Ola pessoal,
Estou com um problema numa torre,
Tenho equipamentos emcima de uma torre AM, e estou com problemas de interferencia
atualmente tenho 4 setorial de 60graus aquario, estou pensando em virar todas para horizontal
oqq voces axam
Obrigado
Versão Imprimível
Ola pessoal,
Estou com um problema numa torre,
Tenho equipamentos emcima de uma torre AM, e estou com problemas de interferencia
atualmente tenho 4 setorial de 60graus aquario, estou pensando em virar todas para horizontal
oqq voces axam
Obrigado
Amigo, eu nao recomendaria por equipamentos wireless sensiveis como os Wi-Fi em antenas de transmissão AM por causa das ondas estacionárias...
Uma radio AM pra chegar aos 100km precisa de no minimo 1kW de potencia, enquanto uma FM chega facinho a isso com apenas 250mW numa boa área e uma de ondas curtas com 10mW contorna facil o globo terrestre... note a diferença... pense ai em como esse ambiente está poluido.
Só pra voce ter uma ideia faca a seguinte experiência... pegue um fio de 5 metros e um fone de ouvido desses do paraguai, ligue uma ponta do fio ao + do fone e a outra ao aterramento e vc vai ver a surpresa...
Imagine o quanto suas antenas não estão sofrendo.
Realmente,
os colegas 1929 e Pedro foram bem. Torres de AM são o próprio aterramento, fazem parte do sistema irradiante e o comprimento de onda é grande gerando onda estacionária por toda a torre. No AM, devido as ondas serem baixas, não provocam tantas inferferências como em ondas altas ou microondas (exemplo: 2.4GHz e 5.8GHz).
Para fugir um pouco dessa interferência isole completamente os seus equipamentos da torrre e desça um aterramento totalmente independente e leve o fio de aterramento para o mais longe possível. Use cabos LMR600 ou celflex para ligar os AP's às antenas e use caixa hermética de plástico (para isolar tudo da torre). Se não der certo use outra torre.
Eu nao diria nem isole... eu diria arranque seus equipamentos dessa torre...
Se voce pegar uma bussola e colocar ela perto de um fio de 110 volts e alimentar a lampada vc vai ver que a bussola enlouquece. 110V numa lampada de 60 Watts gera uma interferencia numa bussola a 5cm, imagine uma torre de AM onde sao necessarias grandes potencias pra um alcance relativamente curto comparado com FM pense na energia que essa antena esta concentrando nela, pense tambem como é que esse equipamento nao ta sendo afetado...
Aqui numa cidade perto (6km) tem uma radio AM de 1kW de potencia, os orelhoes da redondeza captam a programacao da radio e da pra ouvir bem limpa... pense ai nos pobres radios juntos a antena...
Cloloque um interferômetro na sua antena, isso fará que nela não entreo o canal indesejado.
:santaclaus:
Pessoal boa noite tava com problema aqui e acho q resolvi qro se possivel a opnião des vcs
estava tendo problema com meu concorrente em questao de interferencia qdo foi essa semana conversando com ele fz uma coisa q ate agora ta blz mais nao sei ate qdo ou s fz certo, peguei o meu rb600 com minhas antenas fz uma bridge interfac ether1 e com a ether 2 com mais 3 antenas virtuais coloquei o nome dele e peguei o cabi do servidor dele e coloquei na ether 2 com outra bridge e desliguei os equipamentos dele pronto ta todo mundo funcionando independent ( eu acho) e saiu da torre 6 canais a menos
e ai pessoal fz a coisa certa ou posso ter problema com isso
foi a melhor maneira q vi d resolver isso amigavelmente
Theopeleteiro, você poderia explicar melhor o que você fez, você colocou o provedor concorrente para transmitir na sua torre?
Interferencia não existe. É uma palavra antiga e mal usada. O que existe é superposição de ondas, que pode ser positiva ou negativa. Aprenda a installar a antena de forma que a superposição negativa se anule. Um abraço.
Eu vou te dar uma antena e um radio wireless pra voce instalar numa antena de radio AM de 100kW (como a da radio Sociedade) pra voce por la que quero ver se interferencia nao existe e quer ver se voce vai remover a superposicao das ondas positivas e negativas sem queimar os equipamentos...
Porque será que uma antena de 2,4GH 24dBi da Aquario custa R$ 50,00 e esta mesma antena da Brrsailsat custa R$ 800,00. Será que as qualidades mecânicas de Brasilsat justifica tanta diferença de preço?
Porque será que a empresas de telefonia não usam antenas de grade nas torres de Micro Ondas? Será que eles ainda não descobriram os preços baixos destas antenas?
As antenas das empresas de telefonia sofrem interferência?
Quem souber estas respostas, por favor responda.
Cada pergunta sem nexo ou feita por quem REALMENTE NAO ENTENDE de Wireless...
Onde é que ta essa antena de 2,4Ghz pra Wi-Fi de 800,00 reais? porque se forem as que tão no site, parecem com qualquer outra de 25Dbi.
As empresas de telefonia não usam antenas de grade, por causa doque vc mesmo falou, MICROONDAS se voce nao reparou ou nao leu, as antenas tem um dipolo construido pra o tamanho do comprimento de onda que devem funcionar, numa antena de grade a abertura e distancia dos arcos da parabola não interferem no comprimento de onda que é da ordem de 2,5 centimeros, ja microondas de 10 a 90Ghz sao tao pequenas que grade nenhuma conteria o sinal na parabola, por isso são solidas, pra reletir microondas, vc ja viu alguma Sky de grade? claro que não.
As empresas de telefonia sofrem interferencia sim... pega um radio de 900Mhz e bota perto de uma torre de celular GSM pra ver se no outro dia a Anatel nao manda arrancar. (a nao ser que seu querido celular nao opere nessa faixa de frequencia) Todo mundo ta cansado de saber que telefones sem fio e fornos de microondas dao interferencia, tem casos relatados aqui no forum.
Moderação... de onde saiu esse cara?
Já vou logo avisando... tomei agora a ultima garrafa de champagne e to muito doido aqui... se esse cara falar alguma loucura de novo mando pra o espaço sideral.
Os posts do amigo ta parecendo coisa da WillBug...........
Pedro0278 e demais usuários,usem uma coisa simples com uns comentários desses: INDIFERENÇA.
Alguém conseguiu ser ajudado com esses comentários de "expert"? Resolveu algum problema?
Então... nem vale a pena chutar cachorro morto. Sejam indiferentes.
Quem vem aqui no forum tentar vender alguma porcaria e fala por "parábolas" não merece atenção de ninguém.
A superposição por potência não tem solução fácil ou barata. Porem, é um acontecimento raríssimo, como tu dizes para ela acontecer ai, a antena tem que estar na torre da Roadio Sociedade. Te garanto que o número de situações iguais a esse não passa de 1%. Pegastes um mau exemplo. Te garanto que os outros 99% tem tratamento de sinal fácil e barato. Tu me pareces ser um técnico brilhante em redes wireless mas com pouco conhecimento teórico de rádiofrequencia. Se tu aliares os conhecimentos que tu já tens, com um pouco mais de conhecimento teórico sobre asa leis de Maxwell, Serás um técnico brilhante nas duas áreas. Não te acanhes.
Quem não sabe nada aqui é voce... Todo mundo ta cansado de saber que uma lampada fluorescente é capaz de acender a 10 metros de uma antena de radio AM dado a potencia da mesma... aposto que voce experiente do jeito que é nunca entrou na sala de transmissao de uma AM e nunca viu o cavalao que tem la. Vem um cara e bota o sistema dela numa torre dessas e ta funcionando mal e vc vem dizer que "o cara não instalou o kit certo"
Faz-me rir... É o mesmo que voce querer que sua lanterninha de 1,99 vermelha brilhe mais que um holofote de 1000 watts encostado nela.
Posso te perguntar uma coisa? você sabe o que é um pigtail?
http://www.harepix.com/images/363951359.jpg
OBSERVAÇÕES
- Se a peça não servir no parafuso, o acoplamento fica mal.
 - Se o parafuso não servir na chave, o acoplamento fica mal.
 - Se o parafuso servir na peça e a chave servir no parafuso o acoplamento fica bem.
 
CONCLUSÃO
- Não existe peça ruim. Toda roda de carro é boa.
 - Não existe parafuso ruim. Todo parafuso novo é bom.
 - Não existe chave ruim. Toda chave nova é boa.
 - Existe acoplamento correto e acoplamento incorreto
 
ANALOGIA
Peça = AP
Parafuso = Cabo coaxial
Chave = Antena
Desculpe pela ignorância não sabia operar direito no forum, não se repetirá.
Amigos, humildade é uma virtude.
Olá gurizada.
Com algumas coisas eu não concordo. Vocês já estão carecas de saber que eu não concordo com o uso da palavra INTERFERENCIA para definir o fenômeno da SUPERPOSIÇÃO. Por isso, criei o tópico SUPERPOSIÇÃO aonde venho discutindo esse assunto.
Acho que um outro tópico importantíssimo é o POLUIÇÃO, porem por um julgamento do moderador, foi lacrado. Pena, grandes assuntos poderiam ter sido desenvolvidos nesse tópico que ajudariam a melhor compreensão do fenômeno.
Na minha opinião, o pessoal que trabalha com redes wireless precisa fazer um up-grade nos conceitos básicos de física. Se nós conseguirmos unificar a terminologia, e a compreensão dos fenômenos físicos, poderemos trocar conhecimentos de grande valia para todos. Mas, com uma visão confusa da física que rege esta femenologia, tudo fica muito difícil. Uma coisa é tecnologia, a outra coisa é física, aliás, a tecnologia poderia ser chamada de filhotinha da Física.
Se todo o conhecimento cientifico fosse escrito num livro só, somente a última folha não seria física.
Falei e disse.
Gilvan
Vou te tratar também de guri, pois estamos na mesma faixa.
Mas Gilvan, eu posso responder por mim, não creio que tu venha ao forum levantar questões que geram polêmicas, pelo simples fato da polêmica.
Tua formação profissional com certeza te dá embasamento para o que dizes.
A questão toda é a forma misteriosa como foi colocada no início a questão.
E eu queria saber uma coisa que já te perguntei 3 vezes. Este conhecimento que tu passas no teu curso, vai exigir depois o uso de algum equipamento para fazer esta aferição da antena, ao ser instalada? Pois de nada adiantaria aprender algo que não pudesse ser colocado na prática por causa de equipamentos apropriados.
outra coisa: como a saida do rádio é fixa e a antena também, só resta algo a ser feito com relação ao cabo coxial. É por aí a questão? Comprimento, algum stub?