Re: A tendencia e migrar pra fibra ou estamos subestimando os rádios?
Citação:
Postado originalmente por
raumaster
4G chega hj em quantos Megabits/s por setor? 300Megabits no melhor dos casos? Hj ainda funciona bem, porque a quantidade de celulares 4G ainda é pequena em relação aos 3G e tem franquia em cima. Se tirarem franquia e passarem a usar pra assistir netflix, youtube e baixar torrent, quero ver conseguir essas velocidades toda com 1000, 2000, 3000 clientes ligados numa unica setorial lá na ERB. Tem lugar aqui que 4G se chegar em 5Mega é muito!
Cada cidade e um caso mais aqui nao consigo entregar nem 5megas ainda, e se assim eu fizer nao pago as contas 5mb me custa fora outras despesas 150,00, por esse preco vendem as operadoras 100mb, outra coisa aquela velha regrinha de que nem todo mundo usa ao mesmo tempo ja ta bem relativa, tem residencia com mais de 10 dispositivos... ou seja sempre tem gente usando, consumindo toda banda contratada. Provedor pequeno sozinho sem ptt, sem link barato, sem cdn, sem internet movel vai fechar as portas facinho.
Clientes querem 5mb aqui porem quem pagar 60,00 ou 70,00 no maximo, como pagar as contas vendendo por 70,00 o que me custa fora outras dispesas 150,00?
Sem falar que de nada adianta ter uma boa rede de ftth, se o link chega na cidade via radio, mesmo que radio digital, vender planos altos satura rapido qualquer link microondas.
Sim, concordo contigo me praticamente tudo. Antigamente se vendia 1:10 ou mais e ainda se tinha folga de link, hj em dia 1:3, 1:4 é o máximo e trabalhando no talo praticamente. Eu tenho um cliente que a lista do wi-fi dele ta hoje com 13 dispositivos conectados, eu já o questionei uma vez se a senha dele não tinha sido passada pra outras pessoas, mas ele me mostrou cada dispositivo na casa dele, só de celular tinha uns 6, tablet 3, dois notebook, um PC de mesa, uma TV Smart, o consumo dele passa dos 80Giga mensal.
Eu vejo essa galerinha aí investindo em FTTH em áreas de baixa densidade populacional, renda média baixa e vendendo 15 Mega por 80 reais e oferecem até 50 Mega e o link saí daqui em PTPs com RB Mikrotik... Dá até dó. Não é desejando o fracasso do concorrente não, até pq uma hora pode ser eu, mas se quer fazer a coisa, faz direito! Os clientes podem ser bobos no inicio, mas depois caem na real! Aí queimam a tecnologia. Eu tenho cliente desses cara que sairam deles e vieram pra mim, mermão, nem um roteador os caras configuram direito! Senha padrão de acesso, canal em 40MHz desnecessariamente, pra compartilhar 5 Mega, 10 Mega, 15 Mega, 25... 20Mhz dá e sobra, Roteador mal posicionado na casa, baixo demais por exemplo, escondido atrás de objetos, etc.
EU não vou afirmar que a mobilidade não é uma ameaça, é sim, mas eu nao creio que um acesso liberado de franquia em poucas ERBs por preços baixos, vai segurar o tranco não. A maioria das torres atuais 4G não passam mais de 100 Mega por setor... Futuramente vai passar mais, mas mesmo assim, não creio em planos ilimitados pra todos não, se tiver, vai custar bem caro.
Citação:
raumaster
Sim, concordo contigo me praticamente tudo. Antigamente se vendia 1:10 ou mais e ainda se tinha folga de link, hj em dia 1:3, 1:4 é o máximo e trabalhando no talo praticamente. Eu tenho um cliente que a lista do wi-fi dele ta hoje com 13 dispositivos conectados, eu já o questionei uma vez se a senha dele não tinha sido passada pra outras pessoas, mas ele me mostrou cada dispositivo na casa dele, só de celular tinha uns 6, tablet 3, dois notebook, um PC de mesa, uma TV Smart, o consumo dele passa dos 80Giga mensal.
Eu vejo essa galerinha aí investindo em FTTH em áreas de baixa densidade populacional, renda média baixa e vendendo 15 Mega por 80 reais e oferecem até 50 Mega e o link saí daqui em PTPs com RB Mikrotik... Dá até dó. Não é desejando o fracasso do concorrente não, até pq uma hora pode ser eu, mas se quer fazer a coisa, faz direito! Os clientes podem ser bobos no inicio, mas depois caem na real! Aí queimam a tecnologia. Eu tenho cliente desses cara que sairam deles e vieram pra mim, mermão, nem um roteador os caras configuram direito! Senha padrão de acesso, canal em 40MHz desnecessariamente, pra compartilhar 5 Mega, 10 Mega, 15 Mega, 25... 20Mhz dá e sobra, Roteador mal posicionado na casa, baixo demais por exemplo, escondido atrás de objetos, etc.
EU não vou afirmar que a mobilidade não é uma ameaça, é sim, mas eu nao creio que um acesso liberado de franquia em poucas ERBs por preços baixos, vai segurar o tranco não. A maioria das torres atuais 4G não passam mais de 100 Mega por setor... Futuramente vai passar mais, mas mesmo assim, não creio em planos ilimitados pra todos não, se tiver, vai custar bem caro.
Usuários hard aqui tem consumo na faixa de 650GB a 900GB. São muitos dispositivos ligados e um jogo hoje tem na média de 70 a 80GB, eles baixão de 2 a 3 por semana. Isso quando não precisa baixar novamente.
Uma 3G/4G para superar esses casos ainda é inviável para as teles.
Tem muitos tipos de usuários realmente, mas vejo o consumo de vídeo e jogos aumentar muito, e geralmente esse consumo é feito em residências.
Não sei se a precária infraestrutura das teles suporta planos ilimitados para 3G/4G, lembrem que tentar até estabelecer franquias.
Pois é nem fale, pra assistir descente 4k e 35mb, jogos de Xbox one X agora em 4k tbm muito difícil sair com menos de 90gb, forza 7 msm tem 97gb.
Meu trafego em casa por semana beira 500gb com 3 celular, TV e Xbox one.
Estou trabalhando duro pra tentar chegar ao patamar de entregar 10mb mínimo pois é o consumo médio meu é da uma experiência satisfatória.
em 05/2018 Resumindo no cenario de hoje, da pra trabalhar com radio em 10Mhz e nv2 ativo na mantbox , perde pra velocidade da fibra, mas ganha na economia de não ter que pagar os postes . pra quem tem poucos clientes, tem que pensar bem antes de colocar fibra na rua, fibra não é garantia de ganhar clientes. Ainda mais agora que quase todos estão colocando fibra.
Inicialmente no início a tendência é ter um consumo alto, o mesmo quando trocamos o número de celular. No meu pacote de dados da Claro, ao ligar serviços de 3 G na cidade o consumo meu caiu usando apenas 6% a 7 %, ao comprar um com 4G atingiu 20%, devendo cair para em torno de 10% neste mês. Isso é como energia elétrica, se não estiver adequado o consumo é maior e ninguém se dá conta.
Alguns desses clientes com certeza está baixando filmes com muitos dispositivos conectados à rede, um dos provedores prefere vender internet mais barata do que por uma boa com 10M ou 20M e este partilhar custo com vizinho.
Netflix e Claro Vídeo preferem que o assinante assista on-line(acho), mas precisa ter uma certa estabilidade e no mínimo 2M ou 3M para conseguir assistir; alguns pequenos provedores estão instalando servidor de filmes o que é bem interessante. Skype exige muito da largura de banda, vai de acordo com o contrato do cliente( se tem 1M exige isso, se tem 5 ou 10 força a isso) mata o roteador affffff.
Concordo que vai evoluir o consumo bastante, mas é uma questão de economia, no cenário atual, seria mais interessante colocar mais clientes no radio pra juntar capital e investir de uma vez na fibra ou esquecer o radio e começar com o capital pouco a investir em fibra, comprar olt e começar a pagar os postes, projetos, cabos de fibra etc..
Qual seria a melhor opção pros pequenos provedores tipo que tem menos que 300 assinantes?
Tudo na vida é ciclos, vejam: num passado existia a telefonia fixa, onde se paga muitos mil reais por uma linha de telefone fixo e levava anos para instalarem.
Com o passar dos anos, a chegada da telefonia móvel, foi derrubando o preço do fixo, depois a telefonia móvel já estava quebrando o telefone fixo, ae veio a banda larga fixa com wi-fi com aplicativos no celular, videos chamadas, mensseger, etc e está quebrando a telefonia móvel.
As operadoras perdendo cada vez mais receita do fixo e do móvel, partiram para TV por assinatura, ae vem os serviços via internet de youtube e netflix e acaba também atrapalhando o mercado deles, assim desta forma a única área que eles tem pra lucrar e muito é a banda larga móvel e fixa, ou seja tomar o mercado do pequeno provedor, muitos que falam que operadoras não se interessam por cidades pequenas estão equivocados, a internet veio pra substituir tudo, a 10 anos atrás muitas pequenas cidades nem sinal de celular tinham eles investiram milhões para chegarem nesses lugares e agora não será diferente.
Há três anos apenas a Oi celular tinha 3G e Velox com 600K e prevalece até hoje affffff. 3 G da Oi era pior do que 2 G da Claro em certos horários.
Chegou a Tim com 3 G, meses depois a Claro com 3 G e 4 G, logo depois a Tim ligou o 4 G; em meados do carnaval a Vivo ligou o 3 G.
Acho que são 5 pequenos provedores, uma delas em estagnação mas duas não param de ter novos clientes, por que a internet móvel tem um limite de dados e Vivo, Oi cobram pelo whatsapp e facebook messenger enquanto a Tim não e a Claro desde o pré-pago é gratuito desde que não mande vídeos ou baixe.
Atualmente todo quiosque e logo todos os butecos terão wi-fi e logo chegarão às escolas públicas; em alguns anos pode-se dizer que cada residência terá seu wi-fi e digo que televisão paga por satélite perderá terreno.
Na minha casa chagava a ficar com 4 TVs ligadas, meus filhos estudam fora mas se tiver TV estando ligado, o PC está e o celular também. Eu e a minha ex chegamos a criticar, hoje fazemos exatamente o mesmo( oooohhhhh língua) kkkkkk
Internet fixa tem muito a crescer, até por que não seria novidade sermos assinantes de 2 provedores diferentes, além do celular que este nos obriga querendo ou não.
Citação:
Nilton Nakao
Há três anos apenas a Oi celular tinha 3G e Velox com 600K e prevalece até hoje affffff. 3 G da Oi era pior do que 2 G da Claro em certos horários.
Chegou a Tim com 3 G, meses depois a Claro com 3 G e 4 G, logo depois a Tim ligou o 4 G; em meados do carnaval a Vivo ligou o 3 G.
Acho que são 5 pequenos provedores, uma delas em estagnação mas duas não param de ter novos clientes, por que a internet móvel tem um limite de dados e Vivo, Oi cobram pelo whatsapp e facebook messenger enquanto a Tim não e a Claro desde o pré-pago é gratuito desde que não mande vídeos ou baixe.
Atualmente todo quiosque e logo todos os butecos terão wi-fi e logo chegarão às escolas públicas; em alguns anos pode-se dizer que cada residência terá seu wi-fi e digo que televisão paga por satélite perderá terreno.
Na minha casa chagava a ficar com 4 TVs ligadas, meus filhos estudam fora mas se tiver TV estando ligado, o PC está e o celular também. Eu e a minha ex chegamos a criticar, hoje fazemos exatamente o mesmo( oooohhhhh língua) kkkkkk
Internet fixa tem muito a crescer, até por que não seria novidade sermos assinantes de 2 provedores diferentes, além do celular que este nos obriga querendo ou não.
Crescerá bastante até atingir seu ápice, depois caíra, com a chegada do 5G, 6G, 7G, no futuro queremos internet de qualidade onde quer que estivermos, na casa, na rua, em outras cidades etc.
delegato, embora as internets fixas daqui ofereçam velocidades a partir de 1 M até 10 M, mas planos de 5, 8 ou 10 estão mais sujeitos à instabilidade travando os seus roteadores seja qual for a marca ou modelo precisando reiniciar o aparelho.
Dados móveis já nos entregam na média 2 a 5 M em 3 G, e 15 a 65 M em 4 G com intensidade de sinal pela metade, testados com Samsung e Motorola também os mais comercializados como modelos intermediários e de entrada.
Para uma cidade com 19 mil habitantes, 4 operadoras de celular, 6 pequenos provedores mais alguns que usam via satélite não posso me queixar pelo IDH ( 0,65) e aplicativos de mensagem ou voz fez todas elas crescerem vertiginosamente, está certo em um ano ou dois até menos se estagnará, mesmo em zona rural.
Pois é, vamos investir muito em fibra pra fornecer internet fixa, sendo que os pc´s e notebook´s já estão se aposentando, tudo agora é Smartphone e SmartTV , realmente com a chegada dos 5G em diante, vai ser comum ter 100Mega de velocidade no celular, tudo bem que a fibra seja "a bola da vez", mas ela não é insuperável, quando todos na casa tiverem 5G ou 6G que seja, pra que vai ser necessario uma conexão de 300mega na residencia, sendo que a soma da disponibilidade dos celulares da casa vai ser bem maior, ainda com a possibilidade de compartilhar (rotear) a sua conexão com as demais pessoas da residencia.
Citação:
viatel
Pois é, vamos investir muito em fibra pra fornecer internet fixa, sendo que os pc´s e notebook´s já estão se aposentando, tudo agora é Smartphone e SmartTV , realmente com a chegada dos 5G em diante, vai ser comum ter 100Mega de velocidade no celular, tudo bem que a fibra seja "a bola da vez", mas ela não é insuperável, quando todos na casa tiverem 5G ou 6G que seja, pra que vai ser necessario uma conexão de 300mega na residencia, sendo que a soma da disponibilidade dos celulares da casa vai ser bem maior, ainda com a possibilidade de compartilhar (rotear) a sua conexão com as demais pessoas da residencia.
E pior que nem me lembrava desse detalhe de "rotear", daqui uns 3 anos veremos os provedores que investiram massivamente na fibra correndo atras de frequencia para tentar vender 5g, pior que o leilao vai custar alguns milhoes e novamente o mercado de internet estara fechado entre os grandes.
E falo por experiencia propria internet fixa em dispositivo movel nao tem logica quando os 4g 5g 6g chegar teremos internet em casa de qualidade, sem precisar deixar roteador modem ou onu ligados, teremos net na rua, ate mesmos em fazendas, sem contar que quando viajarmos teremos tambem internet onde quer que estejamos.
Fiz teste com rede móvel da Claro 4 G, e 3 G da Vivo. O consumo de dados da Claro diminuiu em relação ao 3 G da mesma operadora um fato interessante uma vez que existe um limite de dados; acredito que deva ser o mesmo com a Vivo que logo irá ligar a rede 4 G.
Mas infelizmente numa rede 4 G para uma ligação de voz ele muda para 3 G e por ser uma região acidentada fica a impressão que tem menos potência.
Hoje o que precisamos é de um roteador decente, por que nos prometem 150, 300, 450, 720 ou 1 Giga mas fica travando não adianta; antes então um Edimax, Ubiquiti, HP com apenas 54 M e ainda hoje custam caros. Eu uso 3Com( HP/cisco) e Ubiqiquiti( bullet m-2), sim ficou decente.
Fiz teste com rede móvel da Claro 4 G, e 3 G da Vivo. O consumo de dados da Claro diminuiu em relação ao 3 G da mesma operadora um fato interessante uma vez que existe um limite de dados; acredito que deva ser o mesmo com a Vivo que logo irá ligar a rede 4 G.
Mas infelizmente numa rede 4 G para uma ligação de voz ele muda para 3 G e por ser uma região acidentada fica a impressão que tem menos potência.
Hoje o que precisamos é de um roteador decente, por que nos prometem 150, 300, 450, 720 ou 1 Giga mas fica travando não adianta; antes então um Edimax, Ubiquiti, HP com apenas 54 M e ainda hoje custam caros. Eu uso 3Com( HP/cisco) e Ubiqiquiti( bullet m-2), sim ficou decente.
se tirarem a franquia vai ser osso...
Infelizmente aos pequenos provedores sim,
Internet móvel se nos derem franquia de 30 até 50 GB nos planos básicos( R$ 100,00) oferecidos em promoções no sistema pós-pago perderá sentido, Isso já nos dispensa o telefone fixo, que é algo caríssimo e obsoleto se repetindo lá fora também. No meu caso em particular comecei com 1,2, 3, 4, 5 a atualmente 6 Gb da Claro pós e usava 600 MB e no último mês na conta constou 219 MB( faltou um para dar choque kkkkk) já com celular 4 G e ainda roteei por 3 ocasiões.
Internet fixo e telefone fixo só terá sentido para empresas, pelo menos por uns 5 ou 10 anos pela frente, teremos aí uma poluição de metal e plástico inutilizado nas ruas e retirar esse material é caro. Só na minha casa/comércio calculo uns 600 metros de fio entre telefone e internet( cabo de rede).