Re: rede hibrida fibra-UTP
Rede mista acaba saindo no final mais caro que ela pura. Entao sei que nao ajuda na sua duvida mas eu faria aos poucos e certo desde o inicio.
Amigo, faça uma Rede METRO
É bem mais barato cerca de 30% do valor de uma rede 100% fibra
Você leva fibra com 1Gb ate as caixas metro e dessa caixa sai cabos Utp de ate 100Mb para cada cliente, e dessa mesma caixa Metro sai outra fibra ate a próscima caixa e assim por diante! depois vc retorna com a fibra da ultima caixa ate o seu server e fecha um anel, assim mesmo que uma caixa de problema no meio da rede, o anel retorna pelo outro lado e tudo continua funcionando.
Cada anel suporta 1Gb, se vc por 2 aneis sao 2Gb, 3 aneis 3GB e ai por diante!
Na computech tem tudo que vc precisa inclusive os cursos e vídeo aulas no youtube, muito bom.
Eu ja estou começando e estou muito contente com os resultados
segue um dos videos do Luciano da Computech, também tem o grupo deles no whatsapp para tirar todas as duvidas, e só manda o numero que peço para add você.
Espero ter ajudado
Grande Abraço.
https://www.youtube.com/watch?v=phZ2t-oYTrA
Rede metro e tudo de bom, só recomendo cautela pra não cair na mão de fornecedor A ou B. Existe os mesmos equipamentos no mercado custando cerca de 30/40% do valor. É só usar a imaginação é ver como a coisa funciona.
No meu modelo substitui o POE reverso ( nunca gostei, já tive rede parada onde o transformador local caiu e parou o ponto de distribuição) por uma bateria de 12v 7A é um carregador mini Max dá volt. Tá funcionando sem problemas.
Pra fechar o anel um bom switch giga com spanning tree, resolve de boa
tenho sempre as duas redes.
Pon e pacpon no mesmo poste
Esplitter 1/16 uma perna pacpon e o resto se precisar usa FTTH pura
Cliente residencial ate 10MB vai no Pac e o restante vai direto em fibra ta funciona blz sem stress nenhum.
Citação:
Postado originalmente por
ronei10
Pra fechar o anel um bom switch giga com spanning tree, resolve de boa