Pessoal estou pensando usar Mikrotik mas não sei qual é melhor usar PCAP ou RB, e quais os pros e contras de cada uma.
Jorge
Versão Imprimível
Pessoal estou pensando usar Mikrotik mas não sei qual é melhor usar PCAP ou RB, e quais os pros e contras de cada uma.
Jorge
amigo eu vo usar RB por motivos de sem mais simples, não vo precisa colocar um placa mae... dentro de uma caixa. e colocar perto das antenas no meu ponto de vista as rb eh melhor menos complicações. lembrando no meu ponto de vista...
flow
Depende da necessidade, exemplo:
Se for um Ponto de distribuição de sinal wireless e vc for usar mais de 4 antenas, é legal um PC AP, pois, pode-se ver mães com até 5 PCI´s (1 para ponto-a-ponto e as outras para distribuição.)
É uma solução muito barata...
Já as routerBoard´s... são mais eficientes, estáveis e + profissionais... sendo que o custo é um pouco salgado... Depende do seu bolso...
Na minha OPNIÃO!!!
vLW!
:listen: :listen: :listen: :listen:
AP
Concerteza rb é mais pratica, menos trabalho, mais leve e como AP mai eficiente.
PCAP é so dor de cabeça. nada contra,no começo me salvou a pele.
mas hj vejo o quanto e importante a RB.
lembrando que pra PCAP, não se precisa de um PC robusto.
Qualquer duvida posta aew.
Opa eu vou de RB, por ser mais pratico pra trabalhar.
Eficiencia muito boa com uma placa pequena.
apesar do PC-AP realmente funcionar bem e ajudar a maioria, tem q levar algumas coisas em consideraçao... tem muito mais chances de vc ter problema tendo em vista a quant de peças q podem dar defeito e parar seu Ponto, consumo alto, maior sensibilidade da placa mae a ocilaçoes de energia e o principal q eu acho, nao foi feito pra ser usado outdoor... agora as RBs sao super praticas e tem consumo minimo de energia sendo muito facil alimenta-las... mas enfim, o pc-ap eh uma soluçao economica mas se vc puder ir de RB acho que terá mais vantagens...
vai de RB , a 433ah é muito boa, além de ter outros modelos também.
Ao contrario do que o pessoal está dizendo aqui da RB!
Vejo muita gente reclamando das RB e quase não vejo reclamações dos PC-AP, acho que cada caso é um caso!
Hoje só utilizo PC-AP para Mikrotik, e tenho vários produzindo neste momento!
Mas com certeza e bem mais fácil pegar uma placa pronta aonde já vem a licença e memória e fhash e colocar dentro de uma caixa plástica! E também quando der defeito e mais fácil ainda, pois vai ter que substituir ela inteira por não ter pçs avulsas!
Sem falar que a única opção é os mini-pci, já por outro lado o PC-AP pode se usar PCMCIA, Mini-PCI e PCI !!!
Então acho que as duas opções são profissionais
Mas cabe ao profissional saber escolher a opção a qual se adequada a sua situação e realidade!
Abraços
E boa escolha!
Amigo, Processamento vc vai precisar é no servidor!
pra que que vc vai querer Um AP? não é so pra enviar o sinal?
qtos cliente vc ta pensando em pendurar nele??
200.000.000 de clientes???
se for montar PCAP, que ja me salvou a vida no começo,
não precisa ser um Quad Core com 4 gigas de memoria e Hd de 160 Gb não. muitos confundem PCAP com Servidor.
Gosto de PCAP. Mas para empresas onde trabalho ou trabalhei.
tem que ser RB. até mais facil pra subir nas torres. heheheh...
se for usar RB, vc monta um servidor Mikrotik ou Linux.
usa a RB ou PCAP só pra enviar o sinal mesmo, de preferencia com Lan´s e Wlan´s em Bridge.
Questão da Placa Mãe, Atual e meio complicado mas Procura:
8ifk C/ 5 Pci + Cnr Chipset Intel P/ Pentium 4 E Celeron 478 ;
A7V-E ASUS off-board c/ 6 PCI
Flw.
Calma pessoal....muita calma nessa hora..... aqui comecei com PCAP... roda legal ... na verdade tem vantagens e desvantagens... hoje estou migrando todos os POPs pra RBS 433 são as melhores, as RBs levam uma vantagem, que pra mim tem sido determinante que é o fato de quando faltar luz elas duram mmuuiito mais que os PCAP, enquanto um PCAP consome o no-break em 15 min uma RB chega durar 2 horas, outro fator é que num PCAP temos muito hardware pra dar pau, FONTE, MEMORIAS QUE OXIDAM COM FACILIDADE, COOLERS, HDS, PLACAS SOQUETADAS (SLOTS PCI SÂO A MAIOR FOCO DE PROBLEMAS).... ja numa RB temos tudo EMBARCADO em uma ´so placa ou seja MUITO MENOS DOR DE CABEÇA...
Abraços.
JODRIX.
Bom, vamos lá então... Já que fizeram essa indagação vamos agora responde-la de forma coerente e sábia.
RB com toda certeza é muito melhor do que PC-AP em vários quesitos que não há a necessidade de expor aqui, visto que já temos em outros tópicos, usuários expondo seus beneficios, mas PC-AP tambem não é ruim, pelo contrário, pra quem está começando e não deseja investir em uma RB que em alguns casos chega a sair mais de R$ 1.000 completa, um PC-AP você monta pela metado do preço, pois concerteza é muito melhor do que usar APZINHOS como Zinwell, Edimax, entre outros... Você póde até usar um APZINHO desses, mas se puder colocar uma RB, coloque!!!, mas se não puder colocar uma RB, coloque um PC-A bem montadinho que ajudará bastante. Agora tenho que dizer que PC-AP definitivamente não é o ideal porque não foi projetado para esta finalidade, nada mais é que um PC com sistema operacional pendurado em uma torre. Analise bem o seu caso e veja o que seria melhor, se uma RB ou um PC-AP, mas lembre-se que se for por optar pelo melhor vá de RB mesmo. Abraços!!!
Eu nao acho RB muito melhor que PC AP. Existem umas situações que rb é inviavel.
Se voce quiser colocar o concentrador PPPoE direto nas torres usando RB vc vai ter uma incrivel dor de cabeca. Cada tunel PPP consome entre 4 a 6mb de ram. Quantos tuneis vcs acham que uma rb aguenta? Um PC AP funcionaria bem melhor nessa situação.
Vai aparecer gente dizendo que daria de colocar o concentrador no provedor, e que realmente dá.
Só que depois de muitos nós na rede, vc tem uma perda no pacote multicast ( PPPoE PADI ).
Quando começar a dar esse problema, quero ver resolverem...
Saudações,
Apoio vc em 100%.
atitude de criança do nosso colega.
ofender os outros ainda mais qdo se está na classe que ofendeu, e normal do ser Humano.
Mas fazer o Que neh? deixa ele ser feliz, dando essa "Contribuição" no forum.
e ainda é Meu Visinho mora a uns 30 km de mim!
não o conheço, mas posso dizer que é um Bos**.
Olha a reputação dele! kkkkkkkkkk
Quem fala o que quer ouve o que não quer.
Mas lembrem - se, O objetivo do topico é outro. heheheh.
Abração.
Existem outros problemas relacionados a esta estrutura de rbs principalmente quando se fala em um controlador central. Resolve-se facilmente com um PC MK, no entando concordo com o amigo com 500mhz 256mb ninguem suportaria 200 clientes pppoe rs
Sem duvida um pc-ap com uma fonte termaltake 500W, 100% aterrado, 100% ventilado, com 3 mini-pci e cartoes de qualidade pode ter "200 kilos" mas te garanto que nunca vai te dar problemas.
Já as RB podem ter defeitos que você só vai descobrir se vc tiver muita experiencia com elas.
Alguns deles:
Geralmente as fontes vêem com amperagem na qual nao é possivel trabalhar com folga de energia. ISP admins querem colocar 3 cartoes gerando problemas de alimentacao.
Defeitos tornam-se de dificil resolucao impossibilitando a troca de peças.
Enfim como já disseram aqui:
RB esta ruim = troca a rb
PC-AP esta ruim = troca componente com defeito.
Sem mais.
Bom... cada um tem sua opnião, para mim vai ser sempre RB a melhor opção!!!
Pessoal, creio que essa questão é parecida qdo perguntam: pq minha latencia ta alta? até qtos clientes consigo atender simultaneamente em um unico cartao? etc..
Td depende da sua rede, de como está configurada.
Eu acredito que uma RB somente fazendo bridge (o q na minha opnião não é o mais recomendado), ou seja, sem queues, sem concentrador pppoe, etc... consiga atender um numero razoavel de usuarios simultaneos e dificilmente o cara vai querer trocar por um PCAP.
Porém, aqui controlo tudo nas "pontas", e minhas RBs (433) ja estão abrindo o bico em questão de processamento. Por isso, estou disposto a migrar para PC AP.
Em relação a placas com slots, cada adaptador PCI de sua MB vc consegue colocar até 4 cartoes mini pci atravéz de adaptadores (tenho alguns contatos que usam e nunca tiveram problemas), no lugar de HD utilizar adaptador IDE para memoria compactflash (mto menos problemas que um HD), fonte de ótima qualidade, como também citaram acima, montar uma boa caixa com exaustão e ventilação, um bom aterramento, etc. Se tiver tudo isso creio que dificilmente tera problemas com seu PC AP.
Bom, resumindo, eu não acredito que um seja melhor que outro, tudo vai de acordo com a necessidade da pessoa, da rede da pessoa, do gosto da pessoa, e principalmente, do conhecimento.
Ambos equipamentos bem configurados e e bem manuseados, são excelentes opções.
É inquestionável que as RB´s seja melhores para este fim... Sendo que, por ironia eutropecei neste tópico:
Router Board Travando
Como a maioria usa RB´s, acho que cada caso é um caso, pois encontrei situações em que era só um ponto a ponto de 4,5 Km e vc gastar uns R$ 1500,00, só pra um ponto a ponto é dinheiro...
Opnião:
Ambas são ótimas opções e boas formas de se trabalhar. O que conta mesmo, é o que você quer fazer, aonde quer chegar e o quanto se tem para gastar...
Vlw!
amigo, como assim de 4 a 6 mb por tunel?? tendo em vista q cada cliente conectado figura-se um tunel, eu geralmente tenho em media 200 conectados e meu concentrador com 2gb teria q mostrar um consumo de no minimo 50% de uso da memoria... quando nao passa de 70mb consumidos... pq???
Agora sim ta bom este tópico!
Parabéns a todos que estão contribuindo !
Por causa da alocação dinâmica. Acho que coloquei informação incompleta. Os 4mb a 6mb são o topo do uso da conexão. Se ele só se conecta e nao tem trafego nao chega a consumir isso tudo.
Mas coloque a turma toda pra fazer um trafego na rede, vai ver que a carga de memoria e processador vai subir, já que a maquina tem que processar todos os pacotes (nao é igual a bridge que mal consome ja que ela só repassa...)
Saudações,
Tambem estou interessado em experimentar um PCAP, alguem sabe como é a homologação da placa pci greatek WL-2454G, pode ser usada com qualquer antena???? E é Boa ? Para mim é a mais facil de adquirir.
Bicho, pergunta dificil essa...
Bora lá!!
No caso da RB, ela não e nada mais que uma MOBO compacta, mas o incrível mesmo e que vi gente falando que ela fou projetada pra ficar na torre!!! Nãnaninanão, ela e projetada pra ser uma MOBO que roda RouterOS pra gerenciar a rede, se ela fosse feita pra ficar na torre ja viria de fábrica selada, o que acontece na verdade e que a aplicação e variada então ela e leve, compacta e tem o necessário pra suprir a necessidade de uma rede substituindo assim pequenos servidores, roteadores, hubs e afins, mas então pra que os slots mini pci, fato que os cartões precederam as Rb´s então e obvio deduzir que fora adaptações feitas ao longo do tempo pra aproveitar uma coisa que deu certo.
O PC-AP tem a terrivel desvantagem do consumo de energia, oque vc economiza em relação a RB, vc gasta em sistema de flutuação, mas eu ainda prefiro usar PC-AP, justamente pelo fato de se poder trocar peças, felizmente ainda se acha MOBO antiga, com muito mais processamento que Rb, com tamanho pequeno, com 4, 5 ou 6 pci com custo muito baixo, e considerando a relação custoxbeneficio, PC-AP ainda vale a pena.
Nas placas mais novas tem a dificuldade dos pci, inclusive se alguem puder comentar, gostaria de saber como e o desempenho da RB14, e possivel alimentar 4 8602, 3 em 11b um em 11a sem dar problema?? Se não e possivel pq a mk vende ela? Existe algum jeito de funcionar com a arquitetura que eu descrevi?
Não fiz o teste mas acho impossivel alimentar 4 cartoes com 3.3v de energia de 1 slot. Não irão trabalhar corretamente, sem falar que sua fonte nao deve ser menor do que uma de 500w reais.
Talvez 1 ou 2 no maximo, mas 4 cartões já acho exagero pra um slot pci.
Tem que ver o consumo de 1 cartão, deve ter no datasheet.
Corrija se estiver errado.
[]´s
RB e mais pratica mais como o negocio aqui e economia vo de pc ap
e tambem se vc souber escolher a placa mae certa e montar certinho dificilmente vai dar pau
olha um que eu acabei de montar para ser repetidor K6 500 64mb cf32mb placa de rede ati realtek e 3 pci wimacmax de 37 reais identica a sansung 2400p so que o acabamento e menos rusticos mais to providenciando das tplink agora pois são melhores, e o melhor e importante placa mae muito boa (prefira as que tenham bios simples essas são as que dão menos pau) esse repetidor ja fiz 2 e muito estavel tenho um que ta a 6meses e não deu nenhum pau esse vai ser outro repetidor pois eu trabalho com pequenas celulas com 2 grades e uma uma omni de 8dbi ou dependendo do angulo as panelinhas e esses ponto a no maximo 3 km um da outra.
http://img169.imageshack.us/img169/7...adeb160154.jpghttp://img403.imageshack.us/img403/3...adeb140152.jpghttp://img19.imageshack.us/img19/1870/b090147.jpghttp://img19.imageshack.us/img19/1870/b090147.jpg
Usei placa mae da compaq k 6 2 500 64mb e cf de 32mb pois tenho muitos deles aqui parado essa placa tem 4pci e liga sozinho caso caia a energia ela tem video on e nao tem agp e a bios dela e mo simplona coloquei uma placa de rede realtek e 3 pci atheros 5212 mais nada impedi de coloca do jeito que vc falou 3b e 1a
amigo minha opinião he a seguinte :
*se o local for de fácil acesso pc-ap
* se for de difícil acesso rb
no meu caso eu Naum subo nas torres (42m atual e outra em breve de 30m numa repetidora)
nos prédios + altos ai eu uso pc-ap pq tenho como subir e fazer os reparos (qdo necessário)
Na verdade cada situação é cada situação.
Mas que a RB é bem mais prático de se trabalhar isso é claro.
Mas os custos com cartoes XY pra RB nao sao mais caros q uma placa pci pra PC-AP?
Se minha colocacao nuh tiver nada a ver me corrija!
Com certeza pois placas pci de boa qualidade como tplink vc paga 50 reais e de 5.8ghz 70 reais ai a placa pci para os cartoes so perdem em potencia mais quem que poluir com espectro sabe que isso não e certo pois ai vc aumenta a potencia mais aumenta o ruido.
Como assim, entao é melhor placas pci tipo essa tplink pra pc-ap?
Dependendo do cartão ele e melhor que a pci,a pci e bom pelo custo beneficio se vc tiver grana poe cartão se quiser gastar menos e ter um desempenho bom usa pc ap mais tudo depende da aplicação e do local aonde vai ficar esse pc ap.
Minha meta é conseguir uns 100 a 150 clientes.
Tipo to pensando em usar esse pc-ap numa torre principal, e as outras repetidoras, até podiam ser com pc-ap fazendo bridge fica legal?
Fica legal sim eu so uso pc ap, só que procure colocar placas boas para não ter dor de cabeça as melhores são as da intel e as da compaq pois a maioria delas mesmo se não tiver teclado e a bateria tiver fraca ou outros problemas elas ligam assim mesmo Elas ja vem com essas opçoes gravadas na bios de fabrica e não precisa ficar alterando isso na bios.Penso ter que descer uma dessas repetidoras por causa disso,não da não né.
Na principal vc coloca uma maquina boa as repetidoras qualquer placa boa de k6 com 64 ou 128mb da conta tranquilo e ainda sobra muita folga.
Pra mim os 2 são ótimo!!!
O que pesa mesmo na hóra, é o BOLSO!!!
Pcap sewm dúvida aquela sua Mb 462 e teu proc amd k6 2 500 com sua mem de 128 roda tranquilo
Pc-ap é sem duvida superior as Rbs. Tanto em resposta, quanto em custos. Gosto não se discute.
Porem para cada doença, tem seu remédio.
Em alguns casos, 1 apzinho vai resolver até melhor que uma pc-ap.
cara o que a galera falou e verdade massss se vc escolher a placa mae certa funcionando bem todo ok vai dar show no rb ,poque o processador nao se compara com um do pc que e infinitamente mas poderoso e esso vai dae qualidade a sua net . o rb quando vc fizer todo o controle de banda e todo com a quantidade de clientes ele vai sentir o porradao ja o pcap nao ta nem ai.
Bom,vamos então tentar decifrar o enigma.Este caso de "PC-AP ou RB",esta igual ao caso de "HotSpot ou PPPoE".Ambos tem seus Prós e Contras.Trabalho ha um ano com PC-AP e vou procurar relatar como foi por aqui durante esse tempo.
Por que montei PC-AP?
Antes de montar o PC-AP,usava aqui APs,na verdade AP,pois o cenário era uma antena onmi de 15dbi,AP Edimax(Aprouter) e Sistema Mikrotik para fazer o controle de banda e firewall,ficando o AP encarregado apenas de transmitir o sinal.Então pesquisei sobre os cartões mini-pci,sobre as RBs,Fonte de alimentação,Antenas e etc.OK estava tudo pesquisado e planejado,era só chegar na loja e comprar,porem estava em falta a dira cuja RB (RB600),então minha idéia era a secundária.que no caso seria o modo PC-AP,Comprei uma placa mãe (P5 C2D),1GB de Memoria DDR2,HD IDE 160GB,Fonte Satellite de 400 "(Real)",ai era só pegar as placas mini-pci.Porem perguntei ao vendedor sobre potencia das ditas placas e o mesmo não sobe me responder,e me indicou o rapaz que é responsavel do RMA.Fui até esse cara do RMA,e o mesmo me indicou a usar um adaptador (RB14 se não me engano) e cartões mini-pci,que assim eu simularia uma RB600.Ok,comprei os acessórios e montei em uma caixa hermetica enorme,que somando a caixa hermetica + Placa Mãe + processador + memoria + Coolers + Fonte + HD + adaptador + Cartões mini-pci + Placa de rede etc,deu mais de 20KG.A torre é de 36mts,foi um trampo de loco subir a danada até o topo.Resumindo antes que alguem cite,a maquina montada realmente foi um tanto quanto exagerada (Excesso em memoria,processador,HD).Nesse periodo de um ano,tive problemas apenas de:
- 1 Vez queimou a fonte
- 1 Vez de algum tipo de problema,que ficava derrubando os pppoe,ai foi só abaixar o trem dela,e formatar a instalação,jogar o backup em cima e subir a caixa novamente,mais uma vez um baita trampo.Só pra complementar,foi apenas feito a formatação do sistema e colocado o backup do dia anterior e pronto, resolveu o problema das quedas dos pppoe.Lembrando q todo o serviço de controle é feito em baixo,em cima somente é feito o controle de acesso e distribuição de sinal,nada mais.
Bom,o problema que tive aparentemente foi somente estes 2 citados acima...
Relatos que li e ouvi sobre o PC-AP!
Assim como na RB,no PC-AP deve ser usado uma fonte superior à aquela que o fabricante indica,pois fontes de Amperagens baixas podem gerar latencia,perda de pacotes,quedas e até reinicio da maquina.
A fonte básica de uma RB,é a de 12v com um pouco mais de 1A. Bom até funciona assim,mas para apenas 1 cartão e com potencia baixa setada no mesmo.E mesmo assim ainda encontrei relatos que não aconselham a fonte descrita acima nem para um cartão.
A fonte para um PC-AP também deve ser forte,acima dos 350w (REAL) e de preferencia de boa marca,pra não errar na escolha,uma boa indicação seria Corsair.
Outro ponto que encontrei e que foi muito discutido,foi sobre a polemica de usar adaptador para cartçoes mini-pci em PC-AP.Muitos dizem que a energia que passa pelos Slots PCI,pode gerar um aumento na latencia dos cartões,e essa interferencia pela energia somente se deve caso usar adaptador de mini-pci.Outro ponto discutido foi a energia que passa no slot pci,pois segundo pesquisas cada slot consome um X maximo de energia.Vendo isso então ficaria a pergunta,Com muito trafego nos cartões, a energia enviada para o slot pci seria suficiente?
Ai muitos vão dizer uma coisa,"Eu vou de RB600, pois a mesma possui 266/400 de processamento e 64MB de memoria,e também foi feita para 4 cartões.Sendo assim o fabricante sabe que a mesma suporta perfeitamente a demanda"
Sera? Poi a fonte indicada por eles,serve male mal para umc cartão...
Então em resumo,pesquisei muito e resolvi implantar RBs nas minhas torres,mas essa decisão não foi devido as especificações técnicas do fabricante não,mas através de pesquisas que fiz durante todo esse tempo, e também por relatos de colegas.
Grande detalhe,Rbs não foram feitas para fazer o controle do servidor,tais como: firewall,controle de banda etc.Caso alguem queira uma RB com podencia para isso,esta a disposição a RB1000, com processamento de 1Ghz (Se nao me engano) e memoria de 512MB.
Lógicamente essa é minha opinião e relato.
Se alguém me pedir hoje qual é minha preferencia entre RB e PC-AP,eu digo que usei PC-AP durente muito tempo (1 ano) e que agora vou testar com RB.Daqui uns meses terei uma boa opinião formada.Lembrando que cada caso um caso e cada rede uma rede.