Quero iniciar meu projeto da construção da parabólica 4G. Mas preciso decidir se vou usar um painel setorial ou um iluminador de 700Mhz.
Gostaria da orientação de vocês (prós e contras).
Versão Imprimível
Quero iniciar meu projeto da construção da parabólica 4G. Mas preciso decidir se vou usar um painel setorial ou um iluminador de 700Mhz.
Gostaria da orientação de vocês (prós e contras).
Para conhecimento.
Liguei pra loja JFA, procurando saber sobre Alimentador de parábola, de 700Mhz. O suporte me passou o contato do Sr. Bolivar, o qual seria o fornecedor desses produtos.
Em conversa com o Sr. Bolivar, o mesmo informou que esse tipo de recurso está em desuso, que ele tem mais de 100 peças encostadas e não consegue vender.
Segundo ele, um dos motivos é que no máximo se consegue 29dbi com uma parabólica de 2,40m.
Comentei sobre a frequência de 700Mhz. Ele disse que em Minas Gerais ainda há pouco uso dessa frequência, os equipamentos com essa frequência estão com pouca saída.
Em outras palavras, ele me desencorajou a fazer esse procedimento com a parabólica. Até mesmo chegou a indicar a compra de antenas da Foxtell.
Ja falei com esse cara aí. Parece que o que ele não quer é trabalhar.
Daí eu comecei a fazer meus proprios projetos, adaptando parabólicas com tubo de alumínio no lugar da bengala, antena de 14dBi na ponteira e chapa de alumino cortado no diretor refletor do dipolo. Manda ressoldar o pé da parabólica em meia esquadria (corta em 45° inverte e solda em 90°).
Faz o mesmo efeito e o custo é 50% menor.
Esse Bolivar é representante comercial. Não manja de RF. Ele quer é vender coisas. Só isso
Acho que nem isso :P
Creio ser melhor usar o painel setorial na parabólica. Ao menos tenho a possibilidade de pegar outras frequências, e não somente 700Mhz.
A não ser que se colocar um Alimentador/Iluminador específico de 700Mhz, o desempenho seja bem melhor.
Quero ter coragem pra colocar uma parabólica nessa altura.
https://youtu.be/pCrcr7BLiB8
Você colocar um iluminador específico de 700mhz o desempenho sem dúvida vai ser melhor. Esses painéis que vedem aí ele tem uma faixa muito larga. Vai de 2400Mhz até 700Mhz. Daí o ganho dele é na casa dos 2~3dBi, que somados a parabólica dá aí em torno de 24~27dBi. Com uma antena específica na frequência, uma de 14dBi Aquario, deixado seu 3 primeiros diretores e adaptado uma chapa refletora no diretor refletor, o ganho pode chegar na casa de 34dBi em uma parábola de 2,5mts
Acho muito perigoso uma antena parabólica nessa altura devido a raios. A área de alumínio grande e nesse caso um local plano, em caso de tempestade o raio tende a atingir o ponto mais alto. No vídeo em questão parece ser no sertão do nordeste onde chove pouco, mas mesmo assim eu acho perigoso. O ideal seria ter um para-raios acima da antena.