-
Re: ePMP - O Guia Definitivo
Citação:
Postado originalmente por
lleonardo
Você até me desanimou com essa sua experiência. Já fui cobaia com mimosa e me lasquei, tive os problemas que todos já conhecem e pensei nos cambium, mas não tenho tempo nem dinheiro pra ser cobaia e ficar tendo esses estresses. Jonas, estou pensando em montar um pop só com cambium. Vc tem alguma experiência com a linha Epmp?
Nao tenho pois nao acho a soluçao viavel, e tive que profissionalizar o transporte do link "busco a quase 200km" entao sai de 5.8 e mudei tudo pra huawei cabo meu $$ pra fibra kkkkkk
Pois nao adianta fibra/cambium ou seja oque for se teu link nao tiver qualidade.
Ainda sobre o cambium tenho vontade de ver um celula com suas 80 a 110 cpe e passando proximo ao prometido que seria 200mbps, nunca vi um case realmente acima de 80 cpe o mesmo acontece com elevate. Essas empresa sao "burras" pq nao pega um dos varios profissional do mercado br e monta um case de sucesso pra divulgar melhor, quem sabe assim nao sana as duvidas de uma vez por toda.
Elevate tem um case no face de um provedor com umas 40 cpe que ficao reiniciando tem uns 3d que nao acompanho nao sei se ele resolveu.
-
1 Anexo(s)
Citação:
ab5x2
Jonas, eu acho que ele quer dizer que 1Mbps corresponde a 1 mil pps. Se for, queria entender esse cálculo aí.
Hum agora entendi mestre!
Print de um ptp 132.8mbs agregado ou 20.781pps a conta nao bate mesmo hehe
A nao ser que ele esteja usando nessa conta dele apenas download ai quase bate.
Anexo 66735
-
Citação:
ab5x2
Jonas, eu acompanho esse provedor que você citou (ele está aqui perto), e vi a discussão no Facebook e só foi relatado ser "bug".
Eu já pensei em Cambium, mas diante desses relatos eu não tive coragem de levar pro diretor da empresa isso como sugestão, ainda continuamos investindo em fibra.
----------
Eu também estou querendo entender essa relação (será que ele também diz que o canal 5700MHz é o melhor pra se trabalhar?), eu tentei editar o post pra acrescentar e acabei excluindo e também não consegui voltar (estou usando o app mobile).
Rapaz essa dos canal estava em reforma aqui nem deu pra acompanhar direito kkkkk
Esse provedor do Elevate conseguiu resolver?
-
1 Anexo(s)
Olha aqui esta dentro do esperado do que equipamento pode fazer, 22.000 pps são condiçoes 100% ideiais de funcionamento isso no mundo de hoje é quase impossivel, mas aqui esta dentro do esperado para um link de visada não 100% e 20 mhz.
Anexo 66736
-
Citação:
JonasMT
Nao tenho pois nao acho a soluçao viavel, e tive que profissionalizar o transporte do link "busco a quase 200km" entao sai de 5.8 e mudei tudo pra huawei cabo meu $$ pra fibra kkkkkk
Pois nao adianta fibra/cambium ou seja oque for se teu link nao tiver qualidade.
Ainda sobre o cambium tenho vontade de ver um celula com suas 80 a 110 cpe e passando proximo ao prometido que seria 200mbps, nunca vi um case realmente acima de 80 cpe o mesmo acontece com elevate. Essas empresa sao "burras" pq nao pega um dos varios profissional do mercado br e monta um case de sucesso pra divulgar melhor, quem sabe assim nao sana as duvidas de uma vez por toda.
Elevate tem um case no face de um provedor com umas 40 cpe que ficao reiniciando tem uns 3d que nao acompanho nao sei se ele resolveu.
Onde vou montar um pop não vale a pena fibrar. As casas são muito distantes umas das outras e pelos meus calculos, os valores com os rádios, mesmo sendo câmbium, é bem mais barato. O intuito é oferecer planos de até 15Mb pra, mais ou menos, 150 clientes. E como esse pop será do zero, não vou usar esse Elevate e nem sei se usaria, pq é um soft melhorado no hardware q já conhecemos. Cheguei a ver esse caso que vc mencionou sobre o problema que um provedor estava tendo, mas não sei se resolveram. Vou dar uma fuçada aqui pra ver se acho.
-
Dúvida: posso misturar CPEs SISO e MIMO em um AP ePMP com Elevate?
Pergunto isso pois temos muitos clientes com AirGrid aqui na rede e não é viável fazê-los comprar outro CPE, que seja MIMO, no caso de uma migração para ePMP.
Há uns 2 anos fiz testes com pontos de acesso Ubiquiti e MikroTik e não consegui fazer funcionar essa mistura, com CPEs MIMO modulando em MCS 8 ou mais ao mesmo tempo que CPEs SISO modulavam em até MCS 7. Simplesmente ficou tudo meio doido (modulações erradas, outros CPEs não modulavam, etc.) e não funcionou para ninguém. O único jeito de manter os dois tipos de CPE juntos foi fazendo todo mundo trabalhar nas modulações SISO, ou seja, no máximo MCS 7, e é assim até hoje. Naquela época eu tinha menos conhecimento sobre isso tudo aqui, então não sei se fiz algo errado, mas a conclusão a que cheguei foi que se jogar SISO no meio, todo mundo só pode modular a no máximo MCS 7, para que funcione corretamente.
Como seria com Cambium ePMP? Se eu colocar AirGrid no meio, vou ter que limitar todo mundo a MCS 7? Ou, devido ao Airtime Fairness, vai ser possível ter essas AirGrids operando em MCS 1-7, enquanto outros CPEs comunicam em MCS 9-15? E o quanto essa mistura pode degradar a capacidade do ponto de acesso? @Zucchi?
-
To montando um pop novo e tava pensando no cambium, porém gostaria de ver mais relatos positivos sobre ele.
-
Citação:
TsouzaR
Pergunto isso pois temos muitos clientes com AirGrid aqui na rede e não é viável fazê-los comprar outro CPE, que seja MIMO, no caso de uma migração para ePMP.
Há uns 2 anos fiz testes com pontos de acesso Ubiquiti e MikroTik e não consegui fazer funcionar essa mistura, com CPEs MIMO modulando em MCS 8 ou mais ao mesmo tempo que CPEs SISO modulavam em até MCS 7. Simplesmente ficou tudo meio doido (modulações erradas, outros CPEs não modulavam, etc.) e não funcionou para ninguém. O único jeito de manter os dois tipos de CPE juntos foi fazendo todo mundo trabalhar nas modulações SISO, ou seja, no máximo MCS 7, e é assim até hoje. Naquela época eu tinha menos conhecimento sobre isso tudo aqui, então não sei se fiz algo errado, mas a conclusão a que cheguei foi que se jogar SISO no meio, todo mundo só pode modular a no máximo MCS 7, para que funcione corretamente.
Como seria com Cambium ePMP? Se eu colocar AirGrid no meio, vou ter que limitar todo mundo a MCS 7? Ou, devido ao Airtime Fairness, vai ser possível ter essas AirGrids operando em MCS 1-7, enquanto outros CPEs comunicam em MCS 9-15? E o quanto essa mistura pode degradar a capacidade do ponto de acesso? @
Zucchi?
Como o ePMP lida com cada CPE como se fosse um ponto a ponto individual, não terá problemas. Cada equipamento vai falar na sua modulação máxima disponivel sem arrebentar o setor todo como em UBNT/MK.
Pode mandar ver.
-
Citação:
Zucchi
Como o ePMP lida com cada CPE como se fosse um ponto a ponto individual, não terá problemas. Cada equipamento vai falar na sua modulação máxima disponivel sem arrebentar o setor todo como em UBNT/MK.
Pode mandar ver.
Valeu, @Zucchi! Essa informação vai influenciar muito nos projetos aqui.
Só falta agora sair o ePMP Elevate para MikroTik... Tem alguma previsão disso?
-
Citação:
TsouzaR
Valeu, @
Zucchi! Essa informação vai influenciar muito nos projetos aqui.
Só falta agora sair o ePMP Elevate para MikroTik... Tem alguma previsão disso?
Segundo semestre. Um pouco a mais ou um pouco a menos. Está quase ai.
-
Citação:
lleonardo
Você até me desanimou com essa sua experiência. Já fui cobaia com mimosa e me lasquei, tive os problemas que todos já conhecem e pensei nos cambium, mas não tenho tempo nem dinheiro pra ser cobaia e ficar tendo esses estresses. Jonas, estou pensando em montar um pop só com cambium. Vc tem alguma experiência com a linha Epmp?
lleonardo e JonasMT...desculpe entrar no assunto entre vocês, porém acredito que toda informação relacionada é bem vinda...
Como já sabemos, no mundo real precisamos pagar para ver, aqui não foi diferente...então segue o feedback para os amigos!
PROJETO PILOTO
- POP com duas Rocket´s M5 + dois Painel da UBNT atendendo com muita dificuldade em torno de 30 clientes
- Visada limpa, cliente mais distante 4 km, ângulo de abertura real entre clientes máximo de 90°
- Região de muito ruído/interferência, era muito comum o cliente ficar com CCQ baixo com péssimo desempenho
- 90% dos clientes com plano de 5 mega
Montei uma célula de teste com Painel Cambium + ePMP2000 com GPS + Antena Smart, neste momento temos quase 30 clientes com CPE UBNT + Firmware Elevate em produção.
Nos testes é perceptível que o desempenho melhorou muito, os clientes em que o sinal é bom é possível obter velocidades na casa dos 50 a 65 mega.
Ficou alguns clientes com sinal muito ruim devido ao ângulo de abertura fora do painel ou antena/cpe de baixa potência/ganho no cliente, porém mesmo nestes clientes é possível obter velocidades na casa dos 5 a 10 mega sem problemas. O grande detalhe é que mesmo com alguns clientes com sinal ruim o painel não perde o desempenho para atender os outros clientes.
Por enquanto o ponto negativo é a latência um pouco maior, porém ainda aceitável, afinal clientes que viviam reclamando agora relatam que conseguem abrir Netflix em 4k, Youtube e teste de velocidade ao mesmo tempo com ótimos resultados, experiência que antes não era possível. Acredito que o recurso de priorização de trafego via QoS deve ajudar muito priorizando trafego Multicast e VOIP.
Por enquanto estou gostando dos resultados, um Kit ePMP2000 Cambium substituiu dois painéis da UBNT com louvor, ainda estou tentando diminuir a latência porém os relatos é que ePMP tem uma latência maior mesmo.
-
Citação:
TsouzaR
Como seria com Cambium ePMP? Se eu colocar AirGrid no meio, vou ter que limitar todo mundo a MCS 7? Ou, devido ao Airtime Fairness, vai ser possível ter essas AirGrids operando em MCS 1-7, enquanto outros CPEs comunicam em MCS 9-15? E o quanto essa mistura pode degradar a capacidade do ponto de acesso? @
Zucchi?
TsousaR...segue um caso real, 100% Elevate exatamente como você questionou (equipamentos com variação de MCS entre 1 a 15), com 100% dos clientes UBNT convertido para Elevate...
Como já sabemos, no mundo real precisamos pagar para ver, aqui não foi diferente...então segue o feedback para os amigos!
PROJETO PILOTO
- POP com duas Rocket´s M5 + dois Painel da UBNT atendendo com muita dificuldade em torno de 30 clientes
- Visada limpa, cliente mais distante 4 km, ângulo de abertura real entre clientes máximo de 90°
- Região de muito ruído/interferência, era muito comum o cliente ficar com CCQ baixo com péssimo desempenho
Montei uma célula de teste com Painel Cambium + ePMP2000 com GPS + Antena Smart, neste momento temos quase 30 clientes com CPE UBNT + Firmware Elevate em produção.
Nos testes é perceptível que o desempenho melhorou muito, os clientes em que o sinal é bom é possível obter velocidades na casa dos 50 a 65 mega.
Ficou alguns clientes com sinal muito ruim devido ao ângulo de abertura fora do painel ou antena/cpe de baixa potência/ganho no cliente, porém mesmo nestes clientes é possível obter velocidades na casa dos 5 a 10 mega sem problemas. O grande detalhe é que mesmo com alguns clientes com sinal ruim o painel não perde o desempenho para atender os outros clientes.
Por enquanto o ponto negativo é a latência um pouco maior, porém ainda aceitável, afinal clientes que viviam reclamando agora relatam que conseguem abrir Netflix em 4k, Youtube e teste de velocidade ao mesmo tempo com ótimos resultados, experiência que antes não era possível. Acredito que o recurso de priorização de trafego via QoS deve ajudar muito priorizando trafego Multicast e VOIP.
Por enquanto estou gostando dos resultados, um Kit ePMP2000 Cambium substituiu dois painéis da UBNT com louvor, ainda estou tentando diminuir a latência porém os relatos é que ePMP tem uma latência maior mesmo.
-
Citação:
EvertonMachado
TsousaR...segue um caso real, 100% Elevate exatamente como você questionou (equipamentos com variação de MCS entre 1 a 15), com 100% dos clientes UBNT convertido para Elevate...
PROJETO PILOTO
Everton. Você teria um print do AP pra gente ver como ficou os clientes? Se fosse possível.
Obrigado pela atenção.
-
Se possível um print do tráfego nesse painel. Quando vc se refere ao aumento da latência, seria quanto a quanto de tráfego no rádio?
-
1 Anexo(s)
Citação:
FMANDU
Se possível um print do tráfego nesse painel. Quando vc se refere ao aumento da latência, seria quanto a quanto de tráfego no rádio?
Notei que o trafego no painel com exatamente os mesmos clientes aumentou, cheguei a presenciar picos de 37 mega sendo que anteriormente com UBNT era raro ver mais de 20 mega.
Sobre o aumento da latência, ainda não é conclusivo porque com o aumento do trafego, acredito que o transporte nos PTP´s que atendem este POP pioraram/saturaram, sendo assim justificando o aumento da latência.
O projeto é novo, esta em produção a menos de 20 dias, é claro que sempre vamos encontrar problemas afinal estamos falando de RF em 5.8ghz em área urbana de uma cidade de +-200.000 habitantes com muitos provedores, 100% dos rádios nos clientes são UBNT com Firmware Elevate, ou seja, tem tudo para dar errado porém até agora o telefone parou de tocar para reclamações.
Escolhi um cliente para amostragem isentando sua mensalidade com o compromisso dele reportar o resultado com frequência, abri a banda dele e iniciei as avaliações/monitoramentos bem antes da troca do painel (ainda com UBNT ele sempre reclamando), não avisei quando migrei ele para Elevate/CAMBIUM, por incrível que parece o cliente percebeu e relatou a grande diferença.
É tudo ainda muito novo, porém até então notei que a capacidade de processamento e o conjunto de tecnologias do ePMP2000 + Antena Smart, pelo menos neste caso, tem se mostrado mais positivo que UBNT.
Antes de comprar pesquisei muito, recebi muitas informações positivas, claro que só vendo para crer, porém a informações eram confiáveis então resolvi "pagar para ver", por isto estou compartilhando com vocês.
Anexei uma imagem mostrando o trafego com alguns picos durante os testes de velocidade com alguns clientes...
Anexo 67119
-
6 Anexo(s)
Citação:
NielsonPadilha
Everton. Você teria um print do AP pra gente ver como ficou os clientes? Se fosse possível.
Obrigado pela atenção.
Segue algumas imagens para vocês analisarem.
Podem observar que muitos clientes tem baixa capacidade de Downlink porque são antenas de uma polarização o qual negociam até o MCS 7 e mesmo assim o resultado até que é bom.
Importante salientar que os testes de velocidade foram feitos agora durante uma chuva bem forte na região do POP!
Também observem que na coluna "Antenna Selected" mostra por qual antena o cliente escolheu para fazer o Uplink automaticamente, inclusive mostrando o ângulo/polarização quando ele fecha enlace pela Antena Smart, achei isto bem surpreendente.
Anexo 67120Anexo 67121Anexo 67122Anexo 67123Anexo 67124Anexo 67125
-
@EvertonMachado Parabens pelo relato e case. Mas tenho acompanhado outro provedor no face e até agora só dor de cabeça. Painel que nao aceito pppoe direto na cpe, agora passado alguns meses algumas paginas nao abrem somente nos elevate e ai vai.
Eu mesmo agora 2 eforce apos configurar em banca a cpe cliente fica louca a lan dando on e off direto. Em 2 unidade NOVAS tiradas da caixa e esse tftp da cambium nao funciona de maneira alguma.
-
Citação:
JonasMT
@
EvertonMachado Parabens pelo relato e case. Mas tenho acompanhado outro provedor no face e até agora só dor de cabeça. Painel que nao aceito pppoe direto na cpe, agora passado alguns meses algumas paginas nao abrem somente nos elevate e ai vai.
Eu mesmo agora 2 eforce apos configurar em banca a cpe cliente fica louca a lan dando on e off direto. Em 2 unidade NOVAS tiradas da caixa e esse tftp da cambium nao funciona de maneira alguma.
JonasMT ...este nosso mundinho é complicado mesmo, eu fiquei uma semana apanhando para aplicar o Firmware em um rádio até descobrir que não era compatível, suporte oficial dos fabricantes é daquele jeito, quem me deu algumas dicas foi o Zucchi.
Gostaria de acompanhar este caso que você comentou no Facebook...se possível informe como encontra-los ou deixe o link deles aqui.
-
Eu conheço um provedor que sofreu problemas com Cambium também, é um dos meus parceiros aqui da região.
Hoje ele tem algumas unidades ainda trabalhando bem com o ePMP, mas os que estavam com defeito ele substituiu por Rocket Prism e os resultados estão sendo satisfatórios. Claro que o valor que foi investido em ePMP daria fácil pra cabear o bairro e ainda poder pensar lá nos 1024 clientes FTTH.
-
Citação:
Eu conheço um provedor que sofreu problemas com Cambium também, é um dos meus parceiros aqui da região.
Hoje ele tem algumas unidades ainda trabalhando bem com o ePMP, mas os que estavam com defeito ele substituiu por Rocket Prism e os resultados estão sendo satisfatórios. Claro que o valor que foi investido em ePMP daria fácil pra cabear o bairro e ainda poder pensar lá nos 1024 clientes FTTH.
E justamente esse case que estou falando. Tbm estou implantando rocket prism graças ao relato dele, o gps beta da ubnt ja foi lançado.
-
Ainda não achei essa case. No face.
-
Acredito que ele tenha apagado, pois gerou uma polêmica desgraçada isso.
Mas quem quiser ver, só dar um pulo aqui na região de São José do Rio Preto - SP, rsrsrs.
-
Citação:
Acredito que ele tenha apagado, pois gerou uma polêmica desgraçada isso.
Mas quem quiser ver, só dar um pulo aqui na região de São José do Rio Preto - SP, rsrsrs.
Mais o problema foi de usar elevate com epmp? Ou na rede interna cambium mesmo? Sem elevate
-
Ele usou sim CPEs da UBNT com firmware Elevate, mas o problema estava nos APs, que reiniciavam constantemente sem motivos.
-
Citação:
Ele usou sim CPEs da UBNT com firmware Elevate, mas o problema estava nos APs, que reiniciavam constantemente sem motivos.
Puts aí é osso. Tô querendo montar pop cambium.... Mais somente cambium mesmo.
-
Eu to usando epmp em dois pops meus e ate agora show de bola. To usando elevate tb
-
Citação:
gustavo_marcon
Eu to usando epmp em dois pops meus e ate agora show de bola. To usando elevate tb
Olá gustavo_marcon ...se possível compartilhe mais informações como quantidade de clientes, distâncias, topologia da regiao, planos, sinal/ruído, etc...para que possamos avaliar.
Pra mim por enquanto o mais crítico é a latência alta entre 30 e 100ms em cliente sem tráfego, considero muito alta
-
Relato muito interessante, @EvertonMachado! Obrigado por compartilhar!
Citação:
JonasMT
@
EvertonMachado Parabens pelo relato e case. Mas tenho acompanhado outro provedor no face e até agora só dor de cabeça. Painel que nao aceito pppoe direto na cpe, agora passado alguns meses algumas paginas nao abrem somente nos elevate e ai vai
Mais um motivo para abandonarem PPPoE, hehehehe: essa bagaça é mais suscetível a erros.
Citação:
EvertonMachado
JonasMT ...este nosso mundinho é complicado mesmo, eu fiquei uma semana apanhando para aplicar o Firmware em um rádio até descobrir que não era compatível, suporte oficial dos fabricantes é daquele jeito, quem me deu algumas dicas foi o Zucchi.
Qual rádio era esse, Everton? Era algum da UBNT, linha M5, que a Cambium diz suportar toda? É interessante sabermos, para evitarmos apanhar por uma semana nisso também, hehe...
Citação:
JonasMT
E justamente esse case que estou falando. Tbm estou implantando rocket prism graças ao relato dele, o gps beta da ubnt ja foi lançado.
Se não me engano, parece que tudo que essa linha da UBNT tem a oferecer contra interferência é sincronização por GPS e o filtro do AirPrism (que imagino ser receptor super-heteródino, como o da Cambium, mas tem a desvantagem de limitar a faixa de operação do rádio a algo como 5400-5900, se não me engano), enquanto a linha ePMP tem bem mais recursos que isso.
Vou achar estranho se a linha AirMax AC conseguir resultados iguais ou superiores a ePMP com menos. Seria interessante, mas duvido... Estou cético ainda, até porque todos cases de que me lembro ter visto foram nos EUA, onde se respeita as normas da FCC (e por isso o espectro está bem mais usável), e em área rural. Inclusive, não é de hoje que vejo alguém falar que a UBNT projeta produtos dela visando o mercado dos EUA (isso deve explicar as portas Ethernet de açúcar: rede elétrica e aterramento bem feito deve ser comum por lá)...
Citação:
EvertonMachado
Pra mim por enquanto o mais crítico é a latência alta entre 30 e 100ms em cliente sem tráfego, considero muito alta
O @Zucchi disse que a latência fica entre 12ms e 18ms, e pelo que me lembro de algum webinar da Cambium, isso é constante, inclusive com o ponto de acesso em carga máxima.
Você testou essa latência direto para o AP ePMP ou algum equipamento conectado a ele por cabo, ou passa por algum enlace de rádio? Talvez o problema seja em outro lugar...
-
[QUOTE=TsouzaR;815362]Relato muito interessante, @EvertonMachado! Obrigado por compartilhar!
Mais um motivo para abandonarem PPPoE, hehehehe: essa bagaça é mais suscetível a erros.
Citação:
TsouzaR
Qual rádio era esse, Everton? Era algum da UBNT, linha M5, que a Cambium diz suportar toda? É interessante sabermos, para evitarmos apanhar por uma semana nisso também, hehe...
O rádio que não aceitou o Firmware Elevate foi uma LiteBeam, porém é muito importante consultar no site da Cambium a lista de hardware compatível, procedimento que eu não fiz antes de tentar instalar na LiteBeam, esta lista eu peguei no site do Zucchi connectivitatelecom.com.br:
Loco M5 XW
Loco M5 XM
NanoStation M5 XW
NanoStation M5 XM
NanoBridge M5 XM
Rocket M5 XM
Rocket M5 XW
Powerbeam M5 300/400 XW
Airgrid M5HP XW
Airgrid M5 XM
NanoBeam M5 XW
Citação:
TsouzaR
Se não me engano, parece que tudo que essa linha da UBNT tem a oferecer contra interferência é sincronização por GPS e o filtro do AirPrism (que imagino ser receptor super-heteródino, como o da Cambium, mas tem a desvantagem de limitar a faixa de operação do rádio a algo como 5400-5900, se não me engano), enquanto a linha ePMP tem bem mais recursos que isso.
Vou achar estranho se a linha AirMax AC conseguir resultados iguais ou superiores a ePMP com menos. Seria interessante, mas duvido... Estou cético ainda, até porque todos cases de que me lembro ter visto foram nos EUA, onde se respeita as normas da FCC (e por isso o espectro está bem mais usável), e em área rural. Inclusive, não é de hoje que vejo alguém falar que a UBNT projeta produtos dela visando o mercado dos EUA (isso deve explicar as portas Ethernet de açúcar: rede elétrica e aterramento bem feito deve ser comum por lá)...
Sobre Rocket AC com ou sem Airrprism, eu tenho os dois modelos. Sem Airprism tem uma lista de canais maior dando margem para "escapar" da poluição, com Airprism se não encontrar um canal livre (menos poluído) não terá bons resultados , é física! No geral o Rocket AC para PTP eu considero ótimo, desde que aplicado de forma correta com antena adequada, radome shield e um bom alinhamento, desempenho é ótimo.
O @Zucchi disse que a latência fica entre 12ms e 18ms, e pelo que me lembro de algum webinar da Cambium, isso é constante, inclusive com o ponto de acesso em carga máxima.
Citação:
TsouzaR
Você testou essa latência direto para o AP ePMP ou algum equipamento conectado a ele por cabo, ou passa por algum enlace de rádio? Talvez o problema seja em outro lugar...
Sobre a Latência alta nos clientes, é óbvio que a avaliação foi de forma correta. Depois de efetuar alguns ajustes consegui melhorar de 30 a 50ms para casa dos 12 a 22ms, apesar de ser um valor expressivo considero bem aceitável principalmente porque é sempre a mesma latência seja com 1 ou os atuais 30 clientes, com trafego baixo ou alto, lembrando que neste painel tem alguns clientes com sinal bem ruim, estabilidade na Cambium que UBNT não tinha com os mesmos clientes, local, CPE´s e planos.
-
[QUOTE=EvertonMachado;815392]
Citação:
TsouzaR
Relato muito interessante, @
EvertonMachado! Obrigado por compartilhar!
O rádio que não aceitou o Firmware Elevate foi uma LiteBeam, porém é muito importante consultar no site da Cambium a lista de hardware compatível, procedimento que eu não fiz antes de tentar instalar na LiteBeam, esta lista eu peguei no site do Zucchi connectivitatelecom.com.br:
Loco M5 XW
Loco M5 XM
NanoStation M5 XW
NanoStation M5 XM
NanoBridge M5 XM
Rocket M5 XM
Rocket M5 XW
Powerbeam M5 300/400 XW
Airgrid M5HP XW
Airgrid M5 XM
NanoBeam M5 XW
Sobre Rocket AC com ou sem Airrprism, eu tenho os dois modelos. Sem Airprism tem uma lista de canais maior dando margem para "escapar" da poluição, com Airprism se não encontrar um canal livre (menos poluído) não terá bons resultados , é física! No geral o Rocket AC para PTP eu considero ótimo, desde que aplicado de forma correta com antena adequada, radome shield e um bom alinhamento, desempenho é ótimo.
O @
Zucchi disse que a latência fica entre 12ms e 18ms, e pelo que me lembro de algum webinar da Cambium, isso é constante, inclusive com o ponto de acesso em carga máxima.
Sobre a Latência alta nos clientes, é óbvio que a avaliação foi de forma correta. Depois de efetuar alguns ajustes consegui melhorar de 30 a 50ms para casa dos 12 a 22ms, apesar de ser um valor expressivo considero bem aceitável principalmente porque é sempre a mesma latência seja com 1 ou os atuais 30 clientes, com trafego baixo ou alto, lembrando que neste painel tem alguns clientes com sinal bem ruim, estabilidade na Cambium que UBNT não tinha com os mesmos clientes, local, CPE´s e planos.
Olá amigão obrigado pelo compartilhamento. Esses ajustes que você fez foram nos aps?
Obrigado
-
[QUOTE=NielsonPadilha;815393]
Citação:
EvertonMachado
Olá amigão obrigado pelo compartilhamento. Esses ajustes que você fez foram nos aps?
Obrigado
Olá...sim, para melhorar a latência o ajuste foi aplicado no AP, tem um parâmetro chamado "Frame Size"...
Se configurar em 5ms teremos as modulações de 5 ou 10 ou 20 ou 40MHz, porém a latência é maior.
Se configurar em 2.5ms teremos as modulações de 20 ou 40MHz, porém a latência é bem menor, aqui ficou em 40MHz então deixei o Frame Size em 2.5ms com ótimos resultados.
-
3 Anexo(s)
Aqui tudo sossegado, nunca peguei hardware com defeito da cambium, todos comprados com zuchi, segue uns prints do epmp 2000 rodando são 53 clientes ligados neste setor no momento, de 1.7 km a 5.8 chegando picos de 55 mbps. planos de 4,8,10 mbps.
Anexo 67192
Anexo 67191
Anexo 67193
-
[QUOTE=EvertonMachado;815394]
Citação:
NielsonPadilha
Olá...sim, para melhorar a latência o ajuste foi aplicado no AP, tem um parâmetro chamado "Frame Size"...
Se configurar em 5ms teremos as modulações de 5 ou 10 ou 20 ou 40MHz, porém a latência é maior.
Se configurar em 2.5ms teremos as modulações de 20 ou 40MHz, porém a latência é bem menor, aqui ficou em 40MHz então deixei o Frame Size em 2.5ms com ótimos resultados.
Só lembrando que com frame size em 2.5 ms vc perde em torno de 10 % do trafego total do AP.
-
Fica uma dica para quem estiver usando cambium, que quanto maior numero de clientes com baixo mcs maior capacidade de frames que ele consome no AP, limitando o numero de clientes que ele vai segurar pois não vai haver recursos para uma grande quantidade de clientes, no meu caso tenho clientes com visada comprometida e muito longe da torre no pico consumo de frames do AP chega em torno de 70 %.
mcs baixo não afeta outros clientes, só vai afetar a partir do momento que não houver mais recursos no AP.
Acredito que aqui consiga chegar a 60~65 clientes até o AP chegar no limite.
-
Citação:
midnightmen
Aqui tudo sossegado, nunca peguei hardware com defeito da cambium, todos comprados com zuchi, segue uns prints do epmp 2000 rodando são 53 clientes ligados neste setor no momento, de 1.7 km a 5.8 chegando picos de 55 mbps. planos de 4,8,10 mbps.
Anexo 67192
Anexo 67191
Anexo 67193
Legal! Como está a interferência por aí?
Aqui o AirView pega picos de -75dB no ponto de acesso, por todo o espectro, de 5100MHz a 5900MHz. Pelo que simulei no LinkCalc, precisaria de todos clientes com no mínimo -58dBm de sinal, para modular ao menos em MCS 13 (mas a maioria do clientes simulados chegaram a MCS 15). Como você tem sinal inferior a -60dBm conseguindo MCS 15, parece não estar tão ruim por aí em questão de poluição...
Citação:
midnightmen
Fica uma dica para quem estiver usando cambium, que quanto maior numero de clientes com baixo mcs maior capacidade de frames que ele consome no AP, limitando o numero de clientes que ele vai segurar pois não vai haver recursos para uma grande quantidade de clientes, no meu caso tenho clientes com visada comprometida e muito longe da torre no pico consumo de frames do AP chega em torno de 70 %.
mcs baixo não afeta outros clientes, só vai afetar a partir do momento que não houver mais recursos no AP.
Acredito que aqui consiga chegar a 60~65 clientes até o AP chegar no limite.
Interessante... sabe se isso se aplica também ao colocar cliente SISO no meio? Um cliente SISO em MCS 7 vai demandar mais frames que um cliente MIMO em MCS 15? Ambos MCS 7 e 15 são a mesma modulação, 64-QAM 5/6, por isso fico na dúvida.
-
Citação:
TsouzaR
Legal! Como está a interferência por aí?
Aqui o AirView pega picos de -75dB no ponto de acesso, por todo o espectro, de 5100MHz a 5900MHz. Pelo que simulei no LinkCalc, precisaria de todos clientes com no mínimo -58dBm de sinal, para modular ao menos em MCS 13 (mas a maioria do clientes simulados chegaram a MCS 15). Como você tem sinal inferior a -60dBm conseguindo MCS 15, parece não estar tão ruim por aí em questão de poluição...
Interessante... sabe se isso se aplica também ao colocar cliente SISO no meio? Um cliente SISO em MCS 7 vai demandar mais frames que um cliente MIMO em MCS 15? Ambos MCS 7 e 15 são a mesma modulação, 64-QAM 5/6, por isso fico na dúvida.
Não sei te dizer se isso vale nos clientes siso, mas acho que não afeta se estiver MCS bom, problema em modular em mcs baixo é que se esta acontecendo e porque tem muita interferência ou sinal ruim ai o AP precisa retransmitir muito mesmo entregando uma boa quantidade de troughput no cliente o que consequentemente consome mais recursos.
interferência aqui não esta diferente da maioria das regiões, em particular esse AP esta em um canal bom com interferência moderada mas nada como -75.
Pra vc conseguir um melhor resultado quando rodar analisador de espectro não se baseie pelos picos para escolha do canal, deixe rodar uns minutos e se baseie pela waterfall, veja o que esta mais escuro e selecione este canal. Vc pode também verificar tilt do AP, depois de conectados clientes fiz ajuste me baseando no cliente mais distante e consegui ganhar 3~4 DB só neste ajuste.
Aqui AP esta em 20 MHZ.
-
Quando assisti ao seminário sobre o Cambium Elevate, o que mais foi destacado era que a interferência não iria prejudicar o desempenho. Este era um ponto forte do equipamento.
Mas pelo seu comentário como usuário já deu para ver que a interferência vai sim atrapalhar.
-
Citação:
1929
Quando assisti ao seminário sobre o Cambium Elevate, o que mais foi destacado era que a interferência não iria prejudicar o desempenho. Este era um ponto forte do equipamento.
Mas pelo seu comentário como usuário já deu para ver que a interferência vai sim atrapalhar.
Vc tem video para seminario para que eu possa assitir ?
-
A Interferência não atrapalhar nem que for com o melhor radio do mundo! Coloca radio bases de celular pra operar nos mesmos canais dos concorrentes e vejam a merda acontecer. Onde antes daria 100 mega de throughput começa a dar 80, 70, 50....onde dava 5km de alcance, cai pra 3km...onde se tinha uma modulação alta mcs15, começa a não passar mais de 13, 10....Coloca um carro super esportivo pra ver o que ele consegue fazer numa transamazonica da vida. "Ah, mas Cambium é o top dos 4x4..." Até 4x4 numa estrada alfaltadinha e lisa anda muito mais rapido. Radio nenhum fará milagre com concorrência operando na mesma frequência.
-
Olá
Alguém que esteja usando o airgrid m5 com a firmware cambium como cliente:
Minha pergunta é; Como faço para aumentar a potencia do airgrid, o sinal retorno fica muito ruim no epmp 2000, estou usando a de 27 dbi, distancia 7km.
-
Citação:
genadir.coelho
Olá
Alguém que esteja usando o airgrid m5 com a firmware cambium como cliente:
Minha pergunta é; Como faço para aumentar a potencia do airgrid, o sinal retorno fica muito ruim no epmp 2000, estou usando a de 27 dbi, distancia 7km.
Nessa distância se não for ptp não vai ter sinal bom de geito algum.
-
Citação:
JonasMT
Nessa distância se não for ptp não vai ter sinal bom de geito algum.
Acho de você matou a charada...
-
qual a potencia que esta ajustado no pmp2000 na s configuracoes aonde diz Subscriber Module Target Receive aqui deixo -65 pro sinal de retorno, ele ajusta automatico e vao deixar a airgrid na potencia nesecaria.