up E 256k de down por 80k de up (isso em 2009). Depois fui trocando os equipamentos, inclusive hoje ainda tenho o primeiro equipamento ubiquiti que comprei 2010 (E AINDA FUNCIONANDO 100% em um cliente empresarial, nos dias de hj) Nesse tempo, 2010-2011 já vendia planos de 600k down por 128k up e 1MB down por 300k up. No servidor tinha um RV-042 da cisco com duas linhas ADSL de 8MB da Oi e um pc 466Mhz com mk crackeado ainda...
vc tem que suar 2 baterias pois é 24 V a fonte
e questão de quantos clientes isto é relativo calculo de português 1/3 dos clientes estão online então 30 cliente com plano de 1mb vc precisa de 10mb
kkkkkkkkkk
esqueceu do famoso sangung swl 3300 ap2000 da proxim com 2 cartôes orinoco tinha que ser o gold o silver era paia
ai quando surgiu o tal de mikrotik la ia nois montar um computador dentro de uma caixa hermética com dlink g510 b2 a c1 não reconhecia kkkkk e subir aquele trambolho na torre kkkkk o sofrimento quando tava pau no HD depois inventaram Flash kkkkk
Puta que pariu que nostalgia veio agora kkkkkk
Eu peguei a época ainda que fazia AP em Linux usando essas dlink 510, subia tudo na torre. 2008 já comecei com mikrotik + adaptador de cartao CF, o vida infernal kkkkk.
Ovislink 5000 no ponto a ponto ...
Sent from my iPhone using UnderLinux
kkk
eu fazia com slackware em AD-HOC
nojento
e quem tinha painel e antena da hiperlink era patrão kkkk
antena offset da zirok ficava apontada pra baixo por causa do alimentador kkkkk
e a instalação no cliente
aquele cabo maravilhoso de trabalhar RGC213 com antena da artsat de 11dbi kkkk
no pc quando podia abrir era rlank2561st, quando não podia era adaptador pcmcia da buffalo ou radinho da linksys o famoso Vet11
que era só alguem colocar o programa dele na rede dava pra resetar tudo kkkk
mais ou menos isto depende do perfil do cliente
po tem cliente que fica 24 horas fazendo donwload se vc tiver 11 clientes deste ja era os 10mb
Esse é um problema em tanto em!
Tava olhando aqui e a Vivo não tem de ADSL aqui... Porem a Claro parece que tem e é boa a net...
Agora não sei se isso aqui é de pré pago ou do ADSL
https://www.clarohd.com.br/claro-int...-internet-20gb
20 GB
E no Combo 40 GB
Gostaria de fazer umas pergunta ?
Pior que ele está sim kkkkkkkkk
Tá feio esse fórum em ?!!!! Tá louco !
Não é nada não, Ismael. Entendo sua necessidade e desejo de fazer algo... Muitos estão também procurando começar, assim como nós um dia também começamos... mas a época era outra. Tudo era novidade. Planos de 256k já satisfaziam o usuário.
Anos atrás havia pouca informação a respeito. Hoje felizmente com a presença do Underlinux tem muita informação disponível. Uma dessas informações é a respeito de utilizar adsl para compartilhar internet em um provedor. Há casos onde não há a menor disponibilidade de contratar um link dedicado e daí não há o que fazer.
Porém precisa estar consciente a respeito dos resultados que podem ser esperados. Não é nada agradável para o cliente quando o provedor utiliza adsl. ADSl tem limite de upload baixo e aí já começa a encrenca. Mesmo adsl de 24mega tem upload baixo. E o upload é necessário mesmo que seja pouco utilizado. Não é que a operadora bloqueie o upload. Isso faz parte da tecnologia do adsl. É uma conexão assimétrica
Eu tenho observado que em tempos de redes sociais, cada vez mais estamos utilizando upload. Antigamente o cliente só pesquisava na internet para obter alguma informação. Baixar algum arquivo só quando precisava mesmo.
Mas hoje não, todo mundo está colocando fotos, vídeos etc etc. Isto exige um pouco mais do upload apesar dos administradores das redes sociais procurarem administrar isso com diminuição automática da qualidade dos arquivos armazenados. Mas a verdade é que cada vez mais o upload vai ser requisitado.
Dá uma pesquisada no forum sobre o uso do adsl e vai ver que invariavelmente ele será condenado. Algum ou outro com redes pequenas ou sem outra opção ainda estão no adsl.
E a questão da franquia, apesar de o assunto estar calmo agora, creio que ainda irá gerar muita polêmica. Olhando pelo lado do consumidor, é ruim mesmo. Mas olhando pelo lado de quem tem que implantar infraestrutura também é complicado. Cada vez mais se exige de infraestrutura.
Só para ilustrar: voce monta um provedor e utiliza um link seja adsl ou dedicado. Gastou para implantar a rede. Se envolve com manutençao e tudo o mais.... Gostaria de ver um assinante seu receber a conexão e daí começar a revender para os vizinhos? Claro que não.
Agora se coloca no lugar das grandes operadoras. Será que elas ficariam batendo palmas se vissem você fazer o mesmo com elas? Por isso que a pressão por franquia também é forte pelo lado delas. Não há como elas ficarem empenhadas em fiscalizar seus clientes. Então a franquia colocaria um freio no compartilhamento clandestino. Pelo que ouvi em uma entrevista, a Net, que pertence a Claro já estaria fazendo planos com franquia. Vai prejudicar o usuário "normal"? Acho que não, pois a franquia é segundo a notícia de 60mega. Isso é mais do que suficiente para um usuário que consome bem a internet mas não é suficiente para quem quer revender sinal... Entendeu onde quero chegar?
Por isso que acompanhar o forum prestando atenção aos relatos exitosos e relatos de problemas e nunca, mas nunca se deixando levar pela paixão pode lhe dar uma boa base do que esperar pela frente.
@1929,
E olha que não é só com redes sociais. Atualmente, o principal devorador de Upload são os backups em cloud.
Do jeito que o pessoal gosta de tirar fotos com celular, sempre que entram na wifi o upload começa. No hotspot que tem aqui na empresa tivemos de limitar as bandas só por conta disso.
Vish... Isso implica muito para o pequeno provedor iniciante, Link Dedicado custa a preço de Ouro... É muito caro, ninguem tem capacidade pra pagar uns 2.000 Reais por mes assim...
Obrigado ai por ter avizado, agora a questão é usar ou não... O jeito é Revender com a Net de outro provedor... Pelo menos pra iniciar porque é dificil assim.
Aqui ninguém iniciou com dedicado, tem uns 5 provedores e ate hj sei de provedores com Anatel e tdo que nao largaram seus VDSL ou não conseguem fechar a conta no fim do mês.
Pô @Bruno,
então nessa época nem existia ADSL. kkkkkkkkkkk
Comecei com um 512k dedicado também usando um cisco 1721 que aguentou até os 4mb.
Tá na parede aqui de recordação !
Que 10 anos ? Começou a ficar popular em 1998. Em 2002 já tinha adsl com 256k no interior de São Paulo onde estou.
Putz, verdade, to velho.
Quando voltei para São Paulo em 97 já tinha ADSL. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Errei só uma década
Aqui foi começar com o speedy Telefonica em 1998, até 2001 era só as elites que podia ter.
Como tudo vai caindo o valor, até 2006 começar as via rádios. Esse foi como começou na minha região.
Eu falei por mim, aliais, pela minha região, ja que to falando o que conheço daqui. Começou com dedicado de 512k em que condições e época e planos? Tinha concorrentes? To falando de 2011 pra cá onde entregar 512k pro usuario final era o minimo!
Comecei com wireless em 2006 mas so passei a trabalhar pra valer na area final de 2010.
Estou falando de 21 anos atrás em 1996
Qual é tua região. Já fazia tempo que não ouvia falar em link dedicado de 2mil reais.
Quem sabe tu acha um provedor de cidade vizinha que te entregue um dedicado por um preço bem melhor..
Provedores grandes, com condições de comprar link em grandes quantidades já estão comprando até por 30 reais e mega. E revendem por um preço bem competitivo para outros provedores. De repente tu acha link por cento e poucos o mega... Tem que pesquisar na tua volta para ver se é possível isso.
Tem provedor grande que ainda não viu este nicho. Compra de link de 1Tera por exemplo sai baratíssimo. Se o provedor consome a metade, quem sabe ele não consegue negociar os outros 500mega na região vendendo picado para provedores menores? Às vezes o medo da concorrência não deixa um provedor maior ver isto. Ele não vê que os outros 500mega estão saindo para ele quase de graça... E que sempre ele tendo este diferencial vai estar a frente. Mas parece que fica sempre olhando por cima do muro para ver como está a horta do vizinho.
Já aqueles que usam de parcerias são os que estão crescendo e mantendo o mercado mais organizado.
Rolim De Moura - RO
Ta dificil aqui de achar link, 1 Devido as ações juridicas que um micro provedor não tera tanto dinheiro assim pra regularizar tudo.
E 2 a entrega do link, poderia me dizer exatamente como é feito a entrega do link dedicado? O que precisa essas coisas
Pra comprar link acho que eles só vende se for regularizado tipo a licença da Anatel por exemplo.
Vou pesquizar mais aqui na região
Até uns 30 MB acho que ja ta ótimo pra iniciar o Micro Provedor!