Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?
Citação:
Postado originalmente por
Nilton Nakao
chicao48; tenho batido na tecla afirmando que o sinal de celular é limitado a 15 km de sua ERB mais próxima, passou disso não adianta se arriscar. Onde tiver sinal da Claro, no mapa de cobertura( de acordo com CEP) nos mostra exatamente o raio de cobertura inclusive em pontos mais altos do raio de ação. Tim e Vivo alcançava 30 km, hoje em torno de 20 km mas logo será de 15 km.
Qualquer operadora descobre a localização do dispositivo, logo se estiver fora do campo de ação meio que bloqueia o sinal ainda que chegue com qualidade. Aqui em alguns pontos altos do município, chega o sinal do Espírito Santo ou Bahia e estou em Minas Gerais e falar que é bom nada.
Ehhh isso. A fria que os mais afoitos se metem, serve de aprendizagem para os mais precavidos. Antes eu achava que independente da distância da ERB, e com níveis de sinal aceitáveis para o funcionamento do celular, ele funcionaria perfeitamente; agora sei que a coisa não é assim, kkkkkkkk!
Eu já cometei aqui no fórum, de um local a 20km de distância em linha reta da única torre onde é transmitido sinal da Claro e Tim, que através de um LG A275 se consegue captar sinal da Tim sem auxilio de antena externa, enquanto isso, o sinal da Claro na mesma frequência de 1800Mhz não se consegue captar nem mesmo com auxilio de antena externa. Eu achava que era devido a posição do painel da Claro está posicionado em outra direção, mas fiz testes de outras direções, e obedecendo a mesma distância, e constatei que não é a posição do painel, mas sim, a potência de transmissão da Claro que é baixa em relação a da Tim.
chicao48, é isso mesmo.
Propriedades rurais de até 10 ou 15 km(terrestre), qualquer um entra no you tube e faz sua instalação. Mesmo que seja sem aterramento, material adequado entre outras.
Acima de 15 km( via terrestre); a coisa complica por que normalmente fica refém de uma única operadora, algo que não faço de forma alguma. Vamos gastar mais que ao longo do tempo ficaremos satisfeitos( cliente e prestador de serviço); Neste ano normalmente uma das 4 operadoras em dias de chuva sai do ar, Tim e Vivo principalmente, Oi raramente sai mas seu alcance não passa de 3 km mas em zonas de sombra é superior às outras.
Infelizmente, nesta região em algumas cidades só Oi o que caracteriza isoladamente que não terá concorrência nos próximos meses pelo menos. Ainda é somente GSM e GPRS, enquanto isso a Claro e Vivo estão se preparando para 5G já fora das capitais com certeza Tim também; estas com certeza já devem estar pensando em desligar o sinal 2G.
De acordo com o manual de usuário da Motorola/Lenovo a potência de RF em 2G/GSM( 900 MHz) é de até 34 dBm( 3,4 W), enquanto nas outras faixas( 700, 850, 1800, 1900, 2100, 2500 e 2600) é de apenas 20 dBm( 100 mW) ou seja, a mesma potência presente em alguns roteadores modernos.
Por ser aparelho compatível em quase todos os países, provavelmente outras marcas seguirão o mesmo parâmetro de irradiação; seguem a uma legislação internacional e costuma ser no mínimo 10% a menos, jamais a mais.
Motorola, Asus e LG trazem como alerta que pessoas que utilizam o dispositivo por longos períodos e possuem ou usam próteses ou adornos metálicos podem sentir um certo incômodo( tipo queimadura ou choque), por conta da irradiação e uma atenção especial a quem usam marca-passo.
Raramente fico mais do que 5 minutos numa única ligação, quando passo de 10 minutos me sinto cansado ao término da ligação.
Acho que a Claro, meu filho que também migrou para esta, possui bloqueador de sinal em instituições financeiras, por que na área de caixa o sinal some, no caixa eletrônico diminui o sinal; interessante isso e nas outras operadoras isso não acontece. Com a Vivo nada muda.
Citação:
Nilton Nakao
chicao48, é isso mesmo.
Propriedades rurais de até 10 ou 15 km(terrestre), qualquer um entra no you tube e faz sua instalação. Mesmo que seja sem aterramento, material adequado entre outras.
Acima de 15 km( via terrestre); a coisa complica por que normalmente fica refém de uma única operadora, algo que não faço de forma alguma. Vamos gastar mais que ao longo do tempo ficaremos satisfeitos( cliente e prestador de serviço); Neste ano normalmente uma das 4 operadoras em dias de chuva sai do ar, Tim e Vivo principalmente, Oi raramente sai mas seu alcance não passa de 3 km mas em zonas de sombra é superior às outras.
Infelizmente, nesta região em algumas cidades só Oi o que caracteriza isoladamente que não terá concorrência nos próximos meses pelo menos. Ainda é somente GSM e GPRS, enquanto isso a Claro e Vivo estão se preparando para 5G já fora das capitais com certeza Tim também; estas com certeza já devem estar pensando em desligar o sinal 2G.
De acordo com o manual de usuário da Motorola/Lenovo a potência de RF em 2G/GSM( 900 MHz) é de até 34 dBm( 3,4 W), enquanto nas outras faixas( 700, 850, 1800, 1900, 2100, 2500 e 2600) é de apenas 20 dBm( 100 mW) ou seja, a mesma potência presente em alguns roteadores modernos.
Por ser aparelho compatível em quase todos os países, provavelmente outras marcas seguirão o mesmo parâmetro de irradiação; seguem a uma legislação internacional e costuma ser no mínimo 10% a menos, jamais a mais.
Motorola, Asus e LG trazem como alerta que pessoas que utilizam o dispositivo por longos períodos e possuem ou usam próteses ou adornos metálicos podem sentir um certo incômodo( tipo queimadura ou choque), por conta da irradiação e uma atenção especial a quem usam marca-passo.
Raramente fico mais do que 5 minutos numa única ligação, quando passo de 10 minutos me sinto cansado ao término da ligação.
Acho que a Claro, meu filho que também migrou para esta, possui bloqueador de sinal em instituições financeiras, por que na área de caixa o sinal some, no caixa eletrônico diminui o sinal; interessante isso e nas outras operadoras isso não acontece. Com a Vivo nada muda.
Essas interfaces de celular rural são péssimas de sinal, e essas da Intelbras são as piores do mercado, pois elas necessitam até mesmo de atualização de software. Viraram equipamentos inúteis nas casas dos moradores. Um amigo quebrou a dele com uma marreta, kkkk!. O lojista deixou de vendê-las por causa de uma enxurrada de reclamações de clientes, e passou a vender a Jfa. A Jfa é bastante simples não requer atualização de software nenhum. Na Jfa a gente digita um código e ela indica no visor do identificador de chamadas a frequência e o nível de sinal. Instalei uma com cabo RGC213 de 10 metros, na frequência de 1800Mhz e com nivel de sinal de -100dbm, só funcionou bem durante 3 meses, e depois disso a operadora baixou a potência, e pronto, não funcionou mais. Fui informado depois que, elas precisam ser instaladas numa caixa hermética a 1 metro embaixo da antena, isso em lugar de sinal muito ruim. Depois disso, o cliente desistiu de telefone rural, e assinou uma internet via rádio pra ele, aí acabou a dor de cabeça, kkkkkkkk!
cara, esse negócio de de internet via rádio é outra fonte de problemas. Se eu fosse alguma autoridade, mandava um míssil teleguiado explodir um provedor lá em Domingos Martins. Meu vizinhos, cujas sedes (casas) do sítio deles ficam a 2Km e 2,5 km da minha casa e a 30 do provedor, possuem internet por rádio. Chamei os caras da empresa (EL). Depois de 2 anos brigando para eles aparecerem lá, disseram que não tinha como eu ter a internet também, pois não havia "visada" da minha casa para a torre. beleza. Eu me proponho a COMPRAR (e obviamente PAGAR) uma repetidora no meio do caminho. Nem assim quiseram. Deu vontade de mandar todo mundo tomar "naquele" lugar...
Spreak e Chicão48, boa tarde!!
Minha linha TIM está habilitada o VoLTE em 700, o telefone idem. Aqui no Rio, RJ, eu uso o VoLTE, mas lá na roça NENHUM telefone se registra na rede de 700 MHz, só o modem, pois o sinal ainda assim é muito fraco. A casa fica no fundo de um vale. Já testei no Xperia XA, no LG G5 SE, no Xperia C5 Ultra, no Samsung J5 metal (2016). Todos tem Banda 28, mas baixa sensibilidade. Daí a ideia do Amplimax com VoLTE OU repetidor compatível com VoLTE.
Soube que a Claro ligou o 700 MHz por ali também, agora em agosto ou setembro. Mas só passo lá nas férias, em janeiro. Vou ver como está a coisa agora.
Minha raiva é que, além da palhaçada descrito acima, da Internet por rádio, ainda há o fato da aquário dizer que o repetidor precisa de sinal de pelo menos -90 dBM (que qualquer telefone bunda funciona nesta potência, sem repetidor) ainda há a pérola dita pela Elsys:
"Testamos o amplimax 4G com VoLTE, na tim, funcionou muito bem, só estamos esperando a liberação da tim (homologação) para uma atualização do amplimax".
Já existe até uma atualização no site, mas ainda não é esta.
Mudou de 1.0 para 1.1 a versão.
É "flórida"...
Citação:
JoaoBC
cara, esse negócio de de internet via rádio é outra fonte de problemas. Se eu fosse alguma autoridade, mandava um míssil teleguiado explodir um provedor lá em Domingos Martins. Meu vizinhos, cujas sedes (casas) do sítio deles ficam a 2Km e 2,5 km da minha casa e a 30 do provedor, possuem internet por rádio. Chamei os caras da empresa (EL). Depois de 2 anos brigando para eles aparecerem lá, disseram que não tinha como eu ter a internet também, pois não havia "visada" da minha casa para a torre. beleza. Eu me proponho a COMPRAR (e obviamente PAGAR) uma repetidora no meio do caminho. Nem assim quiseram. Deu vontade de mandar todo mundo tomar "naquele" lugar...
Lá na zona rural o dono do provedor montou uma repetidora de sinal via rádio em cima de um morro numa torre de 15 metros, recebendo o sinal da cidade a 15km de distância, para atender um pequeno povoado; foi a sorte daqueles moradores, pois o sinal da Vivo não chega lá, porque tem um morro muito alto dividindo o meio do trajeto, e a única opção é o sinal da Tim a 20km em linha reta, em direção sul daquela localidade, e mesmo para quem mora em cima do morro, o sinal da Tim chega muito ruim em 2G 900/1800Mhz; o sinal só chega à noite. Nesse período de chuva, a internet via rádio cai o sinal. Fui informado que os assinantes ficam sem sinal de internet durante o dia todo. Os moradores desistiram de celular rural devido a dificuldade de sinal, e optaram por internet via rádio.