os desempenhos dele e exelente, nada a reclamar, pode compra os pig tails e colocar ele pra trabalhar q vc nao ira se arrepender, desculpe a demora, e q andei meio sumido e enrolado por aqui, mais agora ja posso volta a partilhar rs....
Versão Imprimível
desculpe a demora, correria por aqui, mais vamos la, routerboards seria melhor pra trabalhar com as mini-pci, pois conseguem mante realmente a potencia delas, qt a placas maes e hds, nunk obtive problemas, nem com raios nem com calor, das 25 torres na qual tomo conta, apenas 2 deu problema desse genero de travar, coisa de dar um reboot fisico, mais tb isso depois de 86 e 78 dias(cada) ligados sem dar um reboot, coisa normal ne rs... quanto a Hds, o pessoal fala pela estatica ele queimar, seja por raio essas coisas, nunk tb nao tive problemas deste genero, so tive problemas em 4 torres, mais era a fonte q bichou, creio eu q seja por ela ser uma fonte dessas vagabundas, estou providenciando aquelas fontes da satelite , com uns 550 W para jogos, vamos ver q q dar ne.... fora mais, nada a declarar rs...
É pessoal, eu tenho esse mesmo receio...
Usar Placa-mãe pode terminar em hardware frito, dpois de um solzão de meio dia...
Não sei na região de vcs, que deve ser mais frio, mas aki em Mossoró, no RN, meio dia num é brincadeira naum... É quente pra caralho!
hehehehhe
naum fiz testes ainda naum, mas axo q dentro de uma caixa hermética, numa torre de 30 metros, deve ficar com pelomenos 50° dentro dela no meio dia...
Tenho medo de usar pq usei access-points, e eles travavam sempre...
Alguem já teve alguma experiência como essa, com temperatura elevada?
flw!
Estou com algumas duvidas sobre este projeto, depois de ver este projeto tive algumas ideias, sera que posso fazer 4 ponta a ponto com este projeto. Sendo um 5 km, o segundo de 15 Km o terceiro 25,3 Km e o Quarto de 27 Km todos com visada. DUVIDA: Gostaria de usar placa wireless PCI comun, mas me falaram que as pistas da placa mãe não aguentariam por muito tempo. Gostaria de Saber se e verdade e qual a sugestão que vocês me dão.
Bem..
Andei repensando aki amigo...
Com uma refrigeração boa, você consegue manter a temperatura interna da caixa hermética em por volta de 40°, num sol de meio dia...
O ideal é que se mande cromar a caixa hermética (idéia que eu tive outro dia).
Depois, colocar coolers bons, elementos bem dispostos e posicionados, pra fazer a circulação do ar, processadores com clock baixo, placas-mãe com capacitores de baixo SNR para não "incharem" com facilidade...
Essas coisinhas...
Vai olhando aê, que dá certo...
=D
Amigo Raus, gostaria de saber se tem como usar 4 placa PCi Wireless comun neste esquema que você montou ou se só da certo com MiniPci, se poder usar 4 placa PCI Wireless comum qual o Soft que devo usar para gerenciar estas 4 placas, a tambem gostaria de saber se não corre o risco de queimar a placa mãe, uma vez ouvi um comentario que a placa Mãe não daria conta de alimentar 4 ou mais placa PCI Wireless.(Ou se alimenta-se seria por pouco tempo). Estas placa seria usadas em 4 Ponta a Ponto Diferentes ao mesmo tempo. Deculpe a minha falta de experiência, mas estamos ai pra aprender com quem sabe mais.
Cromar a caixa??? tu ta doidao rs....
apesar de sair caro, ela absorve ainda mais o calor do sol rs....
aqui ja estamos com 25 torres e todas com PC-AP, rs... e sem algum problema, alias, estava com um problema, era de fontes queimando com frequencia, mais eram fontes vagabundas q dizem ser de 400W ou 450 W, mais o preço e la embaixo, problema resolvido, comprando aquelas fontes apropriadas para cases, ou gabinetes jogos, que alcançam 800W ou 900W de pico, e 450, ou 500 W real, depois dessa, tem maquina q ta no uptime de 78 dias desde a minha troca de fonte, fora isso, nd a reclamar rs....
qt a esse comentario de queimar placa mae, nunk passei por isso, pode sim usar 4 placas pci comum , qt ao soft rs... nao e bem um soft, e um sistema operacional, na qual o nome e Mikrotik rs...
qualquer duvida, da uma procurada no forum. vc vai achar mt coisa interressante...
Cara...
Na boa...
Cromado, vai refletir mto mais o sol..
sem noção..
Eu já mandei cromar algumas coisas, e não é tão caro..
E o brilho que fica, reflete mto bem o sol!
fica como um espelho..
acho que você está enganado no que falou sobre cromar a caixa...
=/
Amigo,
Parabéns pelo trabalho!! Como contribuição gostaria de comentar a dica abaixo:
"Se você estiver usando Fonte ATX, faça da seguinte maneira: Coloque um arame (clips, de preferência), no conector da Fonte que é ligado à Placa-mãe (20 ou 24 pinos), ligando o fio verde ao fio preto mais próximo à esquerda. Ao fazer isso, quando a fonte recebe carga de energia alternada (AC), vindo do estabilizador, o Micro vai ligar sozinho diretamente, ou seja, sem precisar pressionar o botão ligar/desligar do gabinete."
-A maioria das bios possui recurso pra ligar a placa-mae sem usar o arame. Voce pode definir se a máquina vai voltar com o ultimo estado (ON ou OFF), sempre OFF ou Sempre ON.
JB
Olá boa noite,
Li o post inteiro hj pela1 vez e me esclareceu grande parte das minhas dúvidas.
Tenho uma rede pequena entre amigos com um DI-524, Estou querendo montar um provedor para o meu bairro penso em 30 a 40 clientes.
Estou querendo montar assim:
Placa mãe pc chips;
Processador semprom 2,5 GHz
256 MB de ram;
HD 2 GB (relíquia);
Fonte Atx de 450 w;
Mais 4 placas da D-link modelo Dwl-g520;
Uma Omni da aquário de 12 Dbi's depois se necessário coloco setoriais (?dbi dêm dicas para um raio de 500 mts).
Agora um pouco das minhas dúvidas:
Essas Pci's são compatíveis com o SO Mikrotik?
Aqui eu só tenho Adsl para distribuir (link de 4 Mbps), posso entrar com adsl e sair com wireless sem problemas?
Obs.: Usarei uma antena de grade direcionada para o router e vice-versa, pois o ponto de adsl está distante do ponto onde ficará a torre.
Aqui fica minha cooperação para as perguntas anteriores:
Aqui na Santa Ifigênia-São Paulo
Quadro de comando Cemar 60x40x20 cm R$ 167,85
Quadro de comando Cemar 50x40x20 cm R$ 110,00
Quanto a cromar as caixas acho que é investimento desnecessário, eu utilizaria uma capa feita com uma manta aluminizada (utilizadas como subcoberturas em telhados) para refletir o calor.
Por antecipação meus agradecimentos pela colaboração.
Aos que quizerem os telefones das lojas podem entrar em contato comigo no meu e-mail [email protected]
Ai pessoal proveitando este topico pra tirar uma duvida!!!
Montei uma caixa igual a esta, so que deu um problema, na hora de instalar o MK 2.9.27 nao estou conseguindo fazer ele funcionar com Bridge!!! Bom aqui tenho um servidor q faz todo controle, teria como deixar ele com Bridge? so para gerencial os cartoes? Agradeço a todos.
Ola colega RAUS
Eu gostaria se for posivel vc detalhar melhor a opção de ligar o micro com fonte ATX e ele ligar só, sem a nessecidade de precionar o botão POWER.
OBS. eu gostaria de montar com micros novos, como Core 2 DUO com 1 GB ram + Cartão flash, ao invés de pentium 233 con fonte AT
Desde já fica os meus agradecimento.
Na opçao de energia da placa mae quase todas as novas tem so mudar de off para on na opcçao halt outras trazem outro nome
Gostaria de poder ajudar na melhoria desse tutorial!
Olá, boa noite, eu gostaria de que, se possível, a minha dúvida quanto aos mikrotiks fosse tirada, se puderem me ajuda agradeço muitooooo!!! É q eu estou querendo montar um aqui no meu bairro. Eu recebo o sinal do centro da cidade 5km com visada , atualmente trabalho com aps zinwell g-220 só que é muito ruim o sinal numa distância de 5 km só da 55% de sinal e nível de ruído 3% (isso pelo software da ralink)com antenas zirok de 24 dbi e 2.4 Ghz. Por isso queria mais potência para dar uma qualidade no link. Tava pensando em fazer um mikrotik com três cartões mini pci Emp-8602 Super Plus 600mW (dois cartões para receber o sinal com (duas zirok 2.4 Ghz de 24 Dbi e outro para distribuir po uma omni da aquário de 15 Dbi) + adaptador Rb11 fonte de 500 watts reais memória de 768 (uma 256 e outra 512) um hd de notebook com dois coolers de 12x12 e dois 8x8. E não sei se estou certo na minha escolha... Já ouvi um monte de coisas: Gente dizendo que alta potência gera muito ruído, gente que usa placa wireless no lugar de cartões mini-pci... enfim, de TUDO!!! Por isso, peço a vcs que me ajudem a resolver esse problema: receber um link de 1 Mb por 1 zirok de 5.8 a 6 km e outro mb por outra zirok de 2.4 a 4 km e distribuir para 45 clientes. cada um com uma velocidade de mais ou menos 64 kbps. Siiiiiim, outra dúvida: Por exemplo, acabei e montar um mikrotik com um pc, e agora como faço para ele efetivamente funcionar??? Tem que instalar um firmware??? Como é essa coisa de licença 4, 6???? Desculpem-me a minha ignorância em wireless, é que sou novo nessa área, hiihi. Desde já agradeço aos que puderem me ajudar!!!
A propósito, esse fórum é o melhor da internet, relativo a mikrotik. Muito obrigado pela iniciativa, Raus!!!!!
excelente!
uma dúvida, qual cartão que está ali?
é com adaptador pcmcia, certo?
Raus, parabéns pelo post! Excelente!. Preciso saber o seguinte: já trabalho com redes há algum tempo... estou iniciando em mikrotik. Gostaria de saber, se tem como uma máquina ser server mikrotik e ap ao mesmo tempo. Quero acabar com os rádios, colocar só o mk. Se sim, qual placa usar para fazer o trabalho de wireless...
att
Bom dia, quero em primeiro lugar agradecer ao amigo Rodrigo pelo exelente tutorial,
montei meu pc-ap seguindo o tutorial e agora estou postando as fotos para vcs verem,
(confere ai rodrigo se ta td certinho rsrs) um abraço a todos e parabens a vcs do underlinux pelo trabalho de vcs.
Cristiano Marcos
Opa e ai rodrigo, valeu obrigado, ja faz quase um ano q esse bixim ta "no ar" só agora q tirei um tempim pra postar as fotos,
sou aqui de Leop bulhoes, vizinho ai de Aps lembra, qualquer dia vou ai fazer uma visita.
fiquei curioso com esse novo esquema q vc falou, vou aguardar vc postar as fotos, mais uma vez obrigado, bom dia.
deve usar o teclado
sim amigo..
mas pelo que eu vi nas fotos esta em uma torre, e nao tem teclado ali!
como sera o procedimento? se acabar energia o pc liga automatico.. mas e pra
digitar usuario e senha?? teria que subir?
desculpe a ignorancia mas estou curioso a respeito..
abraços..
Caro amigo agora ficou melhor, vc antes de levar o micro para a torre deve entrar no setup da placa mae tem uma opçao All Erros mude para no erro pronto nao vai pedir mai o teclado, a não ser que acabe a carga da bateria Ok
ola pessoal, eu estou começando agora a usar mikrotik, mas to com um grande problema, eu estav com um sistema instalado mas venceu a licença ai to tentando colocar outros mas todos estao dando erro na pasta "wireless legacy" se alguem puder me ajudar estou usando um hd flash
Oi; Boa Tarde.....
Vi o wiki; ficou show;! a galera trabalhou bem nisso!]
Contribuiu muitoooo!
Mais ql modelo de placa; vc usou ali?
Ou melhor ql model o de cartão>.....
Não deu para me ver bem, o modelo
Falow
8206 senao
Ei....Vi tb suas postagem aq; e percebir q vc estaria passando o contato/...
De onde vc compra esses Adaptador PCI para PCMCIA
E os Cartões? poxaa:! Agradeceria ter esse contatoo...
Obrigado. [email protected]
cara esses adaptadores e pci para mini pci, mas se voce quiser eu mesmo te forneço
ql o valor dos adaptadores?
e dos cartoes?
Vc mostrou td a montagem dos hardware para um aplinux mikrotik
Tem algum tutorial mostrando como fazer as configurações dentro no sistema
operacional mikrotik???
Desde como e instalado, ate as configurações que devem ser feitas;...???
Não conheço bem o aplinux, tenho ate um servidor mikrotik;
mais uso apenas radios, da edmax;....
esperoooo
mais tarde posto aki tudinho pra voce
Esse cooler de baixo tá ventilando ou exaurindo?
Muito Bom mesmo eu estou querendo montar um servidor para mim esse Super-Tutorial vai me ajuda bastante aogra vc poderia criar tbm um tutorial ensinando quais as melhores placas e
e as menores configuraçoes para um servidor funcionar legal!
Agradecido !:ciao:
Existem as da tp-link que são homologadas, e baratas tem um vendedor de santan catarina no ml que vende com nota fiscal e selo da anatel por 59 reais cada, alias todas da tp-link é chipset atheros. Aqui usava ag 520 como perdeu homologação troquei por tp-link.
bom tarde amigos sou novo por aqui gostei muito desse tutorial q o raus colocou mais ele falou q tinha um projeto novo eu sinseramente gostaria de conhecer se for possivel o nosso amigo postar, é claro!
Cara muito legal... Parabéns, bem explicativo... E o sistema qual versão vc vai utilizar???
Muito bom, parabéns.
MT bom ja li tudo vlw. fui
AMIGO ME AJUDA AE POR FAVOR ? OLÁ MESTRES TRABALHO COM MIKROTIK A ALGUNS MESES NO ENTANTO TENHO UMA PLACA DE REDE WIFII D´LINK DWL G520 FUNCIONANDO PERFEITO ... AGORA A BOMBA A DEMANDA DE CLIENTES CRESCEU ANORMALMENTE ... MUITOS PEDIDOS..E FUI OBRIGADO A COMPRAR MAIS DUAS GRADES 25 DBI E MAIS DUAS PLACAS TP-LINK DE 108 MB. O QUE ACONTECE É QUE NA PLACA D LINK O CLIENTE CONECTA NORNALMENTE E DISCA FAZENDO A PLENA E PERFEITA CONEXÃO TD OK . AGORA QNDO ELE CONCTA EM UMA DAS PLACAS TP-LINK ELE NÃO CONSEGUE DISCAR NEM A PAU ... ALGUEM MAIS INTERADO PODERIA ME ENVIAR UM TUTO DE COMO COLOCAR A NET PRA RODAR NESSAS PLACAS ASSIM COMO A D´LINK RODA ..DEIXEI ELA EXATAMENTE CONFIGURADA COMO A D´LINK E NADA DE CONECTAR .ABRAÇOS E FIQUE COM DEUS ...
Vlw por compartilhar seus conhecimentos cara, só uma duvida não sei se é a area serta mas posso fazer uma pergunta? Tenho um sistema montado aki compartilho com meus visinhos uso RB433AH com cartão da Engenius 600mW o sinal ta ok na maioria dos clientes o problema é que na maioria deles quando logam no MSN 2009 fica caindo direto???
muito bom o wiki , fiz um semelhante .... apenas uma duvida, quantos metros de fio é aconselhavel utilizar saindo da pc mk para as antenas ? o o cabo pode ser o rg58 ou melhor usar outro?
aguardo a ajuda
Lmr400 com conectores Andrews