www.mikrotik.com
Não é necessáriamente usar a versão 3.13,3.22,estas foram versões em que eu fiz testes,pode usar versões 3.22 ou mais atualizadas que não tera problemas...
t+
www.mikrotik.com
Não é necessáriamente usar a versão 3.13,3.22,estas foram versões em que eu fiz testes,pode usar versões 3.22 ou mais atualizadas que não tera problemas...
t+
Olá Bill
Existe alguma maneira de colocar Thundercache directamente a server balance?
Por exemplo:
Server Balance- IP local 192.168.5.1/24
Server Proxy: 192.168.5.2/24
Server Gestion: 192.168.5.3/24
Como eu faço o NAT no server balanceo para redirect todo o tráfego da porta 80 para o thundercache?
Obrigado
Osvaldo
ARGENTINA
Oi bill E em primeiro luga te dar parabens pelo belo tuto.Aconpanho o Forun a algun tempo.tenho um provedor e tenho 3 links de dicados e ja eu usava um LB como esse seu apenas para os links porem so separava apenas as portas emtre os links p2p navegasão msn email e etc.mais senpre con consumo maior da porta 80.a prta 80 do meu link maior que de 4m os outros dois são um de 3m eo outro 2m sendo que o de 3 usava para p2p mais n sei porque meus clientes não dão muito consumo neste link quado ta com muito chega no maximo a metade.meu grande consumo no link de 4m que so da porta 80.então vendo seu tuto veio minha solução que e separar os down exe,rar,iso e zip adaptei as regras acima aminha Lb e ficou bom porem notei que nem sempe os arquivos exe passa lelo link destinado a ele.os rar zip e iso nos meus testes passa sera porque.
Se seus 3 links são dedicados mande a operadora uni-los (BGP) em somente 1,assim vc tera 9MB dedicados e não precisara de LB.Além disso a qualidade ficara melhor que fazer balanceamento.Outra dica seria vc usar esses links dedicados em LB por PCC... assim vc teria um proveito ainda melhor que nesse modo de LB por rotas estaticas...
Oi boa tarde billl,Infelismente não ha essa possibilidade pois os links são de duas opradoras diferentes o de 2m e da interlig e o mais antigo e os outros 2 são gvt via radio por Questão de throughput so podem chegar a 4m e por Questão de valor da interlig não fiz upgrade pra v ter uma ideia com o valor que eu pago atualmente dos tres links eu teria colocado os treis da gvt com 4m.no ano que vem acaba meu controto com a interlig ai vou ampliar o gvt para treis de 4m seria bom que tivese throughput boa pra 12m mais não da por isso vo ter sempre que usar treis links.mais o-que eu gostaria de porque exe nao passa pelo link que foi diresionado.
caro amigo meus parabnsss pelo topico , nota 10 , gostaria q vc me ajuda-se q na priemira vez q eu executei baixou o script todo certinho agora depois q eu digito esses comados
wget http://www.pcram.com.br/conlinux/conlinuxZ4.sh
chmod +x conlinuxZ4.sh
./conlinuxZ4.sh
VEM A MESSAGEM
./conlinuxZ4.sh: has expired !
Update:
ja testei a conexão com a net , tudo certinho , sera q e pq o site ta fora do ar ??
e tb antes quando eu fiz certinho baixou legal , coloquei todas as regras no Mk 3.20, segui todos os pontos do tuto mais so q não ficou fazendo cache de nada , no queue Tree os led's não davam nada , nem no dst nem no nat . ficaram tudo parado , so q ta pingado do meu mk para o Debiam em 0m , tudo certo não n tive resultado , agora resolvi formartar o hd do servidor e começar tudo de novo ae foi quando apareceu essa menssagem ao baixar o script
fico muito grato com a sua ajuda ou a d colegas aqui do forum
O script mudou para wget http://www.conlinux.com.br/conlinux/ConLiNUX3Duo
chmod +x ConLiNUX3Duo
./ConLiNUX3Duo
agradeço ao amigo rps67 pela questão do link muito obrigado
mais enquanto a questão de eu ter seguido tudo q ta no tutorial e n der dado certo
eu acho q foi por causa da edição dos scripts dos arquivos squid.config e os d+
alguem tem algum modelo q deu certo
muito grato
Um Resumo Rápido.
Coloque um bom som pra começar a trabalhar, pode ser Nirvana Smell like spirit ja ajuda a relaxar ...
Depois de Instalado o Debian Lenny, faça os seguintes comandos :
apt-get update
apt-get install squid apache2 php5 php5-cli ssh iptraf
reinicie com shutdown -r now
logue como root
baixe o script em:
wget www.conlinux.com.br/conlinux/ConLiNUX3Duo (preste atenção nas letras maiusculas e minusculas para nao errar, muitos falam que nao existe, mas o problema é só este !)
depois de baixado o script, vamos continuar...
chmod +x ConLiNUX3Duo
./ConLiNUX3Duo
siga o script instalando as 3 primeiras opções do script
faça as regras do topico do Bill, para integração com seu MK,
reinicie se Pc Com Thunder
Seja Feliz ! e continue ouvindo Nirvana, Metalica ( one ) vc vai refletir melhor e pensar com mais calma. Abraços
Ricardo Sobrinho.
Parabens... ficou muito legal...
Olha que eu sou dificil de elogiar emmmm.. acho q vc é a primeira pessoa do under que eu elogio.
Pessoal... O link da minha ass esta mais atualizado que este tópico aqui....
Uma Dica....
Migrem para o ThunderCache 3.......
Ando meio sumido porque depois de passar um ano trabalhando incansavelmente em cima do servidor,consegui alcançar e realizar meus objetivos que era em deixar o mesmo a um nivel bem profissional,e hoje em dia estou tirando umas merecidas férias...
"Confesso que foi dificil abrir mão da minha vida social durante todo um ano... mas hoje em dia vejo que valeu cada segundo...."
Desejo a todos os colegas do forum sucesso em seus provedores...
Olá pessoal alguém aí sabe onde foi para o script wget www.conlinux.com.br/conlinux/ConLiNUX3Duo
Nem esse nem o anterior estão no há tem outro caminho?
Desde já agradeço
Tenho 3 ADSL e gostaria de saber o que tenho que mudar pra funcionar beleza, pois o tutorial esta com 1 modem em modo bridge e 2 em modo router, os meus 3 estao em modo router, o que tenho que alterar na configuração do MK Load Balance????
Desde já obrigado a todos.
boa noite
eu adorei o tutorial porem estou com um probleminha
nao esta mais disponivel o link para baixar o script
wget http://www.pcram.com.br/conlinux/conlinuxZ4.sh
teria algum lugar q eu possa baixar ele ?
desde ja obrigado
meu amigo faça um balanceamento por PCC que é muito melhor ok mais seu MK tem que ser apartir de V 3.25 ok atualmente estamos na V 4.6 segue o link pro PCC Manual:PCC - MikroTik Wiki no exemplo ta pra 2 links apenas em modo router mais vc vai ver que é facil pra ir pra 3 , 4 , 5 , 6 links hehehe
Entao meu amigo, mais o passo a passo nao é com a versao 2.1?
e nao é indicado a versao 3 pra cima?
Aew Galera..
Alguem pode m explicar como eh feito o balance por PCC?
divide por serviços, conexões ou o q?
m expliquem melhor como funciona...
Desde jah agradeço..
desculpa mais axo q nao me entendeu
eu me refiro ao thunder cache 3, tentei fazer ele usando seu script so q o script nao esta mais no ar e perguntei se alguem sabia outro link para baixar o http://www.pcram.com.br/conlinux/conlinuxZ4.sh
entao nosso amigo Arlin me indicou o passo a passo q tem aqui no forum porem o passo a passo usa a v 2 do thunder
e eu queria a v3 e tem como instala essa versao 3 com o mk 2.9.51?
obrigado
amigo eu ja tinha passado o link mais vai la Manual:PCC - MikroTik Wiki
olá..
coloquei funciona o balance desse tópico com 2 links..
td ok..funcionando legaal..
sei q quando cai o link 2 q esta as marcações o 1 assume..
mas..
quando cai o link 1 o 2 naum assume..e isso vai m dar problemas..
qria saber com vcs do under c tem alguma regra pra redireciona td o trafico pro link 2 quando o 1 cair??
desde jah grato
Andei pesquisando e descobri q tem um jeito d joga todo o trafico pro link 2 quando o 1 cai..
Por scrips..
tipow cria um script pra desativa a marcação q tah no link 2 quando cai o ping pro Link 1...
mais o menos assim...
Preciso da ajuda d vcs mais experientes em MK pra cria esse script ou alguma regra semelhante...
Ajuda aew Galeraa..
Eu estava testando esse LB e tinha conseguido fazer funcionar quando um link caia e outro assumia, e nao foi com script.
Se não me engano eu tinha colocado 2 rotas de default gtw do link 2 no ip>routes.
Nao me lembro bem.
olha meu PCC fiz seguindo o wik da propria mikrotik neste link
Manual:PCC - MikroTik Wiki ai ta feito pra dois links com o fail over se um link cair o outro assume ok
Super Bem Organizado! Meus parabens Under lInux tinha que ter Usuários como VocÊ amigo!! Meus parabens Novamente!!
eu não entendi nada disso, fala como se estivesse falando para um menino de 3 anos
so de colocar as regras do tutorial a CPU fica em 50%
Obs: ainda nao tem link plugado somente bancada com as regras.
to usando um pc AMD X2 2.1 2GB Memoria
HD Sata 80GB
MK 3.20
alguem sabe se isso é normal ?
como faço para acesar o mk por fora passando pelo lb?
Boa noite,
primeiro quero dar os parabéns pela iniciativa do tutorial eh show, simplesmente fantástico.
a minha duvida é na montagem/cenário:
1.pra montar servidor LB posso usar uma rb450g pra 1 link full 1mb e 2 adsl somando 1mb os dois, mesma operadora e usar as mesmas confg desse tutorial?ou teria que ser um pc?
2.para debian-proxy poderia usar um core2dual 7500, 4gb ram e 500gb hd sataII, ou ligar em raid... um desktop.... ou teria que usar um servidor tipo dell scsi?
3.o servidor de controle poderia ser uma rbxxx? qual?
4.em rb/pc ap/ap. poderia ser uma rb433uah.
5. resumindo quais dos equipamentos eu poderia substituir por rb(devido economia de espaço e energia) dando pra seguir esse tutorial de Bill???
a projeçao da rede seria pra atender 100 clientes, inicialmente.
a outra duvida seria.
poderia colocar o LB, debian-Proxy e o servidor de controle em um local, e fazer a comunicaçao com a torre onde vai estar a rb com as pcis e antenas via ponto a ponto 5.8ghz? ou seria inviavel devido alta taxa de solicitaçao da rb com proxy, lb, gerenciador...? a distancia seria uns 500m da torre e de onde recebo os links.
desde ja agradeço a coloboração.
me desculpem tantas perguntas estou aprendendo ainda....rsrsrs...
obrigado.
tem como eu fazer este esquema, usando uma rb 450 ou 750 para o balance dos links?pois 3 pcs ligados vai ser muita energia.. outra coisa, para genrenciar 2 a 3 links precisa de muita memoria e processamento nao ne? pois so genrencia link, quem manda mesmo é o server e cashe. e o server e o cashe que pc seria recomendado para colocar de 40 a 60 clientes apenas??
Minha marcação no mangle fica zerada sem 1 hits pro cache , alguem poderia me ajudar :)
aaaaaaaaa não acreditoooo, podia ser tudo em um script automatico só pra executar no mk e no debian e ficar tudo prontinho, aaaaaaa desse geito eu não quero. brincadeira parabens pela iniciativa do pessoal ai vai ajudar muita gente esse artigo, tanto pra quem vai fazer e depois pra quem vai arrumar os de quem nao deu conta de fazer. rsrsrs
Amigo, vc tem este script pra me encaminhar por e-mail ([email protected] ) ou disponibilizar o link para download.
Abraço.