bom dia!
na ver. 0.9 o per-connection éra ports-and-andress se não me engano...
na 1.1, a pessoa escolhe qual vai usar...
dê uma olhada nisso e compare com o código gerado p/ seu mk 3.28 que vc vai ver que somente isso mudou .
t++
Versão Imprimível
bom dia!
na ver. 0.9 o per-connection éra ports-and-andress se não me engano...
na 1.1, a pessoa escolhe qual vai usar...
dê uma olhada nisso e compare com o código gerado p/ seu mk 3.28 que vc vai ver que somente isso mudou .
t++
vc deve criar os agêndamentos...
t++
Qual seria a maneira correta para o agendamento pd me passar?
Grato
em post anterior eu dei um exemplo de como fazer....
t++
Ok, mais qual o parametro de calculo que vocês estao utilizando para saber qual o balanceamento correto?
Você deverá acompanhar o comportamento do link adsl.
Se por ex. for um de 1 mega, voce não irá conseguir navegar sempre com um mega.
Mas uma média de 600 talvêz. Por isso que foi dito para testar a exaustão o link para ter uma média.
Daí usa este valor para fazer o somatório dos links.
HUm ok...então sugiro que os testes sejam intensamente em cima de links de confiança com altas taxa de upload, como por exemplo o Index of /pub
Aqui quando ta bom eu consigo baixa a qualquer hora a 470kb/s, agora quando ta ruim o maximo que consigo é 120kb/s essa oscilação mata tudo aqui. Mas ta dando para levar, ta complicado ate para achar link dedicado aqui na baixada santista, hehe t+ pessoall
Um bom site, pra teste de links, direto dum servidor dedicado da embratel é o ftp://ftp.embratel.net.br/pub/tst tem 2 arquivos um de 30 e um de 300 megas... a saida dele é liberada... sendo assim facil o teste de download. ja cheguei a baixa em 1.700 de taxa d transferencia de um link meu de 10 mega dedicado da GVT.
Aka2005,
Eu testei aqui, rsrs coitados dos adsl, ficou em 210kb/s ehhe
testei nos mirrons da uol ficou em 380kb/s, me desculpe a minha burrece mais será que os servidores da embratel para do uol varia tanto ou quando testei na uol o adsl tava melhor ? hehe
Então mais para ter um parametro exato da qualidade do seu link, você precisa testa-lo em servidores sem controles de upload.
Pois só assim você vai saber a real velocidade de seu link, agora se testar em paginas convencionais você não consegue saber se esta sofrendo um controle de banda do outro lado.
Faça testes nos servidores mencionados de tempo em tempo e veja a qualidade de seu link.
Entendi sua colocação.
Para confirmar o desempenho de um link é perfeito.
Mas daí tem que levar em conta o dia a dia. Os clientes nem sempre estarão acessando os melhores servidores lá no outro lado.
Por isso a idéia de usar como valor básico do link um valor que se aproxime da realidade.
Se somar o link pelo valor obtido neste servidor que voce citou, onde a taxa será a máxima praticamente sempre, vai dar um valor diferente no somatório dividido pelo menor link.
E isto poderá enganar a distribuição de conexões no balanceamento.
A adsl VARIA, sendo q é possivel vc ter testado na hr q ela tava melhor, ADSL, é uma loteria, mas q funciona... mas deu mais ou menos a baze de calculo pra vc ja, nao sei o plano seu de cada adls, mas se deu 210kps, entao se ja tem um valor, ai vc calcula com os demais.
Então 1929 eu acho que desta forma fica mais dificil chegar em um valor certo de somatorio na divisao dos links, pq usaria o que como referencia ?
Agora a nao ser que não tenha influencia colocar ai um valor menor do que a capacidade do seu link, onde a maior parte do tempo ele esta maior do que o estipulado.
Se for assim ai acho que seria bacana mesmo reduzir os valores.
A questao é o balanceamento certo, como vc garante q seu cliente vai ter 300kps garantidos??? sendo q o link fica oscilando, pra resolver isso, o amigo 1929 citou o calculo antes de cada ADSL, é vendido pra gente planos de 1, 2, 4 8 megas os planos d adsl, mas nunca dao isso, pra garantir pro cliente uma banda confiavel, a soluçao é verificar cada link, se vc tem um link de 8 mega, mas q da 3 megas, entao esse link vai ter valor de 3, ai é so calcular com os demais, e fazer o balanceamento. Soluçao mesmo seria o DEDICADO ser mais barato... hehe.
hehe se o dedicado fosse mais baratos, a gente não ia ter tantos problemas. Aqui so tem telefonica e é o olho da cara. =/
Sim amigo, ai entra aquilo que falei....o teste tem que ser feito em um enlace de confiança....pra voce saber a capacidade que seu link sai depois do roteador da operadora.
Por exemplo, voce nao vai testar seu dedicado abrindo um video do youtube pra saber qual a capacidade dele.
Agora a duvida seria se o calculo for baseado na navegação comum e marcado a divisao no PCC isso influenciaria em velocidade, sendo que o link tenha maior capacidade.
Ex: Dedicado de 2MB vc coloca como se tivesse 512k na divisao.
O dedicado é o mais fácil de computar. Pois ele deverá ter uma garantia de banda. Ele vai entrar na soma como 2048.
Os adsl é que são instáveis.
Mas fiz algumas simulações aqui e notei que só em casos de links adsl de capacidade mais alta e mesmo assim com mais de 3 links no total é que haverá uma variação maior no resultado da divisão.
Pessoal, não seria mais facil e simples colocar um gerenciador tipo o TP-LINK TL-R488T...
ele faz tudo automatico, nele vc pode até colocar regras de direcionamentos de portas, serviços... ele faz o balanceamento por carga, conexão, etc... do que fica criando um monte de regras e deixando tudo para o pobre servidor?
E depois ele não custa tão caro assim.
tem algum problema com este e tantos outros que se propoem a fazer todo o balanceamento?
muito obrigado.
Aqui eu uso a rb450g to bem satisfeito, excelente solução e ótima rb.
eu tenho um tplink, ta rodando blz, nunca tive problemas com ele
Caros amigos tenho aluns clientes que acessam o site cam4.com que tem sala de bate-papo conjugado com um servidor de video, o problema é que este servidor de video tem ip dinamico não estou conseguindo travar em loopback para uma saida única sempre para o mesmo link, caso alguém possa ajudar com este site fico grato.
O problema é que meu squid não esta instalado no balanceador, o balanceador esta conectado ao servidor e o servidor esta conectado no squid, pior que o maldito video cada hora vem num ip é incrivel e sao vários, comecei a cadastrar um por um até desistir depois de 60 cadastros!
Para quem puder ajudar o site é www.cam4.com
Os videos que estão dentro deste site vem do servidor: content.codelnet.com sendo que esta url responde a cada requisição com um IP diferente! façam um tracert neste endereço para sentir a pressão...
Aguardo alguma sugestão... Abraço a todos!
Ola Scan
Já verifiquei tudo novamente é fiz algumas alteraçoes conforme as dicas, ainda esta lento a navegação, ate mesmo o forum esta ruim para abrir o yahoo mem abre, mesmo usando a maquina depois do pcc, se for usar depois do Mk-hostpot
piorou.
A pegunta é qual versao do mk que sta estavel com o PCC.
Para os iniciantes ou aqueles que tem problemas para balancear sua linhas dedicadas, ou ainda ADSL, até 4 . Indico o balanceador da TP-LINK - TL-R488T, extremamente estável, possui um bom processador interno de 533Mhz, e tambem se ajusta às variações dos link's principalmente ADSL ! Excelente produto ja usei em diversas situações e todos até hoje sem problemas !
Este balanceador da tp-link trabalha bem com sites de bancos?
Aqui com o balanceamento proposto PCC estava muito bem, mas nos últimos dias tenho notado alguma dificuldade para alguns usuários, assim como o citado pelo amigo acima.
Alguns sites dão como não encontrando. Aconteceu inclusive comigo, que fui abrir um site que era direcionado de dentro de outro, se não me engano era dentro do Mercado livre e não entrou. Daí copiei o endereço e colei na barra de navegação e entrou direto. Isto já aconteceu algumas vezes.
Já tive 3 usuários que estavam recebendo mensagem de endereço não encontrado. Mas fui lá e colamos e entrou na hora.
O balanceamento está sendo feito em uma RB só para isso.
Poderia ser o caso de o link não estar rendendo no momento e daí aquele cálculo de somar os links e depois dividir pelo menor acabar dando um resultado falso? Dai o per conection não estaria correto.
Em outros casos tenho notado uma lentidão que não era comum.
Não sei se acontece com vocês, mas nós aqui temos o hábito de monitoramento quase que constante pelo winbox. Então a gente acaba conhecendo o perfil de cada um. E dá para notar que alguns que sempre estavam com navegação alta, tem tido uma queda. Até que atingem valores do limite cadastrado mas ficam algum tempo parados, não fica como antes que era muito mais ágil a navegação.
Por isso estou desconfiado que possa ser o balanceamento, mas propriamente a qualidade das ADSL.
Porém noto que mesmo no link dedicado ele não está sempre lá em cima. São 2 adsl e um dedicado.
E as adsl estão com modem roteado e não bridge. Não sei se isso poderia também degradar o desempenho, pois não tenho mais que 100 usuários.
1929, Aqui hoje mesmo notei que causa mesmo, e sendo que os modem conectados e pingando normal, mais os adsl aqui sempre foi pessimos, telefonica sempre deixando a desejar. Mais reiniciei a rb e os modem e pronto, tudo ao normal.
Eu to ate pensando em diminuir a velocidade pois da muita atenuação no cabo, como estou pouco longe meia em volta tenho que pagar pau para limpar a rede. To pensando em diminuir para 2 e contratar mais 2, ficando com 6 megas com 3 link. Derepente tenho um rendimento melhor.
No meu caso não tenho mais como diminuir, pois os links adsl são de 1mega e 1.5 mega. Por incrivel que pareça eu não consigo aumentar . Eles alegam problemas técnicos para aumentar. Mas na minha volta os visinhos tem 2 e até 8 mega.
Mas no nosso caso, acho que não adianta muita velocidade mesmo, pois um de 8 mega, tem um up de no máximo 800kbps e muita instabilidade nestes 8 megas.
E mesmo estes de 1 mega estão instáveis. Antes não era assim, mas eles devem ter colocado muito assinantes sem aumentar a estrutura.
Eu não usava adsl, só dedicado, mas não consigo mais fazer um upgrade no link, seja pela pouca vontade da OI ou então do preço. Eles subiram para 3.500,00 o mega full.
Daí que não sobrou outra opção a não ser esta dos adsl, pelo menos por enquanto.
Estou com projeto para buscar link a 140km. Daí termina a lenga lenga. Deixo o dedicado e os adsl só para uma redundância em caso de necessidade.
Pode usar tranquilo ele passa os sites de bancos tranquilo pois não troca a porta do usuário dentro de um mesmo aplicativo, ainda tem um seletor de regras, tipo para dar prioridade a uma porta por exemplo Voip em uma das entradas, tenho vários clientes nos quais instalei esse LB, e todo mundo feliz com ele !
Então pessoal funçando o site do tplink, achei isso legal.
http://www.tp-link.com/english/soft/200865143018.pdf
Troca de porta, acho que agora voce usou o termo certo para a desconfiança que estou tendo.
Mas vou levantar outra situação. Já vi comentários da Anatel criar problemas por switch não homologado.
Mas normalmente o switch está colocado entre o servidor e os rádios, ou até mesmo presente na torre de transmissão.
No caso do balanceador ele está entre os links e o servidor. E como a Anatel não tem uma posição de fiscalização quanto a links, creio que não haveria necessidade de homologação do balanceador.
Alguém já passou por esta situação?
Pessoal, alguem ja teve problema para acessar que esta atras do balance? faco redirecionamento mas tem horas que funciona e tem horas que nao!
Se alguem souber ajudar, obrigado!
Bom dia a todos!
Eu notei alguma coisa de uns dias para cá.
Por ex. quando abro um tópico do Under ele não vai direto para o último tópico lido como fazia anteriormente.
Ele abre o tópico, aparece o primeiro post e leva alguns segundos para direcionar para o último tópico lido.
Isto era feito de forma quase imperceptível.
Não sei como é a estrutura interna dos servidors do Under, se ao abrir o tópico ele redireciona para outro IP ou permanece no mesmo. Mas não é problema do servidor do Under, pois isso acontece em outros sites também. Só usei como exemplo para comparação.
Para voces que estão usando o PCC balance ocorre o mesmo?
Hehe, vc não foi o unico a pensar nisso, eu ja diz coloquei 5 aparelhos, 4 ligados as ADSL, e estes ligados a um, deu uma BAGUNÇA geral, NÃO funciona! Mas existe uma soulução de software para balanceamento aí vc monta um PC com aquelas placas de rede com 4 entradas ! Fica Nota 12 ! INSTALA O SOFTWARE E TA TUDO 100%. pS. NÃO É MK NÃO ! HEHE ! (MK pra mim só deu dor de cabeça ! ) sempre tem uma virgula no meio do caminho .
Sem problemas é o MAGIK WAN to LAN ! da Softwaredesigns USA. Ja fiz LC de até 18 modemns com ele e não tem qualquer tipo de problemas com sites de Segurança ! ou MSN !
Olha aí uma solução nova.
Atualmente eu tenho o PCC montado num PC com esta placa de 4 entradas, da mikrotik. Não me lembro com certeza agora a ref dela.
Com acrescimo de mais placas de rede destas aumenta em muito a capacidade de conexões.
E este programa citado, qual plataforma ele trabalha? E para configurar é por linha de comando ou menu?
Estou achando mesmo que possa estar havendo alguma latencia e até erro de direcionamento de portas por causa do balanceamento.
Hoje um outro cliente me disse que de vêz em quando dava mensagem de pagina não encontrada.
Editando: procurei pelo site do desenvolvedor mas não consegui abrir.
Trabalha em Linux, vc acessa ele via HTTP portanto é uma inteface Gráfica ! Muito fácil de configurar ! A placa é essa
Placa PCI Fast Lan 4 portas IN/G44V 10/100/1000
Anexo 11638
Ja montamos balance com 30 links adsl + 1 dedicado, usando 4 rbs 493 + 1 rb 450 g sem apresentar nenhum problema. Para quem ja sofreu com NTh e montou muito balance por rota estatica, hoje o MK atende muito bem as necessidades dos provedores. Sem falar nas "n" funcoes que se pode agregar dentro do MK.
Caramba 30 adsl, o cara precisa montar um mini raiend com filtro de linha e tudo mais, hehe
MUITO Bom! Que cada um poste a sua SOLUÇÃO COMPLETA, com dados específicos, Rotas de Programação, ainda mais como fala o Amigo, "n" possibilidades, SOLUCIONE AS DÚVIDAS poste um passo a passo. Isso é melhor do que dizer eu já fiz, mas sem contar como.
Siga o exemplo da maioria diga que fez, funcionou e como fez pra funcionar.
Assim todo mundo sai ganhando !
Nós estamos com o balance proposto no tópico. Havia mais de 30 dias e tudo estava muito bem. Mas nesta última semana temos notado uma lentidão para alguns usuários, outros não, mensagem de site não encontrado, etc...
Já testamos o ping nos clientes até o servidor e do servidor até os clientes e está dentro do aceitável, sem perdas de pacotes e com média de 10 a 30ms dependendo do cliente.
Daí que estou desconfiado de algo no balance. Desconfigurar não poderia ser senão não funcionava nada.
Talvêz a qualidade da adsl tenha caido? pode ser.
Ou poderia ser a forma de fazer o balance que esteja causando isso, já que voce falou em balance por rotas estáticas? Mas porque, se estava beleza?