Sistema para gerenciar provedor de internet
Olá!
Trabalho em um provedor onde fazemos todo o gerenciamento dos clientes direto no servidor Mikrotik. Ainda não utilizamos nenhum sistema para gerenciamento do provedor, como o provedor esta crescendo talvez em breve será preciso de um sistema de gerenciamento. Então venho buscando informações sobre estes sistemas, e me surgiram 3 duvidas que com a ajuda dos profissionais e principiantes como eu aqui do fórum espero esclarecer.
01) Como funciona um sistema que é integrado ao Mikrotik por meio do protocolo Radius?
02) Como funciona um sistema que é integrado ao Mikrotik por meio de API?
03) Quando se implanta um sistema desses é preciso recriar dentro do sistemas de gerenciamento todos os usuários hotspot, usuários pppoe e profiles de velocidade?
Agradeço quem poder me ajudar esclarecer essas duvidas.
Re: Sistema para gerenciar provedor de internet
Opa, blz?
Uma eu sei responder...
.
Quando se implanta um sistema desses é preciso recriar dentro do sistemas de gerenciamento todos os usuários hotspot, usuários pppoe e profiles de velocidade?
====> Vai criar os profiles, velocidades, e cadastrar clientes la dentro do servidor que vai gerenciar, por radius, q no meu caso eu uso o Mk-auth.
Citação:
Postado originalmente por
muttley
Opa, blz?
Uma eu sei responder...
.
Quando se implanta um sistema desses é preciso recriar dentro do sistemas de gerenciamento todos os usuários hotspot, usuários pppoe e profiles de velocidade?
====> Vai criar os profiles, velocidades, e cadastrar clientes la dentro do servidor que vai gerenciar, por radius, q no meu caso eu uso o Mk-auth.
Obrigado, então tudo (usuários hotspot, usuários pppoe e profiles de velocidade)tem de ser recriado dentro do sistema.
Porque eu imaginava que ele apenas iria gerenciar o que já estava criado dentro do servidor mikrotik.
No Mikrotik, os usuarios hotspot, pppoe, profiles de velocidade, deleta tudo!
Tem q cadastrar cada cliente, um a um, la dentro do servidor radius, (no meu caso, MK-auth).
Eu com 25 clientes, e ja com mais uns 5 a 10 esperando instalação, eu ja fui atraz do Mk-auth.
Muito fácil a integração, poucas regras no firewal do mikrotik.
Olha la no site do mk-auth!!! E o valor é 50 reais. E o fórum la é ótimo! E depois faz a integração com o gerencianet, para fazer os boletos. Se vc quiser é claro!!!
Citação:
muttley
No Mikrotik, os usuarios hotspot, pppoe, profiles de velocidade, deleta tudo!
Tem q cadastrar cada cliente, um a um, la dentro do servidor radius, (no meu caso, MK-auth).
Eu com 25 clientes, e ja com mais uns 5 a 10 esperando instalação, eu ja fui atraz do Mk-auth.
Muito fácil a integração, poucas regras no firewal do mikrotik.
Olha la no site do mk-auth!!! E o valor é 50 reais. E o fórum la é ótimo! E depois faz a integração com o gerencianet, para fazer os boletos. Se vc quiser é claro!!!
Legal agora me esclareceu essa duvida. Sobre o gerencianet, quanto eles cobram por boleto?
Citação:
ab5x2
1- Servidor Radius é basicamente um banco de dados centralizado onde você irá armazenar todos os dados de autenticação e atribuições de seus clientes (falando de forma simples).
2- Usando uma API o sistema "grava" todos os seus usuários e suas atribuições na base de dados local de cada roteador (falando de maneira simples).
3- Sim, é necessário você criar todos os usuários e suas atribuições no sistema de gestão que você escolher.
O MKAuth é um ótimo software, uso-o em um provedor com média de 200 clientes, e ainda esperamos crescer mais usando esse sistema!
Então quando o sistema é via Radius, os usuários, profiles e etc...ficam armazenados no servidor radius e quando é via API os usuários, profiles e etc...continuam armazenado no servidor mikrotik. É isso?
Gerencianet, cobra 3,72 por boleto. Mas voce pode negociar com eles, se voce vai fazer mais de 50 boletos.
Citação:
muttley
Gerencianet, cobra 3,72 por boleto. Mas voce pode negociar com eles, se voce vai fazer mais de 50 boletos.
Sai um pouco salgado, mas que o Bradesco, iríamos precisar emitir uns 150 boletos por mês.
O jeito é usar o widepay, e vc mesmo imprimir os boletos, e tbm entregar, e monitorar quem pagou!
Olá a todos... o que os amigos acham do PagSeguro, do UOL?
Abraço.
Citação:
Poemander
Olá a todos... o que os amigos acham do PagSeguro, do UOL?
Abraço.
Não acho uma boa para provedores... Eles cobram uma taxa de intermediação de 5.5 % em cada operação... não sei se haveria um espaço para negociação com eles quando se refere a cobrança de mensalidades dos clientes.
Eu uso sem problemas mas para receber valores com pagamento de cartões de crédito. Mas não para provedor. Ele é prático para outros segmentos comerciais e mesmo assim se não houver muitas transações...senão fica muito complicado administrar as informações de quem pagou e quando será liberado na tua conta.
Quanto a segurança e lisura do sistema já faz 4 anos que uso e nunca tive problemas.
Quanto a questão de ter que cadastrar novamente os clientes, isso não vai ter como escapar pois o cadastro de clientes tem informações que no servidor Mikrotik não existe.
No nosso caso cadastramos o cliente com todas as informações no cadastro do gerenciador. Lá tem um campo de Usuário e Senha. Simplesmente colocamos o mesmo que já está no servidor Mikrotik e já sai funcionando.
Caso haja uma discrepância entre o gerenciador e o servidor Mikrotik há o recurso do Sincronismo.
Quando ele faz o sincronismo tudo fica acertado... A orientação que recebemos em 2010 era que fizéssemos tudo pelo gerenciador com relação a cadastros seja de cliente, planos e regras de bloqueio e deixar o gerenciador escrever no Mikrotik
Numa hipótese do gerenciador estar fora do ar, o que raramente aconteceu, daí cadastra os dados que o servidor Mikrotik precisa para o cliente autenticar. Quando o gerenciador voltar
então faz o cadastro do cliente novo com mesmo login e senha. Caso tenha atribuido um IP e Mac no cadastro manda pegar automático do servidor Mikrotik.
SE houver muitas discrepâncias entre gerenciador e servidor daí é só clicar em Sincronizar servidor e pimba... tudo fica igual, servidor e gerenciador. Mas raramente usamos o recurso de Sincronizar.
Hoje se eu quiser me dar ao luxo de apagar todos os clientes do servidor Mikrotik, ou mesmo que a RB que está o servidor der pau, é só reconfigura-la e mandar o gerenciador sincronizar.
Da pra usar o mercado pago, para fazer as cobranças de cada cliente, com boleto. Mas precisa do email de cada cliente, pra enviar o boleto. É claro que da pra vc mesmo imprimir o boleto, e tbm vc mesmo entregar na casa do cliente. Eu faço assim, porque a maioria vem pagar aqui no provedor. Poucos pedem boleto!
Citação:
muttley
Da pra usar o mercado pago, para fazer as cobranças de cada cliente, com boleto. Mas precisa do email de cada cliente, pra enviar o boleto. É claro que da pra vc mesmo imprimir o boleto, e tbm vc mesmo entregar na casa do cliente. Eu faço assim, porque a maioria vem pagar aqui no provedor. Poucos pedem boleto!
Quanto você pagar por boleto no mercado pago amigo, e la tem como controlar, ver quem pagou essas coisas?
Eu uso a F2B - https://www.f2b.com.br
La você controla tudo, e a tarifa só é cobrada se o cliente pagar para a FB2 ou seja em Bancos, loterias, farmácias, transferência bancaria pelo código de barra, caso contrário se pagar na sua empresa vc só da baixa na F2b e pronto
De uma mensalidade de 70,00 a tarifa é de 3,71 se alguém souber de uma mais baixa favor comunicar!!
nao sei se e permitido link de indicação, mas segue o meu abaixo. Pago o valor de 2,50 por boleto pago com valor ate 100 reais ou 2,50% por boleto pago com valor acima de 100 reais.
tem painel de gerenciamento com opção de cadastro, tem api para integração a outros sites e sistemas externos, envio automático por email.
Gostei do valor de tarifas pois 2,50 por boleto nao me pesa e apenas 4,90 por transferência também não basta esperar fechar o mes ou solicitar o menor numero de vezes possível.
https://www.boletobancario.com/bolet...e=64296:acb818
Gente pesquisa no banco sicoob 2 reais cada boleto compensado e se cancelar ou receber no local 0,50 centavos
F2B, superou o Gerencianet. É mais caro! Mas que loucuraaaaa! hehehehe
Bom dia, pessoal venho aqui deixar ao conhecimento de vocês um sistema e plataforma de cobrança, que provavelmente ainda não conhecem. A empresa BmSoftware, e o Thundercache vocês já devem ter ouvido falar, a BM agora esta no mercado com sistema de gerenciamento de provedor, totalmente em Cloud, autenticação via Radius , e a sua PRÓPRIA plataforma de cobrança ( Pulsarpay ). Caso se interessem já vou adiantar como funciona. O boleto registrado liquidado valor de R$ 2,90, baixa manual = R$ 1,20 , saque = 0,00 ( no caso uma transferência para sua conta, tem um valor minimo se não me engano R$ 300,00 e prazo de 2 dias uteis no máximo ). O Sistema de gerenciamento e autenticação ( cloud, sem maquina no seu provedor ) terá custo 0 ( gratuito ), claro usando apenas o Pulsarpay. De inicio Migração e implantação Gratuita.
Contatos, acesso demo , duvidas, me chamem que passo ok.
Att Felippe França ( sou parceiro da Bmsoftware a 7 anos )
Citação:
Fcnetwork
Bom dia, pessoal venho aqui deixar ao conhecimento de vocês um sistema e plataforma de cobrança, que provavelmente ainda não conhecem. A empresa BmSoftware, e o Thundercache vocês já devem ter ouvido falar, a BM agora esta no mercado com sistema de gerenciamento de provedor, totalmente em Cloud, autenticação via Radius , e a sua PRÓPRIA plataforma de cobrança ( Pulsarpay ). Caso se interessem já vou adiantar como funciona. O boleto registrado liquidado valor de R$ 2,90, baixa manual = R$ 1,20 , saque = 0,00 ( no caso uma transferência para sua conta, tem um valor minimo se não me engano R$ 300,00 e prazo de 2 dias uteis no máximo ). O Sistema de gerenciamento e autenticação ( cloud, sem maquina no seu provedor ) terá custo 0 ( gratuito ), claro usando apenas o Pulsarpay. De inicio Migração e implantação Gratuita.
Contatos, acesso demo , duvidas, me chamem que passo ok.
Att Felippe França ( sou parceiro da Bmsoftware a 7 anos )
E o Pulsarmanager é oque?