Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?
Citação:
Postado originalmente por
JoaoBC
Cassiano, há aí um ponto também.
Quando você liga o repetidor e o telefone acha o sinal, PODE SER que ele tenha achado o sinal do repetidor e não o sinal amplificado da torre.
Para ficar mais explícito o que quero dizer, imagine um computador pegando o sinal wifi de um roteador, este por sua vez repassando a internet de um modem. Você acessa e trafega dados da internet normalmente. Mantendo o roteador ligado mas desligando o roteador, o sinal wifi permanece, o computador indica conectado, mas você não consegue acessar a internet.
Imagine o sinal wifi como a onda de rádio do repetidor, e os dados da internet como sinal vindo da torre.
Isso não se aplica a repetidores, se não houver um sinal REAL para ele repetir (amplificar-se*), não existirá sinal algum, ou seja o repetidor não 'cria sinal'!
Como o próprio nome diz, ele só repete o sinal (e o amplifica por fim, apenas para atenuação, um pouco parecido com amplificação de ondas de som)!
Então descartado essa possibilidade.
Citação:
cassianopb
Ao efetuar uma ligação o celular rebaixa para o 3G local @
sphreak, ou seja o 3G da cidade que resido, ao terminar a chamada ele sobe para o 4G novamente do repetidor.
Essa sua lógica faz sentido e não faz ao mesmo tempo, porque veja só... há como 'forçar' o celular apenas para dados através da central de serviços, forçando apenas para dados mesmo que esteja no 3G/2G, mas mesmo assim não se conecta!
No Xiaomi se forçar apenas para 4G ele se conecta rapidamente, e ao tentar efetuar chamadas o mesmo encerra a chamada sozinho.
Pela minhas análises, eu creio que é mais questão da potência de UP dos aparelhos, do que a ausência do sinal 3G, porque já testei em um ponto onde chega o 3G e o 4G dessa mesma torre (fica +/- 5KM dela) e nesse ponto já não funciona mais o 4G no meu S8/S7... mas o Xiaomi e o modem da ZTE não sentem dificuldade pra se conectar nesse mesmo ponto.
Ou é isso, ou má configuração da torre!
Tendo em vista também que essa torre ela é 'bugada', a velocidade dela mesmo você estando perto dela é bem lenta pra maioria dos serviços, mas rápida para sites do Google, como um erro de QoS ou algo similar.
Enfim...
é isso!
Por esses relatos, conclui-se que, o problema é na tecnologia aplicada no modelo do smartphone em específico. Corre o risco de várias pessoas estando com modelos de smartphones diferentes, e marcas também, e dependendo do sinal desse repetidor de sinal, uns conseguirem se conectar, e outros não.
Assim como aconteceu comigo no caso da Tim no Ericsson V800 ?
Cassiano, como ficou a situação do sinal ?
Citação:
JoaoBC
Cassiano, como ficou a situação do sinal ?
Desisti!
Uso apenas no modem ZTE, e meu amigo também usa em seu Xiaomi quando vem para cá!
Amigos, a Claro montou uma torre num pequeno povoado, e ao lado da torre foi montada uma antena parabólica de chapa fechada no chão. Observei que nem toda torre de celular possui antena parabólica. Alguém aí sabe me informar se esse enlace entre torres de celular em longa distâncias é feita por satélite?