-
Re: ePMP - O Guia Definitivo
Sem falar que barato sai caro... Se a CPE Cambium durar lá em cima vai se pagar.
O pior é a gente ir trocando equipamento no cliente porque deu pau. Esta conta é que a gente acaba não fazendo... só faz a conta da visita técnica... mas nos cantos vai juntando um monte de sucatas.
-
Se eu disser que da para alugar SXT Lite5 a 15,00 por cpe, e ainda o locatário assume o risco de queima de lan. Aprovam a ideia ? isso sim é investimento a longo a prazo.
-
Citação:
Postado originalmente por
tgnet
Se eu disser que da para alugar SXT Lite5 a 15,00 por cpe, e ainda o locatário assume o risco de queima de lan. Aprovam a ideia ? isso sim é investimento a longo a prazo.
Eu tinha aqui uma tabela comparativa com o MTBF médio de UBNT, MK e ePMP. O ePMP chega a durar 3, 4x mais em média.
Quem opera com Canopy sabe que tem Canopy a mais de uma década rodando no mesmo local, logo, vou ter que discordar do investimento. Se o cliente assume tudo isso por 15 por mês, você pode ter uma CPE que dure até para o próximo cliente com qualidade superior e a prova de crescimento ;)!
-
Sera que fica bom zuchi uma omni de 13 dbi da ubnt num epmp gps? pois esse gps e muito caro. Se ficasse bom era uma boa ideia pra começar devagar em pequenas celulas.
-
Citação:
wala
Sera que fica bom zuchi uma omni de 13 dbi da ubnt num epmp gps? pois esse gps e muito caro. Se ficasse bom era uma boa ideia pra começar devagar em pequenas celulas.
Pela experiencia que tenho aqui c/ omnitik e omni ubnt 10dbi "ela é melhor que a 13dbi" pelo grau de abertura vertical.
Ja tenho sucesso com ambas dentro da cidade cliente até 1.5km imagina com um epmp.
No interior "ainda mais que aqui" kkkk uso a ubnt 10dbi em 2.4 com clientes a 4km sem problema algum!
-
Citação:
JonasMT
Pela experiencia que tenho aqui c/ omnitik e omni ubnt 10dbi "ela é melhor que a 13dbi" pelo grau de abertura vertical.
Ja tenho sucesso com ambas dentro da cidade cliente até 1.5km imagina com um epmp.
No interior "ainda mais que aqui" kkkk uso a ubnt 10dbi em 2.4 com clientes a 4km sem problema algum!
Interessante só falta agora uma omni 10 dbi e um epmp gps
Sobre as omni vc usa rocket ou rb912?
-
Citação:
wala
Não fica Wala. A Cambium não fabrica a não recomenda o uso de forma alguma de antenas Omni devido ao fato de que ela irradia e capta interferencia em 360º prejudicando o equipamento.
Melhor começar com um painel de 17dbi da UBNT mesmo para até 2/3km. Funciona MUITO bem e o valor é bem proximo ao da Omini.
-
Citação:
ab5x2
Zucchi, eu tô achando que vale mais a pena gastar nas cornetas blindadas da AlgCom do que com Basestation 17dBi.
Se for pra gastar com Basestation, eu vou com aquelas lindas AC de 45 graus, do restante, nenhuma.
O @
JonasMT tá usando as Algcom blindadas de 60 graus, disse que o resultado é surpreendente.
Estou analisando agora o datasheet delas:
* A setorial AlgCom tem baixa isolação por polarização cruzada (19dB), e ainda tem VSWR 1,6:1
* A setorial Basestation AC 22dBi tem alta isolação por polarização cruzada (30db), e VSWR de 1,5:1.
Mas o preço dessa Basestation AC dá arrepios na espinha, rsrs.
Uso a 60º da ubnt, pelo valor dela sou mais comprar 2 algcom e ainda sobra dinheiro. Eu fiquei contente de mais com o desempenho das algcom principalmente o ccq. To com painel misto com airgrid,sxt e wom + rb912 27 conectado e desses apenas 2 o ccq nao esta 100% pois preciso visitar e fazer um novo alinhamento.
Gostei tanto que ja pedi mais 6 para um novo pop.
-
Os testes que vc fez entre ubnt e cambium, que modelo de e-pmp usou, com ou sem gps no cliente usou qual radio
-
Citação:
ab5x2
Zucchi, eu tô achando que vale mais a pena gastar nas cornetas blindadas da AlgCom do que com Basestation 17dBi.
Se for pra gastar com Basestation, eu vou com aquelas lindas AC de 45 graus, do restante, nenhuma.
O @
JonasMT tá usando as Algcom blindadas de 60 graus, disse que o resultado é surpreendente.
Estou analisando agora o datasheet delas:
* A setorial AlgCom tem baixa isolação por polarização cruzada (19dB), e ainda tem VSWR 1,6:1
* A setorial Basestation AC 22dBi tem alta isolação por polarização cruzada (30db), e VSWR de 1,5:1.
Mas o preço dessa Basestation AC dá arrepios na espinha, rsrs.
Ambas são realmente muito boas. ALGCOM tem um desenho futurista até :D
Citação:
johnicar
Os testes que vc fez entre ubnt e cambium, que modelo de e-pmp usou, com ou sem gps no cliente usou qual radio
O AP é o modelo com GPS/Sincronismo.
O equipamento cliente é o Force180 (CPE)
-
Citação:
Zucchi
Ambas são realmente muito boas. ALGCOM tem um desenho futurista até :D
O AP é o modelo com GPS/Sincronismo.
O equipamento cliente é o Force180 (CPE)
Tem como me vender aquele kit epmp com portas gigabite sem as duas parábolas de 25dbi? quanto ficaria? pois pretendo usá-los com antenas maiores
-
Citação:
delegato
Tem como me vender aquele kit epmp com portas gigabite sem as duas parábolas de 25dbi? quanto ficaria? pois pretendo usá-los com antenas maiores
delegato, agora está liberado a comercialização do ePMP com GPS sem as antenas... mas ainda assim acaba não compensando. Vale mais comprar o kit e encostar as antenas
Motivo: O KIT ainda continua na promoção.
http://www.connectivitatelecom.com.b...p-sync-com-gps
-
Zucchi quanto sai o up grade dessa licença se a pessoa quiser usar como ap pra mais de 10 cpes?
-
Citação:
NielsonPadilha
Zucchi quanto sai o up grade dessa licença se a pessoa quiser usar como ap pra mais de 10 cpes?
Chuto que deve ser o valor do app full ou até um pouco mais no final das contas.
-
@JonasMT acertou rs!
Citação:
NielsonPadilha
EDIT IMPORTANTE: R$ 1.365,00
http://www.connectivitatelecom.com.b...-sms-por-setor
-
Opas, vou Meter meu bedelho na discussão.
Conheço os dois lados. UBNT - Mikrotk e Cambium. Rede rodando com clientes nos 3 fabricantes.
Levantamos uma rede que ainda esta pequena com cambium, e tenho um case muito proximo a mim, inclusive eu tenho acesso a essa rede. Por mais que o cambium custe praticamente o dobro do valor de UBNT e Mikrotik, eu particularmente jamais trocaria uma rede cambium por uma rede ubnt ou Mikrotik por mais afinada e profissional que ela possa ser. É difícil expressar a diferença brutal entre os fabricantes. So usando para saber o que estou falando. AHHHH o custo é o dobro, se você que uma rede a curtíssimo prazo - UBNT ou Mikrotik, se voce quer uma rede saudável e que se pague a médio prazo sem duvida nenhuma CAMBIUM. A confiabilidade do negocio é impressionante. Não tenho envolvimento nenhum com distribuidora nem o fabricante.
Meu skype: infoecialondrina
-
Citação:
Zucchi
Estou pensando em comprar o epmp para um ptp aqui, porém ele é N tem previsão se vai sair alguma versão AC, com maior capacidade de throughput? Sei que conseguiria algum acima dos 100mbs half, porém queria colocar algum pensando no futuro por isso estou pensando no netmetal que é ac.
-
Citação:
delegato
Estou pensando em comprar o epmp para um ptp aqui, porém ele é N tem previsão se vai sair alguma versão AC, com maior capacidade de throughput? Sei que conseguiria algum acima dos 100mbs half, porém queria colocar algum pensando no futuro por isso estou pensando no netmetal que é ac.
EDIT IMPORTANTE CORRIGINDO MEU ERRO:
R$ 1.365,00 é o valor de upgrade.
O ePMP não utiliza protocolo 802.11"X" de forma que não haverá nada em AC. Ele também não é "N" e sim, protocolo proprietário.
Seu PTP é de quantos km? O PTP800 que é digital está com uma MEGA promoção de queima de estoque.
-
PTP800 em 8 GHZ ,qual a banda(licença) e qual valor ?
-
Citação:
tcftelecom
PTP800 em 8 GHZ ,qual a banda(licença) e qual valor ?
8ghz não tem mais. O que tem em estoque para despacho imediato é:
07 Enlaces - Banda de L6 GHz: 5.925 – 6.425 GHz
31 Enlaces - Banda de 11 GHz: 10.7 – 11.7 GHz
01 Enlace - Banda de 18 GHz: 17.7 – 19.7 GHz
02 Enlaces - Banda de 23 GHz: 21.2 – 23.6 GHz
http://www.connectivitatelecom.com.b...microondas-par
Valores referente a 1 (um) par de equipamentos. Incluso: 02 IDU's, 02 ODU's, 02 Fontes de alimentação e 02 Licenças FULL de 400Mbps.
-
Prezados, tópico original atualizado em 29/03/2016 com a informação do MTBF da linha.
-
zucchi, que distancias consegue em 11ghz estoou pensando um enlace de 28km fresnell limpo
-
Citação:
johnicar
zucchi, que distancias consegue em 11ghz estoou pensando um enlace de 28km fresnell limpo
Vc diz no enlace digital? Banda passante?
236/236 Mbps SIMETRICOS (nada impede de ser 400/70mbps por exemplo).
Entendi errado?
-
so se fecharia em 11ghz 30km, a banda de 400/70 seria com canalizacao de 40mhz ou 56mhz
-
Citação:
johnicar
so se fecharia em 11ghz 30km, a banda de 400/70 seria com canalizacao de 40mhz ou 56mhz
Com canal de 40mhz
-
@Zucchi essa CPE ePMP Force 180 promete 200Mb, seria possível usar ela em um PTP de 400 metros passando uma banda de 90/20 ? Ela chega a fazer mais que isso? Sei que ela não é um equipamento proprio para PTP, mas o enlace é curto e um lado é impossível de se colocar uma antena maior.
-
Citação:
FMANDU
@
Zucchi essa CPE
ePMP Force 180 promete 200Mb, seria possível usar ela em um PTP de 400 metros passando uma banda de 90/20 ? Ela chega a fazer mais que isso? Sei que ela não é um equipamento proprio para PTP, mas o enlace é curto e um lado é impossível de se colocar uma antena maior.
Mandu, passa sim com o pé nas costas.
Tenho cliente hoje passando 150/40.
-
-
Citação:
Diovanibr
Acompanhando.
Para acompanhar é mais simples utilizar a "Ferramentas de Tópicos", na barra logo acima do post. Assim mantém o tópico mais objetivo. Obrigado pela ajuda.
-
Ok, obrigado pela orientação.
-
Olá a todos, alguém esta conseguindo usar a ferramenta cnMaestro ?
Já tentei online e com a opção de maquina virtual mais os rádios não se conecta ao servidor.
-
Citação:
Farroco
Olá a todos, alguém esta conseguindo usar a ferramenta cnMaestro ?
Já tentei online e com a opção de maquina virtual mais os rádios não se conecta ao servidor.
Farroco, você colocou um gateway de saída VÁLIDO dentro dos rádios? Se eles não chegarem na internet, eles não conseguem se comunicar.
-
1 Anexo(s)
Olá @Zucchi, nos conhecemos ao vivo no Future Isp em Recife/Olinda. Fiquei bastante interessado no Force 200. Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um enlace de 16km hj com mikrotik, porém tenho problemas com ccq e tals. Acho q temos uma obstrução, muito pequena entre os dois pontos, bem leve mesmo, porém afeta a zona de Freznel, vide anexo. No Epmp Force 200, isso não seria problema correto?
E além dessa dúvida, é relativo a questão da quantidade de banda, no Link Planner é demonstrado que será possível agregado algo em torno de 219 mega, qui blz heim? Porém se eu achasse que fosse necessário poderia, através de configuração, colocar 180 mega de download e 40 de upload, ou até exagerar um pouco mais e colocar 200 de download e 20 de upload?
Mais uma, a questão do cabo invertido para não haver o curto, isso influenciaria na porta modular (modular, não sei se esse é o termo, me corrija, por favor se eu estiver errado) em 100 mega ou 1 giga?
-
Citação:
dulio2002
Olá @
Zucchi, nos conhecemos ao vivo no Future Isp em Recife/Olinda. Fiquei bastante interessado no Force 200. Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um enlace de 16km hj com mikrotik, porém tenho problemas com ccq e tals. Acho q temos uma obstrução, muito pequena entre os dois pontos, bem leve mesmo, porém afeta a zona de Freznel, vide anexo. No Epmp Force 200, isso não seria problema correto?
E além dessa dúvida, é relativo a questão da quantidade de banda, no Link Planner é demonstrado que será possível agregado algo em torno de 219 mega, qui blz heim? Porém se eu achasse que fosse necessário poderia, através de configuração, colocar 180 mega de download e 40 de upload, ou até exagerar um pouco mais e colocar 200 de download e 20 de upload?
Mais uma, a questão do cabo invertido para não haver o curto, isso influenciaria na porta modular (modular, não sei se esse é o termo, me corrija, por favor se eu estiver errado) em 100 mega ou 1 giga?
Se tem obstruçao nem mesmo digital resolve. Sobre o cabo é necessario grimpar um das ponta em um padrao diferente quando se usa regua poe se usar a fonte original nao a necessidade, isso não afeta a maneira da porta modular 10/100/1000
Questao da banda pode setar 75% down e 25% quando vai lhe dar exato de cada um deles so testando mesmo.
-
Citação:
JonasMT
Se tem obstruçao nem mesmo digital resolve. Sobre o cabo é necessario grimpar um das ponta em um padrao diferente quando se usa regua poe se usar a fonte original nao a necessidade, isso não afeta a maneira da porta modular 10/100/1000
Questao da banda pode setar 75% down e 25% quando vai lhe dar exato de cada um deles so testando mesmo.
Olá @JonasMT, vc chegou a dar uma visualizada na imagem q postei aqui? Aparentemente não tão problemático a questão da visada, já que o equipamento, Force 200, teria caraterística de nlos. Mas o que está na imagem seria o suficiente para forçar tando a banda para baixo?
-
Citação:
dulio2002
Olá @
JonasMT, vc chegou a dar uma visualizada na imagem q postei aqui? Aparentemente não tão problemático a questão da visada, já que o equipamento, Force 200, teria caraterística de nlos. Mas o que está na imagem seria o suficiente para forçar tando a banda para baixo?
Olhei sim, ja tive enlaces com visada melhor e o mesmo problema, nesse cenario rb912 se sai muito melhor que epmp. Para a banda que pretende a visada nao deve ser 101% e sim 200% ou melhor pois alem de ser muita banda para um radio 5.8 ainda temos a interferencia. Se nao compro ainda lhe recomendo fortemete ideal 0.60cm e mimosa b5c vai passar esse 200mb com folga
-
Citação:
dulio2002
Olá @
Zucchi, nos conhecemos ao vivo no Future Isp em Recife/Olinda. Fiquei bastante interessado no Force 200. Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um enlace de 16km hj com mikrotik, porém tenho problemas com ccq e tals. Acho q temos uma obstrução, muito pequena entre os dois pontos, bem leve mesmo, porém afeta a zona de Freznel, vide anexo. No Epmp Force 200, isso não seria problema correto?
Opa Dulio, vamos lá :)!
As características NLOS citadas são de visada PARCIALMENTE obstruída. Quando falamos em visada parcialmente obstruída, significa que até 40% da zona de fresnel (MÁXIMO) pode estar obstruída, não 100%. Outro ponto é que falta informar ao link planner o piso de ruido na parte INTERFERENCE.
Quanto ao perfil de down a up, recomendo não seta-lo para PTP pois a latência sobe muito. Deixe que ele mesmo se adeque ao que precisa passar. Outro ponto importante é que as taxas informadas - 180, 200, 220, 450mbps são AGREGADAS.
Citação:
dulio2002
Olá @
JonasMT, vc chegou a dar uma visualizada na imagem q postei aqui? Aparentemente não tão problemático a questão da visada, já que o equipamento, Force 200, teria caraterística de nlos. Mas o que está na imagem seria o suficiente para forçar tando a banda para baixo?
Pelo que pude ver, mais de 40% da visada está obstruída.
-
Acho que o pesoal confunde muito o nlos, nao e a linha de visada que tem que estar limpa , se nao o fresnel.
-
E acho que o Nlos só será praticável para nós, com o Wimax. É o protocolo que mais se aproxima dos resultados do LTE.
O @speedpc algum tempo atras postou um vídeo de uma instalação wimax em uma cidadezinha da Itália onde foi possível andar de carro por ruas estreitas praticamente em toda a área de cobertura sem cair a conexão. 90º da área não tem a mínima visada.
-
Bom sem visada nao vai funcionar nada, o que ocorre sao as reflexoes de sinal e o protocolo consegue eliminar via algoritmos os sinais indesejados, se vc aplicar o wimax em areas rurais aonde nao ocorre reflexao em predios casas ou alguma coisa, nao vai funcionar.por isso que um ptp aonde o sinal da parabola minimiza ao maximo os sinais refletidos, o wimax vai funcionar como qualquer outro enlace
-
Citação:
1929
E acho que o Nlos só será praticável para nós, com o Wimax. É o protocolo que mais se aproxima dos resultados do LTE.
O @
speedpc algum tempo atras postou um vídeo de uma instalação wimax em uma cidadezinha da Itália onde foi possível andar de carro por ruas estreitas praticamente em toda a área de cobertura sem cair a conexão. 90º da área não tem a mínima visada.
Mas... Wimax morreu :(
-
Mas la fora ainda se fala muito em wimax, outro dia vi uma reportagem falando sobre o wimax2 ou algo assim.
Citação:
Zucchi
-
Citação:
Zucchi
É verdade. Aqui morreu mas lá fora esta funcionando.
-
Citação:
FMANDU
Mas la fora ainda se fala muito em wimax, outro dia vi uma reportagem falando sobre o wimax2 ou algo assim.
Mas ninguém implanta ainda :(
Tudo LTE. (ao menos o que li outro dia na teleco)
-
Citação:
Zucchi
Mas ninguém implanta ainda :(
Tudo LTE. (ao menos o que li outro dia na teleco)
Sim, esta é a preferencia das grandes operadoras... Mas para os provedores independentes o Wimax seria o melhor... Mas como não interessou aos grandes o Ministério da Comunicação parou no tempo em relação a isto.
-
Boa tarde, alguem como EPMP usando em ptp de menos de 2km no modo ePTP?
Aqui desde que instalei a quase 1 ano sao quedas aleatorias e agora na ultima firmware estao constantes, mudo para TDP PTP resolve só que a latencia fica um lixo.
-
Citação:
JonasMT
Boa tarde, alguem como EPMP usando em ptp de menos de 2km no modo ePTP?
Aqui desde que instalei a quase 1 ano sao quedas aleatorias e agora na ultima firmware estao constantes, mudo para TDP PTP resolve só que a latencia fica um lixo.
Não seria algo relacionado a energia, essas quedas? Aqui instalado a 3 meses e está a todos esses dias sem desconectar. ao fui hoje olhar o enlace pq falou aqui. Pra te falar a verdade eu até esqueço dele.
Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App
-
Citação:
FMANDU
Não seria algo relacionado a energia, essas quedas? Aqui instalado a 3 meses e está a todos esses dias sem desconectar. ao fui hoje olhar o enlace pq falou aqui. Pra te falar a verdade eu até esqueço dele.
Enviado via Moto G (4) usando
UnderLinux App
Quantos km? Pois quando era 12km era solido, passo pra 1.5km começo os problemas.
Sobre energia ponta CPE XPS 15a ponta AP fonte original. Cabos e pontas revistos, ja tive o mesmo problema em outro ptp 1.3km na epoca o mimimimi era uma versao bugada que fui premiado e logo iria resolver, papo furado pra nao dar a garantia e trocar o equipamento, na epoca consegui amenizar bem fixando o canal, só que agora nao resolveu e na versao 3.0.1 ta pior ainda reboots aleatorios
-
a distancia é de 2km visada e fresnel 100%, equipamentos ligados em nobreak, 100% de uptime.
-
Citação:
FMANDU
a distancia é de 2km visada e fresnel 100%, equipamentos ligados em nobreak, 100% de uptime.
Pois é alimentaçao e cabo ja descartei, vou voltar a versao para 2.6.2 nao resolver vou tirar de vez subir as pau para toda obra rb912.
Qual radio voce ta usando e versao do firmware?