Re: Edge Router, conte suas experiências!
Unbound é apenas recursivo.
NSD é o que faz autoritativo de domínios e reversos. Infelizmente ele não possui algo como o $GENERATE.
Eu não gosto do BIND para fazer servidor apenas recursivo ou apenas autoritativo, parece que mesmo fazendo apenas uma função, ele mantém coisas da outra rodando e usando recursos da máquina.
Não é correto ter DNS recursivo e autoritativo na mesma máquina! Para o autoritativo funcionar, você tem que liberar a porta 53 para acesso externo. Se o recursivo estiver na mesma máquina, isso vai deixá-lo aberto para toda a Internet também (ele tem que estar acessível apenas para a rede local), vulnerável a seu uso em ataques de amplificação, exploits, etc.
Ou seja, não gosto de BIND de jeito algum, exceto por alguns features interessantes, mas que são dispensáveis.
Além disso, NSD e Unbound (em máquinas separadas!) têm melhor desempenho e economizam mais recursos, o que é importante, já que estão querendo rodá-los em EdgeRouters.
logo vou precisar desse trem. Mais por em quanto nem vou correr atrás de aprender a configurar isso.
----
Fiz a gravação da outra edgerouter, vou ter que sair mais quando voltar, vou editar o vídeo, cortar umas partes demoradas da instalação dos pacote e depois coloco o vídeo aqui.
também estou no aguardo, mas eu queria mesmo era aprender a fazer os reversos. Outro detalhe, é alguém aqui sabe se da pra fazer na edge router pro?
@netuai
os procedimentos sempre serão os mesmo das instalações, não tem segredo.
Você adiciona os repositórios, atualiza e instala os pacotes que precisar, a configuração será a mesma coisa de você estar usando um debian ou derivados do .deb em um pc.
Vou dar uma googlada atrás de material de como faz o reverso no unbound e envio para você, pois só sei um pouco de como faz isso no BIND.
----
Encodando o vídeo, não fico um vídeo lá, essas coisas mais o importante e que da pra entender. :flute:
e que paguei um rapaz para configurar minhas edrouter lite com meus reversos, no inicio tava tudo ok, agora já estou com 450 clientes simultâneos, e os dns estão dando problema aqui as vezes. não sei, pensei em talvez colocar duas pro pra fazer os reversos, mas não sei nem por onde começar.