Olha so GuileW, o nosso link ja esta a uma semana rodando uma blz ok, e de 20, 4 Km, de uma olhada que maneiro.
http://www.delphini.twc.com.br/ER-CT-DDE/01.JPG
http://www.delphini.twc.com.br/ER-CT-DDE/02.JPG
Versão Imprimível
Olha so GuileW, o nosso link ja esta a uma semana rodando uma blz ok, e de 20, 4 Km, de uma olhada que maneiro.
http://www.delphini.twc.com.br/ER-CT-DDE/01.JPG
http://www.delphini.twc.com.br/ER-CT-DDE/02.JPG
Fechei um enlace hj
1200mts antenas Zirok 655 22mbps troughput sinal 51db ack timeout em 30 canal 157
esta otimo!
Caros,
Temos um WLA-5000APv2 e atualizei um radio desses com o firmware 1.08e08base.bin, porém perdi acesso a este equipamento. Já estou a envia-lo para RMA e gostaria de saber se alguem ja tentou fazer isso com este WLA-5000APv2 e conseguiu. Porque com o WLA-5000AP já temos um par rodando. Esta tal v2 tem firmware que habilite as opcoes de WDS para o funcionamento normal. Este previsto para o firmware 1.08e08.
Desde ja,
Obrigado !
Fala meu povo, por isso que eue adoro o forum, é bom demais, heheh, bom, vamos ao que interressa:
Tenho um provedor de rádio e montei um link meio desanimado utilizando ap wla 5000 V2, com duas antenas zirok wll60 de 29 dbi (disco quase igual a estas sky de televisao) cara quando coloquei os rádios pra funfar em wds, nem acreditei i ping estava em 9ms, dai animei, utilizei o ACK calculator para calcular o ACK correto para aquele distancia, dei um ajuste na inclinação das antenas e VOALA, ping de 2ms, com pacotes de 1500kb o ping vai para 9ms, na minha opniao ficou perfeito, usei meu MK para testar a capacidade e deu nada menos que 7,5 MB real.
Vale a pena usar este ap em pequenos links, e se bem ajustados em links de até 12km como o que tenho, funciona perfeito, sem falar que tenho links menores agora utilizando o mesmo material, links com 4 e 6 kms, que dao 22 e 19 mb real sucessivamente.
Espero ter contribuido., valeu galera....
Seguinte: aki no provedor q trabalho tentamos fazer o enlace com 2 ovis 5000 ....usamos rádios ap2000 e aps 4000 nas nossas torres....win server 2003....quando ligamos o ovis 5000 no modo cliente ele bagunçou toda nossa rede....deu conflito de ip em todas as faixas de ips q usamos....desligamos ele e o sistema voltou ao normal....nossos enlaces são de 1.200mts....em 2.4 precisamos migrar para 5.8 alguém sabe o pq deste rádio ter feito isso com a rede????? Grato.
Opa...coloquei os 2 e WDS e comunicou de boa.......ping de 1ms....na moral.....valleu aí.....
Soh pra expor pra galera meus resultados com estes aps tenho um link de 27,6KM batidos no GPS fechados com 4MB reais e ping variando de 1 a 4ms. E outro com 11KM tb no GPS com 9MB reais e mesma latencia de ping porem esse outro link foi alinhado em 15 minutos acredito que pode melhorar e lembando a visada, zona de afastamento e zona de fresnel perfeitas nos 2 links.
sei que é meio chato mas uma dica pra alinhar esse radio e pegar sinal melhor é deixar um radio como ap e outro como cliente pq em modo cliente ele tem site survey alinhei o meu assim consegui 58dbm de snr o que segundo um artigo que eu li para conseguir conexao de 54mbits (teorico ) em norma A é nescessario pelo menos 30dbm.
depois de alinhar bota o radio que esta como cliente em wds denovo e seja feliz :)
outra dica é todos atualizarem o firmware novo que saiu esta semana no site AirLive: Connecting People's Lives que tem correção pro bug dele depois de um tempo travar e ficar inacessivel.
quando isso acontecer, da um reset nele que vc provavelmente vai conseguir acessa-lo e atualiza pro firmware novo , ai vc configura como quiser. tive um radio desse que travava e nao conseguia mais acessa-lo e fiz como falei acima e o mesmo voltou a funcionar.
tenho muitos destes radios aqui, qual é versao que ve notou travamento? eu uso o wla500V2, por um acas é esta vesao?
a versao 2 mesmo que travou uma vez e tive que mandar de volta pq nao conseguia mais acessar depois de configurar pra 802.11a em bg ele funcionava em a ele travava, mas a ovislink lancou um firmware novo pra resolver isso.
certo, tenho alguns ja funcionando a bastante tempo e ate agora nunca travaram, mais valeu a dica vou ficar de olho e se acontecer algo ja sei como resolver....
Valeu mesmo mano..
e outra coisa pode atualizar eles rodando pq nao perde a configuração
Bom.. pessoal venho acompanhando o forum a algum tempo.
Comigo esta acontescendo o seguinte..
Tenho 1 enlace de uns 500 Metros com 2 WLA-5000 em modo WDS, com antenas Zirok WLL-605 funcionando ja a bastante tempo sem problemas. Quase 1 ano. Sem problemas tudo bacaninha.
Desde que montei esse enlace adquiri outro par para fazer um enlace de 4Km mas nao estou conseguindo e minhas tentativas ja se esgotaram... Hoje fiz a ultima.. e o enlace nao funciona.
Ja fiz todas as dicas do forum:
1. Mudar Frequency Domain para 840;
2. Alinhamento das antenas com outro radio;
3. Selecionar Enable Radio 1 eXtended Ranger;
4. Selecionar Transmit Power em MAX;
5. Calculo do ACK (tirado no GPS);
6. Firmware atualizado 1.09e10;
Realmente nao fuciona... nao sei mais o q pode fazer.
Pequeno detalhe e que o radio aqui um do lado outro funciona sem maiores problemas... uma bala.. asssim como o meu outro enlace de curta distancia.
Abracos.
usoap 5000 ponto a ponto e funcionou perfeitamente em ate 2km em wds, o q deve ser prestado atenção é na configuracao do ack timeout.
vlw
Cara tenho 8 link de enlace com este ap e todos nunca deram defeito, observe o seguinte:
Esta na mesma faixa de ip?
Se estiver usando o controle de MAC, eles estao corretamente cadastrados?
A opção WDS esta ativada com o MAC dos APS devidamente cadastrados?
Voce esta utilizando o modo de operação "a" ou "a turbo"? (nota que o A TURBO nao funciona em wds)
e por fim o canal é o mesmo nos 2 aps?
estas perguntas devem te ajudar a configura-lo, tenta ai e posta os resultados...
qualquer coisa estamos na area....
abracos...
Olha o pigtail que uso aqui é o comum mesmo, cabo fininho. ele tem uns 12 Cm de comprimento. mas o cabo que uso ate a antena é o rgc213 mesmo.
espero ter ajudado.
Pessoal é o seguinte atualizer o firmeware de uma wla 5000 e perdi o acesso a ela, alguem poderia me ajudar.
Antes eu acessa com o ip 192.168.1.1
Grato
Voce ja tentou o ip 192.168.1.2 ? ja ouvi falar de sobre o modo TFTP no ip 192.168.1.1 mas nunca tentei, nao foi preciso, se for igual aos outros aps, (inclusice o 5460) vc aperta o reset dele segura e so depois liga a energia segurando o reset presionado, depois de 10 segundos com um cliente TFPT faz o upload da firware original dele no ip 192.168.1.6
Mas so tente se der como perda total, porque nunca testei esta forma neste ap, uso direto nos outros, (Gi-link 2404, ovislink 5460 etc..) , quem sabe alguem mais esperiente ja testou.
espero ter ajudado.
Abracos.
Pessoal eu criei esse topico apenas para saber se alguem tinha usado o wla-5000, nao precisava vcs fazerem essa enciclopedia!! heheheheheh!!!! Brincadeira.
Depois de quase um ano, venho agradecer a todos pois eu vi em outros foruns comentarios sobre oque vcs fizeram aqui. pois esse radio é uma solução barata para nossos links 2.4 q cada dia estão sofrendo mais com interferencias.
Pena q pisaram na bola com a homologação dele!
Abraços!!!
pisaram na bola com a homologação dele???? nao entendi ele pra mim eh homologado....
os caras homologaram ele apenas para uso com antena interna, ou seja, para nós provedores essa homologação não adianta nada.
Bom dia a todos, faz tempo que não posto no forum, tanto é que estamos no décimo quarto enlace com esses radinhos ovislink 5000 AP, e cada vez ele vem nos surpreendendo mais, a ultima aventura foram duas caixas daguas, um par de ovis, um par de ziroks 605. Na distância de 18,9 km, está rodando blz, estou tendo um tráfego de 2 megas em média, mas os milesegundos nem alteram quando passa esse tanto de link, estou pensando em trocar essas antenas da zirok para um par de hyper de disco de 29 dbi. Se alguém já fez nessa distância e pode me ajudar eu agradeço muito. Obrigado e abraço a todos.
Fábio M. B. Napolitano
abcrede - Telecom
Eu só uso as antenas Hyper com esses radios é o par perfeito inclusive nao precisa se a de disco 29 a de grade 27 é muito boa tb e mais barata !
Pessoal, discordo.
A homologação cita:
"Possui antena incorporada com ganho máximo de 2 dBi. => (é o ganho máximo da antena com a qual o aparelho foi homologado)
Observações:
Na instalação do produto devem ser observados os valores de potência E.I.R.P. conforme a seção IX do Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita. A antena usada com o transmissor não deve ser operada em conjunto com nenhuma outra antena ou transmissor. "
Portanto, o descrito em "Observações" não restringe o uso de qualquer outra antena, desde que observados os níveis de eirp do Regulamento, bem como ao uso de uma única antena, proibindo sim o uso de divisor (spliter) e/ou amplificador.
Exemplo de equipamento homologado com proibição de uso de outra antena que não a homologada com o equipamento:
Certificado de Homologação - Requerimento nº 0600/04
Pessoal estou com um problemão, atualizei o firmware do meu ap wla5000apv2 e no meio da instalação deu pau na energia pense num azar, o bixo agora nao pinga de jeito nenhum, alguem poderia me ajudar a resolver esse problema??
PROCESSO DE RECARGA DA VERSÃO ORIGINAL DO FABRICANTE WLA-5000
Pela interface Web em atualização de firmware
ou através de um servidor de FTP em sua rede,
onde deve-se colocar o firmware original fornecido pelo fabricante.
1. Telnet no equipamento ( Ex: telnet 192.168.1.1 )
2. Entre com a senha ( Ex: airlive )
3. Digite o comando "cd /tmp" e pressione <enter>
4. Digite o comando "wget ftp://ip do seu servidor ftp/nomedofirmware_original e pressione <enter>
5. Digite o comando "flash-ar531x nome_do_firmware_original" e pressione <enter>
6. Digite o comando "reboot" e pressione <enter>
7. Aguarde aproximadamente 2 minutos e acesse o equipamento pelo ip 192.168.1.1
Com certeza esta belezinha volta a funcionar !
Mas cuide para ver se o firm que vc esta tentando usar é mesmo para a V2 senao trava denovo !
caro amigo pkmc vc poderia me explicar melhor como faço o procedirmento de ftp pois nao estou conseguindo e nem pelo telnet consigo... e se eu for mandar pra garantia vai passar mais de 1 mes pra chegar aki de volta..
Caro AislanSilva ! me adicione no seu MSN que fica mais fáqcil de eu explicar ! mas se vc seguir os passos que recomendei com certeza vai conseguir é só instalar um servidor de FTP em sua máquina ! e antes de começar o processo resetar o seu rádio para ele voltar ao estado zero ! [email protected]
Usamos so eles para ptp, e nunca emcomodarão, são bons, sendo bem configurados,configuro eles a + de 1 caso eu posso ajudar estou a desposição,os canais deles acima de 100 são outdoor,abaixo disso são indoor, sobre o ack na propria guia ali tem um programa para calcular o ack, recomendo testar o ack quando for testar o ptp tipow almentar diminuir e etc. estarei pronto pra ajudalos abraços
:mad::mad::
Ola Galera... esse é meu 1º post dizem que quando a agua bate... aiushdiahushad
To com o mesmo problema dos colegas acima. Depois de mudar o firmware simplesmente o airlive parou de respirar... num da um suspiro de ping... num sei mais o que fazer.. Vi num post que um usuario usou macumba pra resussitar o menino, mas num sei se deu certo...:D
"Ohhh e agora quem poderá me ajudar??
Vlw ai!
TFTP nele e sobe o firmware correto novamente, da uma olhada no procedimento usado para trocar o firmware de alguns radio para o aprouter que pode ser asolução.
Sim concerteza é show de bola, basta ser bem configurado usamos ele para nossas ptp e nunca deu problema, qualquer coisa entra em contato q eu ajudo a configurar, ele passa em media 20 mega de down e de up,entre eles com o link e trafico se ele estiver tudo certinho ele passa em media 16 mega trankilo
by machine
junto com o radio vem o cd nele, tem uns radios q vc deve atualizar o firmware, mas toma cuidado pois no cd tem as opcoes de firmaware para ele trabalhar em 3 modos ai vc precisa escolher o modo ap, to meio sem tempo pra ficar visitando o forun mas me add no msn q farei o possivel pra ajudar vcs.
by machine
Pessoal não consegui colocar o firmware, tive q mandar pra garantia e mandaram outro, parece q o meu nao deu jeito. Ja chegou e ja fiz o ponto a ponto com 39km e esta passando agora 8.5mb com antenas pluton de 30db estou muito satisfeito com o meu sistema e estou mudando todos os meus pontos para com estes equipamentos.
Agradeço ao pkmc pela ajuda e toda galera e qualquer duvida pessoal pode falar abraço a todos..
alguem ja uso como ap ... se alguem ja uso poderia postar seu desenpenho..
Olá amigo, tive a "agradavel" visita de fiscais da Anatel aqui a alguns dias e aproveitei p/ perguntar p/ eles oq era permitido ou não, parece q partem do principio que tudo é proibido até q vc prove o contrário. Nos certificados de homologação de equipamentos que mostrei para ele, coletados no site da Anatel, onde ele encontrava a frase "A antena usada com o transmissor não deve ser operada em conjunto com nenhuma outra antena ou transmissor" e "possui antena incorporada com ganho de xx dbi" já ia sendo categorico quanto a lavrar um auto de infração ou mesmo lacrar o equipamento. Não estao nem ai com seus argumentos se eles entendem assim, é assim q fica. É complicado isso, viu? Nesse caso "nós" acabamos ficando sem ação e nas mãos deles. Imagina cada vez q um cara desses aparecer vc ter de contratar um advogado p/ entrar com recurso junto a Anatel? Abraços.
aqui estamos montando hoje ponto a ponto de 14,57 km , e um ponto a multiponto em "V" de 4,12/4.17km,este segundo deu trab por ser nescessario bater a distancia da ponta do pop , devido ao calculo de distancia , em uma semana tenho os resultados ,estarei utilizando um divisor "t" para por duas antenas na base do "V" ([email protected]) .
Boa noite!!! Trabalho com ele em modo wds muito bom, mas uso ele mais pra enlace, muito bom tenho enlace longo de 30 40 km sem stress, tenho um estrutuda com 1500 clientes
Fiz um ptp do meu provedor até a torre com 2 rádios Ovisilink WLA5000, com antenas Hyperlink 5.8 GHZ 27 dbi, configurei em modo WDS utilizei menos de 1m de cabo RGC213 com pigtail, distância entre os dois pontos ficou em cerca de 2,5 a 3,0 Km. Consegui alinhar bem as antenas e o ping ficou 98% em 1ms, uma perfeição, achei que estava pingando no rádio errado rsrs. Quando fui medir o tráfego não passou de 500kbps quando preciso de no minimo 5mb. ja recalculei e verifiquei todas configurações! Existe alguma configuração especial? Atualizei o firmware apenas e não entrei pela TELNET! Coloquei os calculos da calculadora, mas nada de melhorar!! Se possível me ajude, preciso concluir esse ptp com esses ovilink, que pela opinião do pessoal do forum é uma maravilha!! Agradeço, Luciano Santos > MSN. [email protected]
Tenho aki dois ponto a ponto com ele com distancia de 3 km usando antena da zirok wll 605 e funciona lindo..nunca deu nenhum problema...recomendo prenalmente
vou trocar meu ptp de 2.4 que esta dando hj 2mbits para 5.8, estou procurando a melhor solução custo/benefício.
alguem ja usou este rádio com as antenas pluton ptx26-58 (30dbi)?
em quanto acham q fica o troughput em 1km de distancia com um par desses radios + antenas pluton mencioadas?
alguem ja trocou terabeam cpe por ovislink e achou melhor?
grato,
Neon
ai galera, meu wla-5000v2 esta linkando 4,2km (gps) e so ta passando 3mb, vi muita gente com mais banda a muito mais longe, o melhor sinal que consegui foi -75dBm, os radios estao com o ultimo firmware