-
Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?
Citação:
Postado originalmente por
JoaoBC
Olá Chicão 48 e demais amigos!
O modem (E8372) está captando o sinal sem antena. Pega o 4G e espalha como WiFi.
Já o telefone detecta que há sinal, porém não consegue se registrar na rede.
Daí fico com internet, lenta mas estável, porém
sem voz. Pensei no Amplimax OU repetidor que aceitasse VoLTE justamente para ter voz também,
em 700 MHz. (Banda 28)
Ahhhhh taaaaaaaaa, então, com certeza esse sinal recebido aí é em 700Mhz. Como seria bom se essa frequência emitisse simultaneamente dados e voz como as demais, haja vista que, o alcance é muito grande.
Acabei de ver no Aliexpress, o comentário de um internauta brasileiro que comprou um repetidor de sinal de celular da china, e a dona ANATEL através dos correios devolveu para a china, e o vendedor devolveu o dinheiro dele. Tá do caaaraaai, agora, kkkkkkkkkk!
-
Citação:
chicao48
Ahhhhh taaaaaaaaa, então, com certeza esse sinal recebido aí é em 700Mhz. Como seria bom se essa frequência emitisse simultaneamente dados e voz como as demais, haja vista que, o alcance é muito grande.
Acabei de ver no Aliexpress, o comentário de um internauta brasileiro que comprou um repetidor de sinal de celular da china, e a dona ANATEL através dos correios devolveu para a china, e o vendedor devolveu o dinheiro dele. Tá do caaaraaai, agora, kkkkkkkkkk!
Tive 3 devolvidos mês passado.
Produto telecom agora só homologado.
-
Uma antena de celular instalada no topo de uma torre de 33 metros de altura, e que segundo o instalador está a uma distância de 90Km da cidade, e que foi testado o sinal com um celular de mesa da Aquário no topo da torre, e em frequência de 850Mhz dá nivel de sinal de -81dbm, e em 1800Mhz dá nivel de sinal de -91dbm. Ele fala que foi feito um giro minucioso na antena para ambos os lados, até encontrar o melhor nivel de sinal, e mesmo assim não consegue fazer ligação e nem receber, e às vezes somente emergência e mudo também. Em hipótese, qual seria o problema?
-
Citação:
chicao48
Uma antena de celular instalada no topo de uma torre de 33 metros de altura, e que segundo o instalador está a uma distância de 90Km da cidade, e que foi testado o sinal com um celular de mesa da Aquário no topo da torre, e em frequência de 850Mhz dá nivel de sinal de -81dbm, e em 1800Mhz dá nivel de sinal de -91dbm. Ele fala que foi feito um giro minucioso na antena para ambos os lados, até encontrar o melhor nivel de sinal, e mesmo assim não consegue fazer ligação e nem receber, e às vezes somente emergência e mudo também. Em hipótese, qual seria o problema?
Falta de potência no aparelho local. Não há potência para enviar o sinal em direção a ERB.
-
1 Anexo(s)
Citação:
sphreak
Falta de potência no aparelho local. Não há potência para enviar o sinal em direção a ERB.
Traduzindo: muita grana de$perdiçada com um projeto desse!
A Bits Eletronics respondeu a um cliente no ML, que esse Amplificador Linear Downlink 850Mhz consegue um ganho em torno de 30 a 35db. Agora, não sei se esse aparelho pode trabalhar em cascata com celular rural ou também com repetidores de outras marcas.
Anexo 69253
-
chicao48; tenho batido na tecla afirmando que o sinal de celular é limitado a 15 km de sua ERB mais próxima, passou disso não adianta se arriscar. Onde tiver sinal da Claro, no mapa de cobertura( de acordo com CEP) nos mostra exatamente o raio de cobertura inclusive em pontos mais altos do raio de ação. Tim e Vivo alcançava 30 km, hoje em torno de 20 km mas logo será de 15 km.
Qualquer operadora descobre a localização do dispositivo, logo se estiver fora do campo de ação meio que bloqueia o sinal ainda que chegue com qualidade. Aqui em alguns pontos altos do município, chega o sinal do Espírito Santo ou Bahia e estou em Minas Gerais e falar que é bom nada.
-
Citação:
Nilton Nakao
chicao48; tenho batido na tecla afirmando que o sinal de celular é limitado a 15 km de sua ERB mais próxima, passou disso não adianta se arriscar. Onde tiver sinal da Claro, no mapa de cobertura( de acordo com CEP) nos mostra exatamente o raio de cobertura inclusive em pontos mais altos do raio de ação. Tim e Vivo alcançava 30 km, hoje em torno de 20 km mas logo será de 15 km.
Qualquer operadora descobre a localização do dispositivo, logo se estiver fora do campo de ação meio que bloqueia o sinal ainda que chegue com qualidade. Aqui em alguns pontos altos do município, chega o sinal do Espírito Santo ou Bahia e estou em Minas Gerais e falar que é bom nada.
Ehhh isso. A fria que os mais afoitos se metem, serve de aprendizagem para os mais precavidos. Antes eu achava que independente da distância da ERB, e com níveis de sinal aceitáveis para o funcionamento do celular, ele funcionaria perfeitamente; agora sei que a coisa não é assim, kkkkkkkk!
Eu já cometei aqui no fórum, de um local a 20km de distância em linha reta da única torre onde é transmitido sinal da Claro e Tim, que através de um LG A275 se consegue captar sinal da Tim sem auxilio de antena externa, enquanto isso, o sinal da Claro na mesma frequência de 1800Mhz não se consegue captar nem mesmo com auxilio de antena externa. Eu achava que era devido a posição do painel da Claro está posicionado em outra direção, mas fiz testes de outras direções, e obedecendo a mesma distância, e constatei que não é a posição do painel, mas sim, a potência de transmissão da Claro que é baixa em relação a da Tim.
-
chicao48, é isso mesmo.
Propriedades rurais de até 10 ou 15 km(terrestre), qualquer um entra no you tube e faz sua instalação. Mesmo que seja sem aterramento, material adequado entre outras.
Acima de 15 km( via terrestre); a coisa complica por que normalmente fica refém de uma única operadora, algo que não faço de forma alguma. Vamos gastar mais que ao longo do tempo ficaremos satisfeitos( cliente e prestador de serviço); Neste ano normalmente uma das 4 operadoras em dias de chuva sai do ar, Tim e Vivo principalmente, Oi raramente sai mas seu alcance não passa de 3 km mas em zonas de sombra é superior às outras.
Infelizmente, nesta região em algumas cidades só Oi o que caracteriza isoladamente que não terá concorrência nos próximos meses pelo menos. Ainda é somente GSM e GPRS, enquanto isso a Claro e Vivo estão se preparando para 5G já fora das capitais com certeza Tim também; estas com certeza já devem estar pensando em desligar o sinal 2G.
De acordo com o manual de usuário da Motorola/Lenovo a potência de RF em 2G/GSM( 900 MHz) é de até 34 dBm( 3,4 W), enquanto nas outras faixas( 700, 850, 1800, 1900, 2100, 2500 e 2600) é de apenas 20 dBm( 100 mW) ou seja, a mesma potência presente em alguns roteadores modernos.
Por ser aparelho compatível em quase todos os países, provavelmente outras marcas seguirão o mesmo parâmetro de irradiação; seguem a uma legislação internacional e costuma ser no mínimo 10% a menos, jamais a mais.
Motorola, Asus e LG trazem como alerta que pessoas que utilizam o dispositivo por longos períodos e possuem ou usam próteses ou adornos metálicos podem sentir um certo incômodo( tipo queimadura ou choque), por conta da irradiação e uma atenção especial a quem usam marca-passo.
Raramente fico mais do que 5 minutos numa única ligação, quando passo de 10 minutos me sinto cansado ao término da ligação.
Acho que a Claro, meu filho que também migrou para esta, possui bloqueador de sinal em instituições financeiras, por que na área de caixa o sinal some, no caixa eletrônico diminui o sinal; interessante isso e nas outras operadoras isso não acontece. Com a Vivo nada muda.
-
Citação:
Nilton Nakao
chicao48, é isso mesmo.
Propriedades rurais de até 10 ou 15 km(terrestre), qualquer um entra no you tube e faz sua instalação. Mesmo que seja sem aterramento, material adequado entre outras.
Acima de 15 km( via terrestre); a coisa complica por que normalmente fica refém de uma única operadora, algo que não faço de forma alguma. Vamos gastar mais que ao longo do tempo ficaremos satisfeitos( cliente e prestador de serviço); Neste ano normalmente uma das 4 operadoras em dias de chuva sai do ar, Tim e Vivo principalmente, Oi raramente sai mas seu alcance não passa de 3 km mas em zonas de sombra é superior às outras.
Infelizmente, nesta região em algumas cidades só Oi o que caracteriza isoladamente que não terá concorrência nos próximos meses pelo menos. Ainda é somente GSM e GPRS, enquanto isso a Claro e Vivo estão se preparando para 5G já fora das capitais com certeza Tim também; estas com certeza já devem estar pensando em desligar o sinal 2G.
De acordo com o manual de usuário da Motorola/Lenovo a potência de RF em 2G/GSM( 900 MHz) é de até 34 dBm( 3,4 W), enquanto nas outras faixas( 700, 850, 1800, 1900, 2100, 2500 e 2600) é de apenas 20 dBm( 100 mW) ou seja, a mesma potência presente em alguns roteadores modernos.
Por ser aparelho compatível em quase todos os países, provavelmente outras marcas seguirão o mesmo parâmetro de irradiação; seguem a uma legislação internacional e costuma ser no mínimo 10% a menos, jamais a mais.
Motorola, Asus e LG trazem como alerta que pessoas que utilizam o dispositivo por longos períodos e possuem ou usam próteses ou adornos metálicos podem sentir um certo incômodo( tipo queimadura ou choque), por conta da irradiação e uma atenção especial a quem usam marca-passo.
Raramente fico mais do que 5 minutos numa única ligação, quando passo de 10 minutos me sinto cansado ao término da ligação.
Acho que a Claro, meu filho que também migrou para esta, possui bloqueador de sinal em instituições financeiras, por que na área de caixa o sinal some, no caixa eletrônico diminui o sinal; interessante isso e nas outras operadoras isso não acontece. Com a Vivo nada muda.
Essas interfaces de celular rural são péssimas de sinal, e essas da Intelbras são as piores do mercado, pois elas necessitam até mesmo de atualização de software. Viraram equipamentos inúteis nas casas dos moradores. Um amigo quebrou a dele com uma marreta, kkkk!. O lojista deixou de vendê-las por causa de uma enxurrada de reclamações de clientes, e passou a vender a Jfa. A Jfa é bastante simples não requer atualização de software nenhum. Na Jfa a gente digita um código e ela indica no visor do identificador de chamadas a frequência e o nível de sinal. Instalei uma com cabo RGC213 de 10 metros, na frequência de 1800Mhz e com nivel de sinal de -100dbm, só funcionou bem durante 3 meses, e depois disso a operadora baixou a potência, e pronto, não funcionou mais. Fui informado depois que, elas precisam ser instaladas numa caixa hermética a 1 metro embaixo da antena, isso em lugar de sinal muito ruim. Depois disso, o cliente desistiu de telefone rural, e assinou uma internet via rádio pra ele, aí acabou a dor de cabeça, kkkkkkkk!
-
cara, esse negócio de de internet via rádio é outra fonte de problemas. Se eu fosse alguma autoridade, mandava um míssil teleguiado explodir um provedor lá em Domingos Martins. Meu vizinhos, cujas sedes (casas) do sítio deles ficam a 2Km e 2,5 km da minha casa e a 30 do provedor, possuem internet por rádio. Chamei os caras da empresa (EL). Depois de 2 anos brigando para eles aparecerem lá, disseram que não tinha como eu ter a internet também, pois não havia "visada" da minha casa para a torre. beleza. Eu me proponho a COMPRAR (e obviamente PAGAR) uma repetidora no meio do caminho. Nem assim quiseram. Deu vontade de mandar todo mundo tomar "naquele" lugar...
-
Spreak e Chicão48, boa tarde!!
Minha linha TIM está habilitada o VoLTE em 700, o telefone idem. Aqui no Rio, RJ, eu uso o VoLTE, mas lá na roça NENHUM telefone se registra na rede de 700 MHz, só o modem, pois o sinal ainda assim é muito fraco. A casa fica no fundo de um vale. Já testei no Xperia XA, no LG G5 SE, no Xperia C5 Ultra, no Samsung J5 metal (2016). Todos tem Banda 28, mas baixa sensibilidade. Daí a ideia do Amplimax com VoLTE OU repetidor compatível com VoLTE.
Soube que a Claro ligou o 700 MHz por ali também, agora em agosto ou setembro. Mas só passo lá nas férias, em janeiro. Vou ver como está a coisa agora.
Minha raiva é que, além da palhaçada descrito acima, da Internet por rádio, ainda há o fato da aquário dizer que o repetidor precisa de sinal de pelo menos -90 dBM (que qualquer telefone bunda funciona nesta potência, sem repetidor) ainda há a pérola dita pela Elsys:
"Testamos o amplimax 4G com VoLTE, na tim, funcionou muito bem, só estamos esperando a liberação da tim (homologação) para uma atualização do amplimax".
Já existe até uma atualização no site, mas ainda não é esta.
Mudou de 1.0 para 1.1 a versão.
É "flórida"...
-
Citação:
JoaoBC
cara, esse negócio de de internet via rádio é outra fonte de problemas. Se eu fosse alguma autoridade, mandava um míssil teleguiado explodir um provedor lá em Domingos Martins. Meu vizinhos, cujas sedes (casas) do sítio deles ficam a 2Km e 2,5 km da minha casa e a 30 do provedor, possuem internet por rádio. Chamei os caras da empresa (EL). Depois de 2 anos brigando para eles aparecerem lá, disseram que não tinha como eu ter a internet também, pois não havia "visada" da minha casa para a torre. beleza. Eu me proponho a COMPRAR (e obviamente PAGAR) uma repetidora no meio do caminho. Nem assim quiseram. Deu vontade de mandar todo mundo tomar "naquele" lugar...
Lá na zona rural o dono do provedor montou uma repetidora de sinal via rádio em cima de um morro numa torre de 15 metros, recebendo o sinal da cidade a 15km de distância, para atender um pequeno povoado; foi a sorte daqueles moradores, pois o sinal da Vivo não chega lá, porque tem um morro muito alto dividindo o meio do trajeto, e a única opção é o sinal da Tim a 20km em linha reta, em direção sul daquela localidade, e mesmo para quem mora em cima do morro, o sinal da Tim chega muito ruim em 2G 900/1800Mhz; o sinal só chega à noite. Nesse período de chuva, a internet via rádio cai o sinal. Fui informado que os assinantes ficam sem sinal de internet durante o dia todo. Os moradores desistiram de celular rural devido a dificuldade de sinal, e optaram por internet via rádio.
-
Citação:
JoaoBC
Spreak e Chicão48, boa tarde!!
Minha linha TIM está habilitada o VoLTE em 700, o telefone idem. Aqui no Rio, RJ, eu uso o VoLTE, mas lá na roça NENHUM telefone se registra na rede de 700 MHz, só o modem, pois o sinal ainda assim é muito fraco. A casa fica no fundo de um vale. Já testei no Xperia XA, no LG G5 SE, no Xperia C5 Ultra, no Samsung J5 metal (2016). Todos tem Banda 28, mas baixa sensibilidade. Daí a ideia do Amplimax com VoLTE OU repetidor compatível com VoLTE.
Soube que a Claro ligou o 700 MHz por ali também, agora em agosto ou setembro. Mas só passo lá nas férias, em janeiro. Vou ver como está a coisa agora.
Minha raiva é que, além da palhaçada descrito acima, da Internet por rádio, ainda há o fato da aquário dizer que o repetidor precisa de sinal de pelo menos -90 dBM (que qualquer telefone bunda funciona nesta potência, sem repetidor) ainda há a pérola dita pela Elsys:
"Testamos o amplimax 4G com VoLTE, na tim, funcionou muito bem, só estamos esperando a liberação da tim (homologação) para uma atualização do amplimax".
Já existe até uma atualização no site, mas ainda não é esta.
Mudou de 1.0 para 1.1 a versão.
É "flórida"...
Um sinal acima de -90dbm na entrada do repetidor, só vai enviar sinal a apenas 1 metro de distância da antena dele!
-
Citação:
chicao48
Um sinal acima de -90dbm na entrada do repetidor, só vai enviar sinal a apenas 1 metro de distância da antena dele!
Não necessariamente. Se você utilizar um repetidor de ganho 70dB com uma antena interna cogumelo, a cobertura pode se estender até 100m² (de 5 a 6 metros de raio). Isso com um entrada abaixo de -90dBm, entre -95dBm e -100dBm.
Abaixo de -100dBm é inútil. Só dor de cabeça. E acima de -90dBm há de se analisar a real necessidade de repetidor. Só se for pra aumentar o uplink, que em repetidores de baixo ganho da Aquário é pífio.
Esse esquema de repetidores é uma questão de estudo de caso. Já vi pessoas instalando só porque o sinal estava entre 1 e 2 barras de sinal no celular e achou que com o equipamento iria melhorar. Acabaram projetando mal, realimentando todo o sistema e gastaram um monte de $$$ pra nada.
-
Citação:
JoaoBC
, ainda há o fato da aquário dizer que o repetidor precisa de sinal de pelo menos -90 dBM (que qualquer telefone bunda funciona nesta potência, sem repetidor)
.
Mas se atente a esse detalhe: Não é -90dBm no ar, com o telefone na mão! É -90dBm com utilização de antena de alto ganho. Com certeza -90dBm no ar qualquer aparelho fuleiro funciona. Mas não é essa a finalidade do repetidor, nem essa a interpretação.
Tenha em mente que as antenas internas dos celulares e smartphones tem ganho 0, enquanto uma antena externa de alto ganho tem pelo menos 20dBi.
Então pense da seguinte maneira: Uma instalação repetidor requer 1 antena externa de alto ganho 20dBi, 10mts de cabo RG213, repetidor 65dB ganho, cabo interno RG58, antena interna cogumelo 2dBi.
Se o sinal no ar for de -110dBm (limiar para detecção por smartphones, celular etc), captado por uma antena de 20dBi de ganho
Então -110dBm + 20dBi = -90dBm>>> Cabo RG213 (perda de 2dB em 10mts) = -92dBm
Então -92dBm é o sinal que irá chegar ao repetidor, dentro da margem técnica requerida pelo fabricante, mas lá fora no pé da antena um smartphone comum é capaz de não captar nada!
Amplifique esse sinal em 65dB no repetidor>>> -92dBm + 65dB= -27dBm>>> Cabo interno RG58 (perda de 5dB)>> -32dBm + 2dBi de ganho da antena cogumelo = -30dBm <<< Esse é o sinal jogado no ar pelo repetidor!
Vou dispensar a fórmula matemática longa e vou simplesmente dizer que a perda no ar de 700Mhz a 2 metros da antena é da ordem de 55dB, então: -30dBm (sinal EIRP do repetidor) - 55dB (perda do sinal no ar) = -85dBm
Então -85dBm é o sinal teórico que seu celular irá captar a 2mts do repetidor, tendo em mente que: O sinal no ar lá fora no pé da antena é de -110dBm (limítrofe para celulares), mas devido aos componentes de recepção, antenas e cabos, chegou ao repetidor com -92dBm e foi amplificado pelo sistema chegando ao seu telefone com -85dBm.
Esse é um dos motivos que eu mencionei no post anterior, que muitas pessoas instalam repetidores sem necessidade. Imagine se o sinal no ar lá na antena é de -90dBm como você imaginou que seria. Ele iria chegar ao repetidor com -72dBm e sairia do outro lado a 2mts com cerca de -65dBm (sinal excessivo). Se considerarmos a perda no ar em 10 metros (separação entre antena externa e o repetidor), o sinal do próprio repetidor chegará a antena externa com cerca de -99dBm, realimentando o sistema.
Mas a conta da necessidade dos -90dBm na entrada do equipamento não está errada. É meramente uma questão técnica que nem os caras da Aquário sabem explicar aos clientes.
-
chicao48, bom dia...
kkkkkkkkkkkkkkkkk aconteceu 5 casos comigo, e a primeira há uns 3 anos atrás e naõ penso duas vezes em informar ao cliente. Celular tem hora que passamos uma raiva daquelas mesmo aqui na cidade e com 5 operadoras imagina onde só pega um ou dois.
Tim e Vivo baixaram a potência em meados de carnaval deste ano, agora no mês passado baixaram mais ainda, sobretudo em gsm, que tem praticamente o mesmo alcance em 3G e 4G da Tim o alcance é talvez menor do que a Claro e possui uma zona de silencio muito grande dentro do raio de cobertura( 1800 MHz).
O que todos precisam entender é que o serviço de celular é telefonia móvel e pessoal. Pessoas se deslocam, de suas casas, trabalhos, lazer etc e comunicam e conforme a intensidade de sinal troca de antena ou torre sem a necessidade de perder a comunicação.
Existe planos de celular específicos para isso e normalmente na modalidade pós-paga a partir de R$ 30,00. Não entendo por que a baixa adesão, sendo que o pessoal prefere pagar o dobro, triplo mesmo sem usar a internet. Deve ter planos com internet.
-
Citação:
Nilton Nakao
chicao48, bom dia...
kkkkkkkkkkkkkkkkk aconteceu 5 casos comigo, e a primeira há uns 3 anos atrás e naõ penso duas vezes em informar ao cliente. Celular tem hora que passamos uma raiva daquelas mesmo aqui na cidade e com 5 operadoras imagina onde só pega um ou dois.
Tim e Vivo baixaram a potência em meados de carnaval deste ano, agora no mês passado baixaram mais ainda, sobretudo em gsm, que tem praticamente o mesmo alcance em 3G e 4G da Tim o alcance é talvez menor do que a Claro e possui uma zona de silencio muito grande dentro do raio de cobertura( 1800 MHz).
O que todos precisam entender é que o serviço de celular é telefonia móvel e pessoal. Pessoas se deslocam, de suas casas, trabalhos, lazer etc e comunicam e conforme a intensidade de sinal troca de antena ou torre sem a necessidade de perder a comunicação.
Existe planos de celular específicos para isso e normalmente na modalidade pós-paga a partir de R$ 30,00. Não entendo por que a baixa adesão, sendo que o pessoal prefere pagar o dobro, triplo mesmo sem usar a internet. Deve ter planos com internet.
É isso mesmo. Mexer com instalação de celular rural em longa distância é só dor de cabeça, pois não temos poder soberano sobre as ondas eletromagnéticas de rádio, além apenas de desligar ou ligar um transmissor, kkkkkkkk!
Uma vez coincidentemente acompanhei de perto uma situação inusitada de um instalador às 17:00h fazendo inspeção na antena de um cliente, na frequência de 1800Mhz, pois o cliente chamou ele para solucionar o problema de falta sinal no seu celular rural, e ele mexeu daqui, mexeu de lá, pá daqui e pá de lá, e nada de sinal. Quando começou a escurecer o milagre aconteceu; lá o bendito do sinal voltou. Moral da história: o sinal voltou, não por causa dos conhecimentos técnicos dele, mais sim, porque entrou a noite. Isso já é bastante manjado, essa de celular rural funcionar só durante a noite. E o instalador estava bastante chateado com esse tipo de situação, pois ele fazia essas manutenções de graça para os clientes dele, da qual ele tinha feito a instalação dos aparelhos; já estava até pensando em cobrar por essas visitas técnicas, kkkkkkkkkk!
-
Citação:
sphreak
Mas se atente a esse detalhe: Não é -90dBm no ar, com o telefone na mão! É -90dBm com utilização de antena de alto ganho. Com certeza -90dBm no ar qualquer aparelho fuleiro funciona. Mas não é essa a finalidade do repetidor, nem essa a interpretação.
....
Mas a conta da necessidade dos -90dBm na entrada do equipamento não está errada. É meramente uma questão técnica que nem os caras da Aquário sabem explicar aos clientes.
A merda é isso...
Não haver como medir o sinal ali. Saber se uma antena daria o ganho suficiente sem saber qual o ganho necessário e qual é o sinal ali para calcular se há ou não a antena certa e se é viável...
Bom, alguém já conseguiu usar VoLTE tendo repetidor ?
-
Citação:
JoaoBC
A merda é isso...
Não haver como medir o sinal ali. Saber se uma antena daria o ganho suficiente sem saber qual o ganho necessário e qual é o sinal ali para calcular se há ou não a antena certa e se é viável...
Bom, alguém já conseguiu usar VoLTE tendo repetidor ?
Com relação o VoLTE, se ele estiver disponível na frequência, qualquer repetidor daquela frequência vai funcionar. Isso porque o repetidor trabalha amplificando a banda e não a tecnologia.
Se você testar com um smartphone, em um local próximo que tenha um minimo de sinal e ele funcionar o VoLTE (a tecnologia está disponível na frequência) o repetidor vai repetir/amplificar tudo! Sem distinção do que está sendo transmitido na banda.
-
Spreak, obrigado pela resposta, fiquei bem mais animado.
Umas coisas que reparei:
1) Os modens pendrive (ex: Huawei E8372, E3276) possuem DUAS entradas de antena externa.
2) As antenas "espinha de peixe", yagi, como por exemplo a da aquario, possui uma conexão
http://www.aquario.com.br/produto/cf-714/
3) As antenas quadradinhas importadas, possuem também dois fios.
https://www.aliexpress.com/item/Unlo...31febb4e0c7-20
4) As toupeiras do SAC da Huawei não sabem nem soletrar o nome da empresa, quando mais falar se estas antenas yagi servem para o modem, se preciso de duas, se basta uma porém preciso de um cabo Y para ligar nos dois pontos, se basta ligar em um ponto só (e qual seria), etc.
-
Citação:
JoaoBC
Spreak, obrigado pela resposta, fiquei bem mais animado.
Umas coisas que reparei:
1) Os modens pendrive (ex: Huawei E8372, E3276) possuem DUAS entradas de antena externa.
2) As antenas "espinha de peixe", yagi, como por exemplo a da aquario, possui uma conexão
http://www.aquario.com.br/produto/cf-714/
3) As antenas quadradinhas importadas, possuem também dois fios.
https://www.aliexpress.com/item/Unlo...31febb4e0c7-20
4) As toupeiras do SAC da Huawei não sabem nem soletrar o nome da empresa, quando mais falar se estas antenas yagi servem para o modem, se preciso de duas, se basta uma porém preciso de um cabo Y para ligar nos dois pontos, se basta ligar em um ponto só (e qual seria), etc.
Essa antena externa da Aquário possui um conector tipo N fêmea, então você precisará de um cabo com conector N macho para ligar ela.
Se for comprar essa antena de 700Mhz, não compre essa pequena de 14dBi. Vá direto para o modelo CF 720 de 20 dBi.
O conector do modem é do tipo CRC-9, então para você ligar o cabo da antena externa ao modem você irá precisar de um adaptador.
O itens para você ligar seu modem ao sinal externo seria:
1 antena externa modelo CF 720
1 cabo RG58 ou 1 cabo RGC213
1 adaptador CF-400 ou CF-400
-
Spreak, obrigado pela resposta, fiquei (ainda) bem mais animado.
O cabo para adaptar conector N de antena externa para CRC-9 eu já tenho. Menos um problema, graças a Deus...
-
1 Anexo(s)
Usando o aplicativo OpenSignal, ele mostra que em determinada localidade existe uma ERB.
Não tenho certeza se de fato existe essa ERB, ou se foi alguém que acessou usando uma antena externa. Pois é uma localidade bem distante da cidade mais próxima.
Ele mostra as informações CELL ID 17032 e LAC 1491.
Verificando no site da Teleco, essas informações (abaixo) são para localizar uma ERB.
Pergunto: Tem onde verificar a localização de uma ERB, com base no CELL ID e LAC?
Anexo 69264
Citação:
Cell Identification (CI)
Toda célula GSM possui um código identificador que a torna única em todo o mundo. Ele é chamado de Cell Identification (CI) (ERICSSON, 2000), (NOKIA, 2007). Fazendo uma analogia com uma rede de computadores, este pode ser comparado ao IP que cada elemento possui para ser encontrado na rede, como por exemplo, 128.10.26.32 (Tanenbaum, 2007). Da mesma forma, cada célula é reconhecida numa rede de telefonia celular através dessa identificação, onde é realizada troca de sinalização entre a central para operações como handover, Por exemplo. Assim como no IPv4, onde o endereço é separado em quatro grupos o CI obedece ao mesmo critério. A seguir é mostrada a sua composição na prática..
O CI é parte integrante do CGI (Cell Global Identity) = LAI (Location Area Identity) + CI.
Mas o LAI é composto pelo:
MCC (Mobile Country Code): Código do país;
MNC (Mobile Network Code): Código da rede na operadora e
LAC (Location Area Code): Código local da operadora
Logo o CGI = MCC + MNC + LAC + CI¸ o que lembra a arquitetura do IPv4.
-
-
Será que funciona conforme o vídeo?
https://youtu.be/nCIDvrs5UzI
-
4 Anexo(s)
Citação:
sergios
Funciona. É o mesmo princípio das antenas de repetidor da Aquário. Só que o ganho não passa de 12dBi.
Anexo 69290Anexo 69291Anexo 69292
Uma antena interna de repetidor Aquário.
Mesmo princípio de painéis setoriais, só que com diretores extras para aumentar a direcionalidade e estreitar o feixe.
Anexo 69293
-
Achei impressionante os resultados obtidos!
-
Meu celular rural, procr-4000 parou de aceitar chip da vivo. A vivo usa no 2G a banda 8. Estranho...
-
Citação:
JoaoBC
Meu celular rural, procr-4000 parou de aceitar chip da vivo. A vivo usa no 2G a banda 8. Estranho...
Tentou levar ele pra outro local?
Consultou o Imei dele pra ver se não há bloqueio?
-
Citação:
JoaoBC
Pode ser chip danificado, sujeira no chip ou a operadora desligou a 2G!
-
Citação:
chicao48
... ou a operadora desligou a 2G!
Acho muito difícil ser esse o motivo. Pois ainda não existe homologação para o desligamento do 2G.
Até seria interessante, desta forma haveria mais frequência disponível, assim como foi alocada o 700Mhz da TV Analógica para o 4G em celulares.
-
Citação:
sergios
Acho muito difícil ser esse o motivo. Pois ainda não existe homologação para o desligamento do 2G.
Até seria interessante, desta forma haveria mais frequência disponível, assim como foi alocada o 700Mhz da TV Analógica para o 4G em celulares.
Operar ou não o 2G em derminada ERB é faculdade da operadora.
O 2G é operado no Brasil 850Mhz, 900Mhz e 1800Mhz.
850Mhz já foi praticamente todo migrado do 2G (GSM) para o 3G (WCDMA), a faixa de 1800Mhz está sendo migrada do 2G (GSM) para o 4G (LTE), sobrando somente a faixa de 900Mhz que por enquanto está exclusiva ao 2G (GSM).
Então suponha que em determinada ERB a operação esteja sendo feita assim: 1800Mhz em 2G (GSM) e 2100Mhz em 3G (UMTS/CDMA) e a operadora decide implantar o 4G na ERB. O custo mais barato é simplesmente trocar os cartões de 1800Mhz 2G(GSM) por cartões novos 1800Mhz 4G(LTE), ao invés de investir em um conjunto rádio painéis completos em 1800Mhz (o que seria uma insanidade técnica) ou em 2600Mhz (que sofre interferência da banda alta do Wifi, principalmente de provedores ixpertinhos e tem baixa penetrabilidade). Deixando, neste caso, de existir o 2G nessa ERB.
Não só provável, como plausível e frequente!
-
Então, considere somente o meu segundo parágrafo. :)
-
Em cidades com média de 150 mil habitantes, onde se faz necessária várias torres em locais diferentes, nem sempre todas elas estão transmitindo em 4G, e nem sempre todas estão transmitindo em 2G.
Em algumas pequenas cidades do interior de Pernambuco, onde só tem uma torre, a Vivo só transmite apenas em 3G 2100Mhz, e a Claro está desligando a 2G 850Mhz e transmitindo apenas em 3G 850Mhz, sendo obrigado apenas trocar aparelho rural 2G por um 3G, isso segundo um relato de um instalador de lá.
-
Citação:
chicao48
Em cidades com média de 150 mil habitantes, onde se faz necessária várias torres em locais diferentes, nem sempre todas elas estão transmitindo em 4G, e nem sempre todas estão transmitindo em 2G.
Em algumas pequenas cidades do interior de Pernambuco, onde só tem uma torre, a Vivo só transmite apenas em 3G 2100Mhz, e a Claro está desligando a 2G 850Mhz e transmitindo apenas em 3G 850Mhz, sendo obrigado apenas trocar aparelho rural 2G por um 3G, isso segundo um relato de um instalador de lá.
Exato. Muitos locais e usuários remotos/rurais que tinham equipamentos somente 2G (Telefone de mesa CA40, interface ITC4000, interface Pináculo, etc) simplesmente pararam sem aviso prévio.
-
Citação:
sphreak
... pararam sem aviso prévio.
Esse que é o problema.
-
Testei com outro simchip vivo. Também não funcionou. Botei o chip no smartphone, funcionou.
Banda 8. Tentei hoje (3/jan/2019) falar com a prolink, mas não consegui. Há algo de podre no reino da Dinamarca...
-
Citação:
JoaoBC
Testei com outro simchip vivo. Também não funcionou. Botei o chip no smartphone, funcionou.
Banda 8. Tentei hoje (3/jan/2019) falar com a prolink, mas não consegui. Há algo de podre no reino da Dinamarca...
Teste 3 possibilidades:
1- Bloqueio do imei: Pegue o Imei do equipamento e consulte a situação em http://www.anatel.gov.br/celularlega...e-sua-situacao
2- Configurações do equipamento: Efetue um reset de fábrica nele
3- Leve o equipamento a outra ERB e teste em outras operadoras
Se nada disso funcionar, verifique a antena dele se está Ok. Muitas vezes o conector TNC alarga e perde conectividade por manuseio excessivo na rosca da antena, neste caso sendo necessário a substituição do mesmo.
-
Citação:
JoaoBC
Se isso estiver acontecendo com chips de outras operadoras também, pode ser problema no slot do aparelho, onde coloca o chip ou problema na placa. Eu tinha um LG A275 lanterninha, ele começou a não ler mais um dos chips, hora lia e hora não. Levei na assistência e foi trocado o slot, e continuo a mesma coisa, e depois o técnico constatou que era problema na placa. Depois começou a dar problema no outro chip também, ficava somente emergência, e quando eu passava álcool no slot, voltava a funcionar, mas por pouco tempo. Comprei outro LG lanterninha no mercado livre!
-
2 Anexo(s)
Pessoal, estou numa cidadezinha no interior da Bahia e aqui a Tim conecta através da rede da Vivo. Vejam a imagem anexada.
Porém, a mesma não efetua ligações. O que poderá ser?
Obrigado desde já.Anexo 69303Anexo 69304
-
Citação:
Observe que no seu SIM2, o R está em vermelho. Isso quer dizer que o mesmo (TIM) está em Roaming.
Você tem que verificar se seu plano lhe dá acesso pra efetuar ligações em Roaming.
Sei que algumas operadoras estão compartilhando as ERB em cidades de baixa população. Talvez seja o seu caso.
-
Citação:
Pessoal, estou numa cidadezinha no interior da Bahia e aqui a Tim conecta através da rede da Vivo. Vejam a imagem anexada.
Obrigado desde já.
Anexo 69303Anexo 69304
Tem que habilitar o aparelho para ROAMING.
Se não tiver crédito não liga e nem recebe ou pode ser também problema na Vivo. Esse serviço é sempre falho, funciona hora sim e hora não. Só funciona mesmo o próprio sinal da Vivo. Já estive também numa cidade assim, que a Vivo transmite o sinal da Claro, TIM e OI, e passava vários dias sem completar ligação. E a tarifa é caríssima, e eu usava o celular apenas para receber ligação da Tim, através do sinal da Vivo.
-
Citação:
Obrigado desde já.
Anexo 69303Anexo 69304
Seu smartphone é Samsung?
-
Como pode ver, está ativo o Roaming. E sim, é um Samsung.
Irei na cidade amanhã e irei realizar mais procedimentos que precisar. Estou numa vila agora e sinal de telefone aqui é 0%.
Obrigado.
-
Citação:
sergios
Observe que no seu SIM2, o R está em vermelho. Isso quer dizer que o mesmo (TIM) está em Roaming.
Você tem que verificar se seu plano lhe dá acesso pra efetuar ligações em Roaming.
Sei que algumas operadoras estão compartilhando as ERB em cidades de baixa população. Talvez seja o seu caso.
Bom saber disso, créditos tem sim, mas não sei se o plano permite. Irei verificar junto a operadora. Obrigado.
-
Citação:
Bom saber disso, créditos tem sim, mas não sei se o plano permite. Irei verificar junto a operadora. Obrigado.
Das vezes que utilizei esse tipo de serviço, os meus dois chips Claro e Tim pre, apenas possuíam crédito e faziam ligação normal pela rede da Vivo, apenas não sei porque por várias vezes não conseguia completar a ligação. Tarifa muito cara, 1 minuto de ligação saia por r$2,50, kkkkkkkk. Agora, quando a pessoa me ligava, a tarifa que essa pessoa pagava era tarifa normal.
-
Citação:
Como pode ver, está ativo o Roaming. E sim, é um Samsung.
Irei na cidade amanhã e irei realizar mais procedimentos que precisar. Estou numa vila agora e sinal de telefone aqui é 0%.
Obrigado.
Celular Samsung capta e apresenta o sinal de qualquer operadora presente quando o sim chip não está autenticado na operadora do chip. Mostra sinal e não faz nada pois não está autenticado.
-
Algum amigo poderia recomendar um modem usb ou interface 4g ou até mesmo 3g ?
-
Veja esse vídeo aqui. A pessoa mostra os equipamentos que já usou.
Observe que ele mostra o Link 3G (entre outros), o qual já tem uma nova versão conhecido como Amplimax, que é bem melhor.
https://youtu.be/6zarHmt-v-A
-
Há um detalhe aí. Onde eu preciso usar só há o sinal da Tim, na banda 28
(=> 700MHz) que nenhum dos equipamentos acima trabalha.