Acessar modem ADSL pelo Mikrotik
Pessoal em casa tenho um link ADSL do Velox e uma Routerboard RB 750 gerenciando a rede. O modem ADSL é um Speedtouch 510v6. Queria saber como fazer pra acessar a página WEB do modem através do Mikrotik. A rede está da seguinte forma:
ether1 -> modem adsl (sem IP na interface, somente criada uma conexão pppoe e atribuída à interface de rede)
ether2 -> pcs (192.168.254.1-192.168.254.10)
ether3 -> hotspot wireless (192.168.1.1-192.168.1.10)
Queria saber como fazer pra acessar o modem através das máquinas que estão ligadas nas interfaces ethernet 2 e 3, o modem quando ligado direto ao pc é possível ser acessador através do IP 10.0.0.138.
Se alguem precisar de mais detalhes é só pedir.
Abraços,
Não sei se é o mesmo caso mas....
Aqui eu acesso meus modens, APs e etc... da seguinte forma.
Eu uso Hotspot, como perece ser o caso do colega que abriu o tópico, então amigo basta vc colocar em HOTSPOT/IP BINDINGS
ADD em Mac vc coloca o Mac do modem ou deixa em brano (aconselho a botar o MAC) em IP vc coloca o IP do modem, em SERVER vc coloca a interface de saída do hotspot e em TYPE vc bota ByPASSED
aqui funciona perfeito, acesso tudo até outros MKS.
Re: Acessar modem ADSL pelo Mikrotik
Caros, desculpem ressuscitar este tópico, mas tentei as dicas dos amigos mas não deu certo. Na minha rede a conexão é PPPoE (IP dinâmico)e o modem esta em bridge com o IP 192.168.1.1 e ligado em um pc (MK para testes) na ethernet 0 e a ethernet 1 vai pra uma switch onde esta conectado meu pc. Gostaria de poder acessar o modem para conferir suas configurações.
Agradeço a ajuda.
Editando em tempo...
Consegui pessoal, foi só entender qual interface que iria receber a faixa de IP igual a do modem, criar o nat e pronto. Um pouco de paciência e persistência dão resultado. Vou tentar agora bloquear o acesso dos outros pcs liberando apenas o meu, mas se alguém quiser dar alguma dica de como fazer, será bem vinda.
Fiquem com DEUS.
Poxa, estou com esse problema, mais nao consigo resolver,
a faxa de ip do meu modem e 192.168.1.1
meu mk está com a faixa de 192.168.2.1 na interface wlan..
queria muito fazer isso, colocar pra entra no modem, quando coloco o ip do modem 192.168.1.1
entra e em uma pagina do mk pra baixar o winbox e outras coisas..
mais uma coisa gente quem pode mim ajudar agradeço, estou com 10mb,
quando vou testa o moldem direto no meu pc, da 7mb 6mb 8mb chega ate 9mb
mais no mk acessando na interface Wlan, cartao xr2, nao passa de 2,5mb
sempre da isso ou menos tipo, 2mb 1,9mb assim vai nao passa de 2,5..
quem pode mim ajudar nesse 2 casos agradeço, sou iniciante no mk,
quem quiser mim add no msn
[email protected]
abrax
Citação:
Postado originalmente por
TiagoFarias
Poxa, estou com esse problema, mais nao consigo resolver,
a faxa de ip do meu modem e 192.168.1.1
meu mk está com a faixa de 192.168.2.1 na interface wlan..
queria muito fazer isso, colocar pra entra no modem, quando coloco o ip do modem 192.168.1.1
entra e em uma pagina do mk pra baixar o winbox e outras coisas..
mais uma coisa gente quem pode mim ajudar agradeço, estou com 10mb,
quando vou testa o moldem direto no meu pc, da 7mb 6mb 8mb chega ate 9mb
mais no mk acessando na interface Wlan, cartao xr2, nao passa de 2,5mb
sempre da isso ou menos tipo, 2mb 1,9mb assim vai nao passa de 2,5..
quem pode mim ajudar nesse 2 casos agradeço, sou iniciante no mk,
quem quiser mim add no msn
[email protected]
abrax
tbm quero fazer isso.
Citação:
Postado originalmente por
caiojosino
Deu certo, obrigado pela ajuda oriostation, só que atribuindo um ip da mesma faixa do modem na interface pppoe não funcionou. Caso alguém ainda tenha dúvidas eu fiz da seguinte forma:
Interfaces:
ether1-gateway_velox -> Ligado direto ao modem que tem ip 172.16.16.1/24
pppoe-out1 -> Interface PPPoE que autentica a conexão com o Velox
Em IP > Address
Atribui à interface ether1-gateway-velox o IP 172.16.16.10/24
Em IP > Firewall > NAT
add chain=srcnat action=masquerade out-interface=ether1-gateway_velox
Após isso se você pingar o modem adsl e não funcionar tente abrir a página de configuração do modem, o ping demora um pouco pra ficar "disponível".
Estou utilizando isso em casa, acho que por isso não notei nenhum tipo de lentidão, você poderia me falar o que seria melhor ? Lentidão na navegação ? Tráfego entre as máquinas da rede ?
Seria possível fazer isso através de um NAT netmap ?
Abraços,
============================================
Eu tbm fiz assim, e funcionou! Mas fica meio lento a rede, mesmo! Primeiros acessos a paginas demora!
É aconselhável, depois que vc acessar o modem, ir no Mikrotik e desativar o NAT, e tbm desativar o IP la na interface. E ativa só quando vc for acessar o modem! É apenas duas coisas! IP e Firewall nat. hehehehehe