-
Ponto a Ponto com NANO M5 MIMO 5.8
Boa tarde pessoal e boas festas, queria saber a opnião de vocês para ponto a ponto usando
NANOSTATION M5 AIRMAX 5.8GHZ MIMO ANTENA 16DBI + FONTE POE
Vão ser 3 pontos: Saida do Link > Enlace > Enlace2 > Torre
Total de 6 NANO M5
A ideia é subistituir os atuais links de 2.4 para aumentar throughput, vamos começar a trabalhar com Sistama de monitoramento por camera IP.
Queria uma solução para uma alta taxa de throughput com bom custoXbeneficio
Agradeço a opinião de vocês. Obrigado...
-
Distacias
A tinha esquecido a distancias entre os pontos...
Link (elevaçao) 406mt torre (5Mt) Distancia para o enlace1 174~180mt
Enlace1 (elevaçao) 389mt Torre (13mt) Distancia para o Enlace2 677~680Mt
Enlace2 (elevaçao) 422mt Torre (4m) Distacia para a Torre 1370~1380mt
Torre (elevaçao) 466mt Torre (8Mt)
Elevação medida com Google Earth.
Altura da torre medida apartir do solo.
Distancia medida com Google Earth (linha reta)
Espero que alguem me ajude..
Obrigado:smokin:
-
rapaz pode fazer que vai ficar muito bom, esses nano sao show de bola.
-
Testes
Alguem que já os testou poderia postar alguns resultados?
Fico muito grato
-
Eu tenho Nano5 tradicional em 1500metros com antena integrada.
Nos testes de velocidade diz que passa 25mbps.
Mas na tela de status diz que está a 54mpbs.
Não sei qual deles é correto, ou se nenhum é correto.
Mas nesta distância que voce citou não tem como dar errado.
-
eu testei a linha M5 da ubiquiti toda...
nano m5 consegui 100mb agregado (50 up e 50 down) !! excelente performance !!
-
Citação:
Postado originalmente por
alexandrecorrea
Bom dia caro Alexandre...
1º - Estou precisando fazer algumas modificações aki no provedor onde trabalho e gostaria de saber se vc utilizou o WAVION??? Bom hoje todos meus clientes usam kits com placa e antena de grade, não quero mudar isso não, nada de tirar kits, vou continuar com eles....
2º - Bom vc sitou que testou a linha AIRMAX, vc gostou dos rocket's??? Vc testou para distribuição de sinal para clientes??? Quantos Clientes simultaneos em cada Antena????
3º - Seria uma boa para sair da interferência em 2.4, logicamente seria uma mudança radical para os clientes que ja tem os kits em 2.4, mesmo eu fazendo a base de troca.....
E muito obrigado por participar do Under, pois vc muito tem contribuído para o forum e aprendo bastante com os seus post.....
Muito Obrigado! :thrasher:
-
nao testei wavion nao.. mas quem testou disse nao ter gostado...
sobre o novo sistema da ubiquiti.. nao testei com mtos clientes.. mas pelo jeito vai funcionar mto bem..
as celulas em 5.8 tem cobertura muito menor que 2.4.. atente-se para isto !!!
-
Chegou
Citação:
alexandrecorrea
Boa noite...
Chegou hoje as minhas nano m5.
Instalei as 2 primeiras mas o maximo que passo no meu teste foi 15mb (11UP/4Dow)
vc poderia me passar algumas dicas de configura-las..
Nao estou familiarisado com os Soft da AirOs.
Desde ja obrigado.
-
Cara nunca usei, mas sei q os equipamentos da UBIQUITI tem uma opção de trabalhar em modo 5.8 GHZ - TURBO c/ isso ele trabalha com mais velocidade (só vale lembrar q os 2 equipamentos deve ser da linha ubiquiti)
Cara me fala uma coisa como será esse sistema de monitoramento por camera IP ?? Como será o funcionamento ??
Abraço...
-
Tudo nano
Amigo é tudo nano m5,
cheguei a 40mbps mais acho que é o programa que estou usando para fazer o teste alguem sabe algum bom???
Sobre o monitoramento, é apenas camera IP, vc encontra no Mercado Livre alguns modelos..
Citação:
olivionet
Cara nunca usei, mas sei q os equipamentos da UBIQUITI tem uma opção de trabalhar em modo 5.8 GHZ - TURBO c/ isso ele trabalha com mais velocidade (só vale lembrar q os 2 equipamentos deve ser da linha ubiquiti)
Cara me fala uma coisa como será esse sistema de monitoramento por camera IP ?? Como será o funcionamento ??
Abraço...
-
Sobre as Cameras IP, eu sei qdo ao funcionamento...
Mas digo o tipo de serviço como: oq vc faz? vc vende o serviço? que preço? oq entra nesse serviço??
Abraço
-
Clientes da nossa rede poderá utiliza o serviço que estamos desenvolvendo, consite na instalação de cameras Ip na casa ou trabalho, onde ele pode ter acesso via rede local, sem nescecidade de internet. ainda estamos trabalhando no portifolio para o servuço, mais queremos integrar com o sistema da homeview.
-
Citação:
georgebrite
Clientes da nossa rede poderá utiliza o serviço que estamos desenvolvendo, consite na instalação de cameras Ip na casa ou trabalho, onde ele pode ter acesso via rede local, sem nescecidade de internet. ainda estamos trabalhando no portifolio para o servuço, mais queremos integrar com o sistema da homeview.
Cara se puder me adicionar pelo MSN ou me passar seu contato, e-mail ou telefone, para conversarmos sobre o assunto, trabalho tbem com instalação de sistema de cameras e alarmes, estava pensando sobre monitoração, será que poderiamos trocar uma idéia sobre isso ??
Meu msn éh: olivionet (arroba) hotmail.com
-
como?
Citação:
alexandrecorrea
Como conseguiu isso tudo d trafego? tem como postar as configuracoes? o maximo que consegui foi 50mb
-
Re: Ponto a Ponto com NANO M5 MIMO 5.8
Consegui num ptp de 1km com par de nano M5, airmax ativado e qualidade de sinal 98%. Baixei um arquivo a 10,1MB/s de um micro do outro lado.
-
10.1mbytes sao 80.8 mbits :)
101mbit sendo que a porta lan é 100mbit :P
consegui aqui 97mbit usando bullet m5 em 4km
-
Olá pessoal, depois de 6 meses de funcionamento venho por minha humilde opinião.
Os Nanos M5 são tudo que eu queria, trafego por wlan vai a mais de 100mb fica limitado aos 100mb da lan.
Tenho 3 saltos todos com nano m5, distancia de 300mt a 2km, passo 70mb com ping a 5ms, sem problemas.
A unica coisa que tem que eu poderia chamar de ruim é que os nanos nao fazem WDS real. eles criam uma tabela arp e vão repassando, como a memoria é limitada com o tempo ele começa a dar erro. isso se resolve com um reboot, mais mudei a topologia da minha rede, fazendo as torres de gateway dos clientes, e fim de problema.
Qualquer coisa estamos ai.
-
Citação:
georgebrite
Olá pessoal, depois de 6 meses de funcionamento venho por minha humilde opinião.
Os Nanos M5 são tudo que eu queria, trafego por wlan vai a mais de 100mb fica limitado aos 100mb da lan.
Tenho 3 saltos todos com nano m5, distancia de 300mt a 2km, passo 70mb com ping a 5ms, sem problemas.
A unica coisa que tem que eu poderia chamar de ruim é que os nanos nao fazem WDS real. eles criam uma tabela arp e vão repassando, como a memoria é limitada com o tempo ele começa a dar erro. isso se resolve com um reboot, mais mudei a topologia da minha rede, fazendo as torres de gateway dos clientes, e fim de problema.
Isto que voce relatou é algo sério. Rebotar de tempos em tempos é complicado. Ele chega a travar? E configurar o watchdog não adiantou?
Amigo, eu gostaria de entender melhor a solução que voce encontrou.
No meu caso o gateway é o servidor mk, já que tudo está em bridge.
No seu caso voce deixou cada Nano5 em cada torre como gateway? e daí voce não tem o gerenciamento centralizado? Ou tem?
Tudo isso são questões que eu gostaria de saber pois pretendo em breve utilizar estes NanoM.
-
Opa, Não chega a travar, relatei que sobe o ping, em alguns casos (quanto estoura a tabela ARP) ele pode travar. A solução foi uma RB com MK rodando como gateway, o servidor é MyAuth3 em Radius com os MKs, (esta em teste) na torre que nao tem RB colocamos um TIMER que desliga e liga a torre as 4 da madrugada (1 minuto sem net). isso acabou com os travamentos em horarios de pico. A solução com RB é melhor porem mais caro.
Amigo estou querendo um contato com fornecedor da UBIQUITI, pois estou montando uma loja para telecom e queria ser representante desles aqui na região.
Citação:
1929
Isto que voce relatou é algo sério. Rebotar de tempos em tempos é complicado. Ele chega a travar? E configurar o watchdog não adiantou?
Amigo, eu gostaria de entender melhor a solução que voce encontrou.
No meu caso o gateway é o servidor mk, já que tudo está em bridge.
No seu caso voce deixou cada Nano5 em cada torre como gateway? e daí voce não tem o gerenciamento centralizado? Ou tem?
Tudo isso são questões que eu gostaria de saber pois pretendo em breve utilizar estes NanoM.
-
amigos estou com problema eu um ptp de 1,5 km - com par de nano M5, airmax ativado,, todos os dias ele trava ai retiro da energia e eles volta a trafegar.. aleguem aki ja passou por um situação desta natureza..
-
boa noite eu ja tive esta poblema mas éra a fonte dele, q ven uma fonte de 12v 1a poe eu troquei por uma de 24v poe 0,7a e nao tive mais poblema, teste e vai ver q resolve.
-
pessoal alguen ai ja teve problemas na lan do nano m5 , ?
-
Ai pessoal estou tendo este mesmo problema de travamento mas com Rocket M5, o que vcs tem feito para resolver este problema de travamento, o georgebrite comentou que colocou um timer para desligar ele todos os dias as 4 horas da manhã, esse timer seria igual aqueles digital ou analogico que liga e desliga luz, tomadas, etc?
-
Boa noite gente, aproveitando o topico gostaria de saber se alguem poderia postar as configuraçoes do nano m5 por favor, e outra coisa falam que o nano M5 trafega 150 megas mais como que se recebe isso sempre que a porta lan desse aparelho só trafega 100 megas?
-
Citação:
ByADM
Boa noite gente, aproveitando o topico gostaria de saber se alguem poderia postar as configuraçoes do nano m5 por favor, e outra coisa falam que o nano M5 trafega 150 megas mais como que se recebe isso sempre que a porta lan desse aparelho só trafega 100 megas?
amigo esse 150 megas e puro marketing da Ubiquiti, esse 150 e 75 downloads + 75 uploads.. na lan de 100 passa certinho....
-
nao eh marketing nao.. sao 150mbit AGREGADOS !! ou seja 75 rx + 75 tx !
-
Mais por favor alguem posta as configuraçoes desses nanos M5 por que na verdade eu estou tentando atraveçar 10 megas em uma distancia de 500 metros e ele nem comunica direito, visada 99% a unica coisa q tem na frente sao ums cabos de rede eletrica aqueles que passam e torre, alguem pode postar as configuraçoes do apwds e da station wds por favor?
-
Bom e so va colocar os dois em ponto e acesso e WDS depois aparece em baixo a opção de colocar um MAC vc coloca o MAC do AP1 no AP2 e o MAC do AP2 no AP1 e pronto coloca os dois no mesmo canal e os dois vão se comunicar vc pode ver se esta pegando atraz pois tem o verificado de sinal se acender esta funcionando ok :wavey:
-
9 Anexo(s)
Opa tudo bem Alexandre,estou em dúvida em minas config aqui com os meus nano m5,porq ele as vezes trava ao tentar abrir no web,e também fiz uma simulação antes de compra-lo com o AirLink | Ubiquiti Networks, Inc. e deu 100% de visada tanto lá como de cima de minha torre também so que não deu como o airlink me propocionou,minha torre está em cima de minha casa (sobrado) e ela tem 1 metro de base+2 módulos de 3 Mtrs(total 7 metros de altura no ponto A e no ponto b 3 metros de altura no ponto + alto de minha cidade aqui,e de lá eu vejo 100% a minha torre com binóculo,distância pouco mais de 1 Km veja as minas configs como ficou.e por gentileza tem algo errado nas minhas configs,o fw delas é a 5.1.2
Grato Jean.
Tudo pode naquele que me fortalece.
Citação:
alexandrecorrea
10.1mbytes sao 80.8 mbits :)
101mbit sendo que a porta lan é 100mbit :P
consegui aqui 97mbit usando bullet m5 em 4km
-
configuração de ap
E ai galera ,estou com dificuldade de configurar 2 radio apruter para uma rede ponto a ponto , gostaria da ajuda de vocês valeu.
tenho um servidor ja tentei um cliente outro ap ,mas quando vou ver o hotspot ele so me mostra o mac do radio não dos clientes.
faleu. aguardo .
-
amigo poe os dois radios em ap+wds e pronto.
-
se nao estou enganado o nano m5 passa 300mbps...alias tenho 2 aki.. e as interfaces do pc suporta 100mbps??
parace que tem placa de rede de um 1gbps ..... so pra pessoal saber ...
-
Olá djjeantechno cara pelo que vi nas suas screen a potência das suas Nanostation M5 estão estrapolada 27dbm é muito coisa pra essa distancia de 1KM essa potência cria interferência pra você mesmo e acaba com a qualidade do seu enlance muda a potência para 18dbm, muda o Channel Width de 40Mhz para 20Mhz, muda a Firmware pra 5.3 acho que vai dar melhorar bastante.
-
ok vo testar aqui me aded no msn ai
-
Re: configuração de ap
colega configure ele em modo wds assim ele repassará os mac,nao esqueça de cadastrar os macs dele em ip bindigs no hotspot
Citação:
carlodromo
E ai galera ,estou com dificuldade de configurar 2 radio apruter para uma rede ponto a ponto , gostaria da ajuda de vocês valeu.
tenho um servidor ja tentei um cliente outro ap ,mas quando vou ver o hotspot ele so me mostra o mac do radio não dos clientes.
faleu. aguardo .
-
Citação:
haxxor
se nao estou enganado o nano m5 passa 300mbps...alias tenho 2 aki.. e as interfaces do pc suporta 100mbps??
parace que tem placa de rede de um 1gbps ..... so pra pessoal saber ...
De volta ao topic, hehe.
Sobre a nanos aprendemos muito, de 2009 até aqui.
Bom vamos lá
A capacidade real de trafego da linha M chega sim a 150mb full (o tal 300 que foi dito) porem é de wlan para wlan.
A porta LAN da nano é 10/100.
Varios clientes podem puxar aquivos passando direto pela Wlan. dai atinge algo perto dos 120mbps que cheguei a ver ai. (isso na Roquet)
O problema de travamento por ARP, foi melhorado com as atualizações.
O grande problema hoje com a linha M da Ubiquit é o fator alinhamento.
Pois o sinal tem 3 ponto onde só um é o real da antena
Lembre tbem de colocar sempre uma antena a pelomenos 1 metro da outra.
Da um pouco de trabalho mais fica muito com.
Att
-
Gente, sou novo na area, então me minha pergunta for absurda me desculpem. kkk
Alguem sabe me dizer se ligando 2 NanoStation M5 sendo 1 recebendo sinal de outro AP e outra do lado como AP para repetir o sinal, interligadas diretamente, ou seja 1 cabo direto da lan 2 do nano(rx) para o main da outra nano(AP) funcionaria? passaria a alimentação da PoE ? caso não, como eu poderia fazer essa ligação? seria possivel algo parecido? tipo, alimentar as duas nano's individualmente e interligar as duas pelas portas lan2, sendo na mesma aplicação 1 nano passando o sinal para outra fazer a repetição do sinal.
Aguardo retorno e obrigado desde já pela ajuda.
-
amigo é só você liga as duas Nanostatino M5 cada uma com sua fonte que é o correto e depois é só ligar um cabo de rede na porta de uma fonte para a fonte da outra Nanostation M5 ou na porta secundária de cada Nanostation M5 que elas ficaram em rede uma com a outra normalamente.
-
a nano m5 tem a segunda porta que pode ser POE ou nao.. para ativar o POE dela, basta no AIROS ativar a opção poe passtrough ... ai ela pode alimentar outro aparelho ..
Citação:
ffmaa
Gente, sou novo na area, então me minha pergunta for absurda me desculpem. kkk
Alguem sabe me dizer se ligando 2 NanoStation M5 sendo 1 recebendo sinal de outro AP e outra do lado como AP para repetir o sinal, interligadas diretamente, ou seja 1 cabo direto da lan 2 do nano(rx) para o main da outra nano(AP) funcionaria? passaria a alimentação da PoE ? caso não, como eu poderia fazer essa ligação? seria possivel algo parecido? tipo, alimentar as duas nano's individualmente e interligar as duas pelas portas lan2, sendo na mesma aplicação 1 nano passando o sinal para outra fazer a repetição do sinal.
Aguardo retorno e obrigado desde já pela ajuda.
-
Citação:
djjeantechno
Opa tudo bem Alexandre,estou em dúvida em minas config aqui com os meus nano m5,porq ele as vezes trava ao tentar abrir no web,e também fiz uma simulação antes de compra-lo com o
AirLink | Ubiquiti Networks, Inc. e deu 100% de visada tanto lá como de cima de minha torre também so que não deu como o airlink me propocionou,minha torre está em cima de minha casa (sobrado) e ela tem 1 metro de base+2 módulos de 3 Mtrs(total 7 metros de altura no ponto A e no ponto b 3 metros de altura no ponto + alto de minha cidade aqui,e de lá eu vejo 100% a minha torre com binóculo,distância pouco mais de 1 Km veja as minas configs como ficou.e por gentileza tem algo errado nas minhas configs,o fw delas é a 5.1.2
Grato Jean.
Tudo pode naquele que me fortalece.
Amigo,
Para máxima performance da Linha AIRMAX, voce precisa respeitar alguns detalhes.
O principal, é a potencia. cada potencia corresponde a uma situação.
EX:
Se usar MCS 15 tem necessariamente que usar 21dbm.
Se usar MCS 7 pode usar 24dbm
VOces precisam urgente ler o manual do aparelho. tambem chamado por DATASHEET!!
Na página do fabricante está lá o datasheet de cada modelo, peguem o link, colem no google tradutor e botem o cérebro a funcionar!
Pensar faz bem galera!
Quanto a uma dica bacana , seria usar sempre um canal alto que não esteja sendo utilizado.
Ex: faixa de utilização do radio >> 5785 a 5830....... eu começaria os testes em 5820 e iria baixando e vendo o resultado em cada canal. Alinhamento eu faço a laser, tem gente que faz no olho, na bussula, na reza, ae cada um usa o que sabe. eu prefiro o laser que é tiro certo.
De resto é aproveitar a maravilha que o equipamento proporciona.
Visada precisa ser de 90 a 100%. se for 100% o equipamento, bem configurado, surpreende sempre pela qualidade e velocidade.
Abraço a todos.
-
como vc faz a laser ? nunca ouvi falar ... mas explica ai ...pois quen sabe eu começo a usar ...waleu
-
obg pelas informaçoes ,não sabia desse detalhe vo estudar hehe
-
Citação:
haxxor
como vc faz a laser ? nunca ouvi falar ... mas explica ai ...pois quen sabe eu começo a usar ...waleu
Sabendo pra onde apontar (com estudo previo do terreno,),voce usa um laserpointer (de 2watts) de potencia. não estamos falando de canetinhas laser que vendem no mercadolivre da vida, e sim de Laser Pointer profissional. dá pra alinhar tranquilo (preferencialmente a tardinhas ou na caida da noite.
voce coloca o laser onde ficaria a antena por exemplo e ve qual o trajeto que o sinal está percorrendo. se pega em algum predio ou nao , etc. se for antena direcional, é mais facil ainda. é só tirar o feeder e colocar o laser no centro da parabola .
Abraço.
-