qual caixa hermetica vc usa? onde compro?
Versão Imprimível
Amigo, e quando uma área no meio da sua rede fica sem energia? Não tem nenhum tipo de bateria que evita que o resto da rede pare?
Que cabos usa? marca, modelo, valor, e fornecedor se possível.... Se puder ainda nos informar o fornecedor dos equipamentos adicionais (Fita, Anel, Puxador, e etc...) ficarei grato.
Desde já agradeço a força.
uma solução pra switch travado seria o Watchdog da Cianet... (link abaixo)
http://www.cianet.ind.br/pt/manuais/manual_watchdog.pdf
Alguem sabe o custo disso?
Uma dica simples, que elimina 50% dos problemas de travamentos em suites nas redes cabeadas externas, use fontes bi-volt.
toh pensando em usar uma solução ao Alvaro que o pessoal postou aqui a um tempo atrás.... eh um mini-nobreak + uma placa contra surto.... fica pouco mais de 150 reais por switch... como achei meio caro estou pensando usar soh o nobreak dele (cerca de R$ 50,00)... aceita entrada AC ou DC e segura falta de energia por cerca de 2 horas!
Aki no caso, a Energia é quase 100%, os bairros onde atentendemos, em questao da energia é boa... se para, é problema de alguem q bateu no poste, de alguma manutenção, mas existe uma solução pra energia caso falte, tem um Mini No-break, q aguente em torno de 2 a 4 hrs... ele é do tamanho de um hub de 8 porta... e é bom, tenho em algums lugares onde à possibilidade de falta de energia.
Usamos cabo da Furokawa, so q ele vem etiquetado pela empresa q compramos... o valor tenho q ver, pq compramos rolos de 300 metros e 500m.. Fita, Anel, Puxador a propria empresa de Energia, nos fornece por compra.
quanto paga no cabo?
0,77 o metro.
caro heim.... to procurando fornecedores a preco melhor... pra compra de uns 10km
Como prometido ... os print do final da minha rede ... 5,6km ...
Bom Trabalho em um provedor de internet que trabalha com redes cabeadas.
em alguns casos usamos routerboards ou canopys e distribuimos no cabo com alimentação independente, via cabo pp de elétrica.
mas ja eu em um servidor pirata que montei para uns amigos fizemos da seguinte forma
ap e antenas zirok de 2.4 bem fixas sem balançar e distribuimos no cabo, não poupamos qualidade nos cabos de rede, usamos furukawa na espinha, ou seja nas ruas principais, e nos clientes usamos, cabos um pouco inferiores, mas nada de muititork ou algo assim. alimentamos os switchs com cabo fe da telemar, mas ligado em um lugar próprio, nada de postes, pois há variação na rede e sempre queimará os switchs, não deixe de usar nobreaks, tanto no servidor mikrotik, quanto na rede elétrica, não mude a topologia de rede, obedeça os 100mts, no meu caso eu coloco até menos que isso, nesse caso melhor errar pra menos, pois quanto vc pingar a rede no últimos switch vai parecer que vc está do lado do teu servidor e não use switch merda como gts encore, eu uso pacific e nenhum outro na rede, mas vc pode usar o dlink, são ótimos. e em casa de clientes se enxergarem na rede, isso vc bloqueia com o mikrotik. evite usar rj45 merda, senão, vc vai trabalhar 2 vezes e nunca diga que é velox ou rádio, diga banda larga com servidor próprio. os clientes não são nossos amigos, espere só quando a internet cair pra vc se eles são amigos.
Espero ter ajudado.
Gente,
Esse post está extremamente concorrido. Já vi muita coisa nessa vida, mas depois de ler essas mensagens postadas fiquei balançado com tudo.
Juro que a partir de agora vou pensar de forma diferente.
Sem querer falar mal de "a" ou "b", mas essas empresas que fazem esse tipo de rede aérea com alimentação remota são regularizadas?
Lembro de alguns projetos que fizemos na época "jurássica" de telecom dos famigerados "mux analógicos", nós usávamos um dos pares do cabo para alimentar remotamente os equipamentos instalados nos postes, mas a tensão era 96 VDC, ou seja, os +48 VDC x 2.
Dava problema de segurança pra cacete. Os desavisados dos técnicos, no bom sentido, as vezes para medir uma linha davam um curto nos pares e de vez em quando acertavam os pares que alimentavam o mux e toma-lhe problema (fagulhas ou faiscas).
Eu acho muito arriscado, apesar de saber que funciona, esse negócio de tele-alimentar os equipamentos.
Uma perguntinha. Se é tão factível assim vocês tem conhecimento de empresas de equipamentos de telecom que façam dispositivos com esse funcionamento?
Só perguntei porque um ADSL e uma rede aérea de pares bem projetada é muitíssimo mais eficiente do que tudo que eu pude ler nesse tópico além de que ao longo do tempo isso acaba ficando bem mais barato e fácil de manutencionar do que isto.
Agora se as empresas pensam em lucros rápidos, com certeza o que já li por aqui é mais adequado.
Bom gente, isto é só a minha humilde opinião, sem querer ofender ou denegrir o projeto de ninguem aqui do forum ok.
Abraços,
Nunca achei essa de alimentar remotamente, pelo menos a longas distancias, uma boa. Voltagens mais altas são arriscadas. Já alimentação direta do poste (via convênio com a elétrica) é usada em alguns lugares com sucesso.
O conjunto de adsl para pequenos provedores acho inviável pelo custo, normalmente não se tem verba para esse tipo de investimento.
lfaria, tenho meus receios técnicos com relação a tele-alimentação, mas quem sou eu pra falar algo, rs.
Já do poste, tenho conhecimento e acho muito mais viável, mas eu creio que o custo mensal disto seja alto comparando com a topologia de rede metálica sem alimentação remota.
Não sei se fugiria ao tópico, mas alguem daqui tem noção de quanto custa a instalação do km de um cabo de 200 pares aéreo, espinado, com o custo do cabo em si embutido?
Abraços,
Quem usa rede cabeada já recebeu visita da Anatel, e como foi? Quais exigencias? Eles também vão nõs clientes?
Eu acredito que a melhor forma de se fazer isso é dividindo a rede em "celulas"... colocando armarios de telecom com raios de 500m ou até um pouco mais... cada armario seria um ponto de distribuição de energia.... as conexões entre armarios poderiam ser feitas via fibra optica podendo assim ter uplinks em Gbps. Teriamos uma rede preparada para varios modelos de negocio... inclusive IPTV...
Os armarios são esses mesmo de telecom que vc ve na rua em cima dos postes... dentro deles cabe facilmente todos os equipamentos necessarios... nesses armarios chegaria um ponto de energia e dentro desse raio de 500m iria via poe... AC ou DC, depende de um estudo melhor sobre isso! Nada impede de inicialmente fazer essa conexão entre armarios via switches long reach visto que a distancia entre armarios seria proximo de 1km. Tudo depende do capital que vc tah disposto a investir... cabe alguem aqui colocar em media os custos de passagem de fibra optica! Eu vejo esse tipo de solução uma alternativa perfeita para os pequenos provedores entregarem o triple play (voz,dados e tv) e sair na frente dos grandes principalmente nas media e pequenas cidades... o nosso amigo catvbrasil já postou algo sobre IPTV e achei bastante promissor... jah cotei na china o custo dos set top box e acredito é possivel trazer por volta de 200 USD.
Swiths long range só atingem 10Mbps eh mais pra fibra mesmo ! Estou viabilizando um projeto pra um cliente meu aki no Rio de Janeiro com fibra tb ... ele quer servir IpTV + Banda Larga + Voip
Bem lembrado admiskill, acima de 300m soh em 10mb... pensei no long reach como algo provisorio ate o provedor conseguir captalizar pra conseguir passar fibra...o bom da fibra eh que se vc for passar, vc consegue passar varios pares... acredito que a diferença de passar 2 pares para 12 pares não seja tão grande... logo o backbone poderia ser de varios Gbps... totalmente pronto pra IPTV... vc tem ideia de quanto ficaria o km em fibra?
Bom dia,
o custo de implantação de um rede optica geralmente é determinado em projeto, pois depende de algumas variantes, por exemplo:
1) fibra aérea ou subterrânea?
2) quantas fibras por cabo?
3) distância entre os postes;
4) grau de dificuldade de implantação;
5) fibra monomodo (longas distâncias) ou multimodo (curtas distâncias)/
6) e outras a considerar no projeto.
Eu, no exemplo, cobro de R$ 15,00 a R$ 40,00 o metro da fibra colocada. Preços para implantações consideradas normais.
Wagner,
como você deve ter visto acima eu me referi a postes, ou seja, rede aérea. Rede subterrânea e, principalmente, cabos enterrados os custos sobem bastante. Tudo tem de ser definido em projeto. Não há como determinar antecipadamente os custos.
Primeiro, senta-se e discute como será a implantação:
1) custos, estudos e desenvolvimento do projeto;
2) graus de dificuldade na implantação do projeto;
3) tipo de rede: aérea, subterrânea, enterrada;
4) quantidade de fibras por cabo;
6) custos de licença de uso: prefeitura, CREA/ART, aluguel de vias, aluguel de postes e outros meios. Outros fatores a considerar.
Bem,
a implantação aérea tem o menor custo e é mais rápida. Vamos aos custos então:
1) projeto e ART's;
2) licença da companhia elétrica;
3) tipo fibra e quantidade de fibras por cabo;
4) número de introcamentos (caixinhas, interconexões, etc);
5) distância entre os postes;
6) Outros fatores a considerar.
O projeto é necessário para que a companhia elétrica, prefeitura e outros órgãos analisem a viabilidade técnica; ou seja, se autorizam ou não a implantação.
Você não me entendeu, eu perguntei se vocês fazem o projeto de rede, ou a empresa projeta a rede e passa somente o projeto de implantação.
Normalmente nessas empresas que costumo trabalhar o projeto é feito por uma empreiteira que define o caminho, o posteamento, o número de colmeias de emenda, os loops de cabos (sobra). Depois um inspetor verifica se o projeto está adequado e habilita a implantação.
Agora também já vi casos em que o projeto é definido pela empresa operadora que compra somente a implantação com o fornecimento ou não do material.
Também já vi um misto dos dois casos acima, na época da implantação das redes interestaduais.
Mesmo assim obrigado pelas informações.
Abraços,
Sim respondido.
Abraços,
Gostaria de uma informação referente aos postes todos vocês declaram os postes para companhia ou declara uma quantidade X, e manda ver nos cabos, o a companhia fiscaliza cada poste e quanto as caixas vocês colocam proteção nelas para que elas não seja abertas facilmente existe algum bloqueio, pois se for uma caixa comum é capas do pessoal abrir e roubar os hub, alguém já teve esse problema, logico que isso depende da região, e quantos a raio isso corre o cabo pois tenho atendido clientes que tem adsl com o vizinho e quando da raio acaba queimando placa de rede e o modem, será que com o hub poderá acontecer isso facilmente?
Desde já agradeço atenção de todos!
Um forte abraço!
Obrigado.
2. Energia para os switchs: via POE partindo apenas da sede do provedor / ligada nos clientes mais próximos q ou diretamente do poste ?
Estou adquirindo uma solução onde fica uma fonte de alimentação num ponto central, e a mesma pode atingir até 1200 metros de cada lado, alimentando 15 switchs, via cabo de rede. No poste vai junto a switch uma placa, com protetor de surto pra cada porta do switch e ainda um mini-nobreak, com autonomia de 40 minutos a 2 horas, dependendo da ocupação do switch. Custa R$ 142,00 cada uma dessas placas e 700,00 a fonte principal.
ola amigo, tem como vc me passar o contato desse fornecedor, para esta solucao poe
Xande,
Como ficou o equipamento de alimentação que você comprou??
Funcionou direitinho?? Já está operando cabeado? como Ficou sua estrutura??
Abraço
Ola pessoal.
Bom sou do paraná eu trab com wireless, uso MK em minhas torres, switch, APs, em geral procuro trab com equipamentos 12v, esta semana fiz um teste de ligar uma MK em uma bateria de carro com carregador e flutuador,pois é pessoal deu certo MK a 20 metros de altura e na base uma bateria com carregador.
Bom que tal se usa-se isso para alimentar uma rede cabeada.
a questao seria a seguinte quando a voltagem cair para 11v sera necessario uma nova bateria a rede para retificar a onda.
agora é com voces de testar
ate mais :listen:
cara desculpe demorar tanto para te dar essa resposta.
entra no site, ::..Vertical Simples - Site em Construção - Em Breve Versão Completa..:: ou entra em contato pelo msn [email protected]
la tem informações sobre a solução PoE
po, eu nao tenho, somente o contato pelo msn.