obrigado pela dica, vou tentar.
obrigado pela dica, vou tentar.
galera... tudo na paz???
eu tow querendo seguir o conselho de um colega do forum e começar fazendo uns teste como mikrotik... bom... eu tow querendo saber onde eu consigo alguma versão pra começar.... original ou naum... vlw...
abraço;...
por favor, se naum puder postar, por causa das restrições do fórum... respondam pelo msn ([email protected])
vlw...
Na própria página do mikrotik vc pode baixar ele e instalar, totalmente funcional, para testar... Vai funcionar por 24hs ligado. Ou seja, se vc instalar ele e fuçar 1 hora, depois desligar, restam 23... Dá bem pra aprender, pq se vc "queimar" as 24hs, pode exportar as configurações, formatar e instalar de novo, importar as confs e terá mais 24hs...
boa noite gente,conprei um mikrotik já instalei mas não consigo configurar o mesmo,gostaria se alguem pudesse mim ajudar, no serve que esta o microtik tenho,duas placas que estao configuradas no outro pc eu tenho acesso via winbox e até via brawser, mas não consigo configurar (faser o server pegar o link e jogar ainternet no outro pc, se alguem pudermim dar uma dica.....:thumpdown:
Ola David, espero que estaja tudo bem com voce cara, afinal a Dengue esta rondando a sua Cidade, Rio de Janeiro.... na verdade estou precisando de uma ajuda tua,tive um problema no Mk que voce montou e os clientes que trabalha com ip valido nao estao funcionando e nao me lembro como configurar, me ajuda ae para eu deixar os clientes funcionando como antes.... Obrigado e um abraco forte.
Sd,
Luis Claudio
voxconnect/Al.
Olá pessoal, eu não sei usar bem o fórume sou leigo em wireless, por isso, não sei se estou postando no lugar certo. Meu problema é o seguinte: Eu tenho um pc 486 com 128 de RAM, eu poderia fazê-lo funcionar como uma routerboard? Recebendo o sinal por uma zirok de 24 dbi por 2.4 e distribuir por uma omni aquario de 15 dbi E fazer as adaptações necessárias nos Cartões Mini Pci Emp-8602 Atheros Super Plus 600mw, dois deles, para servir a 30 clientes, de que eu precisaria para isso??? Posso trabalhar com um firmware level 4? Obrigado. Fazer mais ou menos isso???------>http://http://produto.mercadolivre.c...0-clientes-_JM
Fazendo as configurações corretas vai funcionar, e a level 4 do MK tb.
ae mano,
Esquema parecido com o que estamos por implementar aqui, a saber:
Para o AP PCEae galera, será que vai rodar?
MB ASUS p/ AMD M2A-VM AM2 Box
Processador AMD Athlon 64 X2 4200+ DualCore AM2 Box
Memória 2GB 800 Mhz DDR2 PC6400
Compact Flash 16GB TOPRAM High Speed 150x
Adaptador IDE para CF
Cartão Mini PCI 8602 Atheros Plus 600mw
Obs.: Isto para rodar MK como AP, concentrador PPPoE, algumas regras de firewall e cache1.
Para o PC Server
Máquina parecida com a anterior
MyAuth3 para controles diversos, cache2 e proxy
Olá me tira uma duvida, um amigo meu comprou uma router-board, com um cartão, que não me recordo qual, ele quer que eu configure para ele um servidor, mas eu tive vendo, que a router-board, ela ja eh um servidor com o SO, e as placas wi-fi, agora me diga, com a router-board, tem necessidade de eu configurar um servidor com iptables e proxy, ou o router-board faz tudo sozinho. e quando compramos a router=board, ela ja vem com o sistema incluso nela com alguma licensa, ou temos que instalar o sistema, ou ele ja vem com o sistema mas soh faltando incluir qual a licensa que sera usada?
Certo, mas em questão da licensa como que fica, alguem sabe me dizer? Ele normalmente vem com qual licença?
se ele vem a de nivel 4, eu posso trocar para a de nivel 5 ou 6?
Qual a diferença entre as licenças, eu sei q a nivel 6, eh ilimitados, agora a 4 e a 5 ateh quantos clientes posso ter?
Geralmente vem com a versão 3 ou 4, se vc trocar para outra vai ter q pagar.
Da uma olhada nesse link: MikroTik Routers and Wireless
irmao to vendo que vc é o cara
to precisando de uma ajuda desesperadamente
tenho um ponto a ponto que era em 2,4 a distancia de 9 km eu usava cartoes emp 8602 em 2,4 - agora comprei cartoes ubiquit xr5, antena mini-parabola hyperlink 24 db 5.8, em um ponto tenho uma rb 600 com 4 paineis, e um adaptador p/ mais dois cartoes que coloquei o xr5, no outro ponto tenho uma rb 532 com3 paineis e um apdator p/ 2 cartoes, que com o qual recebe o link que era em 2,4 agora mudei para 5,8. depois que coloquei os cartoes xr 5 as duas routerboards ficam reiniciando em media a cada 5 minutos. quando estava em 2,4 tava funcionando normal, ja troquei a fonte de energia coloquei uma de computador 12v 18A, e nao adiantou.... diminui a potencia para 18 db e continuam reiciniando. mudei pra 5,8 pra sair da interferencia dos outros provedores... e agora to com meus clientes todos parados, agradeço se puder me socorrer pois ja nao sei oq fazer... configurei o ponto a ponto em wds, quando esta conectado funciona q nem uma bala pingando a 1 ms, mas as placas ficam reiniciando nao sei porq... outra coisa o link ta com -65 de sinal ficaria agradecido se pudesse me dar uma ajuda
Retira os adaptadores e testa.
Obs: Os cartões XR5 tem um consumo maior que os emp8602 .
mesmo só com o xr5 fica reiniciando a rb
tenho uma duvida:
tenho um mkt numa rb153 com 3 setorias de 12dbi e 90° e ligado nele um link adsl de 6mb, mas o qdo eu faço testes com o meu NB captando o sinal do MKT em nivel excelente a velocidade medida varia de 800k a 3mb, nunca tenho o link total saindo dele !
agora minha pergunta:
é configuração isso?
ou hardware?
uso ele com cartões atheros de 600mw e espentando o NB direto do servidor q fica antes do MKT eu tenho o link de 6mb cravados !
obs: nao tenho clientes pendurados no radio....só meu NB e ja to quase desistindo disso tudo :thumpdown:
Sou iniciante Blz pessoal ? bom Vim aki para pergunta um Coisa Gostaria de saber qual plataforma ideal para o mikrotik ? se ele roda em windows ou somente em Linux qual distribuição em linux é recomendada fiquei sabendo ue é o FreeBSD e otimo para ele Qual Configuração para um provedor com Rede Wireless á 8 KM se quizer aumentar posso aumentar como funciona o mikrotik nesse sistema Etc essa coisas de iniciante á pesar que em TCP/IP/DNS/DHCP sei muito pouco quem puder me ajudar fiko muito grato valeu
Microtik já é um sistema operacional vc só tem que ter a licença caso rede no PC ou compre uma routherboard que já vem com ele utilize cartões de 400mw que atende a 8km tranquilo,para configurar o microtik basta pegar um tutorial que esta em gpl aquimesmo no site é só pesquisar
pessoas nao sei c aki é o lugar certo masi sou novo por aki e preciso de ajuda pra configurar um mk rb433
estou usando dois cartoes mini pci, e tenho q configura-los da seguinte maneira:
receber sinal de uma omni por um dos cartoes, e transmiti-los pelo outro...
como proceder???
ja fiz o seguinte:
coloquei um cartao em modo ap bridge em 2.4 B, criei uma faixa ip pool e criei um servidor dhcp com essa faixa...
desta forma consigo conectar clientes no ap e receber um ip blzinha,
mas naum sei como fazer para receber o sinal pela outra placa.. uso station??
e como passo o sinal pra wlan???
obrigado ...
Olá amigo.
Conseguiu resolver o problema da RB que fica reiniciando?
Estou com o mesmo problema.
RB153 com XR5 fonte de 24 volts e 1 amper ela fica reiniciando direto.
quando estava com atheros de 450 mw não tinha esse problema. mais a taxa de transferencia estava com 3 megas em 35 KM com hyperlink de 29 disco
Olá Amigo.
Veja se pode me ajudar.
Eu usava uma RB 153 com cartão Wireless (Atheros AR5413) e funcionava tudo certinho.
Sò que precisava aumentar a banda, e troquei os 2 cartoes por XR5.
Aí começou o problema, a RB reinicia o tempo todo. E as vezes acontece de uma rb localizar a outra mais nao trafegar. Se reinicio ela volta funcionar mais em uns 5 minutos cai novamente.
já troquei de slots, e ja troquei os cartões.
Na bancada e na torre acontence a mesma coisa.
o que uso são:
2 RB153 com 2 cartoes XR5
Fonte de 24 volts com 1 ampere.
Antena Hyperlink de disco 29 dbi.
Obrigado pela atenção.
estou querendo entra em um mk atravez de outro mais so serve se for via telnet e a metade do scrpt eu ja tenho
que é este
/tool mac-tel "00:02:6F:4D:D3:2D" usuario=html exemplo
sendo que html seria o usuario
como seria para colocar o usuario e a senha nele para fazer o restante de minhas regras
ate o mac entra de boa
mais quando ele pede a senha e o login eu ja nao sei mais ocmo fazer
se pude dar um ajuda eu fico agradecido
isso é a chave paar eu fazer um medidor de sinal via html para meus clientes saber o sinla real mais para isso tenho que entra na rb e pega as informaçoes de la e trasforma em um grafico para todos verem como esta o sinal dele ate o ack individual quando terminar posto toda a receita para todos
75% ja esta feito so falta a parte da senha para autenticar e pegar o resto das informçoes
ja agradeço ja
lembrando que tem que ser um script para ser executado automaticamente blz...
Oi , sou novo por aqui e estou precisando da ajuda de vcs , tenho um cliente com uma rede de radio 5,8 Ghz utilizando o RouterBoard RB-153 da Mikrotic , o software que uso pra entrar no radio é o Winbox v.2.2.13 , o cliente esta pedindo QoS , eu andei olhando pelo software e nao vi nada descrevendo QoS , alquem saberia me falar se este radio faz QoS e se faz onde devo configurar ? um abraço e muito obrigado pela ajuda .
Amigo, legal seus posts, mas to precisando de algo simples, se puder me ajudar eu agradeço, preciso que apareça a pagina de login para meus usuários se autenticarem no MK, para dividir a banda e ter um controle, como faria isso? pois configurei o hotspot, mas ele para de navegar e aparece a mensagem de pagina não pode ser exibida, se foi removida a apgina de autenticação de usuário , como faço pra obter outra.
Meu msn é [email protected]
Obrigado.
TROCA A FONTE DE ENERGIA / COLOCA UMA DE COMPUTADOR DR. HANK DE 500W QUE AI RESOLVE O PROBLEMA
gostei do q acabei de ler, vc realmente esclareceu varias duvidasq tenho, vou seguir seu conselho e procuar um profissional pra me ajudar esou com 38clientes em um ap wr254e ele ta fritando tenho q instlar o mk, mas eu so sei onfigurar ele como ap brigde... se puder me indicar um cara barateiro e bom pra me auxliar meu email é [email protected]
Galera estou querendo montar um servidor desses, mas tenha algumas dúvidas.
Ele roda em Linux?
Posso rodá-lo em uma VM?
Se eu ligar três placas de redes Uma ligada ao modem, e as outras duas podem ficar como saída de rede onde eu possa ligar os AP's. Esses AP's serão ligados em bridge?
É são várias dúvidas....
valeu galera.
pessoal sou novo no forum, tow com algumas dificuldades de configurar meu provedor,
tenho um roteador gts telecom, mas naum consigo colocar pra fucionar com o mikrotik, ja estudei e testei tudo quanto foi de tutorial,
bem minha dificuldade 'e!!
colocar o gts para distribuir a internet nos clientes usando o mikrotik como servidor...
se alguem poder me ajudar agradeco
e-mail - [email protected]
Olá amigos! sou novo por aqui! trabalho com redes de linux, mais iniciante me MK.
quero redirecionar a porta 3389 do meu TS no Mk, mais não estou conseguindo, o meu Link é de ADSL, eu tinha funcioando num server linux dae troquei para MK e não consigo redirecionar a porta. a regra que tenho é a seguinte:
chain=dstnat dst adress=0.0.0.0/0 in-interface=internet protocol=tcp dst-port=3389 action=dst-nat to-addresses=10.1.1.250 to-ports=3389
Agradeço!
Abraço a Todos</SPAN>
Otimo topico!
Boa Noite, Eu configurei minha RB pelo winbox porém no fim vi que tinha feito algumas "burradas" e resolvi resetar a RB pelo comando system/reset.
Agora consegui configurar certinho mas nao encontro o sinal das minhas antenas. Faço um teste com o celular q tem wifi do lado das antenas, antes aparecia meu sinal, depois do reset nao aparece mais.
Trabalho com 3 antenas setorias e uma RouterBoard RB 433AH com 3 mini PCI's.
Se alguem souber como ativar o sinal novamente , ajude. ;)
boa tarde! alguem poderia me ajudar?
tenho um mini provedor, torre de 15 metros tem uma RB433 e 1 cartão engenios rodando a 2,4GHz modo somente B e no canal 10 , OMINI 15dbi aquario, um POE ligado em uma fonte de alimentação de PC 12 V por 20A, a configuração e a seguinte: modem adsl em bridge em baixo e sobe um cabo de rede com o POE e e o link do modem adsl ligado na RB pela porta ether2, a RB tá autenticando configurada como PPOE cliente e hotspot
fiz uma bridge na rb juntando ether 1, ether2, wan e ppoe. Configurei o cartão para "data rates" e setei para 20 dBm.
MEU problema e que todos os clientes só conectão com o signal strength -75 até -90. tenho 10 clientes todos com antena de 25dbi e placa pci só um que é bem perto daqui uns 80 metros que eu uso uma antena de 19dbi (pois ache que não havia necessidade de uma de 25dbi pois é quase embaixo da torre) os mais pertos com até 600 metros daqui conectão com -75 de signal strength o mais longe com 1km conecta com -86 e as vezes nem conecta pois fica em -90 o signal strength. OBS: todos tem boa visada, não era pra dar pelomenos uns -50 até -65 de signal strength, onde deve estar o problema??? ou é normal dar -88 de signal strength a 1 KM com visada
ahh é o "p throughput" DE TODOS os clientes ficam entre 5600 kbps e 7500kbps é normal esse valor? ahh mando 1mega pra 4 clientes (1024k/300k) e 512kb (512k/200k) pra 6 clientes
boa noite! assim eu gostaria de saber sobre o hd! quantos gigas ou megas seria a melhor medida para o MK.
assim ele usa apenas 64mb para ser instalado! entao tecnicamente usando um HD com mais GBs seria disperdicio! certo?
por que estou perguntando isso! tenho uma maquina aqui com um HD de 80GBs e pelo que eu vi e MK nao usa mais do que os seu MBs de instalaçao! ou nao? o MK pode vim a usar mais MBs ou GBs por alguma configuraçao? sei lah armazenamento em cache eu algo parecido! tem alguma coisa do genero?
ah só para constar, eu ja virei devoto do :adore:MK:adore: "eita OS perfeito" só nao faz chover mesmo! o resto...........
vlw pela atençao! :top: obrigado
a
oi muito obrigado te add no msn
e todos q quiserem me add meu msn eh [email protected]
Excelente post, e meus agradecimento ao nosso amigo CATV.
qual é o melhor Sistema operacional para usar o mk, linux de qual compilação e ou FreeBSD ???
Sim, respondeu e muito bem, merecendo estrelinhas e tudo.
Me ajude nesta mestre dúvida cruel?
Comprei uma RB 750(sem wirelles) recentemente na porta eth03, eu estou utilizando um roteador tp-link 3420 em modo bridge para prover conexão wi-fi aos funcionários de uma pequena empresa, alguns funcionários usam somente notebooks ao invés de PCs. Sendo assim quero saber se tem como na mesma interface (eth03) gerar duas faixas de IPs uma para funcionários e outras para visitantes que as vezes recebemos e por fim precisamos disponibilizar a internet para os mesmos, por fim não gostaria que esses visitantes estivessem na mesma faixa dos funcionários. O roteador da tp-link herda esta configurações pre-definidas na interface ou tenho que trocar o firmware do roteador por outro mais inteligente?
Não sei se minha solução é criar um hot-spot com duas faixas de rede, por favor deixe as suas considerações?
Me ajude mestre, nesta dúvida cruel?
Comprei uma RB 750(sem wirelles) recentemente na porta eth03, eu estou utilizando um roteador tp-link 3420 em modo bridge para prover conexão wi-fi aos funcionários de uma pequena empresa, alguns funcionários usam somente notebooks ao invés de PCs. Sendo assim quero saber se tem como na mesma interface (eth03) gerar duas faixas de IPs uma para funcionários e outras para visitantes que as vezes recebemos e por fim precisamos disponibilizar a internet para os mesmos, por fim não gostaria que esses visitantes estivessem na mesma faixa dos funcionários. O roteador da tp-link herda esta configurações pre-definidas na interface ou tenho que trocar o firmware do roteador por outro mais inteligente?
Não sei se minha solução é criar um hot-spot com duas faixas de rede, por favor deixe as suas considerações? Qual solução indicado p/meu uso cotidianamente.
Precisarei utilizar algumas politicas de segurança, bloquear sites redes sociais, downloads, etccc qual recurso utilizar da MK Firewall ou WebProxy?
amigo.. aconselho a você utilizar dois roteadores...
faça sua estrutura interna totalmente a cabo, e deixe o wireless apenas para visitantes..
utilize dois roteadores. um a cabo (estrutura interna) e outro wireless (convidados "Clientes")
a cabo você coloca classe de IP 192.168.1.1
a wireless você utiliza IPs diferentes. 192.168.2.1
Mikrotik-> Roteador cabo -> reteador wireless.
(server) / (192.168.1.1) / (192.168.2.1)
mas para isso o DHCP do roteador Wireless tem que estar Ativado, e o MAC do Roteador Wireles tambem tem que estar cadastrado no IP Bindings do Hotspot.
o cabo da ethr3 sai da RB e entra no roteador a cabo, e outro cabo sai do roteador a cabo e vai para o roteador wireless.
o MK vai liberar internet por MAC para esse roteador. e os Clientes irão navegar com outra Classe de IPs (do roteador Wireless) mas precisarão autenticar em um Login criado para visitantes, (dica, Troque esse Login de visitantes a um determinado periodo de tempo)
poxa irmão.. sou contra passar e-mails para esse fim.. se quer ajudar ou ser ajudado. que seja no topico que criou.
assim varios outros com o mesmo problema podem se beneficiar da ajuda que lhe foi dada..
diga as Duvidas. e assim no que eu não puder lhe ajudar tenho certeza de que outros membros mais capacitados poderão sanar sua Duvida..