Amigo o q vc fez pra ficar bom ? eu uso o thunder desde mesmo topico na primeira pagina, agora me diz o q vc fez pra ficar blz.............
Versão Imprimível
Bom pc ram..
eu estava vendo o exemplo de configuração no inicio do seu execente post... uma coisa vc ligo os 3 servers em paralelo correto ao mikrotik e caiu no gbit axo q eh esse no nome...
mais ali naum tem nenhuma saida da ele fika parada ali.. somente para vc ver da station os log´s ??
Correto, o trafego entre servidores ocorre a 1GBit, e a station serve para monitorar os servidores bem como executar alguma alteração, apenas esta station tem acesso a todos os servidores simultaneamente, acesso este que pode ser a 100Mbits sem problema.
Boa tarde, parabéns pelo tópico, acredito que foi de muita valia para muitos de nós. Implementei o sistema em meu laboratório. Tudo funcionando, com o passar dos dias, percebemos que o site do windows update está demorando muito para abrir... hora abre hora não abre, coisa de 5 a 10 min de demora. Qdo tiro o proxy abre normalmente! A diferença é que eu ñ fiz com mikrotik, eu simplesmente configurei o iptables para que ele fosse o gateway da rede, ficando transparente.
Alguém teria alguma dica ou alguma idéa para que eu possa resolver o meu problema??
Muito obrigado!
Abraços...
Não volta.... continua a mesma coisa!!! E o estranho que é apenas com o windows update, pelo menos até agora eu só percebi com ele!
Obrigado!
acompanhando..
Meu firewall está assim, é um exemplo que tirei de um tópico. Agora acredito que não seja problema de rota, uma unica coisa diferente q add no squid.conf foi uma linha para fazer o cache peer que é um outro cache que tenho em meu cpd. O que ainda não fiz foi testar sem essa linha do cache_peer.
cache_peer 189.43.xxx.xx parent 9090 4827 no-query round-robin
modprobe ip_tables
modprobe iptable_nat
#Limpa tudo
iptables -F
iptables -t nat -F
# Para nao fugirem do proxy
iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to 3128
# Encaminhamento de IP
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
# Abre algumas portas (ssh e http)
iptables -A INPUT -p tcp --destination-port 22 -j ACCEPT
iptables -A INPUT -p tcp --destination-port 80 -j ACCEPT
# Abre para a rede local
iptables -A INPUT -p tcp --syn -s 192.168.0.0/255.255.255.0 -j ACCEPT
# Proteção diversas contra portscanners, ping of death, ataques DoS, etc.
iptables -A FORWARD -p icmp --icmp-type echo-request -m limit --limit 1/s -j ACCEPT
iptables -A FORWARD -p tcp -m limit --limit 1/s -j ACCEPT
iptables -A FORWARD -m state --state ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT
iptables -A FORWARD -p tcp --tcp-flags SYN,ACK,FIN,RST RST -m limit --limit 1/s -j ACCEPT
iptables -A FORWARD --protocol tcp --tcp-flags ALL SYN,ACK -j DROP
iptables -A FORWARD -m unclean -j DROP
# Fecha o resto
iptables -A INPUT -p tcp --syn -j DROP
E derrepente, em um determinado circuito de IP DEDICADO DA EMBRATEL (O MESMO OCORRE COM A GVT) ocorre o seguinte:
1 - Videos do youtube não entram no cache
Monitorando os logs, observei que os videos vem do endereço:
v4.lscache1.googlevideo.com
logo
nslookup v4.lscache1.googlevideo.com
resultou em
189.73.192.217
Então eu pergunto, pagando R$ 17.000,00 reais por 10MB dedicados para a telecom e recebemos cache até do youtube, isso esta mesmo certo? Será que não existe um orgão de fiscalização ou uma norma que seja cumprida neste país ?
Pra ferrar os provedores que usam ADSL e não tem SCM existe a ANATEL!!!
Pra exigir que as OPERADORAS DE TELEFONIA E COMUNICAÇÃO DESTE PAÍS CUMPRAM A LEGISLAÇÃO NÃO EXISTE NEM UM ORGÃO, NEM NINGUÉM, AQUI QUEM PODE MAIS CHORA MENOS.
Indignado se eu pudesse eu matarra mil como diz o nosso amigo Jeremias.
Já fui contra, mas se me perguntar hoje, usem adsl mesmo, porque de dedicado estes circuitos não tem mais nada, 8 dias fora do ar por incompetência técnica, querem mesmo nos ferrar.
Concordo, nessa estou com você !!!!
Relamente já tinha percebido isso mas nunca pensei por esse lado..... relamente vc está com a razão....
Nimguem fiscaliza eles pq geralmente são os bons ou pq tem muito pra pagar cafezinhos como já presencie na propria telefonica e embratel.... em reuniões de associações....
Se eu to doido então me mostre (e posso estar mesmo, rss), pq o google faria CACHE dos próprios videos ?
Quando a operadora foi questionada respondeu: Nós temos uma parceria com o google e fazemos cache dos videos, acho que isso responde a sua pergunta.
Postei também esta dúvida no forum do thundercache, respondida quase que imediatamente pelo biazus dizendo:
Ae eu digo, não faz, pq não fez e continua não fazendo, rsss, e agora pergunto, algum dia fará ?Citação:
mas já faz....
o que o thunder pega é o conteudo... nao importa da onde venha...
existem pontos de troca de trafego também que as grandes operadoras fazem direto..uma sede link a outra em determinados locais...
tudo dinamico... vc destina ips e link para fulano fulano destina ips e link para vc e assim vai...
Segue logs:
Código :
1244172436.747 119952 XXX.XX.XX.XX TCP_MISS/200 818524 GET [URL]http://v22.lscache1.googlevideo.com/videoplayback?ip=0.0.0.0&begin=950&itag=34&ipbits=0&sparams=id%2Cexpire%2Cip%2Cipbits%2Citag&sver=3&expire=1244196000&key=yt1&signature=5DAC6EF80E72CB643F877BF454AA884A4C4DB36D.4C0E0C4C3BFF0754C2D60F928C53192867C4C3CE&id=3a2e0282cb454385[/URL] - DIRECT/74.125.1.97 video/x-flv 1244172271.769 9289 XXX.XX.XX.XX TCP_MISS/200 49805 GET [URL]http://v5.lscache8.googlevideo.com/videoplayback?ip=0.0.0.0&sparams=id%2Cexpire%2Cip%2Cipbits%2Citag&itag=5&ipbits=0&sver=3&expire=1244196000&key=yt1&signature=53C41CDC5AC63E17A936FD374DA50448C6A3A557.608E52468F2F340700A37A010206F555EB16F57E&id=b7e5654fc364a9ae[/URL] - DIRECT/74.125.165.220 video/x-flv
Pois é, eu já havia desconfiado disso, mais pensei que pode ser que exista um acordo entre o google e as teles para existi tipo espelhos deles aqui no Brasil e outra muitos servidores web de grande trafego utilizam caches reversos as vezes até em outros locais para ajudar no tráfego, a sourceforge é uma que tem espelhos no datacenter da globo por exemplo....
sobre o thunder sempre desconfiei dele mais como todo mundo estava pedindo comecei a estudar ele tb, mais ele é uma ferramenta que deve estar em constante mudança pq os sites que ele faz cache mudam muito tb o tempo todo...
http://img44.imageshack.us/img44/5407/newsz5.png
PREVIEW SCREEN Z5 - Abro uma votação, vale a pena publicar o próximo script?
ENQUETE - Você acredita que a publicação do novo script conlinuxZ5 vai ajudar muita gente a aprender a pensar e usar o linux + cache de videos para melhorar seus serviços ?
1 - SIM, AJUDA A PENSAR MOSTRANDO O CAMINHO DAS PEDRAS.
2 - NÃO, CRIA INCAPAZES DE PENSAR E DEPENDÊNCIA DE USAR TUDO PRONTO.
Opine, queremos ver a opinião dos admins também, é cada coisa que temos lido ultimamente que dá pena dos daemons.
E mais, você que já usou o script e precisou fazer ajustes manuais para obter o perfeito funcionamento, publique aqui e poderá ser um dos primeiros a testar o novo script.
Sem votação, o lançamento não irá ocorrer então participe, queremos saber a sua opinião.
a partir do resultado final aprende-se como utilizar os meios
Opas ajuda sim.
Aguardamos ansiosos
Abraços
Marcelo
Ainda mais com as novas funções.O que vai ajudar e muito para quem tem mais dificuldades com o Linux
Aguardando Z5 ........
Além conhecer novas ferramentas, nos motiva a busca o conhecimento das mesmas....
Att,
Ney Dourado
:dito:
O script irá fazer, basicamente, a mesma coisa que "CTRL+C" e "CTRL+V".:fight:
esse vai ser exatamente o diferencial entre um BOM profissional e um profissional mais ou menos...
a qualidade do serviço final é o que importa!!
se pode facilitar os meios, mesmo q nao tenha a mesma qualidade, é bem vindo sim!!
Estou compartilhando a minha opinião. E vejo que a forma aí postada pelo amigo será basicamente isto, forma incapazes de pensar. Se o pessoal procurar resolver os seus próprios problemas antes de postar, eles ganhariam muito mais maturidade(não que eu não tenha problema, afinal, todos têm).
Não estou querendo agravar ninguém, sempre busco ajudar.:captain:
- SIM, AJUDA A PENSAR MOSTRANDO O CAMINHO DAS PEDRAS.
Apesar de que muitos se tornam incapazes por vontade, existem muitos que com pouco conhecimento, se adaptam, procuram soluções para seus problemas antes de abrir um tópico... eu sou um que tenho pouca experiencia em linux, mas consigo desenrolar e lendo encontro soluções...
Meu muito obrigado ao autor! Tenho um servidor funcionando perfeitamente apenas acompanhando este tópico.
OPÇAO 2
Concordo em genero, numero e grau com o Raniel.
Ajuda sim e muito afinal, alguns estão correndo, outros andando, alguns engatinhado, e tem gente q nem saiu do colo ainda!
Gentileza gera gentileza!
Para o pessoal que deseja publicidade tb no orkut, ai vai:
:dito:Código :
#===================================================================# #Publicidade Orkut #===================================================================# acl ork.users url_regex ork.users http_access deny ork.users deny_info http://www.installnet.com.br/publicidade/banner_orkut.jpg ork.users
Uma parte de min quer dizer que ajuda e a outra quer dizer que não ajuda ou seja se a pessoa vai usar o script e se acomodar pronto não vai nunca conseguir resolver os problemas que vão surgindo mas em contra partida se usa o script e aprende como ele trabalha pode ser interessante, ja configurei meu squid em paralelo na unha com sarg etc, ja testei o thunder desde sua primeira versão com mysql, ja usei o seu script Z4 e nem por isto deixei de testar e aperfeiçoar a solução na verdade sempre tem algo pra ser aperfeiçoado...
abraços
ps: parabéns pelo projeto
Opa, colega
Poderia me dar uma luz de como adicionar mais servidores paralelos ao Thunder, ou seja:
Servidor MK 1 --> Debian(Thunder) <--Servidor MK 2
Estou tentando akee mas quando vou no Servidor 1 ,ele pinga o debian, daew vou no servidor 2 e da timeout, derrepente ele começa a pingar no servidor 2 e fica como timeout no servidor 1...
T add no msn, espero que não se importe!!!
Primeiramente agradecer a iniciativa, já uso o cachevideos e agora testando o thunder.
Não gosto muito de receitas prontas, deixa o cara meio bitolado e incapacitado de resolver com rapidez qualquer eventualidade que aconteça.
É muito bom e satisfatório quando se começa do zero e aprende com andamento de cada projeto.
Independente disto concordo em ajudar a pensar e mostrar o caminho das pedras, foram com elas que eu e muitos já aprenderam o que sabem hoje.
Ninguém faz um bolo perfeito com apenas uma receita.
boa noite a todos
estive lendo em alguns post que podemos dar prioridade a trafego http para arquivos menores que 200k
seria uma otima ferramenta para funcionar em conjunto com o cache ful, para não estrangular a navegação dos cliente inquanto fazem seus downloads. pois aqui uso cache full e thunder em servidor paralelo e quando vou abrir um video ou fazer um downloa a navegação fica muito lenta
seguindo uma ideia de como seria abaixo
todos arquivos com menos de 200k teria priority1 e arquivos acima de 200k até 4mb teria priority4
e arquivos acima de 4mb em diante ficaria na priority8
se alguem puder me dar algumas dica de como poderei criar isso no mikrotik 3 ficaria muito agradecido
Agradeço se postarem no local correto, tem varios posts sem relação com o proposto aqui, obrigado.
To falando grego ? Tem alguém que não sabe usar o fórum, faça o favor de ler como usar e postar corretamente ou vou desconfiar que seja febre suína h1n1 !!
calma cara, pode ter proposito sim, se ele falasse pra ir pro cache penas os arquivos de baixa prioridade (acima de 200k)
é uma boa ideia sim, mas tb nao sei como fazer essa prioridade...
Concordo com alguns colegas acimae descordo, que isso pode ser até conduzir muito iniciantes (assim como eu) a ficar só CTRL+C / CTRL+V, mais existem iniciantes, que quer ir mais além, do que apneas instalar um script e velo rodando. Sou curioso e ancioso de ver as coisas funcionando perfeitamente, confesso que não não me importava, com leituras de topicos e nem ao menos, me cadastrar em foruns, procurar a e tentar a solução do devido problema, de um certo tempo pra cá, vi que é verdadeiramente impossivel fazer que, tudo funcione sem si quer ler o Manual ou procurar saber ou entender sobre o que está fazendo ou planejando fazer, um certo dia conversei com Luciano no MSN, falando sobre thunder falou algumas coisa que é mania que quem tem preguiça de abrir o Google ou mesmo de fazer um simples cadastro em foruns e começar a ler, intender, debater procurar a solução para seu devido problema.
Obrigado Luciano por desperta minhas coriosidades mais ainda!
voltando a votação!
:dito:
Já disse isso antes, mas o Sérgio tem toda razão, não adianta falar com surdo.
Não perco a fé mas quando vejo certas coisas que desconfio se tornando verdade é porque algumas suspeitas podem sim ser verdade.
Forum Proxy Masters • Login < Dica importante
Como apagar arquivos com 0 ou 5 bytes da pasta do youtube que tenham nome com comprimento de 15 caracteres e terminem com .flv, recomendo rodar pelo cron durante a madrugada, apenas por precaução evitando apagar algum arquivo que tenha sido acabado de iniciar o download.
rm -fr {$(ls -la |grep -a " 0 " |cut -c50-65 |grep -a ".flv")}
rm -fr {$(ls -la |grep -a " 5 " |cut -c50-65 |grep -a ".flv")}
É mesmo, já que você tem tanta certeza disso, porque não ajuda via fórum a respeito desta dúvida ? Assim mais e mais usuários poderão aprender com suas explicações, qual a finalidade do fórum se você chama o usuário pra private ?
Na minha opinião sem você perguntar, é apenas minha opinião, muito antes ajudar alguém num interesse particular de compartilhar mais de um servidor temos sérios problemas com thunder a serem resolvidos e cada um só esta cuidando dos seus interesses particulares SEM COMPARTILHAR NADA COM OS DEMAIS, mas não leve pra ambito pessoal, é apenas a minha opinião, já que pra achar não paga nada.
Pessoal vou ser CURTO e GROSSO,
Meu MSN somente para serviços a não ser que eu peça pra me adicionar.
Pois tem gente achando que posso ficar o dia todo dando dicas como se não tivesse serviço a fazer.
Por isso dúvidas postem no forum e quando tiver tempo entro vejo e respondo.
Agradeço a compreensão de todos.
Desde já agradeço.
Com certeza não levo pro lado pessoal não, so quiz manter o foco no SEU!! post meu amigo, pensei, achei que estava sendo legal com o propriétario do post que é VC!!!, quanto ao detalhe do particular não é questão de ajudar ou não simplesmente resolvi não abrir mais posts por enquanto e nem colaborar por enquanto...simplesmente por que tenho um concorrente aqui na minha cidade que esta simplesmente copiando tudo que consigo fazer e colocando no mk dele então tenho uma regra particular "Ajudo sem problema nenhum sem ganhar nada, desde que o cara não seja meu concorrente" Ok... como vou resolver isto ? minha homologação esta quase pronta ai se saba né... mecheu no ganha pão da minha familia o tempo fecha... pra não alongar demais tenho meus motivos e são só meus... tenho certeza que não preciso ficar aqui me justificando pra ninguem... então vou continuar a oferecer meus humildes serviços totalmente gratuitos em particular e se o camarada quiser postar a solução tranquilo...
Ps: Utilizei seu script o Z4 é até bonzinho mas quiz fazer tudo eu mesmo...
abraços
Certinho, agora estamos nos entendendo, eu respeito a sua situação, sei exatamente como se sente, ja passei por isso, já pensei como você esta pensando e tb tive a sua preocupação. No meu caso, quem me copia esta atras do que eu já sei, dificilmente ou nunca vai estar a minha frente, se me copia é porque não sabe fazer nem o que faço, quem dirá fazer melhor ou criar sua própria solução, hoje me sinto seguro em afirmar isso, um dia já foi diferente.
Você esta muito certo na sua atitude, afinal, defende o que há de mais sagrado que é sua familia e seu sustento então parabéns pra você da mesma forma, não precisava justificar mesmo, mas da forma que fez eu tiro o chapéu pra você, só vou pedir pra que não ache nada sobre o que eu acho, faço ou deixo de fazer assim a gente evita esse tipo de stress, fique a vontade neste ou qualquer post que eu tenha feito, o fórum é de todos, só procurando não perder o foco sobre cada tópico, e cuidado pra não acabar ajudando seu concorrente via MSN.
Abraço
Uma pergunta.....no site do thunder cache é recomendado instalar ele com Ubuntu server.....e vc fez a instalação no debian.......fica melhor no debian?......pq to começando meus testes agora e instalei o ubuntu....qualquer coisa instalo o debian.
Uma dúvida, quando a pessoa usa o thundercache o squid para de fazer cache dos outros sites?
uma vez que a pessoa tem que negar o cache para não haver duplicação no servidor
Código :
#nega cache local, para não haver duplicação acl localcache dstdomain ip_do_seu_servidor cache deny localcache
Porque eu não estou conseguindo fazer cache dos outros sites que não estão na lista do thunder.
O interessante é que os arquivos ficam salvos no cache do squid, mas não retornam para os clientes como deveria ser.