-
Re: PPoE - QoS Dinâmico e Individual
Citação:
Postado originalmente por
AndrioPJ
Como citei acima, cheguei a pesquisar esse assunto em vários locais, vi vários tópicos e videos, não cheguei a citar todos os fontes pq alguns acabei perdendo enquanto estudava o assunto (mas se quiser, posso editar o tópico inicial e adicionar seu video como fonte? pra mim n tem problema).
Me recordo de ter visto seu vídeo de demonstração (esse mesmo que vc postou ai), ele me deu umas ideias tbm.
De qualquer forma, me mandaram no privado (facebook) seu script e Acabei de analisar.... tem varias diferenças:
1- As variáveis não são as mesmas.
2 - nas suas regras de firewall, vc faz marcação em uma interface, e nesse script que postei faz marcação em outra interface.
3 - Seu script não verifica se o usuário possui burst ou não, nem adiciona nenhuma regra de burst.
4 - Seu script não faz a conversão do tempo recebido para um valor que o mikrotik aceite, alias, nem sequer menciona parte disso. Por exemplo, se o Burst Time do cliente é 80s, o script ao buscar esse dado, o mikrotik retorna o valor de 1m20... se pegar esse valor e adicionar a regra, dá erro.... Esse script que postei pega esse valor e converte de volta para 80.
PS: esse script postado aqui já está 2 versão atrás, tenho novas regras nele.
5 - No seu script, no firewall vc faz as mesmas marcações, uma para TCP e outra UDP, nesse que postei existe uma unica marcação para os dois.
6 - No seu script, vc nem menciona o bucket-size, no que postei, na regra Queue Tree Pai possui bucket-size = 0.20
7 - No seu script, se somar o valor do limit-at das regras filha dá igual a 100% do valor do max-limit da regra pai. No caso do script que postei, ele dá um pouco mais... pois qdo estava criando as regras, percebi que nem sempre todas as regras filha estão sendo usadas, logo, o limit-at das regras filha poderiam ser um pouco maior.
8 - Desconsiderando os comentários e as regras de debug do script, o seu tem no total 34 regras, o que postei aqui tem 37, e o Atual que uso (estou testando) tem 42.
Citação:
eduardomazolini
@
AdrianoPJ
acho que deve, como você se propôs citar ele, já que lembra de ter usado. O cara foi infeliz na forma de expor principalmente em justificar. A inversão sua é válida. Eu ainda não tô usando, nem sei se vou, mas tô seguindo que gostei da iniciativa. Você expôs uma forma de fazer em cima de regras que todos tem acesso e conhecem, o que vai permitir colaboração pra sua melhoria.
Dizer que vai banir as receitas de bolo é ridículo. Seguindo a idéia da receita de bolo todos nós sabemos fazer bolo, conhecemos os ingredientes, mas as vezes pegamos na receita dos outros a dica da pitada de sal o pulinho que faz toda a diferença. Agora pode alguém pegar a receita e se queimar no forno, falta de prática e conhecimento mínimo. Culpa de quem escreveu a receita, dela existir?
Por isso a partir de agora só admitirmemos comer de cozinheiros formados.
Opa, vou editar o tópico inicial e adicionar o vídeo dele.
-
O cara quis foi fazer uma propaganda do curso dele aki.
Isso foi pura jogada de marketing.
-
AndrioPJ pretende postar este novo que esta testando tbm?
-
Citação:
killerwollf
AndrioPJ pretende postar este novo que esta testando tbm?
Sim,
Coloquei ele em apenas um dos concentradores, ainda não tive um feedback se continua a mesma coisa, ou se piorou/melhorou algo.
E como não tive tempo para colocar no concentrador da minha casa, ainda não consegui testar.
O que foi feito de diferente nessa nova versão do script?
Apesar da primeira regra abranger pacotes pequenos (entre eles o ping), basicamente o que fiz foi adicionar mais algumas marcações/queue para ping e outros serviços importantes (como voip, dns, etc...), para que eles tenham uma prioridade diferente das demais e não seja afetado mesmo qdo o cliente está "apenas" navegando.
Pois notei o seguinte:
Em uma casa com muitas pessoas, mesmo que estejam apenas navegando na internet (sem fazer download ou assistir video), o consumo de banda acaba sempre atingindo os 100% por longos períodos (a regra Queue tree usada fica sempre na primeira em 100% de uso), ai o ping (ou outros serviços importantes como voip, dns) acabam oscilando/sendo prejudicados, pois tem que concorrer com o restante do trafego.
Depois que tiver testado e chegado a um script bacana, vou começar a estudar melhor o script para ver se consigo diminuir a quantidade de regras sem afetar o resultado final.
-
Parece promissor, Boa sorte!
-
Citação:
AndrioPJ
Sim,
Coloquei ele em apenas um dos concentradores, ainda não tive um feedback se continua a mesma coisa, ou se piorou/melhorou algo.
E como não tive tempo para colocar no concentrador da minha casa, ainda não consegui testar.
O que foi feito de diferente nessa nova versão do script?
Apesar da primeira regra abranger pacotes pequenos (entre eles o ping), basicamente o que fiz foi adicionar mais algumas marcações/queue para ping e outros serviços importantes (como voip, dns, etc...), para que eles tenham uma prioridade diferente das demais e não seja afetado mesmo qdo o cliente está "apenas" navegando.
Pois notei o seguinte:
Em uma casa com muitas pessoas, mesmo que estejam apenas navegando na internet (sem fazer download ou assistir video), o consumo de banda acaba sempre atingindo os 100% por longos períodos (a regra Queue tree usada fica sempre na primeira em 100% de uso), ai o ping (ou outros serviços importantes como voip, dns) acabam oscilando/sendo prejudicados, pois tem que concorrer com o restante do trafego.
Depois que tiver testado e chegado a um script bacana, vou começar a estudar melhor o script para ver se consigo diminuir a quantidade de regras sem afetar o resultado final.
AndrioPJ...você esta de parabéns pela dedicação e principalmente pela boa vontade/iniciativa em compartilhar este material... independente das circunstancias/detalhes, as outras pessoas que em algum momento compartilharam este tipo de material também estão de parabéns, afinal o conhecimento esta sendo compartilhado.
Router OS v6.37.5...ao aplicar as regras nos profiles de cada plano não surgiu efeito no On Up e On Down, percebi que o meu servidor PPPoE esta considerando/usando os profiles "remotos" do servidor Radius (sistema de gestão), então apliquei as regras no ServerProfile (é o default profile do servidor PPPoE) e bombou.
Inicialmente tudo funcionando perfeitamente, tanto na conexão como na queda do túnel PPPoE do cliente, vou acompanhar o desempenho para deixar um Feedback na sequencia.
Sei que este detalhe não é tão simples assim, mas quanto ao Queue Type alguém tem alguma sugestão para o melhor Kind (pcq ou pfifo ou sfq) ???
-
Citação:
EvertonMachado
AndrioPJ...você esta de parabéns pela dedicação e principalmente pela boa vontade/iniciativa em compartilhar este material... independente das circunstancias/detalhes, as outras pessoas que em algum momento compartilharam este tipo de material também estão de parabéns, afinal o conhecimento esta sendo compartilhado.
Router OS v6.37.5...ao aplicar as regras nos profiles de cada plano não surgiu efeito no On Up e On Down, percebi que o meu servidor PPPoE esta considerando/usando os profiles "remotos" do servidor Radius (sistema de gestão), então apliquei as regras no ServerProfile (é o default profile do servidor PPPoE) e bombou.
Inicialmente tudo funcionando perfeitamente, tanto na conexão como na queda do túnel PPPoE do cliente, vou acompanhar o desempenho para deixar um Feedback na sequencia.
Sei que este detalhe não é tão simples assim, mas quanto ao Queue Type alguém tem alguma sugestão para o melhor Kind (pcq ou pfifo ou sfq) ???
SFQ é melhorzinho...
https://under-linux.org/showthread.php?t=98859
https://under-linux.org/showthread.php?t=184070
PS: vlw pelo reporte do funcionamento nessa versão do RouterOS
-
Citação:
AndrioPJ
Valeu pelo retorno, esta questão do melhor Kind (pcq ou pfifo ou sfq) é muito relativo, cada caso é um caso!
AndrioPJ...olha só, caso você precise de ambiente para testar seus scripts pode me chamar em particular, tenho diversas redes em produção, ambientes atendendo com Rádio e com Fibra, desde planos de baixa velocidade até bandas maiores tipo 50 a 100 mega...ficarei contente em colaborar.
-
Rpz....eles deveriam pedir desculpa ao @AndrioPJ. Nem isso eles fizeram. Lamentável.
-
@AndrioPJ, como esta os testes nessa nova versão do script?
-
Citação:
alextaws
@
AndrioPJ, como esta os testes nessa nova versão do script?
Acredito que nesse FDS devo realizar os testes e postar os resultados.
Aproveitando.
Para ter uma ideia:
Para fazer o QoS Down, caso você tenha 100 clientes no concentrador, você teria que ter umas 8 regras no mangle, e o script criaria umas 600 regras no Queue Tree (06 regras para cada cliente).
Para fazer o QoS UP, caso você tenha 100 clientes no concentrador, o script criaria outras 100 regras no mangle e outras 400 no Queue Tree.
Dependendo do Concentrador, já é complicado o script apenas para o QoS Down, imagina fazer o QoS UP?
Estava a dias pensando em como diminuir essas regras afim de diminuir o processamento, mas sem prejudicar o resultado do QoS.
E Essa semana, olhando o forum da mikrotik, vi um post que me deu umas ideias que além de ter diminuído drasticamente a quantidade de regras, o resultado do QoS é o mesmo....
porem, diferente do script postado aqui e da versão nova que estava usando até então, onde é possível visualizar no Que Tree qual QoS individual que está sendo aplicado (Tipo, na versão postada aqui, basta ir no Queue Tree, procurar as regras do cliente, e ver qual está sendo usada), Nessa nova versão n tem como ver isso, mas o QoS está sendo feito perfeitamente.
Para fazer esse novo QoS, agora tanto de Down quanto de UP, são necessárias apenas 15 Regras no mangle e 12 regras no Queue Tree.
As prioridades que configurei aqui são as seguintes:
### Download
- Ping, DNS, VoIP = 1
- Pacotes Pequenos (até 512k) = 2
- Pacotes médio (Até 5M) = 4
- Pacotes Grandes (Até 50M) = 6
- Todo o Restante (Pacotes acima de 50M) = 8
### UPload
- Ping, DNS, VoIP = 1
- Pacotes Pequenos (até 256k) = 2
- Pacotes Medios (até 512k) = 4
- Pacotes Grandes (até 5M) = 6
- Todo o Restante (Pacotes acima de 5M) = 8
-
Haaaa, também foi resolvido um problema que tinha quando reiniciava a RB, ai qdo voltava e os clientes conectavam, algumas regras não eram aplicadas.
-
Mais esse não seria um QoS estático.
-
Um detalhe que notei no funcionamento desses script é que se o cliente estiver cadastrado no Secrets o script não funciona, mesmo o cliente estando configurado para utilizar o profile com o script. Já os clientes que autenticam no Radius a regra funcionou sem problemas. Versão 6.37.5
-
Citação:
pedrohafe
Um detalhe que notei no funcionamento desses script é que se o cliente estiver cadastrado no Secrets o script não funciona, mesmo o cliente estando configurado para utilizar o profile com o script. Já os clientes que autenticam no Radius a regra funcionou sem problemas. Versão 6.37.5
Aqui na versão 6.37.5 apliquei no Profile que uso como "Default Profile" do servidor PPPoE e funcionou perfeito tanto para autenticação Radius como Local.
-
Citação:
AndrioPJ
Aproveitando.
Para ter uma ideia:
Para fazer o QoS Down, caso você tenha 100 clientes no concentrador, você teria que ter umas 8 regras no mangle, e o script criaria umas 600 regras no Queue Tree (06 regras para cada cliente).
Para fazer o QoS UP, caso você tenha 100 clientes no concentrador, o script criaria outras 100 regras no mangle e outras 400 no Queue Tree.
Dependendo do Concentrador, já é complicado o script apenas para o QoS Down, imagina fazer o QoS UP?
Estava a dias pensando em como diminuir essas regras afim de diminuir o processamento, mas sem prejudicar o resultado do QoS.
E Essa semana, olhando o forum da mikrotik, vi um post que me deu umas ideias que além de ter diminuído drasticamente a quantidade de regras, o resultado do QoS é o mesmo....
porem, diferente do script postado aqui e da versão nova que estava usando até então, onde é possível visualizar no Que Tree qual QoS individual que está sendo aplicado (Tipo, na versão postada aqui, basta ir no Queue Tree, procurar as regras do cliente, e ver qual está sendo usada), Nessa nova versão n tem como ver isso, mas o QoS está sendo feito perfeitamente.
Para fazer esse novo QoS, agora tanto de Down quanto de UP, são necessárias apenas 15 Regras no mangle e 12 regras no Queue Tree.
### Download
- Ping, DNS, VoIP = 1
### UPload
- Ping, DNS, VoIP = 1
Man,
No meu caso a simple queue não sao criadas dinamicamente. Eu crio manualmente porque eu quero saber qnt cada cliente consome de dados por mês. Qnd criava automaticamente o valor se apagava a cada desconexão. Neste caso como tem como alterar o script para pegar os dados de outro lugar? Ou no caso...deixar com que as desconexoes não apague o dados consumidos ?
-
Vocês utilizam profiles diferentes mesmo utilizando servidor Radius?
-
Citação:
AndrioPJ
Aproveitando.
Para ter uma ideia:
### Download
- Ping, DNS, VoIP = 1
### UPload
- Ping, DNS, VoIP = 1
Ficarei no aguardo da conclusão dos testes, e efetuas os testes aqui ver como vão se comportar
-
-
Vocês estão utilizando pfifo/bfifo ou sfq no tipo de queue?
-
@AdrianoPJ,
Apesar de te acompanhado o tópico eu até hoje não tinha implantado, então queria deixar minha contribuição.
Vi que identificou as conexões como o nome QoS_conn_Down, mas como são conexões ou seja a contagem de bytes é pra down ou up. Mera questão de nome, sei que queue tree só se aplica a download.
Fez um spoiler de uma nova versão que me parece mais alinhada com o que penso, separar os tráfegos pela velocidade que consomem, priorizando os dns, voip que é constante,
Eu não gosto de priorizar ping, me sinto enganando o cliente jogador.
Acho que se houver plano com Burst só no Download seu teste de existência do Burst pode falhar. Ou eu entendi errado o script.
Código :
:local burstl [/queue simple get $i burst-limit];
:local indexExplod [:find $burstl "/"];
:local lenth [:len $burstl];
:local bl [:pick $burstl ($indexExplod + 1) ($lenth - 1)];
.
.
.
:if ([:len $bl] != 0) do={
.
.
}
Eu adicionei no meu script burst até 5Mb.
Mudei o tipo da fila pra uma PCQ com tudo marcado que me disseram que é muito parecido com usar sfq, na duvida mantive pcq.
Código :
/queue type
add kind=pcq name=pcq-connections pcq-classifier=src-address,dst-address,src-port,dst-port
No spoiler diz que vai tratar o upload também. Estou ansioso para ver o resultado.
Quanto a um video que colocou como Fonte, achei meio bobeira, vi que o cara se manifestou no forum, antes de você responder achei que poderia ter algum sentido, mas ali não mostra nada, só propaganda de curso.
E ainda no que mostra tem pegadinha pra fuder a vida de quem copiar pois se o id da rb for diferente ela fica bootando a cada 30s, não da nem tempo do cara apagar o script e ver o que tem de errado. Só essa pegadinha pra mim já justifica não mostrar o video. Pois algum novato aqui pode vir a ter problemas.
Novamente parabéns por modificar, melhorar e principalmente compartilhar os scripts que pesquisou.
-
Alguma novidade da versão nova? Obrigado
-
E para Qos geral? Como o pessoal tá trabalhando pra quem tem muito uso de Netflix. ..yutube...Facebook e what's app? ?
-
Pessoal mais nenhuma novidade ?
-
-
Pessoal não resolveu o meu problema do Windows update. Eu indo contra o que penso mas pensando no melhor experiência dos clientes tô pensando em usando esse conceito limitar meu cliente em conexões individuais menos que o plano contratado.
Meu plano é de 8Mb sendo garantido 4Mb(50%) com burst de 16Mb(100%)
Vou limitar uma conexão aos 4Mb se ele usar um speed teste vai fazer 4 fluxos simultaneamente pra testar o que vai chegar nos 16Mb.
Alguém pode dizer algo pra aliviar minha consciência?
-
Como pretende fazer isso?
Citação:
eduardomazolini
Pessoal não resolveu o meu problema do Windows update. Eu indo contra o que penso mas pensando no melhor experiência dos clientes tô pensando em usando esse conceito limitar meu cliente em conexões individuais menos que o plano contratado.
Meu plano é de 8Mb sendo garantido 4Mb(50%) com burst de 16Mb(100%)
Vou limitar uma conexão aos 4Mb se ele usar um speed teste vai fazer 4 fluxos simultaneamente pra testar o que vai chegar nos 16Mb.
Alguém pode dizer algo pra aliviar minha consciência?
-
e o qos ta pronto ? funciona bem ?
-
Aqui esta muito bom, desde a implantação. Não uso Burst!
-
Citação:
BillGates
Aqui esta muito bom, desde a implantação. Não uso Burst!
O patrao qual versao do seu mk? Pois aqui fico duplicando ou criando pelas metade as regras =/
-
@AndrioPJ, falta você ajustar os script para mikrotik 5.x tem que ajudar o pessoal de 6.x e 5.x... E outra vi que você andou ajustando os script para priorizar DNS e ICMP, isso porque essa de priorizar connection-bytes seria inserto, melhor você priorizar packet-size ou juntar ambas meu caro.. nem precisaria ficar marcando pacotes de dns ou icmp.. brilharia mais ... ate para joguinhos online dos clientes eles iriam ficar leve.. pensem no packet-size e sejamos felizes.
Em meio a tudo isso marque o SIN,FIN e ACK todos juntos com maior prioridade também..
-
-
Boa noite pessoal, alguma atualização do script?
-
Prezados,
Tive várias mudanças na minha rotina sem contar a queima de alguns concentradores (Raio) que estava testando novas versões do script.
Ai como fiquei sem tempo, não me dei o trabalho de modificar e testar novamente.
De qualquer forma, o script aqui disponível funciona bem e é facilmente modificado/adaptado. Basta mudar a parte que insere as regras de marcação no firewall E a parte que insere o controle de banda individual conforme a regra de marcação no firewall.
Qualquer duvida, sintam-se a vontade de entrar em contato por mensagem privada (Se eu estiver disponível, tento ajudar)
-
[QUOTE=AndrioPJ;826693]Prezados,
Tive várias mudanças na minha rotina sem contar a queima de alguns concentradores (Raio) que estava testando novas versões do script.
Ai como fiquei sem tempo, não me dei o trabalho de modificar e testar novamente.
De qualquer forma, o script aqui disponível funciona bem e é facilmente modificado/adaptado. Basta mudar a parte que insere as regras de marcação no firewall E a parte que insere o controle de banda individual conforme a regra de marcação no firewall.
Qualquer duvida, sintam-se a vontade de entrar em contato por mensagem privada (Se eu estiver disponível, tento ajudar)[/QUOTE @AdrianoPJ cara você já deu a idéia, já valeu!
Eu fiz algumas mudanças no meu tô testando em alguns lugares.
-
To usando o script da primeira pagina aqui do tópico. Até agora tudo ok.
-
Nenhum updates do script.
-
Citação:
gbovelar
Nenhum updates do script.
Está com problemas? Ajude a melhorar o script então, toda ajuda é bem vinda.
-
Eu fiz no meu mas coisa minha a idéia tá aí. O que você acha que deve melhorar?
-
Acabei de colocar aqui no meu concentrador para testar. Gostaria de saber se existe uma forma para quem tem muito consumo com netflix também.Esse script ele ajuda a navegação num todo ou tem sites específicos que ele ajuda como facebook ,youtube ?
-
Galera preciso da ajuda de vcs, então essa regra que devo usar no profile que tem meu pppoe na aba scipt? são 2 scrit coloco o up encima e o dow em baixo no mesmo profile certo no profile default ou em todos os profile que eu criar ex: 5megas 3 megas? a regra do mangle eu colo no terminal normal, é so isso apenas comigo não deu certo? ajudem ai os que sabem mais que eu, Preciso de uma luz ou talvez um tutorial como fazer srsrsrsr obrigado galera.:cheers:
-
Amigo isso mesmo faz esse procedimento em cada profile que voce tiver e cola no terminal a regra normalmente,os Qos são criados automaticamente para cada cliente ao conectar e ao desconectar e desativado. Faz esse procedimento e desconecta o cliente. Vai ver nos log os qos sendo criados automaticamente,estou usando a umas 2 semanas!
-
Amigo obrigado consegui aqui coloquei em cada profile, os Qos foi criado certim agora deu obrigado, vc ta usando a 2 semana seu processamento subiu muito vc notou ?
-
Amigo não notei nada de processamento. Estou usando em 2 rb450g como concentrador pppoe.
-
amigo fiz os teste aqui e realmente funciona, coloquei um torrent baixando a 3megas e tava puxando 300kbps entao liguei o youtube e o download do torren fica menos que 100kbps:dancing:
-
Boa noite. Tenho uma dúvida nesse script aí, pelo que vi tem que ter profiles diferentes com as velocidades dos clientes para funcionar?
Pois no meu caso aqui eu utilizo o sistema da MK Solutions e o servidor radius já entrega a velocidade dos clientes, o profile que utilizo não tem velocidade específicada.
-
boa tarde
alguém pode me ajudar ?,
e ele não esta fazendo o QoS em todos os clientes o profile teria algum limite
de clientes nele ?
eu conseguir colocar numa 3011 mais na 750gr3
o connection-bytes não ativa
ele so ativa se eu escolher um protocolo.
ja Agradeço pela atenção de todos.
outra coisa notei que no harario de pico o consumo diminuiu
no script tem planos de 5 20 50mb eu tenho q alterar isso no meu ja que
so tenho planos de 3 5 7 e 10mb
-
Citação:
Guimagal
Acabei de colocar aqui no meu concentrador para testar. Gostaria de saber se existe uma forma para quem tem muito consumo com netflix também.Esse script ele ajuda a navegação num todo ou tem sites específicos que ele ajuda como facebook ,youtube ?
Não existe nesse script sites específicos, somente navegação geral, vejo que alguns consultores "meia boca", tem adicionado somente COMENTÁRIOS informando que é do WhatsApp, Facebook e quando olhamos não tem nada haver, ou seja, enganando o cliente.
-
Citação:
gutemberg
Não existe nesse script sites específicos, somente navegação geral, vejo que alguns consultores "meia boca", tem adicionado somente COMENTÁRIOS informando que é do WhatsApp, Facebook e quando olhamos não tem nada haver, ou seja, enganando o cliente.
Sabe o que é pior? É que 90% desse povo que vem atrás de QoS, nem sabe de fato o que é QoS.
[1] https://www.cisco.com/c/pt_br/suppor...3-qos-faq.html
-
Citação:
johnwso
boa tarde
alguém pode me ajudar ?,
e ele não esta fazendo o QoS em todos os clientes o profile teria algum limite
de clientes nele ?
eu conseguir colocar numa 3011 mais na 750gr3
o connection-bytes não ativa
ele so ativa se eu escolher um protocolo.
ja Agradeço pela atenção de todos.
outra coisa notei que no harario de pico o consumo diminuiu
no script tem planos de 5 20 50mb eu tenho q alterar isso no meu ja que
so tenho planos de 3 5 7 e 10mb
Aqui tb notei que o consumo total de link no dia, caiu. Não vejo isso como uma boa coisa, já que se caiu, tá havendo alguma limitação que não deveria, ao meu ver... Sobre esses valores de 5, 20 e 50 no Script, acho que não tem nada haver com os nossos planos nos profiles, mas se tiver, comentem aí os mais entendidos, por gentileza. Obrigado!