Ae Xande, estou no aguardo dos seus teste com o equipamento de energia... estou querendo expandir meus negocios aki, e essa soluçao via cabo parece bem interessante...
Versão Imprimível
Ae Xande, estou no aguardo dos seus teste com o equipamento de energia... estou querendo expandir meus negocios aki, e essa soluçao via cabo parece bem interessante...
Tava dando uma olhada na net e achei isso, não sei se alguém já usou más pelo que parece é um adaptador que promete estender a rede cabeada por 500 metros e se fizer isso o preço tenho certeza que não será problema pra quem for implantar (R$ 10,00)
Os Mini-GBICs Furukawa são módulos de alta performance e de custo efetivo para aplicações em comunicação de dados Gigabit.
Os produtos seguem o padrão SFP (Small Form Factor Pluggable) de 3,3V em velocidades de 1,25Gbps.
Os Mini-GBICs ópticos possuem conectores LC que garantem alta densidade de portas com baixa ocupação de espaço físico, além de um excelente desempenho óptico.
Característica
* Os Mini-GBICs Ópticos são utilizados para ampliar o alcance das redes Ethernet metálicas que são limitadas a 100m de distância.
* Conexões entre prédios em um ambiente industrial, anéis ópticos metropolitanos, interconexão entre andares de grandes edifícios comerciais e residenciais são algumas aplicações típicas destes produtos.
* Os produtos são acopláveis aos Switches Furukawa Smart, Managed, Stackable e Core diretamente nos Slots SFP. Para a conexão óptica aos DIOs (distribuidores internos ópticos) poderão ser utilizados os Cordões Ópticos Furukawa com conectorização direta LC-LC ou híbrida LC-SC, LC-ST, LC-MTRJ.
MercadoLivre: GBIC FURUKAWA 1000 BASE LX 850nm LC MMF, MAX 500M MULTIMODO - R$ 10.00
O pessaol deixa eu fazer um pergunta besta.
Se usa-se esse equipamento de alimentação, e em frente de lanchonetes colocasse um ap no poste para uso como hotspot, muda algo na licença ou tem nao precisa licenciar este ponto uma vez que teria computadores conectados ali.
Uma rede cabeada com pontos wi-fi, pontos até mesmo no mesmo canal e SSID, para conexao automatica dos portateis entre as células, ou seja montar uma rede mista Cabeada Mesh
Na Anatel qual a diferença entre hotspot e pop (torre com antenas para maior alcance)
ate mais obrigado
Bom é primeira vez que uso este forum, não sei se estou postando no lugar certo =D
gostei das dicas aki encontradas, mas ainda restaram algumas duvidas e vamos a elas:
Pq devo usar as switchs gerenciaveis, o que elas tem de melhor, c tem outras opções com preços bem acessiveis, ex D-link 24 portas a uns 300 reais...
Como gerencio toda a rede, limite por usuarios (ou seja varios planos, ex 256 e 512 kbps de velocidade) pelo que entendi usam o mikrotik, mas nem sei bem o que é isso, seria uma placa que tenho q add em meu servidor, ou como q funciona td isso, se for qual a configuração do pc.
Quais equipamentos devo ter em minha central, sendo que gostaria de implantar uma rede cabeada para uns 200 clientes, usando esse sistema que foi o mais citado no forum, Cabos UFP com conectores RJ45.
Devo ter apenas 1 link (ex de 2 MB) em minha central, isso é o suficiente para atender toda a rede, ou devo ter um em outro local no meio do caminho com outro link (ex 1 de 1 MB na central e outro de 1MB)
Desde ja agradeço, sou leigo no assunto, mas tenho grande interesse no sistema, tem uma cidade vizinha minha aki que tem 3 opçoes (Brt que sai uns 130 reais um sinal 400k, via radio sem suporte e 60 reais uma porcaria de sinal, ou 3G que da mal uns 200k a 99 reais).
realmente amigo aki nao eh o lugar mais certo pra vc colocar sua pergunta, sugiro que de uma olhada aki Under-Linux.Org Fóruns e analise em qual dos foruns cabe melhor seu questionamento... nao vou responder pra ti por aki para nao mudar o foco do topico OK. abraço.
Procurem por Dslans da Dryteck que sao os mesmo fabricante que a D-link utiliza com um custo mais acessivel, o ultimo que comprei foi de 24 portas por 3400,00.
A GlobalFast possui uma linha HomePNA (geração 3 do HPNA) com custos acessíveis e topologia barramento (coaxial), o que permite que você atenda a novos clientes sem a necessidade de trazer o cabeamento desde o concentrador novamente, basta derivar o cabo.
Indiferente da tecnologia (Coaxial ou par metálico) busque sempre cabos auto-portante de uso outdoor.
Caso opte por uma solução óptica, avalie bem os custos. Não existe GBIC de R$ 10,00 nem do mais vagabundo, muito menos da furukawa (ah, são 2 por enlace). É válido lembrar que o custo não é apenas do GBIC, você precisará de terminador óptico, cordão óptico, alça pré-formada, etc... Para concentrar as fibras você precisará de um DIO ou DGO, além de um switch com várias portas SFP (no caso de uso de GBIC).
Em cada enlace (no caso do multimodo) serão no mínimo 4 fusões, terá de pagar por elas ou comprar uma máquina (bagatela de R$ 30k).
No seu caso, sendo um bairo específico, recomendaría o HomePNA mesmo.
Andei lendo na Net q tem um limite de 4 hubs cascateados. e verdade? pois pelo q vi nos posts sao dezenas e dezenas que nosso amigo usa e funciona.
Hoje pra quem tiver condição de passar Fibra é o melhor a se fazer, além de você poder fazer inumeras parcerias com ela, exemplo de link's dedicado, iptv , telefone.. tudo com a mais alta qualidade.. sem contar nos videos on demand.
Porém é só pra tem muito $$$ pra investir, se não me engano uma cidade com uns 100 mil habt, gastará em media 1 milhão para colocar fibra na cidade toda e comprar ao menos 1 ou 2 aparelhos de fusão.. e algumas centenas de conversores..
porém o dificil que eu acho além desse dinheirão todo é a merda do cliente pocando fibra, já imagino? e a fusão que mesmo sendo sua você gasta um pouco de $$ por fusão..
sem contar em esses apetrexos dos conectores de fibra, que é o cordão e etc..
Porém a tecnologia 5.8 fazendo se micro-celulas tambem é viavel pra quem tem pouco $$,
equipamentos baratos já existem no mercado, e com cerca de 150 mil , você consegue fazer uma boa estrutura com ao menos umas 5 torres e ter ao menos uns 400 radios 5.8 engavetados para instalação..
existem tambem hoje as soluções canopy, caras, porém pra cidades menores com um custo beneficio bom.
porém em wireless você tá limitado há internet e telefone, pois iptv nem em sonho somente com 10mb ou mais de througput por cliente e nesse caso inviavel para a mesma. (li isso em algum canto , se nao me engano a google que disse.. era do projeto de iptv dela)
outra coisa que vale ressaltar:
hoje quem cabear na fibra , está sendo "pioneiro" e além do mais no futuro concerteza será bem beneficiado, pois as empresas "oi" "gvt" "ctbc" podem querer "alugar" essa bagatela toda e você ganhar dinheiro só de alguel de fibra. Sem contar na parceria com a TV , que pode te gerar um bom lucro mensal, e além do mais o seu serviço de internet será de mais alta qualidade possivel.. e não terá ninguem te ligando falando que a merda da internet tá lenta.. "salvo os nerds que deixam o p2p torando e ainda querem navegar no maximo"
fica aí minha opnião sobre essas tecnologias,
ainda sonho em cabear com fibra minha cidade.. mas acho que vai demorar um cado..
mas assim quando der, irei investir nela :}
Qual o cabo coaxial correto para usar e o preço ???melhor marca ????
Dá pra comprar D-Link por pouco menos que isso...
... quanto ao produto, é de fato o mesmo, mas o firmware é um pouco diferente, a documentação da Drytek muito fraca e o suporte não ajuda.
A não ser que você esteja precisando e a D-Link esteja sem estoque, negocie com D-Link.
Acredito que um provedor em 5,8 deve dar um bom resultado, mais, em algum tempo terá que migrar mesmo para fibra.
Rubens, se puder me passar seu contato dos Dslans da D-Link, por um preco menor que esse ai ficarei grato, atualmente compro da Ynoma e o preço bem mais que isso ai.. e quanto ao suporte da Drytek, que no caso e a Ik1, aqui no brasil nao deixa nada a desejar, muito pelo contario, prefiro o deles do que o da D link, mas isso e questao pessoal... No mais valeu.. abs...
admskill com esses furos em baixo das caixas onde fica os aparelhos corre risco de entrar água ou umidade, eu uso um produto aqui nos conectores em tudo que vou deixar outdoor chamado CorrosionX que é lubrificante a anti oxidante também, fica a dica!
É a Ynoma mesmo, mas quem pode te dar um desconto maior é a D-Link... em você conseguindo, a D-Link vai repassar para a Ynoma um preço específico para vender para você. Não muda o método de faturamento.
Quanto a Ik1, foi exatamente quem cedeu Drytek para testarmos, então o que comentei sobre suporte era sim da Ik1.
Fora que o vendedor da Ik1 ainda tentou forçar a barra sobre uma embalagem plástica extraviada...
Trabalho numa central DG(distribuidor geral)
Aqui eles usam Dslan da Alcatel e Huawei ,as tecnologia ATM e METRO, Sendo as placas da central Lucent e Huawei.
Se o cabemeanto estiver impecavel chega até 4km num perfil 352 velocidade 250kbps 10% de banda garantido por cada placa.
cada bloco existe 50 portas sendo 2 não tem sincronismo então 48 clientes por bloco.
tem mais ou menos 58 blocos sendo 15 ATM Lucente e o resto Huawei.
:smokin:
Marco não tenho idéia mesmo de quando ficaria pra montar uma central desta.
Mais acredito que pelas fabricantes dos blocos Mondragon deve encontrar algo mais barato do que comprar um Huawei.
vou falar com o responsavel posto mais tarde aqui explicando..:burnout:
Marco vai algumas fotos dá central a noção de como é.
1º foto : Bloco Mondragon Bargoa Slim 50 portas sendo 2 s/sincro tecnologia (MetroEthernet)
2ºfoto : Bloco Mondragon Bargoa Modelo 4045Mc 50 portas já com cliente e Splitter da BSP com (idem)homologação
3ºfoto : Bloco do tipo Bargoa ATM com modulo Splitter acoplado dentro da caixa tecnologia (ATM)
4ºfoto : Caixa central Bargoa LIC LI3 com 160 pares para telefonia fixa central Neax e Ericsson
5ºfoto : Peço perdão pela ultima foto , prometo tirar com detalhes
segue a ultima foto placa Central Huawei modelo MetroEthernet c/ suporte para 66 portas Dslan Mondragon Bargoa , sempre vai intercalando placas e blocos, quase 2 blocos por placa.
Programa usado para config das portas , WebSAS,RADIUS,THINCAT e PROMODELINE ATM e METRO.:thrasher:
DiegoZ, legal as fotos.
muito bom mesmo esse tópico, e acho q ainda vai render muitos frutos pra galera ae....:)
só fiquei com algumas dúvidas, se alguem pudesse me exclareçer com ctz, agradeceria e muito:
-> a respeito de licença, no caso de se levar com um ptp 5.8, a um determinado bairro da cidade, tenho ou nao que ter licença nesse pop, mesmo saindo por cabo ?
-> sobre a energia injetada com kits da VerticalSimples, pelo q li, sai 160v, com potencia pra alimentar até 15 switchs/hubs, toda essa voltagem gera ou não interferencia nos dados e ou possibilidade de descargas externas (mesmo usando um cabo furukawa blindado) ?
alguem ae que ja está usando os kits da VerticalSimples, tanto a caixa geradora como os distribuidores (switchs) pode nos reportar algo...
isso ae galera, fiquem com Deus, t+
A norma da ANATEL diz que se a estação tiver SOMENTE equipamentos de radiação restrita, tanto em 2.4 ou 5.8 não importa, não existe necessidade de licenciamento, porém, se vc recebe o link num determinado bairro em antena 5.8, e cabeia para atender os clientes, não está usando equipamento de radiação restrita, neste caso, está usando cabos, e a estação DEVE ser licenciada sim.
Quanto aos equipamentos da VS, eu estou utilizando e normal aqui. Sou bem atendido pelo Álvaro, e segue link com algumas fotos da minha rede montada.
Index of /cabeamentosalto - Neste link tem as caixas já montadas nos postes
Index of /vs - detalhes da caixa da VS
só uma dúvida: pra prover acesso via satélite (tipo o Ragio), precisa tirar SCM ou é um processo diferente, tipo, ainda preciso comprar uma faixa e acesso ao satélite?
nem lembro se já postei, mas achei um dslam no e-bay por cerca de 700 dólares, com o cambio atual dá menos de 1500 reais por 24 portas. Acho que vou comprar um pra testes (jogar dinheiro fora tendo em vista que nao tenho provedor). Alguém já comporu por lá, é confiável?
um salve pra galera
queria parabenizar pelo topico exelente q esta sendo esse , e no mas ja lancar uma pergunta um empresa aqui na cidade ta cabeando as ruas com fibra otica alguem ja penso nessa possibilidade custos , etc , agora qtoa cabeamento de rua a muito tempo venho estudando hj acho q amelhor forma seria a tecnologia da cianet se aleguem tiver interesse eles , engenheiro para instruir os interessados a tempos eles vem em intruindo no meu projeto obg a todos
esse cabo eu ja uso aqui e muito forte a capa dele tem 0,5 mil a telefonica usa eles pra por em clientes com varias linhas
Galera que bom tópico em, fazia tempo que não tinha um tópico assim com tantas informãções úteis...
Quanto aos preços da VERTICAL SIMPLES recebi uma cotação hoje... cada PAC (Cx hermética, c/ alimentação POE e proteção anti-surto em cada porta com bateria de backup de energia) sae por R$ 220,00 e R$ 1650,00 a fonte principal que alimenta até 60 switch...
Existe inumeras soluções cabe a cada provedor ver onde quer chegar pra ver qual a melhor maneira/solução de cabeamentõ ao meu ver fica assim:
- Fibra (ótimo mas caro)
- Cabo de rede (bom mas tem limitações)
- ADSL (parece ser bom mas custo tbem alto)
Agora quanto ao COAXIAL não vi ninguem postar custos, jah que com este serviço podemos levar TV junto para o cliente.
ALGUEM TEM CUSTOS DE COAXIAL ????
Ficaram algumas outras dúvidas:
- Um cabo de rede conecta a 100mbs qts clientes conseguimos atingir com uma boa velocidade ???
- Falaram muito de IPTV e TV (via coaxial) mas a licença pra operar e direitos de imagens, onde conseguimos ou alguem sabe preços ??? Trnasmitir TV ABERTA (Globo, sbt, record, redetv) é necessário pagar ou de licença??
- Quem tem licença SCM alugada, se caso a empresa dos postes pedir SCM será que vale para eles ??
(Pois tenho licença alugada, ia tirar a minha agora em março, mas vi um projeto de lei que ja foi dado entrada de que vai ter uma licença nacional, estadual e regional por isso queria ja entrar com esse projeto de cabeamento da cidade e esperar pra ver esse trem da SCM mais barata)
Abraço a todos !!!!!
Grato.....
Deixa eu fazer a defesa da solução do IP DSLAM. Antes de mais nada, quero deixar claro que trabalho para um distribuidor desses equipamentos, então por um lado conheço bem a tecnologia, por outro lado é verdade que minha opinião pode ser um pouco comprometida pelo meu dia-a-dia.
O IP DSLAM vai custar uns R$ 250,00 por assinante (IP DSLAM + cabo Telco + modem). Isso não levando em conta o cabeamento entre o IP DSLAM e os assinantes. Se for dentro de um condominio (prédio, loteamento, etc) o cabeamento já existe, então não existe custo extra. Se for passado nos postes, ai é custo.
A solução IP DSLAM chega a até 5Km de cabo - não necessita de nenhum cabo especial. Nessa distância a banda máxima por linha é de 4Mbps de download e 800Kbps de upload. A 1Km de cabo essa banda é de 20Mbps de download e 2,5Mbps de upload (todos valores aproximados).
Ele já tem isolação 1.500VA contra surtos. Ou seja, a não ser que o raio caia diretamente no cabo (o que ai vai causar um buraco no equipamento), quedas de raios proximas ao equipamento ou cabo não causam problemas. Já vi IP DSLAM com buraco na placa de circuito impresso, causado por queda direta de raio, aonde apenas 4 portas pararam de funcionar (o resto do IP DSLAM continuou funcionando).
Ele permite o controle de banda por porta (up e down), assim existe uma maneira controlar quem queira compartilhar as conexões com os vizinhos.
Assim, o IP DSLAM é realmente mais caro que um switch ethernet, mas o IP DSLAM tem como vantagem usar o cabeamento já existente (condominios), maior alcance e requer menor manutenção. Além disso possui mecanismo de controle para gerenciamento dos usuarios.
Amigo, ao meu ver eu acho implaticavel esses preços da Vertical Simples, até porque eu destrinchei o projeto deles e vi que lá não tinha nada demais em relação à um simples circuito de backup de energia que qualquer no-break tem ou central de alarme ... não discordo deles não ... eles estão certos de terem inventado o "padrão" e colocaram por um preço no mercado que eles julgam serem justo. Mas para mim e inúmeros clientes que eu atendo aqui no Rio de Janeiro é meio que impossível eles adotarem esse sistema. Eu continuo achando que o empresário que quer investir e ter uma vida mais prolongada do seu negócio, por mais caro que seja ele vai investir em fibra óptica, pois com certeza é retorno garantido. Só de pensar no retorno em que a fibra vai dar e as mil e uma utilidades da Fibra vale a pena investir sim.
Conheci uma empresa aqui no Rio de Janeiro que investiu 10 Milhões em fibra óptica no ultimo semestre do ano passado, e eles já estão tendo o retorno.
Quanto à legalização para transmissão de imagens, canais de tv e blá blá blá ... o investimento é bem caro, pois a licensa é carissíma e sem contar que a contratação de cada canal é uma grana pretissima ... e ainda por cima não sei se ainda tem o lance de alguma empresa deter os direitos de somente ela prestar o serviço naquela cidade por aquele meio fisico ... um exemplo aqui no Rio de Janeiro é a NET ... e a TVA que opera na faixa do 2.5 Ghz que eh SOMENTE dela aqui no Rio de Janeiro.
Uso Telcon desde o primeiro ao ultimo milimetro da rede, tenho no máximo 3 chamados por mês, tenho clientes que montaram a sua rede na enfase do " mais barato " e é problema o tempo todo, tem chamado todo dia, já vi até casos de o cliente passar o cabo e o cabo sozinho ressecar e quebrar próximo ao conector. E já vi casos tb de o cabo quebrar quando se vai descascar. O pior cabo é o tal do Multitoch e tem um outro que ruimzinhu tb que fede pra caramba ( fede à merda ... rssrrssrsr ... ) ... Já trabalhei com Furukaua que é bom tb mas não na minha rede ... uso telcon sempre e não abro mão da Marca. Switchs já trabalhei com tudo que é marca ... O melhor é o IntelBras ... e a disputa por pior fica entre GTS e Mymax.
A GlobalFast comercializa o produto HPNA master e slave. Confira a promoção neste link http://bit.ly/9KYvnF.
Qualquer duvida estaremos a disposição pelo canal do site ou pelo e-mail [email protected].
Ta explicado então, vc usa cabo UTP e o que faz a sustentação desse cabo é o cabo de alimentação. Porque estava pensando aqui que um cabo de rede de um poste ao outro sem um mensageiro não ia dar certo. O ideal seria um cabo de aço, antes de qualquer cabo elétrico, pois alguém tem que sustentar esse peso lá em cima, sem deixar muita barriga. Caso contrário é dor de cabeça mesmo se esses cabos forem arrancados por veículos, ou tiverem sua estrutura física comprometida.
Me desculpem mas cabo UTP 8 vias cat5 é gambiarra em poste, pois tem que colocar swtch ou hub a cada 100 ou 150 mtrs, para rede cabeada o ideal é usar outro tipo de equipamento para cabos auto portantes com cabo de aço interno, tudo o resto é pura gambiarra.
Pois é ... é pura gambiarra .... gambiarra que está funcionando há 3 anos e nunca me deu dor de cabeça ! :s:
Graças à Deus.
admskil, me desculpe se sem querer acabei ofendendo voce, não era essa minha intenção, só falei pois aqui usamos fibra optica para distancias maiores que 1km e para menores cabo RG11 usando tecnologia hpna2, nunca tivemos problemas a energia vai direto no cabo auto portante, e do poste para os clientes rg6 velocidades nos clientes de até 15mb funciona normal, nunca tinha visto cabo UTP par trançado em postes de rua. Quanto voce ta pagando por poste ai, aqui ta em torno de R$6,00 o poste e acho que estou sendo explorado pela operadora de energia local.
Aqui a Ampla cobra R$ 7,20 por poste ! E a light 7,00.
Amigos... eu sei que o cabo de rede Furukawa tem uma excelente qualidade... mas tenho como conseguir o cabo de rede Cat5 Lan Expert por um preço em conta...
O que eu preciso saber é se esse cabo (Lan Expert) é de boa qualidade e se ele pode ser usado para externamente ligando um poste a outro... aliás, o que se deve usar pra prender o cabo e deixá-lo esticado?
Forte abraço a todos.
É excelente qualidade.... agora pra prender o cabo é exigido... Fita AÇo, para prender o ANEL para usar ESTICADORES de PLASTICO... entao sao necessario, Fita aço, anel, esticadores (para prender o cabo), e a ferramenta para fechar a fita chamada de ARQUEADOR... Arqueao Manual, arqueao de, ai é so montar o cabo.
Valeu, mano Aka2005... a informação foi extremamente útil.
Abraço.
eai pessoal
to acompanhando este tópico
atualmente tenho em media 200 clientes
e vamos pegar alguns condominios
no momento nada de postes
todos vamos cabear
alguém ja pensou em usar um roteador para fazer a autencação pppoe do cliente ao inves de ligar o cabo direto no pc?
isso ajuda e muito em casos de troca de computador, mobilidade por wireless em caso de notebook e o isolamento do cliente
nós vamos entrar em alguns condominios em 5.8Ghz N e cabear usando ap cliente Engenius 1221 o branco aquele
em testes ajuda e muito
alguém ja fez isso?
obrigado