As regras do cache vem antes das demais, na primeira marcação use o TOS=48 pro mk 2.9.x e 12 para 3.x.
Versão Imprimível
Eu já havia feito o TOS, mas eu havia esquecido do sinal "!".
- Ocorreu uma alteração, para entra no servidor pelo Winbox eu utilizava o IP 100.10.10.1 q é a rede dos clientes, agora só consigo conequitar pelo IP 192.168.10.253. Isso ocorre?
- As configurações são feitas apenas no NAT e no MANGLE?
Obrigado
Pessoal, vamos organizar as idéias antes de postar para que quem quiser ajudar tenha condições de fazê-lo sem ter de perguntar qual é o problema novamente, vamos gastar 5 minutos a mais na hora de pedir ajuda detalhando o problema, suas conquistas e dificuldades pra facilitar a quem for responder.
Estamos todos de acordo?
Vou deixar aqui um link sempre que a pergunta não for compatível com o nível de instrução necessária com o intuito de ajudar e nada além disso:
A melhor forma de ajudar
.......
ConLinux rodando integrado ao Mikrotik ROS como solução avançada para provedores, veja o video e as explicações, este é um dos recursos que implemento em algumas de minhas soluções:
[ame="http://www.youtube.com/watch?v=06-Tn185B3U"]YouTube - PC RAM ConLinux - Solução Mikrotik com Debian Integrado[/ame]
Pessoal vamos usar o tópico pra falar sobre a solução em si e deixar outros assuntos fora.
Abraço aos amigos aqui do fórum a quem dedico o video e o texto explicativo que postei no dia do trabalhador.
Solução interessante luciano.
Show de bola, parabéns novamente.
Valeu luciano, obrigado pelo post, observando aqui e o forum do thunder. consegui implementar a solução proposta, não sei se serve de dicas para os que estão lendo o tópico agora, mas muitas vezes a questão é ler e observar os detalhes das mensagens dos amigos mais experiêntes, pois tive que ler as mensagens várias vezes pra compreender algumas coisas, as vezes lemos e passamos despercebidos pela mensagem que alguns querem passar.
Bem mas de qualquer forma, uma dúvida me surgiu agora com relaçao a uma situação da minha rede e gostaria da opinião dos srs. :
Minha rede é segmentada e possuo classes de ips falsos diferentes para redes distintas, porém todas chegam no mesmo mikrotik de borda onde redebo o link e onde foi feito o redirecionamento para o proxy. Nesse caso, eu poderia na regra de redirecionamento para o proxy no lugar de colocar uma única rede em src-address, criar uma address-list e colocar minhas redes falsas nela e daí utiliza o src-address-list ?
Daí no squid seria só criar uma acl para cada rede falsa que tenho e libera-las?
De ante mão, agradeço a todos que colaboram com suas dúvidas e sugestões neste tópico e principalmente ao luciano pela iniciativa.
Abraços,
Reinaldo.
Perfeito Reinaldo, você já sacou qual é a intenção do tópico e parabéns pelo seu sucesso na implantação, quanto a sua pergunta, é perfeitamente possível e eu diria viável fazer isso que você esta sugerindo, pode mandar ficha e se quiser voltar pra compartilhar conosco o resultado fique a vontade.
Grande abraço.
amigos ja coloquei pra rodar esta excelente mais minhas rbs estao torrando com trafego de 8 a 11mbs direto o que fazer para minimizar isso pois o zph esta tivado dae o cache manda ver sera que reduzindo no queues ja é o sufuciente sem degradar a velocidade do cliente?
vc disponibilizaria o txt do queues do video para estudarmos ele e de uma forma coloca-lo em pratica aqui para testarmos, pois uma coisa puxa outra, e desde ja agradeço aos videos conteudos e scripts se é o cara
Sim do cache, você já deve ter lido o post do Alexandre onde ele praticamente nos entregou a idéia na época, era 2006 ainda, ele abandonou pois estava fazendo marcação para o link e ocorria que quando era usando um gerenciador de download a velocidade do link era consumida toda por um cliente apenas.
Sim li o post dele e o 1929 parece que tbm criou um post parecido com esse que o Alexandre tbm estava la, só que nao acho mais os link dos post, ja tinha tido essa ideia mais nao to achando os links
Se alguem puder dar uma força ( Na procura do link do post é claro)
Falow abraços a todos
Estou precisando de ajuda na tradução de um novo recurso da próxima versão do script, alguém se habilita ? A tradução será do inglês para o português e contém cerca de 1500 linhas, se mais de um cara bacana se dispuser a fazer a tradução, será dividida a tradução em nro igual de linhas pelo nro de caras legais para agilizar a tradução.
Abraço
NAo entendo ingles, nem tenho mto tempo
Mais se servir posso usar os tradutores da vida para traduzir o que você me passar
Se quiser só add no msn: [email protected]
falow abraços
Pode contar comigo. Depois do tanto que você me ajudou com essa solução, acho que é o mínimo que posso tentar fazer para retribuir e não só isso, mas também entrar nesse espírito colaborativo onde todos só temos a ganhar.
Abraços,
Reinaldo.
MSN: [email protected]
Luciano
Meus parabens pela iniciativa que é sonho de todo provedor hoje ter uma solução destas em sua estrutura e vc nos deu o caminho para chegar-mos bem perto do alvo mas, acho que o mais importante no seu tópico nem é a solução e sim um divisor de aguas entre nós e nós mesmos. A partir do momento que vc da uma solução "receita de bolo" como muitos disseram, vc nos mostrou que conhecimento é assim "A prática sem a teoria é cega mas a teoria sem a prática é paralítica". A alguns aqui que te criticaram, outros dizem que não manjam de linux, po, o que se faz então com seu tempo livre se não for para enriquecer o capital intelectual ?
Eu me dedico a estudar cada vez mais meandros do MK e linux, ja fiz tanta coisa mirabolante mas as barreiras só são transpassadas pelo conhecimento. Acredito que vc tenha se entristecido com muitos comentarios a seu respeito mas não esmureça não! Todos aqui que tem um conhecimento intermediário sabem o valor de suas postagens, e sabem também os que sempre semeiam a discórdia, joio e trigo nascem no mesmo lugar.
Digo isso das novelas (tópicos) que ninguem quer perder um capítulo para ver o fechamento, mas técnicamente, e longe dos cóleras, das insinuações etc.
Respeito a todos e do menor ao maior em conhecimento daqui acredito que temos que estar abertos a sempre olhar com humildade e aprendermos pois sempre haverá algo que alguem, por menor que seja, terá para nos oferecer. A propósito, suas ferramentas são muito interessantes e espero que propere pois és um técnico e tanto.
Minhas desculpas pelos que não entendem o espirito do "compartilhar informações" no Forum.
"Ninguem é melhor que todos nós juntos"
:party:
PS: estou montando uma distro para cache-full + thunder, depois posto pra tu dar uma olhadela.
manda ae [email protected] que eu traduzo
Agradeço aos amigos que se dispunham a tradução, peço que me adicionem ao msn para combinar.
Obrigado
se tiver precisando de tradutor estou a disposção
[email protected]
Agora sim o negocio aqui esta a cada segundo mais qualificado.
Boa noite a todos,
gostaria de tirar uma duvida Luciano, veja o senario.
1ª cliente acessa o um video no youtube o thunder assume o download, e o cliente ja buxa direto do thunder ou faz os dois juntos os download do mesmo video.?
2ª se o cliente desiste de ve o video pela medade carregado, passa para outro, esse que ele desisteu o thunder para de fazer o download?
ok é isso, fica aki minhas desculpas se fugi do contexto.
Olá
Finalmente consegui colocar o cache paralelo para funcionar, mas isso só ocorreu pq utilizei a versão 3.20 do MK, pois na versão 2.9.27 não houve jeito.
Obrigado pela ajuda de todos.
E Bind9 não tem, só usa o cache dns do mikrotik? o bind não é mais eficiente?
1ª cliente acessa o um video no youtube o thunder assume o download, e o cliente ja puxa direto do thunder ou faz os dois juntos os download do mesmo video? foi respondido no fórum do thunder que o download é único, uma vez que o thunder armazena o buffer e em seguida envia ao cliente, só não foi explicado como fazer o controle de velocidade deste download já que em testes o valor setado em thunder.conf como speed não foi detectado em momento algum.
2ª se o cliente desiste de ver o video pela medade carregado, passa para outro, esse que ele desistiu o thunder para de fazer o download? Não, o download continua até o final de todos os videos que começarem a ser vistos
Primeiramente, o thunder ainda não é a ferramenta perfeita que todos gostariamos mas esta caminhando passos largos graças ao grande número de usuarios que o estão utilizando e ao esforço de seu idealizadores biazus e manga.
Eu poderia só escrever glórias a respeito o thunder, mas a verdade não é bem essa então, tenho uma sugestão: criem controles no mk, não resolve mas ajuda, também baixe o limite de velocidade dos arquivos do thunder pra algo que não afete o link (ainda não conprovada a eficácia), no entanto, isso torna o download destes arquivos mais lento, fazendo que mais um processo permaneça aberto por mais tempo, funciona bem para poucos usuários com sobra de link (em teoria).
O apache pode apresentar alguns travamentos quando os acessos forem muitos, pra isso recomendo configurar de acordo com as capacidades do servidor, quantidade de clientes e link disponível, para tal podem encontrar vasto material pelo google, tenho consciência que um nível de conhecimento mínimo é necessário para executar os passos destes artigos, mas ninguém vai perder em estudar um pouco.
Seria mais comodo eu colar regras mas como já citei outras vezes, isso cria sujeitos incapazes de pensar e que querem tudo na mão prontinho senão saem por ae reclamando aos quatro ventos.
2 - Se o cliente clicar em 10 videos, e não assistir nenhum e o thunder já tiver iniciado cada um dos downloads, ele irá até o final, então, não há o que fazer neste sentido ainda.
Na minha opinião sincera, a grande vantagem do thunder não é em economia e sim no ganho de velocidade no envio 'inteligente' dos videos cacheados para os clientes.
Tenho acompanhado outros tópicos a respeito e nada de novo parece surgir então quem quiser alguma novidade, já sabe onde encontrar.
"NÃO PEGUEM TUDO PRONTO, POIS DEIXARÃO DE APRENDER, PENSEM NO QUE É MELHOR PARA O SEU CASO, PENSOU, APLIQUE SEU TEMPO NISSO, ESTUDE, TESTE, IMPLEMENTE, ERRE E NO FINAL TENHA A SOLUÇÃO IDEAL CRIADA POR VOCÊ MESMO." O que serve pro fulano não serve pro ciclano, o melhor pra mim nem sempre o melhor pra você.
http://www.biazus.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=298 < link com as sugestões de melhoria.
"Eu penso, e você o que faz com seu tempo livre?"
Olá,
Para ñ fazer cache do youtube, é só apagar a linha do squid?
Obrigado.
Luciaano, terei prazer em ajudar na tradução, vc ja tem meu contato no MSN
[email protected]
A Paz.
Atenção pessoal pra quem acha que a 'coisa' parou tem novidade chegando.
[ame="http://www.youtube.com/watch?v=xr7ZWU8_v8g"]YouTube - ConLinux ThunderCache Interface[/ame]
Video demonstração rodando em plano 256kbps otimizado pelo sistema CONLINUX utilizando o THUNDERCACHE dos amigos Biazus e Manga.
teste do novo script conlinuxZ5, permitindo instalação avulsa de cada um dos componentes e atualização dos sistemas em uso.
http://img12.imageshack.us/img12/399...inuxz5beta.png
Muito bom Luciano ........ vamos aguardar ansiosos pra fazermos as atualizações.
Uma coisa fundamental e de grande valia pra muita gente além é claro de assitir os videos pelo criativo menu é através do script acrescentar outro HD fator complicado pra quem não tem muita "intimidade com o Linux"
Muito bom mesmo ....... Parabéns mais uma vez.
Amigos ja estou acompanhado esse topico a um tempo fiz tudo certinho com o debian e sua instalação, so estou com um problema pra conectar ele no mikrotik sem usar parent proxy como o amigo falou q nao era pra usar, alguem poderia postar as regras de comunicação do debian com o mikrotik ?
Amigo aqui esta a regra para nao usar o parent proxy
Tutorial Debian Cache para integração com Mikrotik - Página 39
Parabens luciano,
aki esta funfanfo lindo na bancada, hoje eu tenho cerca de 60 clientes eu vo para aos 150 se eu conseguir chegar nessa quantidade.
Hoje ta instalado nun X3200 da IBM
a conf. eh a seguinte:
- Processador: Intel Dual-Core Xeon 3040 (1.87GHz/1066)
- Cache Processador L2: 2MB
- Qtde de Processador Suportado: 1
- Memória Padrão: 2GB
- Disco Padrão: 160GB
Para atender um numero maximo de 150 clientes com qualidade essa configuração esta boa ? ou devo colocar 4gb de memoria e hd de 500GB ?
os meus clientes a maioria era linha discada, eu axo que esses sao os piores pq quando ve velocidade maior q a linha discada que baixar o mundo pro pc deles.
Então to aguardo galera. Obrigado por tudo !
Muito simples, vá em ip firewall nat
lá cria uma nova rule com a seguinte configuração, primeiro em general
chain dst-nat > destination network address translation identifica a origem
src address 192.168.10.250 e nega este ip com a flag ! > todos os ips, exceto o próprio destino
protocol 6 (tcp) > protocolo que sera redirecionado
dst-port 80 > porta que terá suas requisições redirecionadas
agora em action
dst-nat > dnat - identifica o destino
to adresses 192.168.10.250 > ip do debian
to ports 3128 > porta no debian que esta rodando o squid
Boa sorte, espero que consiga mais do que apenas a regra, que consiga aprender o que estará fazendo e volte aqui para compartilhar conosco.
Abraço
Amigo fiz tudo isso e vi q o debian começou a funcionar, mais ficou muito lenta a internet, e sobre o web proxy tenho q deixar ele funcionando ou posso parrar, e sobre o debian tem mais alguma coisa no mikrotik q tem q criar pra deixar ele redondinho, ta faltando pouco mais nao sei o q é, e quando ru coloco essa regra ja fica o cache full ou tem q criar uma marcação de pacots ?
neydourado,
Poste suas regras aqui pra darmos uma olhada ............. se preferir pode me add no msn que ajudo vc a resolver o problema ae.
Olá
Consegui colocar o proxy para rodar no 2.9.27. Como eu ñ tinha colocado en DHCP tive que configurar o DNS debian.
Ogora estou querendo controlar a velocidade do link no proxy, alguem pode mostrar como fazer?
Obrigado.
Você quer controlar a velocidade dos arquivos do proxy ou a saída do proxy para a internet?
Pode usar para as duas formas o mangle + queue [tree ou simple]. Ou para controlar a velocidade de saída usando o ip do linux e queue simple.
Rejeita as questões loucas e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor.
Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se de laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.
contenda
con.ten.da
sf (der regressiva de contender) 1 Altercação, controvérsia, debate, disputa, litígio, demanda. 2 Combate, guerra, luta, peleja. 3 Esforço para conseguir alguma coisa.
Mas para quem se direciona este versículo meu camada? Deve ter uma razão, certo?
Então amigos, é de fundamental importância que todos entendam o que estão fazendo, neste sentido comecei a fazer algumas adaptações no material disponível para facilitar o entendimento, escolhi começar pelo PCQ já postado aqui pelo Magal e de grande utilidade em conjunto com este tutorial na busca da excelência em serviços prestados por provedores.
PCQ - Traduzido e comentado por M4D3
Espero sinceramente que apreciem.
Muito bom e bem detalhado o material ..........