Amigo vc não entendeu certo oque o scrit faz.
Versão Imprimível
Amigo vc não entendeu certo oque o scrit faz.
O que ele faz eu entendi sim, só não me peça pra entender completamente como ele faz porque aí confesso que só lendo o script não entendo nda. Aí vc postou uma dúvida assim logo aí pra tras:
"Galera preciso da ajuda de vcs, então essa regra que devo usar no profile que tem meu pppoe na aba scipt? são 2 scrit coloco o up encima e o dow em baixo no mesmo profile certo no profile default ou em todos os profile que eu criar ex: 5megas 3 megas? a regra do mangle eu colo no terminal normal, é so isso apenas comigo não deu certo? ajudem ai os que sabem mais que eu, Preciso de uma luz ou talvez um tutorial como fazer srsrsrsr obrigado galera."
E vem me dizer que eu não entendi... Pra que? Só pra encher o forum?? Cada um não entende ou entende cada coisa que ta dentro dos nossos conhecimentos, correto?
Isso ai eu ja resolvi, mas o meu trabalha normal de acordo com cada plano, ex: 1 mega 5 megas 10mb 15mb etc... funciona lindo. big bju
Sim, o meu tb, mas só ficou aquela pontinha de duvida pq o outro colega nosso de forum perguntou aí pra tras.
Tipo, o ideal seria limitar ainda mais o youtube em relação a qualquer site, porem no teste que fiz aqui o youtube ainda puxa muita banda, e o site demora a carregar, o scrite vai diminuindo lentamente, esse scrit trabalha em escala porem demora um pouco a reduz quando tem requisição para paginas de qualquer site. alguém sabe onde aumenta o diminui a prioridade disso?:damnmate:
Cara, só não pode prejudicar muito a exibição e qualidade do vídeo, pelo menos não demais. Se o Youtube identifica que vc tem banda suficiente, joga automaticamente o vídeo pra 1080P ou até 4K quando disponível e isso mata a conexão, penso que poucas pessoas precisam mais que 720P ou percebem a diferença, ainda mais em celular... 720P fica show de bola em qualquer TV moderna de ate umas 50 polegadas... Então limitar mais o Youtube por um lado faria o sistema automatico dele a reduzir a resolução e aí seria uma boa coisa.
Raumaster
blz olha aqui na minha rede o youtube esta lento em alguns clientes.
hoje estão consumindo muita banda antes de colocar o QoS minha rede no pico dava 179mb
agora o maximo que e 120 e fica lenta tem algo ai que esta limitando.
alguem sabe explicar o que seria essas divisões
:local c5M [($rl * 25 / 100)];
:local c20M [($rl * 20 / 100)];
:local c50M [($rl * 15 / 100)];
:local cInf [($rl * 10 / 100)];
e se a sequencia la seria
ICMP
DNS
HTTP
DATA seria o infinity
mais ainda falta um ja que sao 5 regras
bom dia sou novo aqui testei no meu servidor apareceu todos os QOS mais o ciente ficou sem acesso ele aparece ogado mais nao da net.
Vendo panos de ate 2 megas mais a maioria e de 1 . o que sera que fiz de errado ????
boa noite galera, como se aplica estas regras a quem não usa ppoe,sei que preciso criar manual, da certo usar alguem se habilita ? vlw
Parabéns, ficou show @AndrioPJ, uma questão é com relação a reiniciar o concentrador
como sera feito a remoção dos Queues Tree ??
Quando o cliente desconecta, o script de pppoe-down já remove. Se você não percebeu, o RouterOS desconecta todos os clientes quando você solicita um reboot, então as Queue Tree serão removidas normalmente.
Ja fiz vários testes e nada aconteceu, como você citou "quando você reinicia o RouterOS os PPPoE se desconectam" porem não removem da queues, ja tentei colocar deley de 1s, 3s e nada de desconectarem, detalhe muito interessante que quando temos mais que 300 PPPoE ele remove alguns e quando temos poucos ele não remove nenhum.
Mais isso também é uma falha pois muitos reiniciam seus equipamentos desligando a energia.
uma outra pergunta, alguém conseguiu fazer essa adaptação para hostpot, eu fiz as alterações mais na "queue tree" não contabiliza direito, tive imaginado que seria por causa do item "Parent" pois o PPPoE caria uma nova ether para cada conexão e a regra pai utiliza essa interface, ja no Hotspot não é criado essa interface, ja tentei com varias interface e nada, uma coisa que notei foi que ele contabiliza e aceita as limitações para um único usuário.
No meu, ativa e desativa as regras quando o cliente conecta ou desconecta, mas as regras não estão sendo usadas. Os rates das regras ficam zerados mesmo usando banda. Notei que não está sendo criado o mangle em firewall.
Coloquei as regras manualmente em minha rede e está funcionando pra teste em alguns perfis, aparentemente está tudo ok, ping levemente mais baixo, mas não senti melhoras significativas na minha navegação, possuo 5 Megas aqui, acredito que fara melhor diferença para clientes abaixo dos 3 Megas e ou em horário de pico, vou seguir testando. Muito bom o tópico, muito obrigado está de parabéns.
como esta os testes para quem ta usando esse script?
no meu caso deu tudo certo, uso server pppoe, so q tenho uma duvida, eu tenho um cliente link full, e quando eu utilizo o qos dinâmico a regra do queue tree q limitava a banda da faixa dos clientes normais não funciona mais, dificultando assim entregar a banda full pra esse cliente, no caso essa regra eu faço marcação da faixa de ip pool dos clientes normais, e esse cliente especifico eu deixo com um ip diferente pra não ser pego na marcação do firewall, alguém pode me ajudar a resolver isso?
Cria um plano pra ele sem o script
Boa tarde, pessoal, como para quem usa Radius, MK-auth - como inserir o script?
O Script vai no mikrotik, não tem problema se vc usa Radius. Funciona normal.
Eu fiz um QoS no Mikrotik um pouco diferente, criei 4 classes para a queue-tree. Aí cada uma tem uma quantia da banda garantida e uma prioridade, até aí parecido com o do amigo, a diferença é que nosso amigo fez pela quantidade de bytes da conexão. Então o que eu fiz? Marquei o que é relacionado a TCP/UDP 53 e TCP syn, rst, ack para a melhor propriedade (tem menos banda, mas sempre fura a fila), assim a experiência de uso do cliente final é sempre garantida quando o cliente usa o DNS, e tenta abrir uma nova conexão. Aí na segunda prioridade, ficou VoIP e FTP, na terceira ficou HTTP/HTTPS, e qualquer outra coisa, vai para prioridade "menos urgente", com mais banda.
Coloquei ontem para funcionar na parte da manhã e no inicio da noite tive que remover as regras, pois ninguém mais conseguia se conectar no youtube, netflix, vídeos em geral.
Achei estranho, mas é melhor retirar do que ficar com o telefone tocando na madrugada
aconteceu o mesmo comigo, não sei se é pq eu tenho planos altos de 10,15 e 20 megas
amigo tem como vc posta aqui o seu QoS ou se possivel me envia pelo e-mail: [email protected]
Fala Galera, estou apredendo muito aqui com voces .... me diz uma coisa alguem conseguiu aplicar garantia de banda em cima desse script?
Esse script é muito bom! parabens ao criador!
Boa noite e possivel utilizar esse script em DHCP no meu caso eu recebo ppoe e tenho um vizinho que usa minha internet e acaba sugando muita banda.
Boa pessoal, esse script tem para IPV6.