Re: Ajuda com Projeto FTTx
Sugiro o contato de duas empresas para projetos:
- IPv7 - Droander - (51) 3300-7777
- Infortel - Júnior - (51) 3076-3800
Em qualquer caso, pense bem na opção por PACPON. É uma "solução" de Capex baixo, mas de alto Opex (muitos problemas de manutenção). Além de ser algo sem certificação Anatel para operação em poste.
Bom dia Zeroberto,
Eu entendo sua colocação quanto ao uso de PACPON, no entanto, meu objetivo é apenas iniciar o projeto, pois o capital é curtíssimo, com o passar do tempo vou migrar para FTTH.
Quanto a indicação das empresas, sou grato pelas informações, no entanto, estou aqui justamente porque o capital é curtíssimo e não tenho como pagar, não agora nesta fase inicial!
Obrigado Zeroberto,
Quanto ao uso de PACPON, tenho ciência dos prós e contras, no entanto, o uso do mesmo é justamente porque tenho pouquíssima grana, quase nada, mas depois irei migrar para FTTH, será apenas no início.
Quanto a indicação das empresas, fico grato, no entanto, como falei, estou sem grana para pagar, justamente por isso estou aqui buscando o apoio e ajuda dos amigos.
Muito obrigado!
Tem duas opções:
1) Contrata empresa para fazer o projeto
2) Estuda e aprende como projetar com FO
Você terá que ter contrato uso de postes e vai precisar projeto de calculo de esforços para companhia elétrica te autorizar.
Obrigado pela resposta emilidani,
Sim, tenho ciência quanto ao projeto de esforço em poste e o contrato com a companhia elétrica. Também vou fazer um curso no fim de janeiro.
Meu objetivo é tentar entender a melhor forma de passar as fibras, de acordo com a imagem que anexei, antes mesmo de fazer o curso, para eu poder documentar e depois do curso faço um ajuste fino.
Estou tentando ganhar tempo e me planejar agora, pois já no ano que vem quero estar com tudo alinhado só para começar.
Obrigado pela resposta Albinogenivaldo,
Achei interessante sua colocação, muito bem explicado.
Gostaria apenas de dizer que, meu objetivo é saber onde irei utilizar esta fibra de backbone com 12 fo ou mais e onde usarei fibra drop?
De acordo com a imagem vc contornou o bairro inteiro, mas não creio que este contorno represente uma fibra de 12 fo, pois o valor seria muito alto, em média 60k só de fibra :()
Essa é minha grande dúvida, onde utilizar a fibra de backbone e onde utilizar a fibra drop?
Amigo se refere ao PACPON da Vertical Simples?
Pensei no pacpon da think ou da volt.
Recomendo fortemente a NÃO usar nada da Vertical Simples, fui Analista lá por quase 6 meses, a ideia dos Pacs foi inciada e fundada por eles, e logo difundida, mas a forma de trabalhar da empresa alem da gestão transformaram o produto em algo repudioso e de má qualidade, alem dos prazos de entrega não cumpridos somados com o reaproveitamento de componentes..
Enfim, Fujam o quanto puderem de pac/ Pac-Pon, e Fontes Vertical Simples.
sugestão de quem quer seu bem.
Boa noite,
1º -- A Companhia elétrica (CELG, CELESC, CEMIG..) só aceita projetos de compartilhamento com ART no CREA;
2º -- Você possui máquina de fusão de fibra? Se sim, só precisará de cabo de 4 fibras. Caso contrário, depende de que tecnologia você estará usando, quantidade de usuário, e qual velocidade você quer entregar no máximo!
3º-- Se não me engano, PACPON só permite conexões de até 150 m, depois disso o SNR atrapalha muito, então se as ruas possuírem mais de 150 m de comprimento não seria uma boa solução;
4º-- Uma possível solução:
1 Anexo(s)
EPON ou GEPON irá limitar muito a banda! Comece já com GPON.
Em qualquer caso pense bem antes de ir para uma solução PACPON: é o barato que sai caro depois.
Todavia, uma onu epon gepon sai em média uns 4.000,00. Uma OLT não sai por menos de 20.000,00.
GPON Digistar é preço campeão:
- OLT de 4 portas, com GBIC = menos de R$ 9.000 (preço à vista, sem impostos)
- OLT de 8 portas, com GBIC = cerca de R$ 13.000 (preço à vista, sem impostos)
- ONU Bridge = R$ 166 (preço à vista, sem impostos)
Para pedidos a partir de R$ 3.000 o frete é por conta da Digistar (CIF-Rodoviário).
Para cotações, por favor, envie email para [email protected] com seu CNPJ e dados de contato.
[]s
Citação:
Postado originalmente por
albinogenivaldo
Só achei que ele esqueceu que, utilizando PACPON eu só preciso de uma fonte POE reversa que custa em média 35 reais num total de 512 => 512*35,00 = 17.920,00 . Já com a solução FTTH eu vou ter que comprar mais 512 ONU/ONT, cada uma custa em média 170,00 => 512*170,00 = 87.040,00.
Eu nem fiz as contas, mas se tirarmos os 36 mil que sobraria segundo ele na utilização de FTTH e os 18 mil das caixas PACPON, ainda ficaria em quase metade do valor utilizando a solução PACPON.
Outras análise precisam ser feitas mas por alto seria isso.