https://tecnoblog.net/288801/tim-ati...ado-sao-paulo/
Versão Imprimível
No meu pequeno município no norte do Rio funciona o VoLTE em 1800 mhz, única frequência em uso por enquanto. Mas o 4g só funciona em parte da pequena cidade, parece que estão usando um único setor e o sinal é direcionado em uma única direção. Uma outra torre na zona rural funciona nos 3 setores (tem duas torres da Tim no município) sendo que a Tim instalou a antena em uma área cheia de morros ao redor e o sinal não atende a quase ninguém. A Tim é motivo de piada na zona rural, com tanto lugar bom para instalar a antena e muita gente precisando de acesso e sem sinal nenhum, essa empresa me faz uma burrada dessa. Parece inacreditável que uma grande empresa faz um investimento alto para não ser útil a população, mas foi exatamente isso que aconteceu aqui!!!
Eu li num blog de notícias em 2015, onde a Claro em virtude de descumprimento com normas exigida por dona ANATEL, e que a gerou multas pesadas, teve por obrigação a expandir sua rede em alguns estados, e instalar torres até mesmo em pequenos distritos rurais. Pois bem, enquanto o seu pequeno município já entrou na era do VoLTE; conheço uma pequena cidade que até 2 meses atrás só tinha sinal da Vivo e que passou a transmitir em 4G também, e que transmite também o sinal das outras operadora em roaming. E desde setembro de 2015 a Claro montou uma torre num pequeno distrito a apenas 5 km em linha reta da cidade, pois a cidade fica dentro de uma especie de buraco, cercada de morros. A Vivo, ao invés de ter instalado a torre em cima de um morro a apenas 1 km do centro da cidade, onde tem uma torre da OI fixo; montaram bem no centro da cidade. Com isso o sinal da Vivo não alcança esse pequeno distrito, onde a Claro instalou uma torre. Pasme; de repente a Claro ligou o seu sinal na mesma torre da Vivo, no centro da cidade, e já transmitindo em apenas 3G. Enquanto isso, nessa torre montada desde 2015 pela Claro nesse pequeno distrito, e que em setembro irá completar 4 anos, as pessoas sonham com esse sinal da Claro; e sem previsão.
Gente, falar "na cidade" sem falar qual, "no distrito" sem falar qual, é o mesmo que nada.
ES, RJ, SC, PR quem tem a obrigação de prover internet rural é a Tim, cada estado tem a "sua" operadora.
SP, MG, AL, CE, PB, PE, PI, RN e SE é a Vivo.
AC, AM, AP, BA, MA, PA, RN, RO, SP, TO é a Claro.
Demais estados é a oi (RS, DF...)
Boas pessoal. Sumiu o sinal onde eu tinha uma interface JFA. Aí testei onde tenho uma torre alguns km mais perto da torre e pegou. Essa torre tem enlaces que chega até minha casa. Minha dúvida é: teria algum equipamento pra mim jogar as chamadas na rede e levar até em casa? Ou somente aqueles rádios mono canal mesmo. Att